PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Gruta das Encantadas: A lenda mais famosa da Ilha do Mel

gruta das encantadas ilha do mel parana

Você já ouviu falar sobre a lenda da Gruta das Encantadas? Pois bem, sabia também que ela é uma das mais antigas do Paraná?

Neste artigo, vamos falar sobre a encantadora Gruta das Encantadas, com tudo o que tem direito, inclusive as principais lendas da região!

Afinal de contas, quem não gosta de uma boa história, não é mesmo?

Aproveite, também para ler nosso artigo anterior sobre como chegar, e, o que fazer na Ilha do Mel.

Garanto que você vai adorar a experiência!

 

O que explica a formação da Gruta das Encantadas?

A formação da Ilha do Mel se deu, por sedimentos arenosos de origem marinha, ou seja, por erosões que ocorreram há muitos anos, devido às grandes variações do nível do mar que aconteceram nos últimos 1,8 milhão de anos.

gruta encantadas o que fazer na ilha do mel
Gruta das Encantadas

A Gruta das Encantadas, está localizada ao sul da Ilha, e, é formada por uma fenda no paredão rochoso, que se abriu, também devido aos níveis do mar.

Uma consequência direta dos períodos glaciais e interglaciais – idades do gelo e períodos quentes –.

Já atualmente, a Gruta das Encantadas é considerada como um patrimônio natural da região, sendo protegida legalmente pelo governo do estado.

Além disso, o paraíso natural reserva uma belíssima lenda local, muita conhecida e contada no Paraná.

Então vamos continuar com nossa leitura para conhecê-la? Não perca estas curiosidades sobre a Gruta das Encantadas!

Melhores praias da Ilha do Mel no Paraná

 

Como chegar à Gruta das Encantadas?

Para chegar até a Gruta, indicamos algumas trilhas da Ilha do Mel ou ainda, desembarcar diretamente no Trapiche de Encantadas, e depois caminhar por 15 minutos até a Gruta.

Sendo que o barco, é, sem dúvidas, a maneira mais rápida para conhecer esse pedacinho do Paraná.

Já aos adeptos a uma vida mais ativa e a aventuras, as opções de trilhas para chegar à Gruta das Encantadas, são:

  • Caminhar de Nova Brasília até a região, por 1h30;
  • Caminhar da Praia Grande até Encantadas, cujo trajeto pode durar 35 minutos.

Claro que vale lembrar, que a Ilha do Mel é composta por dois vilarejos: Nova Brasília e Encantadas.

Ambas fazem parte do turismo ecológico do Paraná – que mencionamos no outro artigo sobre as Trilhas da Ilha do Mel –, sendo legalmente protegida pelo governo.

Devido a isso, é proibida a entrada de automóveis na Ilha. Então prepare-se para longas caminhadas e/ou pedaladas.

Voltando ao assunto, para facilitar o acesso a essa maravilha natural, há uma passarela de madeira que leva o visitante até a entrada da Gruta das Encantadas.

Para chegar até a Gruta, indicamos fazer a trilhazinha a pé e não de bicicleta.

Por fim, aproveite a luz do dia e tire lindas fotos.

 

Quando ir à Gruta das Encantadas?

O melhor período para se visitar a Gruta das Encantadas é quando a maré ainda está baixa, geralmente entre 08h e 13h.

Aliás, indo na maré baixa é possível entrar na Gruta das Encantadas, o que permitirá fazer belíssimas fotos, sem contar na vista magnífica da ponte de madeira e da praia.

Por isso, quando decidir ir à Gruta, leve sua câmera e aproveite o recorte da entrada da Gruta, que cria uma linda moldura das pedras.

Portanto, se você pretende viajar no feriadão ou em algum final de semana, e pretende aproveitar um dia de sol e céu aberto, fique atento a maré!

Trilhas da Ilha do Mel, Paraná: Guia completo de trekking

 

Onde se hospedar próximo a Gruta das Encantadas?

A Gruta das Encantadas, como o nome já diz, fica na região de Encantadas, ideal para quem pretende se hospedar no lado mais movimentado da ilha.

A localização por ali é perfeita, a apenas 15 minutos da Gruta, na qual é possível explorar diversas outras atrações.

