Trilhas da Ilha do Mel, Paraná: Guia completo de trekking

farol encantadas trilhas ilha do mel

Sumário

Já falamos aqui no Blog sobre como chegar na Ilha do Mel no Paraná, então que tal agora desbravarmos um pouco mais a região e falar sobre as trilhas da Ilha do Mel?

Afinal, o roteiro perfeito precisa de muito lazer, descanso e aventura, não é mesmo? Por isso, para saber mais detalhes sobre as trilhas da Ilha do Mel, leia este texto até o fim.

Garanto que este artigo vai te deixar ainda mais encantado pelo destino e claro, pelas maravilhas do Sul do Brasil!

 

Como circular pelas trilhas da Ilha do Mel?

A Ilha do Mel é composta por dois vilarejos – Nova Brasília e Encantadas – e, como vimos no artigo anterior, sobre como chegar na Ilha do Mel, a Ilha faz parte do turismo ecológico no Paraná, por isso, a região não possui ruas asfaltadas e nem permite a entrada de automóveis. A única maneira de se circular pela Ilha – inclusive nas trilhas da Ilha do Mel – é andando ou pedalando.

Para acessar as vilas, podemos escolher entre caminhar, pedalar ou para encurtar nosso tempo, que tal pegar um barco?

As saídas ocorrem de hora em hora com passagens que custam R$15,00 e um trecho que dura 15 min para ser concluído. Se optar por caminhar ou pedalar, a distância entre uma e outra é de 5km. Além disso, há pontos de aluguéis de bicicletas espalhados pela ilha.

CONFIRA TAMBÉM: COMIDAS TÍPICAS DO PARANÁ

 

Qual o nível de dificuldade das trilhas da Ilha do Mel?

As trilhas da Ilha do Mel guardam belas praias e reservam lindas paisagens, e, portanto, é o destino perfeito para os adeptos de muita aventura, tranquilidade e natureza. Por isso, para quem deseja embarcar nessa aventura, separe suas mochilas e prepare-se para uma caminhada de aproximadamente 2h15 – ou mais –.

Além disso, as trilhas da Ilhas do Mel, possuem dificuldade mínima, média e avançada ou seja, são fáceis de acessar, mas não são tão simples de concluir, já que possuem um desnível de aproximadamente 337 metros e também partes em que a maré alta influencia.

A Ilha do Mel é um reduto tranquilo, de natureza abundante e preservada, com belezas naturais sensacionais, sem contar que é uma reserva ambiental e patrimônio da humanidade. Por aí já dá para sentir que o lugar é realmente incrível e relaxante, não é mesmo?

Confira também: Melhores pousadas na Ilha do Mel

 

Principais trilhas da Ilha do Mel

Para que a gente saiba exatamente como iniciar nossa aventura pelas trilhas da Ilha do Mel, vamos conhecer quais são as principais?

trilhas ilha do mel

Além disso, que tal conhecer de forma detalhada as caminhadas e trechos pelas Trilhas, o principal atrativo da Ilha do Mel? Garanto que você vai adorar conhecer, confira!

Confira também: Passeio de barco na Ilha do Mel

 

1- Trilhas em Encantadas

Encantadas até Nova Brasília

Esse é um dos trajetos mais percorridos por quem visita a Ilha do Mel, a distância de uma ponta a outra é de 4,8km, um trajeto que pode ser finalizado sem pressa, em até 2h30 – como diz as placas locais –.

farol encantadas trilhas ilha do mel
Farol das Conchas – Nova Brasília

1º trecho: Encantadas Morro do Sabão

A trilha é bem tranquila, com vegetação rasa e bem demarcada na beira da praia. Existe uma boa estrutura de praça de alimentação há 10 minutos do Morro do Sabão. E porque não parar para descansar e fazer uma boquinha, não é mesmo?

2º trecho: Morro do Sabão Praia do Miguel

O Morro do Sabão recebe esse nome, porque em épocas de chuva, o Morro fica bem liso e escorregadio, como um sabão mesmo, por isso tome cuidado. A subida para chegar na Praia do Miguel é bem tranquila e o percurso todo tem 400 metros, facilmente concluído em 10 minutos.

A Praia do Miguel é bem tranquila, pequena – com 800 metros de extensão – e não possui nenhuma estrutura. Ao final da praia é possível notar o Costão da Cintura Fina que é um Costão Rochoso de aproximadamente 100 metros.

Para esse trajeto leve um tênis para não escorregar, pois, além do Morro, as pedras também podem estar lisas e a última coisa que queremos é escorregar e acabar com o passeio, certo?

3º trecho: Praia Grande Nova Brasília

Existem duas formas de se chegar até Nova Brasília: caminhando pela praia ou através da trilha. Esse é o caminho mais extenso, com 1800 metros, porém, a trilha é bem tranquila e sombreada – o que facilita na caminhada –.

Durante o trajeto, podemos aproveitar a Praia do Belo com 200 metros de extensão, o lugar é bem sinalizado e perfeito para ver o pôr do sol.

 

Encantadas até a Gruta das Encantadas

A Gruta das Encantas, como o nome já diz, fica em Encantadas e a trilha para chegar até lá é bem tranquila e curtinha, como 600 metros de extensão, sendo possível concluir todo trajeto em apenas 10 minutos.

 

Encantadas até o Morro do Sabão

Essa trilha é bem tranquila e sinalizada. A passagem é feita pela parte mais baixa do Morro do Sabão.

 

Encantadas até o Farol das Conchas

O caminho mais indicado para chegar à Praia do Farol é andar pela Praia Grande até o final, de lá, pegamos uma trilha, com placa indicativa até o Farol.

E, para ter uma vista linda e completa, você pode subir alguns degraus e contemplar as maravilhas naturais. A distância aproximada é de 6,4km e o tempo estimado para concluir o trajeto é de 3horas.

 

Encantadas até a Fortaleza

A Trilha é bem longa – com 8,4km de extensão –, mas vale muito a pena conhecer. O tempo estimado para concluir o trajeto é de 3h30.

Caminhar pelas trilhas da Ilha do Mel é um dos programas mais divertidos para se fazer ao chegar no destino. Leve seu tênis e escolha a sua favorita para começar!

 

2- Trilhas em Nova Brasília

Nova Brasília para Encantadas

Se você seguiu o percurso de Encantadas até Nova Brasília, pode voltar pelo mesmo caminho com 4,8km de extensão.

trilhas ilha do mel
Trilhas Nova Brasília

Para quem deseja evitar a fadiga e não quiser andar muito, há a opção de retornar de lancha ou barco. Os trajetos custam em média R$20,00 por pessoa.

1º trecho: Nova Brasília Praia Grande

Como vimos acima, existem duas formas de se chegar até a Praia Grande pela trilha de Nova Brasília ou de Encantadas.

Ambas podem ser seguidas caminhando pela praia ou optando pela Trilha. Esse é o caminho mais extenso, com 1800 metros, porém, como vimos acima, a trilha é bem tranquila.

A trilha termina bem próxima ao trapiche de embarque de Nova Brasília ali perto tem um mercadinho, se quiser aproveitar para comprar uma água, pode ser bom para aliviar o calor e descansar um pouco.

2º trecho: Praia do Miguel Morro do Sabão

A Praia do Miguel, faz parte das maravilhas naturais da Ilha do Mel no Paraná a trilha é bem acessível e leva cerca de 30 minutos para ser concluída.

Há a opção de caminhar pela praia ou pela própria trilha que ao chegar no final, vamos encontrar o Morro do Sabão, que nos proporciona uma vista linda.

E mais! Para quem gosta mesmo de esportes e aventuras, que tal saltar de Asa Delta? Taí uma vantagem que não podemos perder, não é mesmo?

3º trecho: Morro do Sabão Encantadas

Se você foi de Encantadas até o Morro do Sabão, saiba que você consegue seguir pela mesma trilha para fazer o caminho de volta. Fique tranquilo, pois ela é bem sinalizada e de fácil acesso.

 

Nova Brasília até o Farol

O Farol fica bem perto de Nova Brasília, esse é um trecho do caminho com bastante estrutura – restaurantes, pousadas, mercadinhos –.

O Farol fica no morro entre duas praias: a Praia de Fora que é pequena e muito boa para o surf e a Praia do Farol, onde você pode subir no Farol para observar a vista e fazer algumas fotos.

O trajeto tem 1,6 km de extensão e pode ser concluído em até 25 minutos – ou menos, dependendo da sua disposição –.

 

Nova Brasília até a Fortaleza

Esse trecho conta com aproximadamente 4 km e pode ser feito em aproximadamente 1h. O ideal é começar a caminhada bem cedo, já que a primeira parte dela é feita pela praia – e, por isso, é melhor evitar o sol forte –.

Se você quiser, pode fazer todo trajeto pela praia, mas deve ter cuidado com a maré alta, que pode prejudicar a passagem por alguns pontos. Por isso, uma opção é seguir pela trilha.

A trilha tem quase 3km de extensão e a caminhada é feita em meio às árvores, já que é difícil passar pela praia com a maré alta – por isso, possui dificuldade de média avançada para concluir o trajeto –.

Então, leve repelente, pois os insetos podem te acompanhar no caminho! A trilha termina na praia, que tem uma vista maravilhosa.

Confira também: Excursão bate e volta de Curitiba à Ilha do Mel

 

Afinal, quais são as melhores trilhas da Ilha do Mel?

Se você deseja saber quais são as melhores trilhas da Ilha do Mel de acordo com suas dificuldades, separamos em tópicos para te facilitar. Veja:

Melhores trilhas de dificuldade baixa/média em Encantadas:

Principais trilhas de dificuldade média/avançada em Nova Brasília:

Melhores trilhas longas e avançadas são

  • Encantadas até Nova Brasília, e, vice e versa.

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre as trilhas da Ilha do Mel. Mas, caso tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu  comentário, pois ficaremos felizes em responder.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.