Pesquisar
Close this search box.

Cidades turísticas do Paraná: 16 opções incríveis no sul do Brasil

cidades turisticas do parana - cataratas do iguaçu

Se você está programando um tour completo pelo sul do Brasil, que tal incluir em seu roteiro as principais cidades turísticas do Paraná?

Essa é sem dúvidas, a melhor forma de conhecer os principais pontos turísticos do estado e ainda, ter dicas exclusivas sobre a região.

Sendo assim, se você quer te dicas exclusivas sobre as 16 principais cidades turísticas do Paraná, vem com a gente!

 

Como chegar no Paraná?

Para começar, saiba que quem vem de outros estados do Brasil, pode começar a pesquisar por passagens aéreas na Skyscanner que oferece as melhores condições para diferentes aeroportos do Paraná, com passagens cheias de promoções – até 35% de desconto –, o que vale super a pena e facilita muito no momento da escolha.

Além disso, você pode escolher seguir viagem de carro alugado – neste caso, aqui, indicamos a RentCars – que pode te proporcionar mais independência.

Você também pode ir de excursão ou transfer da Civitatis para ter mais comodidade ou ainda, de ônibus com a Quero Passagem para garantir mais economia.

Além disso, saiba que o transporte por aplicativo também funciona muito bem por aqui, o que também pode ser uma opção viável para saídas rápidas em tours pequenos pela capital.

 

 

Quando ir para o Paraná?

Primeiramente, é importante destacar que o clima no Paraná se divide em tropical e subtropical, sendo bem frio em alguns pontos específicos e mais agradável em outros.

Sendo assim, saiba que não há uma melhor época para fazer turismo no Paraná.

Afinal de contas, as chuvas são bem distribuídas por todo o estado durante o ano, o que é importante ficar de olho para realizar os passeios.

Dessa forma, se você deseja curtir atrações específicas, em épocas específicas do ano, indicamos a seguir algumas opções que podem fazer a diferença no seu tour.

Viaje para o Paraná nos meses de maio a agosto, aqueles que desejam aproveitar o frio e assim quem sabe, pegar temperaturas negativas ou até mesmo, um pouco de neve – se você der muita sorte, claro –.

Agora, se você apenas quer curtir as cidades turísticas do Paraná, sem fazer atrações específicas, pode se programar para qualquer época do ano.

Por fim, se o seu foco está nas cachoeiras e praias, visitar o Paraná no verão pode fazer toda a diferença na sua experiência, portanto, programe-se para viajar nos meses de dezembro a março.

 

Cidades turísticas do Paraná?

Como vimos, o estado do Paraná é perfeito para quem deseja ter muitas opções de atração em um só lugar, ainda mais se você procura por indicações ao ar livre.

Então, para que seja possível planejar uma viagem inesquecível pela região, separamos nesse tópico, as 16 melhores cidades turísticas do Paraná que você não pode deixar de conhecer.

Confira quais são elas e surpreenda-se com tanta coisa boa!!

 

1- Curitiba: A cidade turística mais visitada do Paraná

Claro que não poderíamos começar nossa lista de cidades turísticas do Paraná que não fosse pela capital, não é mesmo?

Afinal de contas, como diferencial de outras capitais do país, Curitiba é uma das mais bem organizadas, harmônicas e a que mais oferece atrações para todas as idades.

o que fazer em curitiba

Sendo assim, dentre seus principais atrativos, podemos destacar: Os inúmeros parques urbanos espalhados pela cidade, ótimas opções de museus com destaque para o MON e claro, o Bairro de Santa Felicidade que possui características italianas e até hoje, é uma tração a parte.

Vale muito a pena se programar para conhecer a cidade de Curitiba, um dos principais destinos do estado!

E, para ter experiências ainda mais completas por Curitiba, confira nossos outros posts que podem te ajudar a montar um roteiro ainda mais completo pela região:

 

Dicas de hospedagem em Curitiba: Ibis Style Curitiba e San Juan Royal

 

2- Foz do Iguaçu: A cidade turística mais amada no Paraná

Dentre as principais cidades turísticas do Paraná, temos Foz do Iguaçu, que é uma das mais famosas do Brasil e do mundo.

Isso porque o Rio Iguaçu – que une Brasil e Argentina – se transforma nas lindas Cataratas do Iguaçu, após chegar em solo brasileiro.

cataratas do iguacu

Obviamente, ainda existe muito o que se conhecer da cidade, incluindo outras atrações divertidas como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras e muitos outros!

Então, para saber mais sobre esse destino incrível, não deixe de ler nosso post exclusivo com guia completo e  roteiro pelas Cataratas do Iguaçu.

Dicas de hospedagem em Foz do Iguaçu: Golden Park Internacional Foz e Hotel Rafain Centro

 

3- Ilha do Mel: O lugar mais lindo do litoral paranaense

Para quem gosta de muita praia e atrativos naturais paradisíacos, saiba que a Ilha do Mel é o destino perfeito para você!

Por aqui, como principais atrativos temos: Trilhas, a Gruta das Encantadas, visitar a Fortaleza de Nossa Senhora, fazer passeio de barco, Farol das Conchas e claro, aproveitar ao máximo as praias locais que são lindíssimas.

o que fazer na ilha do mel

Além disso, saiba que a região é demarcada como área de preservação ambiental e, portanto, não é permitida a circulação de automóveis na Ilha.

Sendo assim, as únicas formas de locomoção por aqui são feitas de barco, bicicleta ou a pé a partir das trilhas, o que torna deste um destino interessante e parada obrigatória de qualquer viajante.

E, para conhecer mais desse paraíso, bem como, todos os detalhes sobre seus atrativos, não deixe de conferir nossos posts exclusivos sobre o destino:

 

E muitos outros! Com todas essas dicas fica difícil não ter um roteiro completo e exclusivo sobre a Ilha do mel, não e mesmo?

Então, aproveite todas elas e divirta-se bastante por este destino, você com certeza vai se encantar com tantas maravilhas!

Dicas de hospedagem na Ilha do Mel: Pousada Favo de Mel e Pousada das Meninas

 

4- Lapa: Uma das cidades turísticas mais antigas do Paraná

Acho que todo estado do Brasil deve ter um bairro ou uma cidade chamada de Lapa (risos), mas, brincadeiras a parte, você também precisa incluir a Lapa no seu roteiro de cidades turísticas do Paraná.

Isso porque, esta cidade é uma das mais antigas do estado, fundada em 1769, na qual possui o maior número de arquiteturas preservadas – com proximamente 258 construções –.

Além disso, a cidade que se encontra a 66 m da capital e tem muita história para contar da época dos tropeiros, onde muitos fatos históricos importantes aconteceram.

Por isso, vale muito a pena uma visita!

Dicas de hospedagem na Lapa: Hotel Tropeiro da Lapa

 

5- Morretes: A cidade turística queridinha do Paraná

Morretes encontra-se a 70 km de Curitiba e também está entre a principais cidades turísticas do Paraná, por ser um lugar super agradável para os turistas.

Além disso, aqui também não faltam atrativos que agradam a todos os gostos, tais como: boas cachaçarias, passeio de 4×4, Parque Hisgeopar, construções históricas e muito mais!

o que fazer em morretes

Se contar claro, em toda a estrutura adequada para receber turistas com ótimas dicas de hospedagens e restaurantes.

Sem dúvidas, essa é a oportunidade perfeita para provar os pratos típicos como Barreado, que nada mais é do que um cozido de carne.

Por fim, acesse a este link para ter dicas de lazer e roteiro em Morretes. E lembre-se de conhecer também as melhores comidas típicas do Paraná – incluindo o Barreado.

Dicas de hospedagem em Morretes: Pousada Cidreira e Di Monte Ecopousada

 

6- Antonina: Uma das cidadezinha turísticas mais lindas do Paraná

A cidade de Antonina, também está entre as mais antigas do estado e por isso, tem muita história boa para contar!

cidades turisticas do parana
Fonte: Pixabay

Aqui, somos privilegiados com passeios de barco pela Baía de Paranaguá que também nos proporcionam uma excelente vista para as montanhas.

Além disso, também podemos aproveitar a oportunidade para fazer passeios de aventura e claro, pelos prédios históricos mais famosos da região.

Vale muito a pena conhecer!

Dicas de hospedagem em Antonina: Casa da Mata Tiny House e Casa da Mata Eco Lodge

 

7- Paranaguá: A cidade turística do Paraná com cultura e natureza

A cidade de Paranaguá também está entre as mais antigas do estado e é conhecida por ter o segundo maior porto do Brasil.

Como atrativos, temos seus prédios históricos, tombados de séculos passados que ainda estão muito bem preservados.

cidades turisticas do parana
Fonte: Pixabay

Claro que suas maravilhas ambientais também não poderiam ficar de fora, como as praias, enseadas, ilhas e costões – onde temos aqui, a principal via de acesso para a Ilha do Mel e vale super a pena fazer esse tour!

Além disso, não podemos deixar de mencionar que a maioria dos passeios de barco que acontecem no estado, tem Paranaguá como ponto de partida e/ou de encerramento.

Dicas de hospedagem em Paranaguá: Ibis Paranaguá e Camboa Hotel Paranaguá

 

8- Londrina: A cidade turística no Paraná para todos os gostos

Claro que no interior do estado, também temos ótimas opções de tour.

Dentre elas, indicamos Londrina, com aproximadamente 500 mil habitantes e que também deve ser uma parada obrigatória em seu roteiro de cidades turísticas do Paraná.

cidades turisticas do parana
Fonte: Pixabay

E, diferentemente do que muitos imaginam, temos por aqui, um grande centro econômico, moderno e muito bem desenvolvido.

Como característica de seus principais atrativo, temos ótimas opções urbanas rodeadas de Mata Atlântica.

Dentre eles, podemos destacar: o Parque Arthur Thomas, o Jardim Botânico – maior cartão postal do estado – e o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

Visite a cidade e encante-se com todos os seus atrativos, aqui temos uma ótima opção para toda a família!

Dicas de hospedagem em Londrina: Comfort Suites Londrina e London Hotel

 

9- Maringá: A cidade turística da preservação ambiental no Paraná

Por falar em grandes cidades do Paraná, não podemos esquecer de Maringá, que e destaca pelas práticas de preservação ambiental da área urbana e ótimo planeamento de estruturas.

Sendo assim, tudo por aqui é bem bonitinho e padronizado, encontramos muitas áreas verdes, avenidas largas e a qualidade de vida é também é excelente.

cidades turisticas do parana
Fonte: Pixabay

E, como principal destaque atrativo da região, não temos nada menos do que a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, o monumento religioso mais alto da América do Sul.

Portanto, saiba que vale muito a pena se programar para uma visita!

Dicas de hospedagem em Maringá: Ibis Budget Maringa e Hotel GAPH Maringa

 

10- Campo Mourão: A cidade turística para visitar com a família

A cidade de Campo Mourão é conhecida por suas práticas agrícolas e claro, que como de costume, temos bons parques para indicar como principais atrativos da região.

cidades turisticas do parana
Fonte: Pixabay

São eles: Parque Termas de Jurema também conhecido coo Jurema Águas Quentes –, Parque do Lago, Parque Estadual Lago Azul e a Catedral São José.

Anote esta opção em seu roteiro de cidades turísticas do Paraná, pois é um lugar que realmente vale a pena conhecer!

Dicas de hospedagem em Campo Mourão: Tonello Business Hotel e Paraná Palace Hotel

 

11- Ponta Grossa: A cidade turística dos amantes de trekking e cachoeiras no Paraná

Por fim, mas não menos importante, temos Ponta grossa que também merece espaço em nosso roteiro de cidades turísticas do Paraná.

Isso porque, a região é recheada de atrativo turísticos principalmente naturais, como formações rochosas incríveis e boas opções de cachoeiras para banho.

Coo indicação para conhecer esses atrativos, recomendamos o Parque Estadual de Vila Velha, que com certeza é um complexo que vai te surpreender!

Dicas de hospedagem em Ponta Grossa: Ibis Ponta Grossa e Barbur Plaza Hotel

 

Cidades turísticas pouco conhecidas do Paraná?

Além das principais cidades turísticas do Paraná que mencionamos acima, inda temos bons lugares para indicar que são pouco conhecidos pelos turistas mas que com certeza, valem a visita.

 

12- Colônia Witmarsum (Palmeira)

Apesar de pouco conhecida, a Colônia Witmarsum é uma cidade do Paraná que encanta a todos os visitantes.

Isso porque, aqui temos uma pequena vila com arquitetura tradicional alemã, cheia de lojinhas de artesanato e restaurantes de comida típica.

Tudo isso contribui para que esta cidade seja super agradável e um ambiente familiar mega divertido.

Como atrativos da região, destacamos: o Museu de História Witmarsum – que apresenta itens antigos, fundamentais para sua formação – e também, o Recanto dos Papagaios, que apresenta muitas piscinas naturais e riachos, um convite e tanto para o verão.

Vale muito a pena conhecer este destino!

Dicas de hospedagem em Colônia Witmarsum: Hotel Fazenda e Pousada Rancho da Guaiaca

 

13- Cânion Guatelá

Localizada entre os municípios de Tabagi e Castro, temos Cânion Guatelá, uma cidadezinha charmosa que pertence ao planalto dos Campos Gerais, que também merece estar no nosso rotei de cidades turísticas do Paraná.

Isso porque, bons atrativos naturais e de aventura não faltam por aqui – isso que não for um dos melhores –.

Dentre eles, indicamos o Rio Lapó que fica dentro do Parque Estadual do Guartelá, um complexo cheio de vales, quedas d’água e corredeiras.

Todos esses fatores contribuem para que este seja um dos principais cânions no Brasil – considerado como o sexo maior do mundo –, que você certamente não pode deixar de explorar na sua próxima viagem!

Dicas de hospedagem em Cânion Guatelá:  Pousada Aguaraguazu e Hotel Fazenda Itáytyba

 

14- Campina Grande do Sul

A cidade de campina Grande do Sul está coladinha a Antonina e também é uma atração imperdível do Paraná!

Por aqui, como principais atrativos temos o Pico Paraná – o maior do estado com 1.877 metros de altura –, que proporciona ótimas vistas e muitos passeios pela região inclusive, um acampamento na montanha que tal?

Porém, ressaltamos que este destino é mais chatinho e bem cansativo, por isso, o Trekkig é indicado apenas para pessoas experientes.

Por aqui, você ainda pode seguir as trilhas, fazer caminhadas ou praticar montanhismo que ajudam a complementar as aventuras por aqui.

De qualquer modo, Campina Grande do Sul é uma cidade turística do Paraná que merece ser devidamente representada e conhecida e aqui está!

Dicas de hospedagem em Campina Grande do Sul: Capivari Ecoresort e Hotelog

 

15- Colombo

Localizada a cerca de 30 metros da capital, a cidade de Colombo no Paraná esbanja charme e simpatia e por isso, não podíamos deixá-la de fora do nosso roteiro.

Os atrativos da região se resumem a edifícios históricos, vinícolas que tem visitação durante o ano inteiro, algumas opções de atrativos naturais e claro, as próprias propriedades rurais que se tornam um show à parte.

Na cidade, recomendamos um tour cultural, passando pelo museu, o Memorial do Imigrante Italiano, o Memorial Ítalo-Polonês e claro, programar visitação em engenhos, sítios, chácaras e moinhos, que são todos comandadas por famílias.

Vale muito a pena se programar para conhecer a região e você com certeza não vai se arrepender!

Dicas de hospedagem em Colombo: Peace and rest village e Hotel Estancia Betania

 

16- Prudentópolis

Apesar de ser pouco conhecida pelos turistas, Prudentópolis merece um espaço em nosso roteiro de cidades turísticas do Paraná, isso porque, a mesma, tem a fama de ser a Terra das Cachoeiras Gigantes, o que é um atrativo e tato para conhecê-las, não é mesmo?

Além disso, a região se destaca também pela forte presença dos costumes e tradições ucranianas vidas dos seus colonizadores e que estão presentes na arquitetura de igrejas e outras construções.

Vale muito a pena conhecer a região!

Dicas de hospedagem em Prudentópolis: Mayná Hotel Prudentópolis e Ózera Hotel Fazenda

 

Como planejar uma viagem pelas cidades turísticas do Paraná?

Primeiro de tudo, é importante ter e mente que tempo é dinheiro, então, quanto mais você conseguir se organizar com seu roteiro e ainda, conseguir cortar os gastos desnecessários para tal, melhor!

#1: Sendo assim, que tal começar sua programação, procurando pelas melhores formas de acesso ao Paraná e claro, a sua cidade turística favorita?

#2: Depois disso, escolha as melhore hospedagens do Paraná no Booking, nosso parceiro de viagens, seleciona as opções mais bem avaliadas para você ter toda a comodidade, conforto e experiência que merece.

#3: Por fim, mas não menos importante, chegou o momento de preparar uma lista de atrações a serem conhecidas durante a sua viagem.

Escolha os melhores restaurantes, agentes de viagens, selecione algumas das atrações disponíveis no estado e divida tudo pela quantidade de dias que pretende ficar na região.

Afinal de contas, as cidades turísticas do Paraná têm de tudo um pouco!

 

Vale a pena conhecer as cidades turísticas do Paraná?

Mas é claro que sim!

As cidades turísticas do Paraná além de atender a diferentes tipos de turistas, também proporcionam ótimas experiências.

Isso porque, aqui, você encontra ótimos destinos românticos, lugares para descasar e outras opções perfeitas para quem gosta de aventuras!

Então, se programe pra conhecer as melhores cidades turísticas do Paraná e surpreenda-se com tantas opções! Por fim, lembre-se de seguir o @blogmundoviajante no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.