Com paredões de pedras gigantes e águas cristalinas, a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro, se transformaram em pontos turísticos imperdíveis na Chapada dos Guimarães.
O que faz todo sentido, já que os visitantes são levados a uma espécie de viagem no tempo na Cidade de Pedras. E de quebra ainda mergulham em lindas piscinas naturais do Vale do Rio Claro.
Sendo assim, se a sua ideia é ter experiências únicas na Chapada dos Guimarães, indicamos que inclua no seu roteiro o passeio pela Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro.
Gostou? Se sim, vem com a gente nessa aventura!
Onde fica? E como acessar a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro?
Tanto a Cidade de Pedras, como o Vale do Rio Claro, ficam localizados dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Para acessar esse pedacinho do cerrado é necessário ir de veiculo 4×4 com um condutor credenciado, ou seja, um guia turístico.
Mas, como muitos turistas visitam a região com carro de passeio, as agencias costumam já incluir deslocamento de 4×4.
Qual a dificuldade da trilha a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro?
A caminhada pela Cidade de Pedras conta com 3 km de percurso total (ida e volta), sendo classificada como moderada. Já no Vale do Rio Claro os visitantes andam apenas 800 metros no total.
Confira também: O que fazer na Chapada dos Guimarães?
Qual a melhor época para conhecer a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro?
A boa noticia sobre esse passeio é que ele pode ser realizado em qualquer época do ano, mas claro que cada estação conta com a sua beleza única.
Porém, se você pretende conhecer a Chapada dos Guimarães na baixa temporada, indicamos que vá de abril a setembro e evite feriados.
Onde contratar o passeio pela a Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro?
Na nossa aventura pela Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro fizemos nosso passeio com a Rasta House Eco Tour, que conta com guia credenciado e 4×4.
A boa noticia é que fechando o seu passeio pela Civitatis (intermediária da Rasta House) você garante parcelamento no cartão de credito e cancelamento grátis, além, é claro, de total segurança no caso de imprevistos.
Gostou? Se sim, consulte a disponibilidade e faça sua reserva aqui.
Quais são os principais atrativos do passeio pela Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro?
1- Mirantes e formações rochosas na Cidade de Pedras
Com árvores baixas e vegetação rasteira típica do cerrado brasileiro, a Cidade de Pedras tem esse nome por conta dos seus paredões de arenito formados nos períodos Devoniano e Cretáceo.
Como já deu pra perceber, a região é um despertar ao passado. Onde, os visitantes podem sentir a natureza em sua essência mais pura.
E quando falamos isso, não estamos só nos referindo as formações rochosas, mas também aos habitantes da região, como antas, cobras, onças e araras.
Por fim, vale a pena comentar uma curiosidade sobre a região: “Os paredões de pedras de até 200 metros de altura dificultam a circulação do ar na depressão Cuiabana, tornando Cuiabá a capital mais quente do país.” – Info Escola.
2- Crista de Galo na Cidade de Pedras
Ainda na Cidade de Pedras, os visitantes são levados até o ponto turístico mais instagramavel dos paredões de pedra, a tão comentada Crista de Galo. Batizada assim devido a sua aparência, que lembra literalmente a crista de um galo.
Nesse ponto do passeio indicamos que os visitantes se sentem por 1 minuto e respirem profundamente até sentirem a imensidão do universo. Pode ter certeza que valerá muito a pena!
3- Véu de Noiva no Parque da Chapada dos Guimarães
E como ponto extra do nosso passeio, conhecemos o cartão postal da Chapada dos Guimarães, a exuberante Cachoeira Véu de Noiva.
Realmente a vista é incrível, e vale muito a pena incluir no roteiro mais esse ponto turístico do Mato Grosso. Com certeza, será uma das suas fotos mais curtidas no Instagram 😉
4- Poço das Antas no Vale do Rio Claro
Após conhecer as famosas formações rochosas da Chapada dos Guimarães, os visitantes são levados ao encantador Poço das Antas.
Apesar do nome curioso, o local nada mais é do uma piscina natural formada no meio do cerrado brasileiro, onde é possível nadar com os peixinhos.
E aqui vai uma dica de ouro, se você nunca mergulhou de snorkel na vida, aproveite para pedir orientações para o seu guia de turismo e treinar um pouco antes da flutuação no Rio Claro.
5- Flutuação no Rio Claro
E finalmente chegamos à parte mais divertida do passeio, a flutuação no Rio Claro. Isso mesmo, essa é uma experiência única na Chapada dos Guimarães.
Já que os visitantes literalmente flutuam nas margens do Rio Claro. A água é espetacularmente linda e transparente, onde é possível ver os peixinhos em um aquário natural.
Nesse momento do passeio é importante ficar atento a algumas recomendações básicas, como ir apenas com seus objetos de banho. E não tocar os pés no chão durante a flutuação, já que isso pode deixar a água turva.
Além disso, vale a pena comentar com o guia turístico caso você tenha alguma restrição ou necessite de mais ajuda do que o normal.
Por fim, o equipamento básico como snorkel e coletes salva vidas são fornecidos pela agencia. Então, a partir desse momento a sua única preocupação deve ser aproveitar ao máximo essa experiência 😀
Confira também: Turismo no Mato Grosso – Principais cidades turísticas
Como se preparar para conhecer a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro?
Agora que já comentamos sobre as principais belezas da região, vamos dar dicas básicas para quem pretende conhecer a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro.
A primeira é usar roupas e calçados confortáveis, onde indicamos roupas esportivas. Além disso, lembre-se de levar chapéu, protetor solar e repelente.
Por ultimo, vale a pena lembrar do uso de roupas de banho para o mergulho. Além, da necessidade de levar água e um lanchinho, pois o passeio dura o dia todo e a região não conta com infraestrutura.
Confira também: O que fazer no Mato Grosso? – 6 Passeios imperdíveis
Onde se hospedar na Chapada dos Guimarães?
Se você acompanha o Blog Mundo Viajante, já sabe que estamos preparando um post completo com todas as nossas dicas de hospedagem na Chapada dos Guimarães.
Mas, caso essa seja a sua primeira vez por aqui, fique tranquilo quer vamos resumir!
Na nossa visita na Chapada dos Guimarães ficamos hospedados na Pousada Beija-Flor, uma pousadinha familiar e recém-inaugurada na região. O custo-benefício do local é ótimo e as instalações novinhas, então com certeza indicamos.
Já para quem gosta de se basear na opinião de outros visitantes, recomendamos a Pousada Vilagio Chapada, uma das mais bem avaliadas no Booking.
Além dela, temos outras opções interessantes para casais e famílias que buscam um ambiente confortável e elegante, a Pousada do Parque e a Pousada Casa da Quineira.
Sendo a primeira perfeita para quem busca uma acomodação em meio à natureza. Enquanto, a segunda ganha destaque quando o assunto é viagem romântica.
Por fim, para quem pretende economizar, indicamos a Mandala Pousada Container, que como o próprio nome já diz é uma pousadinha feita com containers. Ideal para mochileiros!
Outros posts sobre a Chapada dos Guimarães?
- O que fazer na Chapada dos Guimarães?
- Restaurantes na Chapada dos Guimarães
- Pousadas na Chapada dos Guimarães?
- Comidas típicas do Mato Grosso
- Morro de São Jerônimo
- Cavernas Aroe Jari
- Circuito Águas do Cerrado
- Cachoeiras do Índio e Jamacá
- Cachoeiras do Paraíso
- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
- Melhores cachoeiras da Chapada dos Guimarães?
Vale a pena conhecer a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro?
Com toda certeza vale a pena visitar a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro. Primeiro, por conta das riquezas arqueológicas da região.
Além disso, para quem tem pouco tempo na Chapada dos Guimarães e quer conhecer mais de 1 lugar no dia, essa é uma ótima opção.
Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro na Chapada dos Guimarães. Mas, caso tenha duvidas deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.
E para fechar com chave de ouro, siga o @blogmundoviajante e a @rastahousecotour. Até a próxima aventura!
Respostas de 11
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é incrível, né? Adorei as fotos da flutuação no Rio Claro. Mas fiquei apenas intrigada. Porquê contratar um 4×4 para percursos tão curtos? Ou os trilhos de 3k e 800m são depois de sair do carro? De qualquer forma, tanto a Cidade de Pedras como o Vale do Rio Claro parecem um destino fantástico
A Chapada dos Guimarães está cada vez mais subindo de posição na minha listinha de desejos rsrs
Que incrível a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro! Não vejo a hora de conhecer
A Chapada do Guimarães e suas maravilhas… depois do que li aqui, a Cidade de Pedras e o Vale do Rio Claro não podem ficar de fora do roteiro pela região.
A Chapa dos Guimarães tem mesmo lugares mágicos, não? Adoro lugares que parecem esculpidos pela natureza, e a Cidade de Pedra é um bom exemplo disso. Lindas fotos!
Amei as dicas sobre a Cidade das Pedras e o Vale do rio Claro na Chapada dos Guimarães. Bom saber que são duas trilhas fáceis que permitem chegar a lugares tão lindos. Ir com um guia também oferece bastante segurança para a experiência.