Para te ajudar, selecionamos as melhores pousadas em Encantadas e Nova Brasília, além, é claro, das diferenças de cada lado da ilha. Por fim, se você quer um resumo das melhores opções, confira:

Por fim, se você quer conferir todas as opções de pousadas na Ilha do Mel, indicamos que faça sua reserva com cancelamento grátis pelo Booking.

Pousadas na Ilha do Mel: Melhores opções em Encantadas e Nova Brasília

 

Lenda da Gruta das Encantadas

Claro que não podíamos falar sobre a Gruta das Encantadas sem mencionar uma das lendas mais antigas e mais conhecidas do Paraná

Pois bem, vamos então conhecer um pouco dela? Garanto que você vai se amarrar nessa história.

lenda gruta das encantadas
Fonte: Pixabay

 

Lenda das Encantadas: Inicio da magia

De acordo com os Cainguangues – índios do Paraná –, existe uma lenda referente a Gruta das Encantadas, na qual, dizem que ali, viviam lindas mulheres, conhecidas como as Encantadas – um grupo de belíssimas sereias –, que bailavam e cantavam ao nascer do sol e ao anoitecer.

Assim como em outras histórias, o canto delas era enfeitiçador e perigoso para qualquer mortal, assim como pescadores locais.

De modo que, se um desses pescadores as escutasse, perderia o rumo de sua embarcação, batendo com o barco nas rochas da Gruta e naufragar.

Na versão da história contada pelos índios, as Encantadas eram filhas de Acauã e Jurema, dois índios de tribos inimigas que tiveram um romance proibido.

Quando suas famílias descobriram o casamento secreto, amaldiçoaram as filhas do casal que seriam muito belas, mas seriam sereias e por isso, jamais poderiam se casar.

Porém, certa vez, superando todas as expectativas, um índio destemido tentou se aproximar das belas sereias, colocando-se à espreita no alto do rochedo.

Quando começou a amanhecer, o índio ouviu o suave e doce canto vinda de dentro da Gruta.

Então, as belíssimas mulheres nuas, com cabelos de algas, foram surgindo. E, conforme bailavam e chegavam mais perto da entrada da Gruta, seu canto ficava ainda mais intenso.

E diferentemente do que imaginavam, o índio não adormeceu e também, não desgrudou o olho do belo ritual, na qual, acabou fascinado por uma das dançarinas – uma com olhos verdes, no tom de esmeraldas –.

Tamanho era o seu encanto, que decidiu mergulhar e nadar até a bica da Gruta das Encantadas, onde, acabou de mãos dadas com a amada.

 

Lenda das Encantadas: Desfecho inesperado

O índio então, declarou-se apaixonado, e confiou a ela, o seu desejo de permanecer a seu lado por toda a eternidade.

Porém, a sereia disse, que para ficarem juntos, ele precisaria morrer – efeitos da maldição –, e, o índio, logo aceitou a proposta.

Ainda com as mãos entrelaçadas, e ao canto intrigante e intenso das dançarinas, os jovens entraram na água, e desapareceram quando o sol já brilhava ao alto do céu.

Desde então, o índio e as Encantadas sumiram nas águas profundas e nunca mais apareceram, deixando a Gruta solitária.

Até hoje, alguns pescadores e moradores locais dizem ouvir ecoar e se quebrar os ecos dolentes e eternos do mar e claro, uma sutil melodia das Encantadas.

O que fazer na Ilha do Mel, Paraná: Tudo que você precisa saber

 

Afinal, vale a pena conhecer a Gruta das Encantadas?

Se você gosta de muita beleza, aventura e claro, muito história, então SIM! Vale a pena conhecer a Gruta das Encantadas.

A Gruta, sem dúvidas é um dos lugares mais encantadores de Ilha do Mel, por isso, se estiver aproveitando as férias no sul do país, especialmente no Paraná, coloque este destino em seu roteiro, garanto que você vai se apaixonar pela região!

Além disso, não se esqueça de levar consigo, uma câmera fotográfica ou o celular, para fazer belíssimas fotos do local.

Afinal de contas, paraísos naturais como este, não merece ser vivenciado sem um belo registro, não é mesmo?

E depois de visitar a Gruta das Encantadas, que tal já aproveitar a viagem para conhecer os principais pontos turísticos da Ilha do Mel? Como por exemplo, o Farol das Conchas e a Fortaleza.

Dito isso, chegamos ao fim do post sobre a Lenda da Gruta das Encantadas. Mas, ficaremos felizes em saber o que você achou, então deixe o seu comentário.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -