PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Passeio de barco na Ilha do Mel: Dicas de ouro

fortaleza da ilha do mel

E para fechar com chave de ouro, hoje vamos dar dicas sobre o passeio de barco na Ilha do Mel, uma das melhores formas de conhecer a ilha mais famosa do Paraná.

Esperamos que você aproveite o que há de melhor na Ilha, e viva uma experiência mais do que inesquecível, assim como nós.

E se você ainda não viu os nossos outros posts, já dá uma olhadinha:

 

Como funciona o passeio de barco na Ilha do Mel?

Então, vamos ao assunto? Afinal de contas, quem não gostaria de fazer um passeio de barco na Ilha do Mel, uma das maravilhas do Sul do Brasil, não é mesmo?

Pois bem, o passeio começa no trapiche de Encantadas ou de Nova Brasília para quem já está na Ilha do Mel. E termina no mesmo ponto de embarque.

Já para quem contrata um bate e volta para a Ilha do Mel saindo de Curitiba, o transporte é de van até Pontal do Sul e de lá segue de barco.

Já em relação ao tempo, o passeio dura o dia todo, saindo às 10h para quem já está na ilha e às 7h para quem está em Curitiba.

Inclusive se você contrata o passeio para a Ilha do Mel saindo de Curitiba, eles te buscam e trazem no hotel. E no valor já está incluso o passeio de barco e o almoço.

E para finalizar, também existe a opção ir por conta própria até Pontal do Sul (de ônibus ou de carro) e depois contratar o passeio de barco.

 

Onde contratar o passeio de barco na Ilha do Mel?

Se você está em Curitiba e deseja conhecer o litoral do Paraná em apenas um bate e volta, indicamos o passeio completo pela Ilha do Mel.

Onde, como comentamos, já está incluso o transporte terrestre e o passeio de barco, além de um guia turístico e o almoço. E se você quer mais informações, consulte aqui.

Em paralelo, se você está na Ilha do Mel e quer fazer o passeio de barco tradicional, indicamos a @ilhadomeltur_passeios, com saídas no trapiche de Encantadas e Nova Brasília.

Por fim, em relação aos preços, veja aqui o valor do passeio saindo de Curitiba. Já os valores para quem contrata o passeio diretamente na ilha giram em torno de R$ 150 por pessoa. Mas, sem almoço incluso.

 

Roteiro do passeio de barco na Ilha do Mel

Agora que já entendemos um pouco sobre como funciona o passeio de barco na Ilha do Mel, vamos comentar qual o roteiro.

O passeio de barco tem duração total aproximada de 5 horas e oferece paradas na Fortaleza de Nossa Senhora, no Farol das Conchas – dependendo do passeio –, na Ilha das Peças e por fim na Ponta Oeste.

Já as outras atrações como a Gruta das Encantadas são vistas por outros ângulos, na maioria das vezes sem que ocorra o desembarque.

Mesmo que não seja possível parar em alguns pontos, vale muito a pena conhecer a vista através do passeio de barco.

 

1- Gruta das Encantadas

O roteiro começa pelo trapiche de Nova Brasília e em seguida de Encantadas, então a primeira parada é na famosa Gruta das Encantadas.

gruta das encantadas ilha do mel parana

Como você já deve ter ouvido falar aqui no Blog, a Gruta das Encantadas é uma das principais atrações da Ilha do Mel. Onde o condutor da lancha costuma contar as lendas locais sobre a Gruta das Encantadas.

 

2- Praia do mar de fora

A Praia de Fora é bem agitada e procurada para a prática de surf, já que é conhecida pelo seu mar agitado, ou seja, não é recomendada para banho.

praias ilha do mel

No passeio é possível conhecer toda a extensão do mar, e ao mesmo tempo notar que esse lado da ilha é inabitado e sem construções.

Por fim, também é possível avistar outros pontos turísticos famosos da Ilha do Mel, como o Morro da Cruz e o Morro do Sabão.

 

3- Praia do Miguel

Já a próxima visita do passeio de barco na Ilha do Mel é a Praia do Miguel, a mais afastada e que exige um esforço maior para a visita.

praias ilha do mel

A trilha de acesso, possui intensidade média, então já anota a dica caso você esteja hospedado na Ilha do Mel. E por fim, confira o nosso post sobre as trilhas da Ilha do Mel.

E mesmo para quem não esteja, o passeio de barco já passa pela Praia do Miguel.

 

4- Praia Grande

O point dos surfistas também é um lugar maravilhoso para descansar no fim de semana com um pôr do sol deslumbrante!

o que fazer na ilha do mel

A praia respira calmaria e também conta com uma água perfeita para banho, que só de ver de cima da embarcação, dá vontade de mergulhar e conhecer a região.

Inclusive é uma das opções que valem a pena para quem vai passar mais tempo na Ilha do Mel.

 

5- Farol das Conchas

Assim como a Fortaleza, o Farol das Conchas é de longe, o ponto turístico com uma das vistas mais lindas da Ilha.

o que fazer na ilha do mel

E com certeza um dos mais visitados da Ilha do Mel, por isso, subir os 200 degraus até o Farol construído no período colonial é um passeio imperdível.

Já o passeio de barco faz uma parada de 40 minutos e você tem acesso ao farol construído por ordem de D. Pedro II em 1872.

farol das conchas ilha do mel

Ahh lembrando que alguns passeios de barco não tem parada para desembarque nesse ponto, então pergunte sobre isso antes da contratação direto na ilha.

 

6- Praia do Istmo

A menor praia da Ilha do Mel, mas que proporciona uma vista linda do oceano, de ambos os ângulos.

praias ilha do mel

E por ser de difícil acesso, é pouco frequentada pelos turistas, então aproveite para tirar as suas fotos quando estiver na lancha.

 

7- Fortaleza

O cartão postal da Ilha do Mel é o primeiro ponto do passeio em que o barco atraca na areia por 1 hora, para que os turistas conheçam o único monumento militar existente no Paraná.

fortaleza da ilha do mel

A estrutura da Fortaleza, conta com um total de 12 peças de artilharia e um pequeno destacamento militar, além de um labirinto construído no século 18.

fortaleza nossa senhora dos prazeres

Aliás, tanto o labirinto quanto a vista mais bonita só podem ser acessadas através de uma caminhada íngreme de 20 minutinhos, mas vale muito a pena.

 

8- Baía dos Golfinhos

Esse é um dos pontos de visitação mais legais do passeio de barco, avistar os golfinhos saltando pela água.

passeio de barco na ilha do mel
Fonte: Pixabay

E por sorte quando estivemos na Ilha do Mel, conseguimos avistar diversas vezes os golfinhos, já que ficamos em um ponto estratégico de observação.

Mas lembre-se, muitas vezes, alguns deles estão mais tímidos, e talvez você não consiga vê-los.

 

9- Ilha das Peças

A nossa parada para o almoço foi na Ilha das Peças, conhecida pelo trafico negreiro na época colonial.

passeio barco ilha do mel

Para quem contrata o passeio de barco diretamente na Ilha do Mel, o almoço não está incluso e sai por R$ 50 por pessoa.

Mas, é importante comentar que a comida é extremamente simples, já que o self-service conta com arroz, feijão, carne/frango, macarrão e salada.

E para quem contrata o passeio saindo de Curitiba, o almoço já está incluso, mas não especificamente no mesmo local.

 

10- Ponta Oeste

O passeio de barco na Ilha do Mel termina na Ponta Oeste, com desembarque e parada de aproximadamente 1 hora.

passeio barco ilha do mel
Mayke @nicolecrb

É uma região mais afastada, conhecida pelo mar calmo e pouco movimentado, já que até a energia elétrica demorou pra chegar até lá.

Além disso, é na ponta Oeste onde fica o famoso portal dos chinelos, onde inclusive tiramos uma foto.

Por fim, o passeio termina e os turistas são levados até o seu ponto de desembarque, no geral o mesmo do inicio do passeio. Mas, é possível também combinar de ser deixado em outro lugar.

 

Vale a pena fazer o passeio de barco na Ilha do Mel?

Claro que a resposta é SIM! Principalmente se você tem pouco tempo e não vai se hospedar na Ilha do Mel.

Já que o passeio de barco percorre os principais pontos turísticos da região, como o Farol das Conchas, a Fortaleza de Nossa Senhora e a Gruta das Encantadas.

Enfim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o passeio de barco na Ilha do Mel.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -