Se você gosta de explorar a diversidade cultural brasileira, saiba que uma viagem para conhecer as cidades turísticas do Mato Grosso é a escolha certa!
Isso porque, o Mato Grosso é o único estado que conserva três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Por isso, conhecer suas cidades turísticas é uma oportunidade de imersão natural e cultural.
Então, se você se interessou no assunto e quer conhecer as cidades turísticas do Mato Grosso, vem comigo!
Principais cidades turísticas do Mato Grosso
Começando pelos destinos mais populares e visitados do estado, você com certeza não pode deixar de conhecer essas cidades turísticas do Mato Grosso:
1. Cuiabá: A Capital do Mato Grosso

Começando por Cuiabá, a capital do estado, saiba que esse é o destino perfeito turistas que gostam de atividades culturais, como apreciar arquiteturas coloniais e degustar da gastronomia.
Sendo assim, uma passadinha pelo centro histórico da capital é parada mais do que obrigatória!
Sem dúvidas, começar seu tour por Cuiabá é a escolha certa para conhecer mais da diversidade e ter ótimas experiências de viagem.
Dentre as principais atrações da cidade estão: o SESC, o Centro Geodésico da América Latina, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, o Museu de Arte Sacra, a Orla do Porto.
Além do Museu do Morro da Caixa D’Água, o Museu de História Natural Dom Aquino, o Parque Mãe Bonifácia e a Arena Pantanal.
Por fim, confira também as nossas dicas sobre os principais museus da cidade, os parques mais lindos e nossa seleção de onde ficar hospedado em Cuiabá, inclusive os hotéis próximos ao aeroporto.
E quais são os restaurantes imperdíveis da capital, além das principais comidas típicas do Mato Grosso.
- Onde se hospedar: Amazon Plaza Hotel e Hotel Deville Prime Cuiabá
2. Chapada dos Guimarães: A Cidade Turística do Ecoturismo no Mato Grosso

Localizada a cerca de 70km da capital Cuiabá, temos a Chapada dos Guimarães que é um dos maiores destinos de ecoturismo do Mato Grosso e claro que você não pode deixar de visitar, não é mesmo?
Afinal de contas, esse é o destino perfeito para turistas que gostam de experiências naturais, já que é possível visitar e admirar lindas cachoeiras e paredões de pedra.
Portanto, aproveite para se surpreender em mais uma cidade do Centro-Oeste do Brasil.
E dentre as principais atrações da Chapada dos Guimarães o destaque é: Morro de São Jeronimo, Cavernas Aroe Jari, Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro e o Circuito Águas do Cerrado.
Além de outras lindas cachoeiras da Chapada, como as do famoso Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, as pouco conhecidas Cachoeiras do Paraíso e o Vale do Jamacá.
Por fim, também consulte nossas dicas sobre as melhores pousadas da Chapada dos Guimarães, os principais restaurantes da cidade e como funciona o passeio de Cuiabá para Chapada dos Guimarães.
- Onde se hospedar: Pousada Beija-Flor e Pousada Vilagio Chapada
3. Nobres: A Cidade Turística Pouco Conhecida do Mato Grosso

Nobres no Mato Grosso foi um dos meus destinos favoritos do Mato de Grosso e é a melhor opção para turistas que curtem ecoturismo tanto quanto eu!
Então, quer saber tudo o que você pode fazer por lá? Eu tenho as melhores dicas de viagem, se liga!
Com dicas sobre o que fazer em Nobres, aonde o destaque vai para: O Bóia-Cross no Duto do Quebó, o Aquário Encantado, o Mirante do Cerrado e a Cachoeira Serra Azul.
Além disso, também é imperdível conhecer o Reino Encantado, o Rio Triste, o Balneário Estivado, a Lagoa das Araras e o Refúgio Água Azul.
Além disso, você ainda pode conhecer alguns restaurantes em Nobres para complementar a sua experiência de viagem.
E por fim, confira nossas dicas das melhores pousadas em Nobres para quem pretende passar alguns dias na região ou o passeio bate e volta de Cuiabá para Nobres.
Vai por mim, esse é um destino que você vai amar conhecer no Mato Grosso!
- Dica de hospedagem: Pousada Bom Jardim e Pousada Rota das Águas
4. Pantanal: O Lugar Mais Selvagem do Mato Grosso

Para finalizar as principais dicas de cidades turísticas do Mato Grosso, indico muito que conheça o Pantanal!
Aqui, temos um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo, onde você pode observar espécies de animais como jacarés, onças, tamanduás e espécies de aves.
Além disso, por aqui, encontramos uma estrutura completa para receber turistas como restaurantes, hotéis e passeios com roteiros diversificados – isso você não encontra em outro destino!
Então, visite o Pantanal e encante-se com as maravilhas do Brasil!
Por fim, se você está na capital e quer fazer um bate e volta pela região, confira nossas dicas de passeio para o Pantanal saindo de Cuiabá.
- Dica de hospedagem: Pousada Rio Claro e o Hotel Pantanal
Outras cidades turísticas do Mato Grosso
Mas é claro que ainda há muito o que se conhecer pelo estado, que entrega tudo – e muito – mais do você imagina quando o assunto são belezas naturais e experiências culturais.
Sendo assim, veja a seguir, outras cidades turísticas do Mato Grosso que você não pode deixar de conhecer!
5. Jaciara
Muito provavelmente você não conhece, mas a cidade Jaciara é o templo dos esportes radicais, por isso, é uma das cidades turísticas do Mato Grosso imperdíveis para turistas que gostam de adrenalina.
Isso porque, aqui encontramos inúmeras cachoeiras, corredeiras e grutas.
E, como principais opções para você conhecer indico o Thermas Cachoeira da Fumaça que apresenta queda de 30 metros. Aqui, também é possível praticar rafting e rapel, além de nado, mergulho e trilha.
Além disso, também aproveite a oportunidade para visitar o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas que conta com pinturas rupestres de mais de 3 mil anos.
6. Vale do Araguaia
O Vale do Araguaia encontra-se bem na divisa entre Goiás e Mato Grosso e com certeza é um destino que vai te surpreender!
Isso porque, o local abriga cerca de 34 municípios que preservam aldeias indígenas, algumas cachoeiras, rios, grutas e claro, a icônica Praia da Arara.
Com água doce e areia bem branquinha, esse é um dos principais atrativos do Mato Grosso e é claro que você não pode deixar de conhecer.
7. Parque Estadual do Cristalino (Amazônia)
Você sabia que o Mato Grosso também sedia parte da Floresta Amazônica?
Pois bem, nesse caso, indico que visite o Parque Estadual do Cristalino que abriga cerca de 60% de todas as espécies de aves existentes na Amazônia e é uma atração incrível de contemplação.
Sem dúvidas, essa é uma dica e tanto para quem aprecia o ecoturismo. Na região, ainda encontramos boas hospedagens para você aproveitar o destino.
8. Cáceres
Cáceres também entra para a lista de cidades turísticas do Mato Grosso, já que é o local de pesca mais conhecido do estado.
A abundância de espécies e às águas propícias para essa prática, atraem pescadores profissionais de todo o mundo.
Além disso, aqui o ecoturismo é muito apreciado devido a rica diversidade da fauna e também, é possível aproveitar os passeios históricos em sítios arqueológicos e no centro urbano.
9. Vila Bela da Santíssima Trindade
Você sabia que a Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital do Mato Grosso?
Pois bem, recheada de história e com forte presença da cultura negra, esse sem dúvidas, é um destino imperdível para se conhecer no estado.
Localizada na fronteira com a Bolívia, aqui encontramos incríveis cachoeiras e muitas trilhas para quem gosta de aventura.
Com certeza, vale muito a pena conhecer!
10. Serra do Roncador
A Serra do Roncador é a famosa cordilheira do Brasil e seu nome “roncador” deve-se ao som grave produzido pelo vento ao passar pelas rochas à noite, que mais parece uma pessoa roncando.
Aqui, o principal ponto turístico é o Park Portal do Roncador, que abriga o famoso Dedo de Deus, uma formação rochosa com várias cachoeiras, cavernas e um mirante.
Com cerca de 800 km de extensão e 700 metros de altitude, a Serra começa no Mato Grosso e chega até o estado do Pará. É realmente muito grande!
11. Primavera do Leste
A Primavera do Leste é uma das cidades turísticas do Mato Grosso mais indicadas para a prática de mergulho.
Isso porque, um dos seus principais destinos é a Lagoa da Lua, localizada a cerca de 636 metros acima do nível do mar.
Aqui, a água chega aos 26° e é em tom de azul cristalino. Seus 8 metros de profundidade, fazem deste, o lugar favorito dos turistas para mergulho.
12. Várzea Grande
Com foco em gastronomia típica – a base de pescado –, artesanato – produção de redes artesanais – e religiosidade, esse é o destino perfeito para você conhecer mais da cultura local e curtir passeios mais tranquilos.
Localizado bem pertinho da capital, Várzea Grande é indicada para quem não quer se deslocar muito.
Aqui, encontramos o principal aeroporto do Mato Grosso, a Rota do Peixe e também, diversas festas de santo e locais de fé.
13. Campo Novo de Parecis
Campo Novo de Parecis é uma região que abriga inúmeras aldeias indígenas por isso, os passeios mais populares da região são de visitação a aldeias e cachoeiras.
Além disso, a região também é muito visada para a prática de esportes radicais, ecoturismo, exploração da gastronomia e história.
Com opções para todos os gostos, essa é uma região muito especial do Brasil e você não pode deixar de conhecer!
14. Tangará da Serra
Com mais variedade, Tangará da Serra, localizada a 240km da capital, é o destino perfeito para quem curte a prática de esportes de aventura, exploração do ecoturismo e claro, o turismo de negócios e eventos.
Desde vislumbrar cachoeiras, grutas e mirantes, até rapel, tirolesa e rafting e o agronegócio, aqui tem de tudo que você possa imaginar.
Então, se sobrar um tempinho, visite algumas aldeias indígenas e se surpreenda com tantas possibilidades.
15. Sorriso
Sorriso é uma das cidades turísticas do Mato Grosso considerada como uma das mais bonitas do Brasil, já que é rodeado por cachoeiras, florestas e mirantes.
Aqui, temos um destino conhecido por ser a capital do agro, que proporciona passeios agradáveis e tranquilos ao ar livre.
Como sugestão, você não pode deixar de conhecer o Parque Ecológico Claudino Francio e a Área Verde Central que são paradas obrigatórias para quem visita a cidade.
Além disso, ainda é possível ter ótimas experiências culturais com a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato – que tem um acervo bem completinho – e com os pratos incríveis do Festival Gastronômico Sabores de Sorriso, que é bastante popular.
16. Sinop
Para quem não sabe, Sinop é o principal polo econômico da região central do país e o que colocou a cidade no mapa do turismo, foram suas às boas faculdades que atraíram estudantes do Brasil inteiro.
Além disso, o turismo local gira em torno do Rio Teles Pires, que oferece inúmeras oportunidades de lazer, como canoagem, pesca esportiva e passeios de barco por cenários belíssimos.
Mas é claro que a região ainda tem muito a oferecer e outras atrações que eu indico, são:
- Parque Florestal de Sinop;
- Catedral Sagrado Coração de Jesus;
- Museu Histórico de Sinop:
- Balneário Vale do Sol;
- Parque Aquático Curupy.
17. Rondonópolis
Por fim, mas não menos importante, não deixe de conhecer Rondonópolis que dizem ser um ótimo lugar para morar e que também encerra minhas dicas de cidades turísticas do Mato Grosso.
Pois bem, aqui acontecem alguns dos principais eventos culturais do calendário da região centro-oeste e para o lazer, pode-se aproveitar dos passeios de aventura e atividades ao ar livre.
Sendo assim, não deixe de visitar o Parque Ecológico João Basso, que está recheado de grutas e cachoeiras.
Vale a pena conhecer as cidades turísticas do Mato Grosso?
Mas, é claro que sim! Principalmente se você é do tipo de turista que curte experiências naturais e ecoturismo.
Afinal de contas, destinos deslumbrantes, um pouco de cultura, mirantes, grutas e cachoeiras não faltam por aqui!
Então, não deixe de comentar aqui qual das cidades turísticas do Mato Grosso você mais gostou de conhecer e até a próxima! Beijos da Iza do @blogmundoviajante.






