Cavernas Aroe Jari: Imperdível para quem visita a Chapada dos Guimarães

Caverna Kiogo Brado

Sumário

Considerado como um dos passeios mais exóticos da Chapada dos Guimarães, as Cavernas Aroe Jari se transformaram em um dos principais pontos turísticos da região.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre os atrativos da Fazenda Água Fria, que incluem as Cavernas Aroe Jari, a famosa Gruta Azul. E as incríveis Cavernas Kiogo Brado e Pobe Jari!

Ficou curioso? Então, vem com a gente pra saber mais sobre esse pedacinho da Chapada dos Guimarães.

 

Onde fica? E como acessar as Cavernas Aroe Jari?

Antes de tudo, precisamos saber onde as Cavernas Aroe Jari ficam e quais as melhores formas de acesso, não é mesmo?

Pois bem, as Cavernas Aroe Jari fazem parte de um mesmo complexo junto com a Gruta da Lagoa Azul e a Ponte de Pedra e, ambas ficam localizadas a 40 km do centro da Chapada dos Guimarães, na fazenda particular Água Fria.

Chegando na fazenda, os visitantes percorrem no mínimo 3 km e no máximo 10 km, dependendo da opção de contratação. Mas, fique tranquilo, pois comentaremos mais sobre isso a seguir!

Por fim, é proibido acessar a Fazenda Água Fria desacompanhado, ou seja, é obrigatório a contratação de um guia turístico.

Confira também: O que fazer na Chapada dos Guimarães?

 

Qual a dificuldade da trilha das Cavernas Aroe Jari?

A trilha pela Fazenda Água Fria é considerada de nível moderado, mas é um pouco longa para quem não está acostumado.

Apesar disso, a grande vantagem é que existem 3 opções para realizar o percurso que dura praticamente o dia todo, já que vai das 9h as 16h.

Dito isso, vamos comentar sobre as possibilidades para percorrer a trilha das Cavernas Aroe Jari. Mas, já adianto que optamos pela terceira opção: Ir a pé e voltar de trator.

 

Opção 1: Ir e voltar de trator

Como mencionamos, fazer o passeio todo de trator traz algumas desvantagens e uma delas é perder a visitação na Ponte de Pedra e também, não conhecer uma das principais bocas das Cavernas Aroe Jari.

Mas, como vantagem, você poupa esforço nas caminhadas e economiza tempo, o que pode ser viável para que faz o tour com crianças de colo e/ou idosos.

Em resumo, nesse tour, os visitantes conhecem apenas o básico, então, será que é uma opção que realmente vale a pena?

 

Opção 2: ir a pé a voltar a pé

Claro que fazer todo o percurso a pé também tem seus prós e contras! Nesta opção, você visita todo o complexo, mas perde a oportunidade de fazer o passeio de trator que é uma aventura e tanto!

Além disso, você também não avista o mirante que proporcionaria uma vista incrível da baixada cuiabana.

Mas então, o que você deveria fazer? Contratar a opção 3!

 

Opção 3: Ir a pé e voltar de trator

Por fim, mas não menos importante, você ainda pode optar por realizar a ida até as Cavernas Aroe Jari a pé e voltar de trator.

E, nessa opção de tour, você não perde nada, por isso é a mais vantajosa!

Isso porque, é possível conhecer as duas bocas das Cavernas Aroe Jari, os mirantes, passar pela ponte, almoçar e claro, conhecer as outras atrações disponíveis no complexo.

Confira também: Turismo no Mato Grosso – Principais cidades turísticas

 

Qual a melhor época para conhecer as Cavernas Aroe Jari?

Se você é nosso fã de carteirinha, já deve ter lido aqui no Blog Mundo Viajante que a região da Chapada dos Guimarães possui apenas duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa.

Durante os meses chuvosos (de outubro a março), os córregos ficam mais turvos e fortes e começam a aparecer galhos e trombas d’água no caminho, além de tudo ficar mais escorregadio e perigoso.

Já no período seco (que vai de abril a setembro), as cachoeiras são mais convidativas e também mais seguras. A única desvantagem dessa época é a possibilidade de dias nublados e inclusive com neblina.

Sendo assim, a melhor época para conhecer as Cavernas Aroe Jari é na época seca, onde você garante uma viagem bem mais proveitosa, vai por mim!

Confira também: Dicas para trilhas e atividades ao ar livre do Blog Fora da Zona de Conforto

 

Quanto custa conhecer as Cavernas Aroe Jari? E onde contratar?

O valor do passeio para as Cavernas Aroe Jari é cobrado por pessoa, a partir das três opções de tour, citadas acima.

Sendo assim, saiba que você pode contratar o seu passeio com guia turístico aqui e ficar totalmente livre de preocupações.

Através da nossa indicação, você já garante o transporte completo e o guia turístico, mas precisa pagar a parte o almoço e a entrada da Fazenda Água Fria, que fica em uma propriedade particular.

Por fim, para consultar os valores atuais e fazer a sua reserva, basta acessar aqui!

 

Quais são os principais atrativos das Cavernas Aroe Jari?

As Cavernas Aroe Jari são uma atração e tanto por si só, mas claro que o centro-oeste do Brasil ainda nos surpreende com formações rochosas intrigantes e curiosas que fazem da Chapada dos Guimarães um dos destinos mais lindos do país.

Sendo assim, por aqui, vamos apresentar as maravilhas do complexo natural de Cavernas Aroe Jari, nome indígena que significa “Morada das Almas”. Essas atrações, você não pode deixar de conhecer durante a sua viagem, confira!  

 

1. Ponte de Pedra

A Ponte de Pedra, nos ajuda a chegar as Cavernas Aroe Jari, mas vale super a pena fazer uma pausa para admirar a paisagem para fazer algumas fotos.

ponte de pedras chapada dos guimaraes

Isso porque, de cima dela, podemos avistar tudo ao redor com destaque para a trilha com vegetação típica do cerrado, a mata-galeira que está protegida das queimadas por beirar os córregos e leito de rios.

E, seguindo uns minutinhos a mais com a caminhada, chegamos as Cavernas Aroe Jari.

 

2. Pedra do equilíbrio

Ainda no Circuito das Cavernas Aroe Jari encontramos a Pedra do Equilíbrio que são formações rochosas peculiares, onde os visitantes aproveitam para tirar ótimas fotos.

pedra do equilibrio cavernas aroe jari chapada dos guimaraes

Além disso, a energia como um todo das pedras da Chapada dos Guimarães são especiais, já que estão na região a milhares de anos.

 

3. Caverna Aroe Jari

As Cavernas Aroe Jari não são o foco do nosso post à toa, esta simplesmente representa a maior caverna de arenito do Brasil, com mais de 1.500 metros de extensão.

cavernas aroe jari chapada dos guimaraes

Seu nome significa “Morada das Almas” e foi dada por índios Bororos que viviam no local.

Saiba que não é permitido atravessar a caverna sozinho, já que grande parte dela é inundada. Os turistas podem apenas caminhar até o primeiro salão, onde corre um pequeno riacho.

 

4. Gruta da Lagoa Azul

A Gruta da Lagoa Azul complementa as Cavernas Aroe Jari, já que forma uma de suas entradas.

A grande atração por aqui é a contemplação do lago natural, lembrando que não é permitido dar um mergulho.

gruta lagoa azul cavernas aroe jari  chapada dos guimaraes

Pois, os únicos que podem se banhar cm essas águas mágicas são os animais que habitam a região.

Por fim, o melhor horário de contemplação é às 11h, já que, a posição do sol é perfeita para ver as águas bem azuis.

Com certeza, vale super a pena contemplar essa formação natural!

 

5. Caverna Kiogo Brado

Localizada a poucos metros da Gruta da Lagoa Azul, temos a Caverna Kiogo Brado, que o nome significa “ninho das aves”.

Caverna Kiogo Brado cavernas aroe jari

Esta, é uma das mais recentes atrações, aberta em abril de 2013 para visitações. Seu visual é algo realmente impressionante, já que, encontra-se em constante transformação e movimento, o que é fácil de explicar pelas pedras que se soltam do teto e do chão que parece se abrir.

Caverna Kiogo Brado

Por conta disso, siga as orientações do seu guia turístico. Além disso, a Caverna possui 30 metros de altura e sua faixada lembra bastante uma catedral, com uma aparência belíssima logo de cara.

Por fim, saiba que para atravessar a caverna, é necessário percorrer 270 metros de caminhada com pouca luz, o que torna tudo ainda mais especial.

 

6. Caverna Pobe Jari

Apesar de as Cavervas Aroe Jari serem as maiores do Brasil, os olhos dos turistas, estão voltados para a Caverna Pobe Jari, que é uma das mais bonitas, com formação rochosa única.

Caverna Pobe Jari

Traduzindo o seu nome indígena, significa, “Caverna de Duas Bocas” e essa é a última caverna do nosso complexo, na qual possui 500 metros de extensão e 3 de altura.

Então, ficou curioso para conhecer mais desse paraíso? Sendo assim, não deixe de contratar seu passeio aqui!

 

7. Cachoeira do Relógio

A Cachoeira do Relógio possui 5 metros de altura e este é o ponto perfeito para tomar aquele banho relaxante de água gelada depois de tanta caminhada.

cachoeira do relogio chapada dos guimaraes

O nome Cachoeira do Relógio se dá pelo motivo de a mesma só ser iluminada pela luz do sol depois do meio-dia, o que também torna desta, uma atração perfeita para se conhecer depois do almoço.

cavernas chapada dos guimaraes

Então sim, saiba que vale muito a pena incluir a Cachoeira do Relógio em seu roteiro tanto pelo banho, quanto pela experiência natural.

Inclusive, algumas agencias não incluem esse ponto turístico do complexo, por conta disso, indicamos que faça sua reserva aqui e não perca nenhuma atração da Chapada dos Guimarães.

 

Como se preparar para conhecer as Cavernas Aroe Jari?

Para que você se prepare devidamente para conhece o Circuito das Cavernas Aroe Jari, que tal algumas dicas?

Afinal de contas, temos algumas recomendações para fazer que adoraríamos receber antes de fazer o tour. Então, vamos lá:

1º: O Circuito das cavernas é acessado por trilhas a céu aberto, sem sombras, portanto, é útil usar protetor solar, meias de cano longo e calçados adequados para caminhadas.

Além disso, durante as caminhadas o uso de perneias é obrigatório para evitar picada de cobras e insetos e elas são oferecidas pelo receptivo. Por isso, é importante utilizar meias de cano longo.

2°: Um boné, chapéu e óculos de sol são muito bem-vindos.

3°: Também aconselhamos que você leve os seguintes itens em uma mochila para estar preparado para todas as situações:

  • Água e lanches leves (esse últimos, indicamos apenas se você pretende não fazer a parada para o almoço no restaurante);
  • Repelente,
  • Sacolinha para carregar seu lixo, afinal, você não pretende jogar nada pela trilha, não é mesmo?
  • Roupa de banho;
  • Capa de chuva (principalmente de outubro a março);
  • Binóculos;
  • Máquina fotográfica para registrar a paisagem e os melhores momentos.

4º: Por fim, saiba que com relação aos pagamentos do almoço (caso seja contratado), eles aceitam débito e crédito no local.

No entanto, por ser na fazenda e zona rural, pode ficar sem sinal devido à rede que é via satélite, então recomendamos levar dinheiro vivo.

Confira também: O que fazer no Mato Grosso? – 6 Passeios imperdíveis

 

Onde se hospedar na Chapada dos Guimarães?

E para que sua experiência pelo cerrado brasileiro seja ainda melhor, que tal saber onde se hospedar na Chapada dos Guimarães? Pois bem, como as melhores pousadas, recomendamos as seguintes opções:

 

Outros posts sobre a Chapada dos Guimarães?

 

Vale a pena conhecer as Cavernas Aroe Jari?

Mas, é claro que sim! E falamos isso, pois é a verdade 😉

Afinal de contas, o Circuito de Cavernas Aroe Jari é um passeio super exótico no Mato Grosso que proporcionam aventura para toda a família.

Além disso, se você gosta de atrações naturais, paisagens lindíssimas e boas caminhadas, esse é o destino perfeito para você!

Por falar nisso, não deixe de acompanhar as próximas atualizações do Blog Mundo Viajante, que além das Cavernas Aroe Jari, ainda tem muita coisa boa para contar do Centro-Oeste do Brasil.

Então, está ansioso para sua viagem ao Mato Grosso? Quais detalhes sobre as Cavernas Aroe Jari você mais gostou de conhecer por aqui? Deixe nos comentários, vamos adorar saber! E já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram!

9 respostas

    1. Com certeza, inclusive digo que as Cavernas Aroe Jari são para Chapada, como Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro 🙂 Passeios imperdíveis!

    1. Oi Edu, tudo bem? O próprio passeio que indicamos no post fornece as perneiras, ou seja, já está incluso no passeio e vc não precisa pagar nada a parte 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.