PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Fortaleza da Ilha do Mel: Tudo que você precisa saber

fortaleza da ilha do mel

Como já mencionamos em outros posts, a Ilha do Mel, no Paraná, é um dos principais destinos da região sul do país. Mas, muito além do que apenas praias, a Ilha do Mel também abriga a famosa Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

Considerada como um dos pontos turísticos mais conhecidos da região, a Fortaleza da Ilha do Mel nos surpreende quando o assunto história atrelada à beleza natural.

Além disso, já falamos um pouco sobre a Ilha do Mel por aqui. Mas, se você está perdido, veja os seguintes posts:

Dito isso, se você quer saber mais sobre a famosa Fortaleza da Ilha do Mel, então vem com a gente.

 

Qual é a história por trás da Fortaleza da Ilha do Mel?

Fortaleza da Ilha do Mel no período colonial

A Fortaleza na Nossa Senhora dos Prazeres – conhecida popularmente como Fortaleza da Ilha do Mel –, foi erguida em 1770 a mando do rei de Portugal, Dom José I.

Seu nome, Nossa Senhora dos Prazeres, se refere à santa padroeira da família do rei de Portugal – responsável pela construção –.

fortaleza da ilha do mel
Praia de Fortaleza

Até então, os portugueses acreditavam que se o forte recebesse este nome, a Ilha estaria fortemente protegida de possíveis guerras e conflitos externos.

Por falar nisso, a construção do Forte, se deu por meio de possíveis ataques de outras nações e também, por relações conturbadas entre Portugal e outros países, principalmente com a Espanha.

fortaleza da ilha do mel
Mirante da Fortaleza

A estrutura da Fortaleza, conta com um total de 12 peças de artilharia e um pequeno destacamento militar, além de claro, das bênçãos de Nossa Senhora dos Prazeres.

O que é um atrativo e tanto para os viajantes que amam uma boa história, não é mesmo?

Além disso, a Fortaleza da Ilha do Mel também passou por um período complicado, de abandono no final do século 18, quando foi considerada como construção inviável por engenheiros militares.

 

Fortaleza da Ilha do Mel à partir do século 19

Porém, o forte voltou à ativa no século 19, com a chegada de armamentos mais poderosos e um novo grupo de oficiais e soldados.

fortaleza nossa senhora dos prazeres
Canhões da Ilha do Mel

Já a sua reativação, foi uma resposta aos possíveis conflitos que o Brasil poderia enfrentar no início do século.

fortaleza da ilha do mel
Ponto de apoio da Fortaleza

Mas, como já esperávamos, tudo se manteve em paz e o forte passou a ser usado apenas como uma base da guarda nacional, presente na região.

Passado algum tempo, especificamente no século 20, a Fortaleza da Ilha do Mel, foi considerada como patrimônio nacional em 1938, na qual, desde então, vem passando por obras de restauração.

fortaleza da ilha do mel

Além disso, seus traços arquitetônicos apresentam as características marcantes da época e isso é algo que não podemos perder.

Então, já deu para perceber que a Fortaleza da Ilha do Mel não pode ficar de fora do seu roteiro, né?

 

Onde fica e como chegar na Fortaleza da Ilha do Mel?

Onde fica a Fortaleza da Ilha do Mel?

Como vimos anteriormente, a Fortaleza da Ilha do Mel, está localizada ao norte da Ilha, mais especificamente, na Praia de Fortaleza, no pé do antigo morro da Baleia.

fortaleza da ilha do mel

O local é atualmente, um dos principais atrativos da região, na qual, possui também um mirante de onde se tem uma vista belíssima da Praia da Fortaleza.

Por isso, se serve como dica, leve uma boa câmera para a viagem!

 

Como chegar na Fortaleza da Ilha do Mel?

Para saber como chegar na Fortaleza da Ilha do Mel, vamos relembrar de dois artigos muito importantes aqui do Blog?

farol encantadas trilhas ilha do mel

Como chegar na Ilha do Mel e Trilhas da Ilha do Mel, assim, conseguimos entender que existem 3 formas de chegar à Fortaleza: Pelas trilhas, barcos ou bikes.

Obviamente que, dentro da Ilha, a melhor forma de se chegar na Fortaleza é por meio das trilhas, na qual, temos como opção:

  • Encantadas ➡ Fortaleza

Esse trajeto é bem longo, com aproximadamente, 8,4km de extensão com tempo estimado para conclusão de 3h30.

Além disso, é possível ir até a Fortaleza de barco, embarcando diretamente no trapiche de Encantadas.

  • Nova Brasília ➡ Fortaleza

Esse trecho conta com aproximadamente 4 km de extensão e pode ser concluído em até 1h. O mais indicado é começar a caminhada logo pela manhã, dessa forma, evitamos pegar sol forte, já que a parte da Trilha é feita pela praia.

Já a segunda opção é ir de barco do trapiche de Nova Brasília até a Fortaleza. Além do mais, também existe a opção de aluguel de bike, que inclusive foi o que fizemos.

E por fim, o acesso principal até a Fortaleza, para quem vem de fora da Ilha, é feito, geralmente, pelos passeios de barco.

Onde se hospedar na Ilha do Mel?

Se você assim como nós, pretende passar mais tempo na Ilha do Mel, saiba que as principais regiões de hospedagem são Encantadas e Nova Brasília.

Sendo que em Encantadas fica localizada a famosa Gruta das Encantadas. Enquanto, em Nova Brasília estão a Fortaleza e o Farol das Conchas.

No nosso caso optamos pela Pousada Favo de Mel, localizada a 600 metros do Trapiche de Nova Brasília. Aliás, gostamos não só da localização, como do atendimento e comodidades, e, portanto, indicamos a Favo de Mel para os leitores do blog.

Por fim, saiba que existem diversas opções de pousadas na Ilha do Mel, mas antes de escolher, indicamos que veja a diferença entre Encantadas e Nova Brasília.

 

O que fazer na Fortaleza da Ilha do Mel?

Claro que a Fortaleza da Ilha do Mel pode ser um passeio e tanto, afinal de contas, pontos históricos são muito interessantes, não é mesmo?

Veja, agora, o que é possível fazer na região e programe-se!

  • Conhecer os canhões de guerra;
  • Visitar o interior da prisão de Fortaleza;
  • Fazer trilha até o mirante superior;
  • Se perder no labirinto;
  • Conhecer a história do Forte;
  • Tirar lindas fotos.;
  • E por que não descer do forte e aproveitar um dia lindo na Praia de Fortaleza?

Bom, já sabemos que um item essencial que não podemos deixar de levar para a Ilha do Mel é a câmera fotográfica, não é mesmo?

Por isso, já sabe! Faça suas malas e não deixe este item de fora!

 

O que levar para a viagem?

Bom, como vimos nos outros artigos, a Ilha do Mel é protegida pelo governo do Paraná e a mesma, faz parte do turismo ecológico brasileiro, o que significa que não é permitido a entrada de automóveis na Ilha.

Sim, de fato, é um lugar peculiar e para te ajudar a fazer as malas sem que você deixe passar nada, fizemos um checklist com itens fundamentais:

  • Itens de farmácia e higiene pessoal;
  • Câmera fotográfica e celulares;
  • Óculos e chapéu de sol;
  • Protetor solar – vamos precisar muito –;
  • Um par de tênis é sempre importante;
  • Roupas de praia, para tomar aquele belo banho de mar;
  • E o fundamental: não exagere na quantidade de itens, afinal de contas, nossas malas vamos carregar na mão e nas costas, já que não é permitido circulação de automóveis na Ilha, ok?

Programe-se e viaje o quanto antes, garanto que você vai adorar conhecer a Ilhas e também as preciosidades que ela esconde como a Fortaleza da Ilha do Mel e claro, a Gruta das Encantadas.

 

Vale a pena conhecer a Fortaleza da Ilha do Mel?

Se você gosta de muita aventura, praia e história, então a resposta é SIM!

A Fortaleza da Ilha do Mel é o local perfeito para quem quer conhecer mais sobre a questão do ecoturismo, relações internacionais do país na época imperial e claro, poder aproveitar a região com tudo o que tem direito!

E por que não um delicioso banho de mar? O forte tem uma vista incrível da praia e nada nos impede de aproveitar o dia nas areias quentes, não é mesmo?

A Fortaleza da Ilha do Mel, oferece a seus visitantes, experiências extraordinárias com todas as 12 peças de artilharia disponíveis no local.

E claro, surpreende quando o assunto são belezas naturais que emolduram o forte. Veja para crer e você não vai se arrepender!

Por fim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre a Fortaleza da Ilha do Mel, mas caso tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -