Se você está planejando uma viagem pelas terras mineiras e ficou em dúvida sobre o que fazer em São João del Rei, saiba que chegou no post certo!
Fundada no início do século XVIII, a cidade de São João del Rei é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais.
O que faz total sentido, já que a região já foi um dos principais centros de mineração do ciclo do ouro, juntamente com Ouro Preto e Mariana.
Pensando nisso, hoje vamos indicar quais são as atrações imperdíveis para quem visita esse pedacinho de Minas pela primeira vez.
Onde fica e como chegar em São João del Rei?
Se você vem de fora do estado, indicamos que a Skyscanner para chegar até Belo Horizonte. Já que através dessa plataforma é possível comparar todas as opções de passagens aéreas de uma só vez.
Em seguida, se você pretende fazer um bate-volta a partir de Belo Horizonte, indicamos o passeio de um dia para São João del Rei.
Por fim, se a sua ideia é alugar um carro para seguir viagem, a RentCars é uma ótima opção para descobrir qual locadora de veículos tem o melhor preço.
Onde ficar em São João del Rei?
Para ter um excelente guia de viagens por São João del Rei, não podemos deixar de indicar as opções de hospedagens na cidade, não é mesmo?
Pensando nisso, selecionamos as pousadas mais bem avaliadas no Booking:
- Pousada Estação do Trem: Localizada a apenas 50 metros da Estação de Trem, essa opção é uma escolha ideal para os amantes da praticidade.
- Pousada Paço do Lavradio: Ideal para famílias e casais, a Pousada Paço do Lavradio se destaca pela sua piscina ao ar livre, aliada com sua ótima localização.
- Pousada Villa Magnolia: Já para aqueles que procuram uma opção mais econômica, a Pousada Villa Magnolia oferece uma estadia confortável e acessível na cidade.
O que fazer em São João del Rei: Principais pontos turísticos
1. Passeio de Maria Fumaça
Se você perguntar para qualquer visitante o que fazer em São João del Rei, a primeira resposta vai ser o passeio de Maria Fumaça com destino a Tiradentes.
Inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, essa linha ferroviária tem uma extensão de 12 quilômetros, sendo considerado como o trecho ferroviário mais antigo ainda em operação no Brasil.
Já em relação aos dias e horários disponíveis para o passeio indicamos a consulta através do site oficial da empresa responsável pelo trecho: Viação VLI Logística.
Por fim, a compra dos ingressos pode ser efetuada tanto na bilheteria quanto no site da empresa.
2. Rua Direita
Atualmente chamada de Rua Getúlio Vargas, essa continua sendo uma parada obrigatória para quem visita São João del Rei.
É na Rua Direita que se encontram os conjuntos coloniais arquitetônicos mais expressivos da cidade.
Aqui, podemos avistar os antigos casarões (pertencentes a famílias tradicionais), além das principais igrejas da cidade.
3. Solar dos Lustosas
O Solar dos Lustosas é uma antiga residência da família de Paulo de Almeida Lustosa que ganhou fama em São João del Rei por criar uma pasta artesanal para aliviar as dores de dente.
Além disso, o local se destaca por conta da sua fachada antiga e sacadas de ferro. E como tudo é muito bem preservado desde o século XVIII, vale a pena incluir na sua listinha do que fazer em São João del Rei.
4. Memorial Tancredo Neves
Há uma década, o Memorial Tancredo Neves conta a história de vida de um dos mais proeminentes líderes políticos de Minas Gerais.
Porém, na nossa visita pela região, o memorial se encontrava fechado e o máximo que conseguimos ver foi a estatua publica em homenagem ao político.
5. Igreja Nossa Senhora do Pilar
A Igreja Nossa Senhora do Pilar possui altares feito em ouro, além de ter uma das fachadas mais grandiosas da cidade.
Por isso, se você é adepto o turismo religioso, saiba que essa é uma excelente opção do que fazer em São João del Rei.
Já que a sua construção é datada em 1721 e conta com uma pequena capelinha destinada a padroeira da cidade.
6. Igreja São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis foi construída em 1749 e é até hoje, uma das mais bonitas da cidade.
Aqui, os visitantes podem admirar o jardim e os altares internos feitos por Aleijadinho, o principal representante do barroco brasileiro.
Além disso, ao fundo da Igreja, encontramos o túmulo de Tancredo Neves que atrai turistas do Brasil inteiro.
7. Cachoeiras de São João del Rei
A região de São João del Rei conta com uma série de cachoeiras para os aventureiros de plantão. No entanto, vale lembrar que algumas dessas cachoeiras exigem trilhas desafiadoras, sendo recomendadas para quem já está acostumado a aventuras ao ar livre.
- Cachoeira do Bom Despacho: Localizada a uma curta distância de 50 metros do marco da Estrada Real, a Cachoeira do Bom Despacho é uma escolha popular entre os visitantes.
- Cachoeira do 14: A aproximadamente 17 km da cidade, a Cachoeira do 14 oferece um cenário espetacular, embora o acesso exija uma trilha desafiadora.
- Cachoeira do Mangue: Considerada uma das melhores cachoeiras da região, a Cachoeira do Mangue oferece águas cristalinas e refrescantes, embora o acesso possa ser um pouco complicado.
- Cachoeira Reserva do Cala Boca: Próxima ao centro da cidade, a Cachoeira Reserva do Cala Boca é uma opção conveniente para os visitantes, permitindo explorar trilhas e desfrutar de atividades como piqueniques.
- Cachoeira do Urubu: A cerca de 15 km do centro, a Cachoeira do Urubu demanda acesso por uma estrada de terra. E como tem pouca informação sobre ela, indicamos que os visitantes consultem agências de turismo para o passeio.
8. Fazenda do Pombal
A Fazenda do Pombal, localizada no município de Ritápolis, a 20 km de São João del Rei é o local de nascimento de Tiradentes, figura central na história da Inconfidência Mineira.
Além de sua relevância histórica, no local estão as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar, que remonta a cerca de dois séculos.
Outro destaque do local é a presença marcante do Rio das Mortes reconhecido como uma área de preservação ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para visitas a Fazenda Pombal indicamos que os visitantes entrem em contato com os responsáveis pelo local através do número (32) 3356-1655.
Confira também: Circuito Trilha dos Inconfidentes
O que fazer em São João del Rei em 1 dia?
Se você dispõe de apenas um dia para desbravar São João del Rei, indicamos que faça o passeio de Maria Fumaça, que te levará até a encantadora cidade de Tiradentes.
Ao chegar em Tiradentes, mergulhe no seu charmoso centro histórico, onde ruas de pedra e casarões preservados contam a história de tempos passados.
O que fazer em São João del Rei em 2 dias?
Se você tem apenas dois dias para conhecer a região, indicamos que comece o seu primeiro dia com o Passeio de Maria Fumaça com destino a Tiradentes.
Em seguida, indicamos que conheça os principais pontos turísticos do centro histórico da cidade de Tiradentes, como o Museu Casa Padre Toledo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Já no segundo dia, visite uma das cachoeiras de São João del Rei. E caso tenha tempo e disposição estenda o passeio até a Fazenda Pombal.
Por fim, durante a nossa breve estadia de um dia em São João del Rei, infelizmente não conseguimos incluir a visita às cachoeiras. Por isso, não vamos indicar nenhuma trilha em especifico.
Quando ir? E quanto tempo ficar em São João del Rei?
Assim como outras cidades históricas de Minas Gerais, São João del Rei é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro.
Mas, sempre indicamos de maio a setembro como as melhores épocas para visitar a região. Já que nesse período o tempo é mais seco e as temperaturas mais amenas.
Já em relação a quanto tempo ficar na cidade, o ideal é pelo menos 2 noites completas, assim você pode conhecer tanto a parte histórica quanto o lado mais natural da cidade.
Vale a pena visitar São João del Rei?
Sim, vale a pena incluir a cidade no seu roteiro de viagem.
Afinal de contas, além de sua importância histórica, São João del Rei ainda oferece boas atrações naturais.
E assim encerramos nossas dicas sobre o que fazer em São João del Rei, mas no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. E já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram, beijos da Iza e até o próximo post!