Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Ouro Preto, Minas Gerais: Roteiro de 1, 2 e 3 dias

o que fazer em ouro preto em 1, 2 e 3 dias

Se você está buscando o que fazer em Ouro Preto, saiba que chegou ao lugar certo. Já que hoje vamos dar dicas para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias.

Fundada em 1711, a cidade de Ouro Preto se tornou o epicentro da corrida do ouro no Brasil, atraindo milhares de caçadores de fortuna de todo o mundo.

A riqueza gerada pelas minas de ouro permitiu a construção de grandes igrejas, mansões opulentas e prédios públicos impressionantes, muitos dos quais ainda estão de pé hoje.

 

Sobre a cidade de Aleijadinho

A cidade de Ouro Preto, historicamente chamada de Vila Rica, é uma parada fundamental no roteiro do Circuito do Ouro em Minas Gerais.

Já que é conhecida por abrigar um dos mais impressionantes conjuntos de arte barroca do mundo e por ser o local de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o renomado Aleijadinho.

Para quem não está familiarizado, Aleijadinho foi um artista multifacetado, atuando como escultor, carpinteiro e arquiteto. Além, de um dos principais representantes do barroco brasileiro.

Pensando nisso, selecionamos as principais atrações de Ouro Preto, que vão desde igrejas históricas a museus impressionantes.

 

Como chegar em Ouro Preto? E se locomover?

A cidade de Ouro Preto encontra-se a 100 km da capital mineira.

Sendo assim, para turistas que vem de fora do estado, indicamos que consultem passagens aéreas com destino a Belo Horizonte na Skyscanner.

Uma vez na capital, os visitantes têm duas principais opções, conhecer Ouro Preto a partir de uma excursão ou para quem busca mais independência, alugar um carro.

Ambas as opções são interessantes e dependem exclusivamente do perfil de cada viajante!

Onde se hospedar em Ouro Preto?

Ouro Preto em Minas Gerais é um destino muito tranquilo para aproveitar as férias em família, onde você pode escolher entre fazer um bate e volta para a cidade, ou ainda, se hospedar na região.

Caso você escolha se hospedar em Ouro Preto, indicamos as seguintes opções:

  • Pousada Solar da Ópera: Se você procura por lugares com a cara de Ouro Preto, essa pode ser a melhor indicação para você! Isso porque, o prédio reformado ainda possui um estilo colonial antigo bem preservado, com quartos excelentes e bem no centro histórico de Ouro Preto.
  • Pousada Imperial Cidade: Aqui, temos quartos com varanda bastante confortáveis que lembram os casarões da época colonial. Mas, com as comodidades da Era Moderna, como por exemplo, a TV com Netflix.
  • Hotel Recanto da Serra: Considerada como a melhor opção para quem busca um pouco mais de conforto, o Hotel Recanto da Serra é uma das principais escolhas em Ouro Preto. Aqui, os hóspedes podem contar com piscina ao ar livre, estacionamento privativo, terraço e jardim.
  • Boroni Palace Hotel: Também com ótimas avaliações no Booking, o Boroni Palace Hotel oferece quartos espaçosos e um ambiente aconchegante. Além disso, proporciona fácil acesso a Praça Tiradentes e a centro de Ouro Preto, que fica há uns 10 minutos de distância.
  • La Musica Hostel: Por fim, temos a melhor indicação para quem procura por economia! O La Música Hostel é uma das melhores opções para quem viaja sozinho, mas que gostaria de fazer novos amigos.

 

O que fazer em Ouro Preto: Principais pontos turísticos

Finalmente, vamos falar sobre o que fazer em Ouro Preto e assim, ter uma das melhores experiências por mais uma das cidades turísticas mais amadas de Minas Gerais.

E, como ótimas dicas para você planejar sua viagem, recomendamos as seguintes atrações:

 

1- Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes é amais popular e movimentada da cidade também, este é o ponto de partida para muitas atrações de Ouro Preto.

Localizada no centro da cidade, o nome atual da Praça faz homenagem ao inconfidente Tiradentes, que teve a sua cabeça exposta no local quando Ouro Preto ainda era a antiga Vila Rica.

melhores museus em ouro preto

Por aqui, encontramos uma região excelente para comércio, com ótimos restaurantes locais mineiros, feiras de artesanato e boas hospedagens que representam o coração de Ouro Preto.

Por aqui, os turistas conseguem obter boas informações turísticas e mapas no Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto presente na região.

 

2- Igreja São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis é uma verdadeira obra prima de Aleijadinho, considerada como um dos principais exemplos do barroco brasileiro.

Sua fachada é impressionante, com a imagem de São Francisco de Assim e a estrutura está bem preservada desde 1776.

Aqui, podemos conhecer de perto o trabalho de dois dos maiores aristas mineiros: Aleijadinho, responsável pelo projeto arquitetônico, a fachada, os púlpitos e as esculturas no interior da igreja e o mestre Manoel Cláudio Ataíde, grande gênio da pintura barroca, que desenvolveu as pinturas coloridas.

igreja sao francisco de assis ouro preto

Essa é uma recomendação que está sempre entre as favoritas dos turistas quando o assunto é o que fazer em Ouro Preto, porém, não é permitido fotografar o interior do estabelecimento.

Sendo assim, para ter conhecimento sobre a magnitude e dimensão da igreja, é necessário fazer uma visita presencial.

Além disso, ao passar pela região, você pode conhecer a famosa Feira de Pedra Sabão no Largo da Coimbra, que acontece bem em frente à igreja.

Por fim, os horários de funcionamento são de terça a domingo, 8h30 às 11h50 e 13h30 às 17h.

 

3- Igreja Santa Efigênia

A Igreja de Santa Efigênia, é a atração mais distante do centro-histórico, localizada no alto de uma ladeira (o que dificulta o acesso a pé), mas com certeza vale uma visita!

igreja santa efigenia ouro preto

Além disso, por aqui encontramos obras de Aleijadinho, ícone da arte barroca mineira e uma emocionante história de construção, erguida pelos negros no ano de 1733 para usá-la como seu templo.

Claro que a história da Igreja, também está relacionada ao lendário líder negro Chico Rei, monarca africano que foi escravizado no Brasil e lutou por sua liberdade.

Já os horários de funcionamento são de terça a domingo 08h30 às 16h30.

 

4- Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

De tantas as igrejas disponíveis em Ouro Preto, a Nossa Senhora do Pilar com certeza é que mais impressiona por seu interior, que também não pode ser fotografado.

Afinal de contas, todo esse cuidado é referente a quantidade de ouro de seus altares e a riqueza de detalhes. O que também contribuiu para que esta fosse a paróquia mais rica e populosa de Vila Rica.

igrejas turísticas em ouro preto minas gerais

Além disso, no subsolo da basílica, ainda encontramos um Museu de Arte Sacra que guarda fotos de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.

Por fim, o local funciona de terça a domingo das 9h às 10h45 e após o almoço das 12h às 16h45.

 

5- Museu Casa dos Contos

Criado em 1782 para servir de residência do cobrador de impostos mineiro, João Rodrigues de Macedo. O Museu Casa dos Contos já teve diversas finalidades que iam desde Casa de Fundição a Casa de Detenção.

casa dos contos ouro preto

Além disto, foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, que acabou originando seu nome “Casa dos Contos”.

Atualmente, o lugar funciona como museu e abriga diversas peças dos séculos XVII e XIX, como móveis e objetos de decoração da Casa da Moeda do Brasil e exemplares de documentos e livros antigos.

O local está aberto à visitação de terça a sábado, das 10h às 16h e domingo, das 10h às 14h.

 

6- Museu da Inconfidência

Instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, o Museu da Inconfidência foi criado na década de 30 e presta homenagem à Inconfidência Mineira.

Além disso, por aqui, encontramos um acervo que conta a história de Ouro Preto, bem como, do período que marcou o processo de independência do Brasil.

museu da inconfidência em ouro preto

E para complementar, ainda encontramos obras de Aleijadinho, um dos maiores nomes da arte barroca nacional.

Por fim, vale a pena lembrar que o local funciona de terça a domingo, das 12h às 18h. E a entrada é franca.

 

7- Mina de Ouro Chico Rei

Outra opção imperdível sobre o que fazer em Ouro Preto é conhecer a Mina de Ouro Chico Rei, que tivemos a oportunidade de visitar pessoalmente e agora, vamos apresentar todos os detalhes.

Durante o período colonial, a mina era chamada de Mina da Encardideira e anos mais tarde, após ser redescoberta e adquirida por Chico Rei recebeu um novo nome.

mina chico rei em ouro preto

Com o fim da extração do ouro, a Mina foi desativada e abandonada e na década de 50, uma família comprou uma casa cujo quintal estava a entrada da mina, mas ninguém sabia disso, até as crianças perderem brinquedos que caíam em um local desconhecido.

Até hoje, são permitidas visitações guiadas por apenas 300 metros dos seus 80 km de extensão.

Por fim, a mina fica aberta das 8h às 17h e os ingressos são R$ 35 por pessoa.

 

8- Mirante das Lajes

O Mirante das Lajes é uma grande surpresa para quem programa um roteiro sobre o que fazer em Ouro Preto.

Isso porque, este é um dos lugares mais lindos para admirar o pôr do sol na cidade mineira de Ouro Preto.

o que fazer em ouro preto em 1, 2 e 3 dias

Portanto, nossa dica é para os casais e famílias fazerem lindas fotos desse momento e claro, desse atrativo que entrega absolutamente tudo!

 

9- Parque das Andorinhas

Por fim, mas não menos importante, você ainda precisa incluir na sua lista de o que fazer em Ouro Preto, o Parque das Andorinhas.

Aqui, encontramos uma obra magnifica da natureza, o encontro entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Portanto, esse é um lugar único em Minas Gerais.

parque das andorinhas em ouro preto
Fonte: Pixabay

Pensando nisso, o parque foi criado com intuito de preservar a natureza do Rio das Velhas e ainda, manter a biodiversidade da fauna e flora local.

Mas, claro que além da premissa da preservação, os turistas podem se divertir com consciência, aproveitando as cachoeiras, piscinas naturais, uma tarde cheia de esportes e trilhas e muito mais!

Por fim, o Parque das Andorinhas funciona todos os dias das 8h às 18h.

Confira também: Free walking tour em Ouro Preto – Passeio guiado e gratuito

 

O que fazer em Ouro Preto: Principais igrejas

Para resumir, Ouro Preto é uma cidade cheia de atrações, para todos os gostos e idades, então, se você deseja conhecer mais da arte barroca e estrutura colonial, um tour pelas principais igrejas é a melhor opção.

Sendo assim, além das igrejas que já mencionamos nesse post, você ainda pode visitar outras igrejas turísticas em Ouro Preto:

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja de São José
  • Igreja Nossa Senhora das mercês e Misericórdia
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
  • Igreja de São Francisco de Paula
  • Igreja do Padre Faria
  • Capela Nossa Senhora das Dores
  • Capela de Nosso Senhor do Bonfim

 

O que fazer em Ouro Preto: Principais museus

Claro que, assim como as Igrejas, a cidade de Ouro Preto ainda oferece um excelente turismo cultural, com museus que merecem ser visitados.

Portanto, se você está procurando por boas opções do que fazer em Ouro Preto, nós temos mais algumas dicas dos melhores museus de Ouro Preto:

  • Museu da Inconfidência
  • Museu do Oratório
  • Museu de Ciência da UFOP
  • Museu Casa Guignard
  • Museu de Aleijadinho
  • Museu Casa dos Inconfidentes
  • Casa dos Contos
  • Museu de Arte Sacra
  • Casa de Gonzaga

 

Quando conhecer a cidade de Ouro Preto?

Assim como muitas outras cidades de Minas Gerais, Ouro Preto é um destino excelente para se conhecer durante o ano inteiro.

Mas, aos finais de semana e feriados é quando a região fica mais cheia, já que a presença de turistas que fazem bate e voltas de Belo Horizonte aumenta.

Sendo assim, se o seu objetivo é fugir da agitação e dos altos preços, evite marcar sua viagem para os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, período de férias escolares.

Portanto, a melhor época para conhecer a idade de Ouro Preto é entre maio e agosto, quando o tempo está mais seco. E a quantidade de turistas menor.

 

Quanto tempo ficar em Ouro Preto?

Para aproveitar a cidade de Ouro Preto da melhor forma, recomendamos que você dedique pelo menos 2 dias inteiros para conhecer os principais atrativos da cidade.

De qualquer forma, saiba que, se puder ficar mais tempo, melhor, pois há muito o que fazer em Ouro Preto!!

Sendo assim, indicamos de 3 a 4 dias para uma viagem completa com direito a museus, igrejas, minas de ouro e até cachoeiras.

Confira também: Melhores bares e restaurantes em Ouro Preto

 

O que fazer em 1 dia em Ouro Preto?

Se você tem apenas 1 dias em Ouro Preto, indicamos que faça o City Tour de Ouro Preto ou o passeio de jardineira, com destaque para esse último.

 

O que fazer em 2 dias em Ouro Preto?

Já se você tem 2 dias pela região, recomendamos que no primeiro faça o passeio de Jardineira ou o city tour. E no segundo o passeio para Tiradentes com Maria Fumaça.

 

O que fazer em 3 dias em Ouro Preto?

Por fim, se você tem 3 dias destinados a Ouro Preto, indicamos o seguinte roteiro de viagem:

 

Outras dicas sobre o que fazer ao redor do mundo?

Se você acompanha o Blog Mundo Viajante, já sabe que fazemos parte do Grupo Viagens por Escrito, onde o tema desse mês são dicas do que fazer ao redor do mundo:

 

Vale a pena conhecer Ouro Preto?

Mas é claro que sim!

Isso porque, Ouro Preto é um destino que abriga muitos passeios divertidos e incríveis tanto dentro quanto fora da cidade.

Além disso, sua importância histórica já é um motivo suficiente para a região se tornar o seu próximo destino de férias.

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre o que fazer em Ouro Preto. Mas, no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário e já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram. Beijos da Iza e até a próxima!

Uma resposta

  1. A cidade de Ouro Preto parece um local tão cultural e cheio de história. O tipo de destinos que adoro descobrir. Quem sabe um dia conseguirei visitar essa bonita cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.