O Triângulo Mineiro é um roteiro completo para quem deseja conhecer cada cantinho de Minas Gerais.
Isso porque, a região é formada por cidades economicamente importantes para o estado e está repleta de pontos turísticos para todos os gostos.
Além disso, você também verá nesse post, detalhes sobre cada cidade e dicas exclusivas de 4 a 14 dias no Triângulo Mineiro.
Afinal de contas, essa é uma das partes mais divertidas e não podíamos deixar de falar sobre, não é mesmo?
Sendo assim, se você deseja conhecer mais sobre o Triângulo Mineiro, bem como se divertir pelas cidades, vem com a gente!
O que é o Triângulo Mineiro?
Em resumo, o Triângulo Mineiro refere-se a uma parte do território de Minas Gerais, formada por 35 municípios e 7 microrregiões, são elas: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.
Mas, a história desse pedacinho de Minas é bem mais antiga do que isso, datada em 1766 com o nome Desemboque, que surgiu das ruínas do Tabuleiro, antigo povoado fundado nas eras de 1700, nas encostas da Serra da Canastra.
E assim, como em outras terras mineiras, a região evoluiu e começou a ser chamada de Triângulo Mineiro graças a descoberta de jazidas de ouro, que também contribuiu para a grande migração.
Porém, curiosamente, a região recebeu este nome justamente por sua forma triangular, situada entre os Rios Grande e Paranaíba.
Além disso, saiba que o Triângulo Mineiro também é conhecido por seu clima quente e seco, marcada pela presença do cerrado, e desempenha um papel significativo na economia e cultura do estado.
Os pontos turísticos da região são os melhores e mais diversificados de todo território mineiro e para acessá-los, bem como, se locomover entre os municípios e microrregiões, você pode alugar um carro com a RentCars ou ainda, contratar transfers e excursões com a Civitatis.
Quais são as cidades e microrregiões do Triângulo Mineiro?
Vimos que o Triângulo Mineiro é composto por 35 municípios, é uma das dez regiões do estado de Minas Gerais e é divido em sete microrregiões.
Portanto, que tal conhecer um pouco mais delas nesse tópico? É cada região interessante que você não pode deixar de conhecer!
1. Araxá
Primeiramente, temos Araxá, uma das microrregiões do Triângulo Mineiro, cujo nome em tupi-guarani significa: “lugar alto”.
Distante a 370 km de BH a região se destaca por ser uma Estância Hidromineral, ou seja, suas águas são capazes de relaxar, saciar a sede e ainda, oferecer cuidados para a beleza e saúde.
Além disso, culturalmente falando, a cidade de Araxá é conhecida pela produção de doces e queijos, tendo destaque mundo a fora.
As cidades que complementam essa microrregião são determinadas por: Araxá (a principal delas), Campos Altos, Ibiá, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana e Tapira.
- Onde se hospedar? Indicamos o National Inn Araxá
2. Frutal
Frutal é mais uma cidade que compõe o Triângulo Mineiro, também localizada no interior de Minas Gerais, a 600 km de BH.
A origem do nome “Frutal” é proveniente do tempo de sua fundação e refere-se à existência de riachos cheios de jabuticabas.
Dessa forma também, a cidade é grande produtora de abacaxi, cana, grãos, além de ser um dos maiores polos em educação do estado.
A microrregião de Frutal tem como principais cidades: Campina Verde, Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales e União de Minas.
- Onde se hospedar? Indicamos o Casablanca Palace Hotel
3. Ituiutaba
Ituiutaba também compõe o interior de Minas e o Triângulo Mineiro e por isso, está bem destacada em nosso post.
Em tupi-guarani, o nome da cidade significa “aldeia do lamaçal do rio” e foi fundada por volta de 1819 próximo ao Rio Tijuco.
Até então, a região era tomada por índios caiapós que viviam bem da caça e da pesca local. Mas, em 1820 chegaram os primeiros desbravadores vindos do sul do estado.
Claro que Ituiutaba (assim como as microrregiões anteriores), ainda conta com muitos destinos que você pode pensar em conhecer. Dentre eles, temos: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.
- Onde se hospedar? Indicamos o Lider Hotel Ituiutaba
4. Patos de Minas
O nome “Patos de Minas” é proveniente da grande quantidade de patos que existiam na região, que viviam a mais ou menos 3km da margem do Rio Paranaíba.
Aos poucos, a cidade começou a ser ocupada por tropeiros, formando um povoado. E, somente no ano 1866 foi criado o município.
Patos de Minas também é considerada como polo econômico do estado e atualmente, pertence ao Triângulo Mineiro.
Além disso, o local é excelente para uma visita, já que, proporciona fácil acesso a grandes centros comerciais como Belo Horizonte e São Paulo.
Na microrregião de Patos de Minas, temos as seguintes cidades que a compõem: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Guimarânia, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo e Tiros.
- Onde se hospedar? Indicamos o Fratele Business Hotel
5. Patrocínio
A cidade de Patrocínio, encontra-se a 400 km da capital e é conhecida por ser o maior produtor de café do Brasil.
Além disso, o turismo de negócios também é um ponto forte por aqui, já que, a região faz inúmeros evento ao longo do ano, que tem a ver com gastronomia e café.
Então, se você tem interesse em conhecer um verdadeiro polo gastronômico de Minas Gerais, esse pode ser o destino perfeito!
Cidades dentro da microrregião de Patrocínio: Abadia dos Dourados, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio (sendo esta a principal delas), Romaria e Serra do Salitre.
- Onde se hospedar? Indicamos o Ouro Cerrado Palace Hotel
6. Uberaba
Historicamente falando, Uberaba ficou sob jurisdição de Goiás até o ano de 1816 antes de começar a se tornar importante para o estado mineiro.
Afinal, a região tornou-se excelente para os negócios, principalmente ao que diz respeito a criação, venda e pesquisa do gado da espécie zebu.
O que contribuiu para que a cidade se tornasse uma referência mundial em agropecuária principalmente pela criação do gabo zebu.
Além disso, é caracterizada como a segunda maior cidade do Triângulo Mineiro e a sétima mais populosa de Minas, sendo berço do famoso médium Chico Xavier, um mineiro raiz que até hoje tem suas memórias preservadas.
Dentro de Uberaba também encontramos cidades encantadoras, tais como: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Uberaba (a principal cidade) e Veríssimo.
- Onde se hospedar? Indicamos o Dan Inn Uberaba & Convenções
7. Uberlândia
Por fim, mas não menos importante, a cidade de Uberlândia encerra a lista e microrregiões do Triângulo Mineiro e você não pode deixar de conhecer!
O nome tem muito a ver com suas origens latinas e alemãs que em outro idioma, significa “terra fértil”.
Além disso, a cidade mais populosa do território, Uberlândia é um excelente destino turístico com muitas opções de lazer, que teve seu desenvolvimento social e econômico logo após sua emancipação.
E assim, temos mais uma ótima região do Triângulo Mineiro para você visitar!
Afinal de contas, aqui encontramos uma das melhores qualidades de vida em Minas, ótima infraestrutura, transporte urbano muito bom, patrimônio cultural bastante rico e muito mais!
E, para encerrar, veja quais são as cidades que complementam a microrregião de Uberlândia: Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata, Tupaciguara e Uberlândia (o principal nome).
- Onde se hospedar? Indicamos o Dan Inn Uberlandia
O que fazer no Triângulo Mineiro?
Entretanto, agora que já conhecemos as cidades e microrregiões que compõem o Triângulo Mineiro, chegou o momento de saber quais são as opções de lazer na região.
Mas, claro que nós fizemos uma lista com atrações imperdíveis em cada cidade para você se inspirar!
Dessa forma, fica mais fácil planejar um roteiro e saber exatamente o que fazer em cada lugar, não é mesmo?
Pois bem, confira as melhores opções a seguir!
8. O que fazer em Araxá no Triângulo Mineiro?
Então, para começar com as melhores dicas de lazer, vamos conhecer as principais atrações de Araxá. Confira!
- Complexo Barreiro;
- Museu Calmon Barreto;
- Fonte Andrade Júnior;
- Memorial de Araxá;
- Mirante do Cristo;
- Mata da Cascatinha;
- Termas de Araxá;
- Ruínas do Hotel Radiun;
- Fonte Dona Beja;
- Igreja Nossa Senhora das Graças;
- Lago do Barreiro;
- Fazenda Asa Branca;
- Fábrica de Doces Joaninha;
- Paróquia Matriz de São Domingos.
Mas é claro que as opções de o que fazer no Triângulo Mineiro são extensas e muito divertidas, não é mesmo?
Sendo assim, acompanhe mais opções imperdíveis em outras cidades da região!
9. O que fazer em Frutal no Triângulo Mineiro?
- Praça José Maluf;
- Parque das Exposições;
- Parque dos Lagos;
- Praça Getúlio Vargas;
- Arena Society;
- Estádio Pedro Macedo da Silveira (Marretão);
- Ginásio Cleiton Brito;
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo;
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
- Ecoparque Municipal das Sucupiras.
10. Atrações em Ituiutaba no Triângulo Mineiro?
Entretanto, como boas dicas de lazer em Ituiutaba (uma das principais cidades) recomendamos:
- Pátio Cidade Ituiutaba;
- Praça Cônego Ângelo;
- Clube de Campo Beira Rio;
- Praça do Fórum;
- Catedral São José;
- Parque de Exposições JK;
- Praça 13 de Maio;
- Cachoeiras de Ituiutaba;
- Salto do Gambá;
- Matinha do Senhor Tancredo.
11. O que fazer em Patos de Minas no Triângulo Mineiro?
- Parque do Mocambo;
- Catedral de Santo Antônio de Pádua;
- Estádio Zama Maciel;
- Lagoa Grande;
- Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento;
- Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus;
- Teatro Municipal Leão de Formosa;
- Estádio Bernardo Rubinge de Queiroz;
12. Melhores pontos turísticos em Patrocínio no Triângulo Mineiro?
Já pensou conhecer os melhores pontos turístico de Patrocínio? Mas aqui, os atrativos são bem variados.
Então veja as melhores dicas a seguir!
- Praça Santa Luzia;
- Museu Municipal de Patrocínio;
- Cristo Redentor de Patrocínio;
- Fazenda São Bernardo
- Nativos do Cerrado;
- Catiguá Tênis Clube;
- Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio;
- Igreja Nossa Senhora de Fátima;
- Praça Doutor Honório Nunes de Oliveira.
13. O que fazer em Uberaba no Triângulo Mineiro?
- Museu de Arte Sacra;
- Igreja São Domingos;
- Mercado Municipal;
- Memorial Chico Xavier;
- Parque das Acácias;
- Museu dos Dinossauros;
- Cachoeira do Vale Encantado;
- Museu do Zebu;
- Primeira Cachoeira de Peirópolis;
- Parque Municipal Mata do Ipê;
- Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
14. Principais atrações de Uberlândia no Triângulo Mineiro?
Portanto, para finalizar as nossas dicas de lazer, veja as melhores opções em Uberlândia:
- Complexo Parque do Sabiá;
- Estádio Municipal Parque do Sabiá;
- Praça Tubal Vilela;
- Igreja Nossa Senhora das Dores;
- Igreja do Rosário;
- Museu Municipal de Uberlândia;
- Casa da Cultura;
- Parque Municipal Victório Siquierolli;
- Teatro Rondon Pacheco;
- Museu de Biodiversidade do Cerrado;
- Cachoeira Sucupira;
- Museu do Índio;
- Paróquia São Cristóvão;
- Oficina Cultural de Uberlândia.
Pois bem, agora que você sabe exatamente o que fazer no Triângulo Mineiro, chegou o momento de montar o roteiro.
Veja algumas opções no tópico abaixo!
Dicas para planejar sua viagem por Minas Gerais?
- O que fazer em Capitólio, Minas Gerais?
- Carrancas, Minas Gerais: Guia completo
- O que fazer em Poços de Caldas?
- Principais atrações de Ouro Preto
- Pontos turísticos em Mariana
- O que fazer em Congonhas?
- Principais atrações de Sabará
- O que fazer em Tiradentes?
- Roteiro em Belo Horizonte
- Vilarejo de Bichinho em Minas Gerais
- O que fazer em São João del Rei?
- Atrações de Brumadinho
- O que fazer em Lavras Novas?
- Pontos turísticos de Monte Verde
Roteiro de 7 dias pelo Triângulo Mineiro?
Por fim, para que você se programe para conhecer as melhores atrações que o Triângulo Mineiro tem a oferecer, elaboramos um roteiro completinho pela região.
Então, observe nossas dicas e comece por sua atração favorita!
- 1º dia: Primeiramente, chegada em Uberlândia + Igreja Nossa Senhora do Rosário + Museu Municipal de Uberlândia + Praça Tubal Vilela.
- 2° dia: Parque Municipal Victório Siquierolli + Cachoeira do Sucupira ou Parque do Sabiá + Estádio Municipal do Sabiá.
- 3° dia: Viagem de Uberlândia a Paracatu, fazendo uma parada e passeio em Araguaia.
- Portanto, como dica de atrações, visite: Museu Ferroviário de Araguaia + Bosque Municipal John Kennedy ou Cachoeira das Irmãs + Cachoeira do Córrego Bom Jardim).
- 4° dia: Passeio a pé no centro-histórico de Paracatu + Viagem para Araxá (duração de 4h20).
- 5° dia: Passeio no centro de Araxá + Passeio na região do Barreiro (Igreja Nossa Senhora das Graças + Lago do Barreiro + Fonte da Beja + Ruínas do Hotel Rádio).
- 6° dia: Day use em Termas de Araxá.
- 7° dia: Viagem de Araxá para São Roque de Minas + Passeio em Fazenda de Queijo da Serra da Canastra.
Roteiro de 14 dias pelo Triângulo Mineiro?
- 8° dia: Passeio n Parque Nacional da Serra da Canastra (Garagem de Pedras + Cachoeira do Lava Pés + Cachoeira do Jota).
- 9° dia: Complexo de Cachoeiras do Capão + Nascente do Rio São Francisco + Cachoeira Casaca D’Anta + Parque Nacional da Serra da Canastra.
- 10° dia: Por fim, viagem para Uberaba + Museu dos Dinossauros.
- 11° dia: Primeiramente em Uberaba, visite a Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus + Mercado Municipal de Uberaba + Casa da Memória de Chico Xavier.
- 12° dia: Museu do Zebu + Parque Municipal Mata do Ipê + Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
- 13° dia: Parque das Acácias + Cachoeira do Vale Encantado + Primeira Cachoeira de Peirópolis.
- 14° dia: Parque Municipal Mata do Ipê + Museu de Arte Sacra + Igreja São Domingos.
Vale a pena conhecer o Triângulo Mineiro?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, como vimos, a região é economicamente muito importante para o estado de Minas e também para o país, principalmente em questão do agronegócio.
Além disso, o Triângulo Mineiro está cheio de atrações, história, cultura e natureza para os visitantes conheceram.
Por isso, damos destaque as cachoeiras belíssimas e a culinária mineira que tem seu toque e sabor especial.
Mas, não deixe de conhecer todas as microrregiões que podem te surpreender, ok?
Entretanto, também não se esqueça que você pode montar seu roteiro de viagens ao Triângulo Mineiro como quiser!
Sendo assim, aproveite os melhores destinos e viva essa experiência como ninguém!
E assim, encerramos nossas dicas sobre o Triângulo Mineiro!
Então, já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram, para ter acesso a fotos exclusivas dos melhores destinos do mundo. Beijos da Iza e até o próximo post!