13 Principais pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro

pontos turísticos gratuitos no rio de janeiro

Sumário

Se você deseja conhecer a cidade maravilhosa e está com o orçamento limitado, a solução pode ser passear pelos pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro.

Considerado como um dos principais pontos turísticos do Brasil, a cidade carioca faz jus a sua fama internacional e sempre surpreende os turistas com incríveis atrações.

Sendo assim, se você pensa em conhecer os principais pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro, está no post certo! Vem comigo conferir todos os detalhes!

 

13 Principais pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro

Já imaginou poder curtir o Rio de Janeiro, sem se preocupar com o quanto vai gastar?

Sim! Aqui, você pode aproveitar ótimos pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro e ter experiências ainda melhores pela capital carioca.

Então, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer:

 

1. Free Walking Tour Rio de Janeiro

Claro que não podíamos falar de passeios gratuitos sem mencionar o free walking tour Rio de Janeiro que é o principal deles, não é mesmo?

Pois bem, essa é a opção ideal para quem deseja curtir a cidade maravilhosa e não gastar nada com isso!

O free tour é um tipo de passeio guiado e gratuito que acontece pela cidade, essa é uma boa opção também para quem tem pouco tempo de viagem.

Por fim, saiba que as regiões em que é possível de conhecer pelo free tour, são: cento-histórico; Santa Teresa; Copacabana; Ipanema e Lapa. Então, se você deseja conhece esses lugares, não deixe a oportunidade passar!

 

2. Pequena África

Outro passeio gratuito incrível no Rio de Janeiro é a Pequena África.

A Pequena África se refere ao Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, que inclui o porto e mais alguns bairros como Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

Esse tour, nos ajuda a entender sobre a história da escravidão no Brasil e por isso, você não pode perder!

Além disso, saiba que você pode fazer o passeio tanto por conta própria como acompanhada com guias.

 

3. Largo do Boticário

Se você gosta de conhecer atrações históricas, saiba que o Largo do Boticário é uma excelente opção, já que, é uma atração ainda pouco conhecida pelos turistas.

Com localização excelente, o recanto bucólico surpreende com boas histórias e valor arquitetônico e, portanto, você não pode deixar de conhecer!

Afinal de contas, sua origem deve-se a boticas “farmácias” que vendiam medicamentos a nobreza e ao povo e mantiveram suas características originais, bem como o nome, desde o século 19.

 

4. Mirante Dona Marta

O Mirante Dona Marta proporciona uma vista incrível da cidade, o que faz jus o título de pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro mais visitados.

Além disso, a atração pode ser facilmente acessada de carro a partir do bairro Cosme Velho e depois, por uma trilha de 30 a 50 minutos de caminhada, que leva até o alto do Mirante.

O funcionamento da atração é 24 horas, mas recomendamos que faça sua visita durante o dia e logo pela manhã, onde o visual é mais nítido e bonito.

 

5. Mirante do Pasmado

Localizado em Botafogo, o Mirante do Pasmado também é um dos principais pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer!

A atração encontra-se dentro do Parque Yitzhak Rabin, onde também fica o museu do holocausto – outra dica para você conhecer!

No topo da colina, você encontra uma vista deslumbrante do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e da Baía de Guanabara.

Por fim, o local possui banquinhos para sentar e uma vegetação densa e você pode visitar essa atração em qualquer período do dia – inclusive a noite –.

 

6. Forte do Leme

Também conhecido como Forte Duque de Caxias, o Forte do Leme refere-se a uma fortaleza militar localizada em cima da Pedra do Leme, que proporciona visitas com vistas panorâmicas incríveis.

E, para chegar lá em cima, é necessário seguir por uma estrada de paralelepípedo pela mata, chamada de trilha do Forte do Leme.

Por estar dentro de uma área de preservação ambiental, encontramos alguns animais pelo caminho, como pássaros e micos e não é permitido alimentá-los.

Aproveite para levar as crianças e divirta-se muito, sem gastar nada!

 

7. Pista Cláudio Coutinho e Morro da Urca

A Pista Cláudio Coutinho é excelente para fazer um cooper que adivinhe só? Também oferece uma vista maravilhosa da orla e do Morro da Urca.

Por falar nisso, o acesso a pista se dá pela Praia Vermelha, de onde também saem os bondinhos para o Morro da Urca – o que é outra opção excelente para incluir ao seu roteiro.

Entretanto, é numa das pontas da pista, que temos a subida para Morro da Urca, o que é uma opção excelente para quem quer apreciar o visual lá de cima sem precisar pagar pelo transporte de bondinho.

A trilha de acesso é leve e pode ser concluída em até 30 minutos.

 

8. Parque Penhasco Dois Irmãos

Localizado na região do Leblon, o Parque Penhasco Dois Irmãos é um excelente ponto turístico gratuito para se conhecer no Rio de Janeiro com a família.

Afinal de contas, de lá temos vistas surpreendentes das praias do Leblon e de Ipanema, da Lagoa Rodrigo de Freitas e de outros pontos importantes da cidade.

E com uma caminhada de uns 20 minutos, logo você chega ao primeiro mirante que em modéstia parte, é belíssimo!

 

9. Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles está localizado próximo a região da Gávea e é uma ótima dica de visitação para quem gosta de muita cultura.

Afinal de contas, a entrada é gratuita e por aqui, conhecemos uma pinacoteca, biblioteca, algumas exposições fotográficas e claro, alguns eventos que são promovidos ao longo do ano.

Por isso, vale ficar de olho na programação oficial do IMS, ok? 😉

Além disso, o IMS apresenta um estilo modernista com belos jardins, o que deixa as visitas ao local, bem mais interessantes.

 

10. Parque Lage

O Parque Lage também é um dos pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro que você vai curtir muito conhecer!

Afinal de contas, no espaço encontramos um casarão original dos anos 1920, onde atualmente funciona como uma Escola de Artes Visuais.

Além disso, na região do Parque ainda encontramos agradáveis trilhas, alguns laguinhos, ruínas e até uma gruta com estalactites. O que torna deste, o ambiente perfeito para você conhecer com a família.

 

11. Rodas de choro e samba

O que seria do Rio de Janeiro sem suas atrações de samba, não é mesmo?

Pois bem, outra dica de pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro seriam as Rodas de Choro e Samba que representam muito bem a cultura local.

E, você pode encontrar boas opções pelos lados da Praça General Glicério, pela Rua do Ouvidor e alguns bem populares e tradicionais na região de Copacabana.

Além disso, se serve como dica, esse é o tipo de atração que merece estar num top 5 de melhores opções de passeios pela cidade maravilhosa, você com certeza vai se surpreender!

 

12. Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é um ponto turístico gratuito digno de boas fotografias.

Afinal de contas, a atração é uma das mais famosas e visitadas do Rio e os azulejos coloridos são obra do artista chileno Jorge Selarón.

Ao todo, são 215 degraus feitos com mais de 2.000 peças vindas de 60 países diferentes. A escadaria é um local rico em arte urbana, único e colorido e por isso, você não pode deixar de visitar!

 

13. Aterro do Flamengo

Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o Aterro do Flamengo que também está entre os principais pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro e encera as dicas do nosso post com chave de ouro.

Isso porque, este é um excelente ponto para turistas que gostam de calmaria e contemplação do mar, do Aeroporto Santos Drummond e do Corcovado.

Além disso, para quem gosta de pratica atividades, saiba que é possível aproveitar para correr, andar de bicicleta, futevôlei, tênis ou futebol e muito mais!

 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Para finalizar, que tal algumas dicas de hospedagens próximas aos pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro?

Pois bem, nisso o nosso parceiro Booking é o melhor e como hospedagens recomendadas, temos o Selina Hostel Lapa que possui cozinha compartilhada, excelente localização, preços baixos e café da manhã incluso!

Outras opções dignas para você conhecer são o Hotel Vermont Ipanema que também é superconfortável e o Laghetto Stilo Barra, uma opção mais sofisticada.

Na hospedagem de Ipanema, você garante fácil acesso à praia, café da manhã incluso e excelentes comodidades

Dentre elas, podemos destacar os quartos confortáveis e uma incrível vista para o Cisto Redentor.

Já o hotel na Barra da Tijuca, você garante muito luxo com uma localização a beira mar, piscina ao ar livre, business center, bar e quartos bem modernos.

 

Vale a pena conhecer os pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, os pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro proporcionam as melhores experiências culturais aos turistas.

Por isso, se você gosta desse tipo de tour, saiba que conhecer os pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro são as melhores opções para você!

Além disso, confira também nossas outras dicas sobre a cidade maravilhosa:

 

Por fim, não deixe de seguir  @blogmundoviajante no Instagram para dicas complementares e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.