Se você está planejando conhecer as cidades históricas de Minas Gerais e quer saber o que fazer em Mariana, saiba que chegou ao post certo!
Fundada em 1696 a cidade de Mariana desempenhou um papel significativo durante o período colonial brasileiro, principalmente devido à sua proximidade com as minas de ouro na região, que atraíram colonizadores e mineradores.
Além disso, Mariana é conhecida por sua rica herança cultural e arquitetônica, sendo uma das cidades mais antigas do Brasil.
Pensando nisso, o Blog Mundo Viajante foi até lá e no post de hoje vamos dar dicas para quem pretende passar 1 ou 2 dias na cidade.
Como chegar em Mariana partindo de Belo Horizonte?
O primeiro passo para quem vem de fora do estado é buscar as melhores passagens aéreas através da Skyscanner.
Uma vez em Belo Horizonte existem duas principais opções para ira até Mariana. A primeira é através das excursões com destino a Ouro Preto e Mariana. E a segunda é alugar um carro pela RentCars.
Por fim, se você é um aventureiro de plantão, é possível ir por conta própria de ônibus pela Viação Pássaro Verde.
Onde ficar hospedado em Mariana?
Mariana oferece um número limitado de opções de hospedagem, portanto, é aconselhável fazer sua reserva com antecedência. Para ajudar nessa decisão, destacamos as opções mais bem avaliadas no Booking.com:
- Pousada Chafariz: Localizada no centro-histórico de Mariana, a Pousada Chafariz é uma das mais tradicionais da cidade. Já o seu principal diferencial são os quartos família que podem acomodar até 4 pessoas. E sua piscina ao ar livre.
- Pousada Ouro Real: Se você quer unir economia e conforto, com certeza a Pousada Ouro Real é uma ótima opção. Com quartos aconchegantes, um café muito bem avaliado e uma ótima localização, essa é uma das melhores pousadas em Mariana.
- Hotel Brasil Real: Localizado bem próximo à estação rodoviária de Mariana, esta hospedagem é indicada para quem busca economia e simplicidade. Aqui tudo aqui é bem básico, mas perfeito para quem deseja apenas pernoitar.
O que fazer em Mariana: Principais pontos turísticos
1- Centro-histórico de Mariana
Começando as dicas sobre o que fazer em Mariana, comece pelo centro-histórico, local onde tudo acontece e também, onde encontramos as construções com estruturas arquitetônicas mais antigas e lindas.
Por aqui, temos a Praça de Minas Gerais, onde se englobam os principais pontos turísticos históricos como as Igrejas Gêmeas de Mariana (São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, que ficam uma de frente pra outra e representam o cartão postal da cidade).
Além disso, podemos visitar o Pelourinho e a Casa de Câmara e Cadeia que também ficam a poucos passos de distância e também tem boas histórias pra contar.
A Casa de Câmara e Cadeira, por exemplo, já teve diversas funções, desde casa de fundição de ouro até senzala e cárcere. Atualmente, o prédio é sede da Câmara Municipal de Mariana, que possui visitação gratuita.
O Pelourinho por sua vez, já está desativado, mas antigamente era utilizado para castigar escravos e criminosos.
Este, fica localizado bem em frente ao monumento que simboliza o poder do Estado, curioso, não?
2- Igreja São Pedro dos Clérigos
A Igreja São Pedro do Clérigos fica no alto da cidade e justamente por isso, proporciona uma vista incrível de Mariana.
Além disso, sua fachada em cor de terra e modelo arredondado contrasta com as demais igrejas que seguem o estilo barroco.
Mas claro que o magnífico dessa atração não acaba por aí, afinal de contas, ela esconde algumas lendas que aguçam a curiosidade de quem viaja a Mariana.
A construção da igreja se deu no ano de 1752, mas ela ficou uns 180 anos abandonada, suas torres caíram três vezes, o que contribuiu para o surgimento de suas principais lendas, confira!
Durante muito tempo, os moradores da cidade acreditavam que os escravos, ao subirem as escadas para a construção das torres, viam, lá de cima, a cidade de Mariana toda tomada por um “rio de sangue”, afinal de contas, na época, o pátio da igreja era usado como local de forca para escravos rebeldes.
E, por desespero, a lenda ainda diz que eles se atiravam lá de cima, causando a própria morte.
Porém, a causa mais provável para a origem da lenda do “rio de sangue” está no lamaçal formado pela mistura das águas da chuva com a terra da região, de cor vermelha.
Interessante, não é mesmo?
3- Praça e Catedral da Sé
Seguindo pela Praça Gomes Freire, chegamos a Praça e Catedral da Sé que também são duas atrações que você não pode deixar de visitar!
A Catedral é um ponto bastante visitado graças ao órgão construído por Arp Schnitger na Alemanha que encontra-se bem conservado.
Além disso, aqui também encontramos um Museu de Arte Sacra que contém obras de Aleijadinho com entradas a R$5 por pessoa.
4- Mina de Ouro da Passagem
Claro que conhecer uma antiga mina de ouro é um dos passeios mais esperados e requisitados no estado de Minas Gerais, não é mesmo?
Sendo assim, saiba que quem visita Mariana tem a oportunidade de conhecer a Mina de Ouro da Passagem que tem placas indicativas que facilitam o caminho.
A descida acontece dentro de um carrinho por 45 minutos e para participar, é necessário pagar em média R$ 120 por pessoa.
5- Estação Ferroviária de Mariana
E, para encerrar nossas dicas sobre o que fazer em Mariana com chave de ouro, temos a Estação Ferroviária, também conhecida como Estação Parque, um complexo cultural localizado no centro da cidade de Mariana que tem muito a oferecer aos turistas.
Além do passeio turístico de trem que liga a cidade a Ouro Preto e dura uns 55 minutos, o espaço ainda oferece um parque divertido para as crianças, uma Praça Lúdico-Musical, um museu gráfico e alguns vagões fixos localizados nos arredores do prédio.
Claro que o prédio, ainda mantém o estilo antigo da estação ferroviária original do início do século XX, por isso, se tiver oportunidade, não deixe de conhecer!
6- Praça Gomes Freire
Com uma cara também antiga, temos a Praça Gomes Freire que é responsável por abrigar a parte mais “agitada” de Mariana.
Sendo assim, saiba que por aqui encontramos bons restaurantes para saborear uma culinária típica mineira, algumas lojas de artesanato, bem como, alguns casarões antigos que complementam o visual arborizado da praça.
Confira também: Melhores bares e restaurantes em Mariana
Qual a melhor época para conhecer Mariana?
Mariana é mais um destino histórico e cultural de Minas Gerais, devido a isso, você pode programar sua viagem para região em qualquer época do ano.
Apesar disso, recomendamos que você se programe para ir ente abril e setembro, onde as temperaturas estão mais amenas e o tempo mais seco.
Em Minas Gerais, de um modo geral, os meses mais chuvosos vão de outubro a março e para evitar qualquer imprevisto, lembre-se disso, ok?
Quantos dias ficar em Mariana?
Para que você aproveite o máximo da região, com tudo o que tem direito, nós recomendamos que você fique de 1 a 2 dias por lá, para poder conhecer tudo com calma.
Além disso, se você está hospedado em outras cidades, como por exemplo, em Ouro Preto. Vale a pena incluir a cidade de Mariana como bate e volta.
O que fazer em Mariana em 1 ou 2 dias?
Se você tem apenas 1 dia em Mariana, indicamos que conheça a Praça Minas Gerais, a Estação ferroviária de Mariana, a Casa de Câmara e Cadeia e a Catedral da Sé.
Já no segundo dia conheça as igrejas turísticas de Mariana e caso tenha tempo, visite a Mina da Passagem.
Vale a pena conhecer Mariana?
Mas, é claro que sim!
Afinal de contas, a cidade é bem tranquila e permite ótimas experiências numa viagem rapidinha.
Além disso, esse e um destino bem perto de Ouro Preto, o que facilita para quem pretende fazer um bate e volta e/ou acrescentar em outros roteiros.
Chegamos ao fim das nossas dicas sobre o que fazer em Mariana. Mas, no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. E já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram. Beijos da Iza e até a próxima!