O que fazer em Sabará: Roteiro de 1 ou 2 dias

excursao para sabara e congonhas minas gerais - solar do padre correia

Sumário

Se você está turistando por Minas Gerias e deseja saber o que fazer em Sabará, saiba que chegou ao post certo!

Já que hoje vamos dar dicas para quem pretende passar 1 ou 2 dias na cidadezinha conhecida por ser um dos berços do barroco brasileiro.

Isso mesmo, em Sabará encontramos obras centenárias de Aleijadinho, além de igrejas, museus, teatro, chafarizes e um centro histórico encantador.

 

Sobre Sabará em Minas Gerais?

Sabará encanta turistas ao redor do mundo com as suas riquezas culturais e históricas, bem preservadas desde a época de sua fundação em 1711.

O nome Sabará é proveniente do tupi e significa “grandes olhos brilhantes”, uma referência a grande abundância de ouro encontrada na região.

Atualmente, Sabará é uma das cidades históricas mais tradicionais de Minas Gerais e sua importância para o estado, vem lá do século 18, quando a vila era um dos maiores produtores de ouro da Coroa Portuguesa.

Por fim, saiba que Sabará ainda faz parte da rota turística conhecida como Estrada Real, que liga Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira também: Excursão para Ouro Preto e Mariana saindo de Belo Horizonte

 

Onde fica? E como chegar em Sabará?

Localizada a uma distância de 25 km de Belo Horizonte, Sabará é uma cidade que surpreende os turistas por suas relíquias e antiguidades.

Para chegar a região é bem simples, podendo ser facilmente concluído de carro alugado da RentCars ou através dos passeios para Sabará partindo de Belo Horizonte.

Em média, são uns 40 minutos de distância da capital até Sabará, o que não é longe. E para quem desce no aeroporto de Confins, também conta com as mesmas opções para locomoção.

Confira também: Excursão para Tiradentes e São João Del Rei saindo de Belo Horizonte

 

Qual a melhor época para conhecer Sabará em Minas Gerais?

O clima tipicamente ameno de Sabará é um convite e tanto para você visitar a cidade em qualquer época do ano!

Aqui, as temperaturas ficam na casa dos 25°C durante o ano todo. Mas, é importante comentar que a época de chuvas da região vai de novembro a março.

Já de maio a setembro, a chuva vai embora e as temperaturas caem um pouco, deixando as noites mais frias. E as viagens mais agradáveis.

Confira também: Excursão para Capitólio saindo de Belo Horizonte

 

Onde se hospedar em Sabará?

Claro que para ter um roteiro completinho de 2 dias na cidade, não podemos deixar de indicar as melhores pousadas em Sabará, não é mesmo? Pois bem, como boas opções indicamos:

  • Pousada Villa Real: Com fácil acesso ao centro-histórico, a hospedagem esbanja simplicidade e é uma excelente opção para quem deseja gastar pouco! A acomodação ainda oferece piscina e café da manhã americano.
  • Hostel House Sabará: Pertinho da estação rodoviária, você pode se hospedar no hostel mais popular de Sabará, que conta com ótimas avaliações no Booking. Essa é uma excelente opção para quem busca acessibilidade e economia.

 

Além disso, há quem prefira ficar hospedado em BH e fazer um bate e volta a Sabará, que também pode ser uma excelente opção para sua viagem.

Nesse caso indicamos que confira nossas dicas sobre as melhores opções de pousadas e hotéis em Belo Horizonte!

 

O que fazer em Sabará?

Se você estava ansioso para saber o que fazer em Sabará, saiba que finalmente chegou o seu momento!

Pois bem, separamos aqui, os principais pontos turísticos da cidade para você incluir em seu roteiro de viagem.

 

1- Rua Dom Pedro II (Antiga Rua Direita)

A Rua Dom Pedro II, Antiga Rua Direita, é um lugar que merece ser visitado, pois, representa o coração de Sabará.

Isso porque, era aqui que se encontravam lindos casarões, que tornavam desta, uma das ruas mais importantes da cidade.

rua dom pedro sabara minas gerais

Atualmente, é aqui que fica boa parte do comércio de Sabará, onde parte desses conjuntos arquitetônicos antigos, tombados como patrimônio histórico.

Dentre eles, temos o Teatro Municipal de Sabará. E o Solar do Padre Correia, onde funciona a prefeitura.

 

2- Solar do Padre Correia

O Solar do Padre Correia é uma construção imponente e um dos principais símbolos da cidade de Sabará.

excursao para sabara e congonhas minas gerais - solar do padre correia

O solar foi construído em 1773 para servir de moradia ao padre José Correia, filho de uma rica família portuguesa. Já atualmente o local funciona como sede da prefeitura.

Até hoje a construção é uma referência para a arquitetura brasileira, já que possui elementos artísticos do famoso rococó.

Vale super a pena fazer uma visita!

 

3- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A capela foi inaugurada no ano de 1713, mas a igreja de pedras ergueu-se em 1768 pelos escravos.

Porém, desde a época da escravatura em 1888, a obra foi abandonada e permanece em ruínas até hoje.

o que fazer em sabara - igreja do rosario

Apesar disso, fazer uma visita a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é de uma energia sem igual.

Aproveite para conhecer o museu de arte sacra que expõe imagens e crucifixos dos séculos 18 e 19. Com certeza esta é uma experiência única!

 

4- Praça Melo Viana

A Praça Melo Viana é um dos melhores cenários de Sabará por si só.

Afinal de contas, ela fica em frente a Igreja Imaculada de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (que também vale uma visita) e além de tanta representatividade histórica, é aqui que acontecem os maiores eventos culturais e gastronômicos da cidade.

Então, se você busca por boas opções sobre o que fazer em Sabará, com certeza precisa incluir mais essa parada no seu roteiro.

 

5- Chafariz do Rosário

Na lateral esquerda da Igreja Nossa Senhora do Rosário, temos o Chafariz do Rosário que está muito bem conservado e traz lembranças das antigas fontes públicas de Sabará.

O chafariz foi construído em 1745 e tem um visual antigo, feito de pedra-sabão, com direito a coroa e escudo, além das conhecidas carrancas.

Por fim, é importante comentar que atualmente esse chafariz está em desuso.

 

6- Teatro Municipal

Considerado como uma das 7 maravilhas da Estrada Real, o Teatro Municipal de Sabará é o segundo mais antigo do Brasil ainda em funcionamento.

Tombado como patrimônio histórico desde 1963, sua arquitetura externa e bem antiga e contrasta perfeitamente com seu interior luxuoso, dividido em 3 níveis segundo especialistas, a acústica do estabelecimento é realmente muito boa.

teatro sabara minas gerais

Inaugurado em 1819, o teatro tem capacidade para receber 400 pessoas divididas entre galerias e camarotes.

Além disso, o local é famoso por ter recebido a visita dos imperadores do Brasil, Dom Pedro I em 1831 e Dom Pedro II em 1881.

Portanto, esse é um ponto turístico que vale a pena incluir na sua listinha do que fazer em Sabará!

 

7- Igreja São Francisco

Localizada na parte mais alta do centro-histórico de Sabará, temos a Igreja São Francisco de Assis, erguida em 1772 como homenagem à Nossa Senhora dos Anjos que era padroeira dos franciscanos.

Sua decoração interna é simples e a parte externa é toda feita em alvenaria de pedra.

o que fazer em sabara minas gerais

Mas, antes de sua construção, havia no local, uma pequena capelinha de madeira dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, na qual São Francisco de Assis era devoto.

A visita a Igreja de São Francisco é autoguiada, mas é necessário pagar de R$ 5 a R$ 10 por pessoa.

 

8- Chafariz da Corte Real

Feito com a mesma intenção do Chafariz do Rosário, temos o Chafariz da Corte Real que fica pertinho da Igreja São Francisco.

o que fazer em sabara minas gerais

Sua construção está datada em 1809 e também já está em desuso há muito tempo. A atração foi construída em alvenaria e pedras.

Além do mais, o chafariz ficava localizado no antigo Largo da Corte Real, que recebia água de uma nascente da Chácara do Lessa.

 

9- Relógio Solar

Bem em frente a Igreja de São Francisco, podemos conhecer o Relógio Solar, onde a sombra marca as horas do dia.

A obra foi criada em 1970 pelo artista, filósofo e cientista uruguaio chamado Felix Peyrallo Carbajal, conhecido como o plantador de relógios de sol.

Portanto, saiba que você não pode deixar de anotar essa dica sobre o que fazer em Sabará!

 

10- Casa de Câmara e Cadeia

Seguindo com as caminhadas, passamos pela Casa de Câmara e antiga Cadeia de Sabará que esteve em funcionamento no século 19.

Casa de Câmara e antiga Cadeia de Sabará

Aqui, as vistas são gratuitas e autoguiadas e conhecer este casario com suas características arquitetônicas únicas.

O local abriga atualmente, a biblioteca pública municipal em seu andar superior. Mas, as obras que compõem o acervo são da década de 40, quando o professor Joaquim Sepúlveda era responsável pela curadoria.

 

11- Igreja de Nossa Senhora do Ó

A Igreja de Nossa Senhora do Ó é a mais conhecida da cidade, fundada no ano de 1717 e por isso, deve ser parada obrigatória na sua lista do que fazer em Sabará.

Isso porque, essa é uma atração que por fora ainda representa muito do barroco mineiro em sua essência, com influências chinesas, que eram comuns para a época.

igreja largo do o sabara mg

Mas, é por dentro, é que os turistas se surpreendem!

Isso porque, este é um dos pontos mais bonitos de Sabará, com painéis, capela-mor e obras criadas por mais de um artista.

A Igreja de Nossa Senhora do Ó é tombada como patrimônio histórico desde 1938, juntamente com os casarios da Rua Dom Pedro II.

 

12- Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo levou quase 100 anos para ser construída e é aqui que acontece o primeiro encontro dos turistas com as obras de Aleijadinho.

igreja do carmo em sabara minas gerais

Aleijadinho foi o maior nome da arte barroca brasileira e o destaque dessa atração está nos seus trabalhos feitos em couro, na decoração em pedra sabão da fachada e do púlpito e isso sem contar as obras do artista espalhadas pela igreja.

Além disso, como curiosidade, quando os turistas que entram na igreja, eles passam a andar sobre antigas covas, que eram utilizadas para enterrar as pessoas mais importantes da época.

Mas, que hoje se encontram vazias!

 

13- Chafariz do Kaquende

Por fim, mas não menos importante, encerramos o nosso post sobre o que fazer em Sabará com dica de visitação ao Chafariz do Kaquende.

chafariz kaquende sabara mg

A nascente do Morro de São Francisco também é responsável por abastecer a cidade desde 1757 e o nome “Kaquende” também vem do tupi e significa “água cristalina que dali brota”.

Esse é o único chafariz que continua funcionando em Sabará, portanto é uma ótima parada para descansar e tomar um ar durante a caminhada.

Além disso, o mais interessante é que existem duas lendas envolvendo essa atração:

  • A primeira diz que se alguém tentar controlar suas águas, o chafariz deixará de jorrar e quem se atreve a beber de sua água, sempre retorna à cidade.
  • E a segunda diz que as sextas-feiras de lua cheia, por volta da meia-noite, um belo jovem sai do chafariz para seduzir uma moça e o filho deles, fruto dessa relação será um curupira ou um saci.

 

Outras opções do que fazer em Sabará?

Claro que ainda há muitas opções de lazer em Sabará que vão deixar sua viagem ainda mais empolgante.

Então, se sobrar um tempinho na sua agenda, não deixe de conhecer as seguintes atrações que também rendem ótimas experiências:

  • Museu do Ouro
  • Casa Azul de Sabará
  • Casa de Borba Gato
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês
  • Museu de Arte Sacra de Sabará
  • Chafariz da Confraria
  • Capela de Sant’Anna

 

Onde comer em Sabará?

Como excelente dica gastronômica para sua viagem, recomendamos que você visite o Quintal do Ouro, que é excelente para o almoço.

Afinal, depois de tanta caminhada, nada melhor do que parar para descansar e fazer uma boquinha, não é mesmo?

Pois bem, a casa oferece pratos típicos de Minas Gerais (com a opção de comer no local ou entrega de marmitas) e o sabor e o preço da comida caseira é ótimo.

Por fim, o horário de funcionamento do local é: segunda a sexta das 11h às 15h e finais de semana (sábados e domingo) das 11h às 16h30.

Confira também: Passeio para o Instituto Inhotim saindo de Belo Horizonte

 

O que fazer em Sabará em 1 dia?

Para quem tem apenas 1 dia para aproveitar a viagem, recomendamos passear pelo centro-histórico de Sabará, onde você pode conhecer todas as atrações mencionadas nesse post de uma só vez!

E caso você esteja sem tempo e também não pretenda alugar um carro, indicamos o passeio de Belo Horizonte para Sabará e Congonhas.

 

O que fazer em Sabará em 2 dias?

  • 1° dia: Centro histórico de Sabará + almoço no Quintal do Ouro.
  • 2° dia: Bate volta para cidade de Congonhas.

 

Afinal, por que conhecer Sabará?

A cidade de Sabará em Minas Gerais se destaca pelas riquezas culturais e arquitetônicas da época do ciclo do ouro.

Então, se você gosta de uma boa história, ruínas, lugares antigos e cenários inesquecíveis, certamente Sabará é uma ótima opção.

Além disso, sua proximidade com a capital mineira facilita a ida e a vinda de turistas, o que permite introduzir mais de um destino pelas cidades históricas de Minas Gerais.

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre o que fazer em Sabará, mas no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário aqui ou no Instagram @blogmundoviajante. Beijos da Iza e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.