PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Melhores praias da Ilha do Mel no Paraná

praias ilha do mel

Situada no sul do Paraná, especificamente na região de Paranaguá, a Ilha do Mel abriga algumas das melhores praias do litoral paranaense.

E não é para menos, já que esse pedacinho do paraíso é considerado como uma das principais áreas de preservação ambientais do Brasil.

Dito isso, se você está planejando conhecer as praias da Ilha do Mel e ainda não sabe por onde começar, vem com a gente.

 

Como chegar à Ilha do Mel no Paraná?

Primeiramente, só é possível chegar à Ilha do Mel de barco. Nesse sentido, os visitantes podem embarcar no trapiche de Pontal do Sul ou de Paranaguá.

Sendo que saindo da praia de Pontal do Sul, a travessia de barco até a Ilha do Mel leva cerca de 20 minutos.

Enquanto, saindo de Paranaguá, a travessia é de aproximadamente 50 minutos, pois a distância entre a cidade e a Ilha do Mel é de 22 km.

Além disso, para quem está em Curitiba, também existe a opção de contratar uma excursão de apenas 1 dia na Ilha do Mel.

Por fim, em relação aos valores, a ida e volta de Pontal do Sul até a ilha sai por R$ 44,18. Enquanto, saindo de Paranaguá o valor total é de R$ 76,50. (Referência: Maio/2022)

 

Onde se hospedar na Ilha do Mel no Paraná?

Diferente do que muita gente pensa, a Ilha do Mel conta com diversas opções de hospedagem, divididas entre Encantadas e Nova Brasília.

Dentre essas opções encontram-se desde hotéis sofisticados até pousadas mais rústicas. Sendo que a escolha depende de seu estilo de vida, ou do que precisa no momento.

Contudo, para facilitar a sua escolha, indicamos a Pousada Favo de Mel, onde nós hospedamos quando estivemos na ilha.

E não apenas por conta da localização, já que ela fica a apenas 500 metros do trapiche de Nova Brasília, como também por conta do atendimento e das comodidades.

Por último, se você quer saber quais são as melhores pousadas na Ilha do Mel. E principalmente a diferença entre Encantadas e Nova Brasília, indicamos que consulte as nossas dicas de hospedagem.

 

Melhores praias da Ilha do Mel: Nova Brasília

1- Praia do Limoeiro

Localizada no lado direito do Trapiche de Nova Brasília, a Praia do Limoeiro é a uma das mais conhecidas da Ilha do Mel.

praias ilha do mel

Primeiro, por conta da sua proximidade com as principais pousadas e restaurantes de Nova Brasília.

E segundo, em função dos barcos ancorados no trapiche, responsáveis pelo transporte de passageiros e mercadorias. Além, é claro, dos tradicionais passeios de barco.

 

2- Praia do Belo

Conhecida também como a “Praia dos Namorados”, a Praia do Belo fica a apenas 1,4 km do Trapiche de Nova Brasília.

E apesar de pequena, essa prainha é famosa por receber diversos casais apaixonados, e, portanto, é indicada apenas para quem busca tranquilidade e calmaria.

praias ilha do mel

Além disso, é importante relembrar que esse pedacinho do paraíso não conta com qualquer tipo de infraestrutura.

Por fim, saiba que também é possível ir até a Praia do Belo de barco, e, para isso, basta contratar a travessia no Trapiche de Nova Brasília.

 

3- Praia de Fora

Da Praia de Fora se tem um vista espetacular para o monumento símbolo da Ilha, o Farol das Conchas, inaugurado por Dom Pedro II em 1872.

O lugar é tão lindo que inspirou o filme brasileiro “A ostra e o Vento”.

praias ilha do mel

Já o acesso até a Praia de Fora é feito através de uma trilha de aproximadamente 1 km, saindo de Nova Brasília.

Por fim, se você gosta de agito e de esportes náuticos, provavelmente vai gostar da Praia de Fora.

 

4- Praia Paralelas/Conchas

A Praia Paralelas, também conhecida como praia das Conchas é o verdadeiro paraíso dos surfistas, com ondas que alcançam até 2 metros.

Aliás, o nome dessa praia é por conta das suas ondas se quebram paralelas ao costão. Já o apelido, é por conta da sua localização, ao lado esquerdo do Farol das Conchas.

praias ilha do mel

Sendo assim, se você busca praias com águas mais agitadas na Ilha do Mel, indicamos que conheça os 2 km de costa da Praia Paralelas.

 

5- Praia da Fortaleza

Situada ao lado da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, a Praia da Fortaleza é o lugar perfeito para quem está em busca de um maior contato com a natureza e muita calmaria.

O mar oferece águas tranquilas, muito apreciadas pelos turistas que querem apenas se banhar, ou até mesmo praticar algum esporte náutico.

praias ilha do mel

Para chegar até o fim dessa praia é indicado alugar uma bike no centrinho de Nova Brasília, o trajeto dura no máximo 40 minutos de pedalada.

Por fim, outra opção é sair das Encantadas seja de barco, ou encarando um trajeto de 9 km a pé.

 

Melhores praias da Ilha do Mel: Encantadas

6- Praia do Miguel

Ela é pequena, deserta e selvagem, um verdadeiro chamado à meditação, à paz e ao voo livre. Isso porque esta praia reserva muitas surpresas aos amantes de esportes radicais.

Após uma caminhada de 40 minutos a pé, por uma trilha encantadora, você se depara com a Praia do Miguel, um refúgio protegido pela moldura verde dos costões.

praias ilha do mel

A trilha sai do trapiche das Encantadas e chega até a praia, que recebe fortes ondas durante o ano inteiro, excelente para o surf.

Além disso, nessa região está localizado o Morro do Sabão, famoso por conta de trilhas e escaladas.

Por fim, assim como em quase todas as praias da Ilha do Mel, a Praia do Miguel não tem nenhuma infraestrutura.

 

7- Praia do Mar de Fora

A Praia do Mar de Fora fica perto da vila de Encantadas, logo após a Gruta das Encantadas.

Sendo uma das praias que mais recebe turistas na Ilha do Mel. Isso porque é a queridinha dos turistas que querem curtir um mergulho ou pegar um bronzeado.

praias ilha do mel

Mas, é importante tomar cuidado, pois o mar nessa região é agitado e traiçoeiro.

Já para chegar até ela, basta caminhar por uma trilha de 10 minutos pela enseada.

No local não há infraestrutura, mas os turistas podem ir aos bares e restaurantes da Ponta da Nhá Pina.

 

8- Praia da Gruta/Encantadas

Muito procurada pelos visitantes, a Praia da Gruta é listada como patrimônio natural da Ilha do Mel, devido à famosa Gruta das Encantadas.

Além disso, dependendo em qual parte da orla, é importante tomar cuidado, já que o mar é mais agitado.

praias ilha do mel

Apesar disso, as águas cristalinas são convidativas, principalmente para quem viaja em família.

Por último, diferente de outras praias na Ilha do Mel, o local dispõe de bares e restaurantes, onde os visitantes podem curtir o lindo pôr do sol.

 

9- Praia do Bananal

Conhecida como uma praia paradisíaca, a Praia do Bananal, embora muito pequena, é referenciada por muitos como a praia mais bela da Ilha do Mel.

Situada na região do Farol, é muito próxima à Praia de Encantadas. E oferece aos visitantes um mar de pura calma, águas rasas e areias fofas.

praias ilha do mel

Além do mais, local dispõe de boa infraestrutura, com diversos quiosques e até mesmo restaurantes.

Para finalizar, o acesso até a Praia do Bananal é apenas através de barco, seja do trapiche de Encantadas ou de Nova Brasília.

 

10- Praia de Conchinha

Linda, minúscula e deserta. Assim é a Praia de Conchinha, que atrai muitos visitantes devido à areia grossa e suas conchinhas.

praias ilha do mel
Fonte: Pixabay

Embora seja considerada de difícil acesso por alguns, faz a alegria das crianças, que ali se divertem com as pequenas e coloridas conchas lançadas pelo mar.

Por fim, fica ao lado da Praia do Miguel, e, portanto, atrai muitos visitantes.

 

Outras praias da Ilha do Mel: Nova Brasília

11- Praia Grande

Com um mar de águas cristalinas, por do sol maravilhoso e extensa faixa de areia, essa praia é o lugar ideal para passar o dia na Ilha do Mel.

Além do mais, dependendo da maré, a Praia Grande é perfeita para quem gosta de surfar, tanto que o Grajagan Surf Resort fica nessa região.

Portanto, se você procura calmaria e muita paz, não pode deixar de conhecer uma das principais praias da Ilha do Mel, a Praia Grande.

 

Outras praias da Ilha do Mel: Encantadas

12- Praia do Saquinho

Pequena, deserta, cheia de pedras e de difícil acesso. Assim é a Praia do Saquinho, que fica no Mar de Fora, bem aos pés do Morro Ponta da Nhá Pina.

A praia é deserta e rústica, mas tem lá os seus encantos. Isso porque oferece areia fofa por onde poucos caminharam.

Além disso, durante o verão a maré forma piscinas naturais junto às pedras.

 

13- Praia da Boia

Pouco conhecida pelos visitantes, a Praia da Boia é uma praia muito tranquila na Ilha do Mel, excelente para relaxar do estresse da semana.

Aliás, é uma praia muito linda na Ilha do Mel, com a natureza preservada e frequentada principalmente por moradores locais ou turistas curiosos.

 

Outras praias que valem a pena conhecer na Ilha do Mel

  • Praia do Sossego
  • Ilha da Galheta
  • Praia da Galheta/Amor
  • Ilha das Palmas
  • Ilha das Peças

 

Afinal, vale a pena conhecer as praias da Ilha do Mel?

Com toda certeza vale a pena conhecer as praias da Ilha do Mel, inclusive em 3 a 4 dias é possível conhecer praticamente toda a ilha.

Além disso, em relação as nossas praias favoritas, em Nova Brasília indicamos a Praia Grande e a Praia de Fora.

Já em Encantadas, a Praia do Miguel, a Praia da Gruta (chamada também de prainha) e a Praia do Bananal são ideais para passar o dia.

Por fim, se você tem pouco tempo na ilha e não sabe em qual lado ficar, Encantadas é para quem busca uma região mais movimentada.

Enquanto, Nova Brasília é uma área mais tranquila, ideal para quem pretende descansar.

Dito isso, esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre as praias da Ilha do Mel. Mas, caso tenha duvidas ou sugestões, deixem os seus comentários, pois ficaremos felizes em responder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -