Se você é um viajante frequente com certeza já usou o site da Booking para reservar hospedagem pelo menos uma vez.
Mas, se você está começando a viajar agora e quer saber mais sobre o site, esse post vai te ajudar a entender como o Booking funciona e se ele é ou não confiável.
Antes de mais nada, vale esclarecer que as informações deste post não são só para quem nunca utilizou o Booking, ok?
Já que são também para os viajantes que desejam saber mais sobre a plataforma e aproveitar todas as vantagens que o site oferece!
O que é o Booking?
O Booking é uma empresa holandesa que está no mercado de Turismo desde 1996, quando começou como um simples buscador de acomodações.
Hoje o Booking é um site/buscador onde você vai encontrar os mais diversos tipos de hospedagem ao redor do mundo, mas também é possível buscar por voos, aluguel de carro, passeios e transfer.
O site é mais conhecido e utilizado para reservar hospedagem, sendo que seleciona hotéis, hostels, pousadas, apartamentos/casas, resorts, ou seja, opções para todo tipo de gosto e bolso!
E na minha opinião, atualmente é a melhor opção que temos para comparar opções de hospedagem e reservar acomodações nacionais ou internacionais com total segurança.
Confira também: Como comprar passagens aéreas baratas usando o Skyscanner?
E como funciona o Booking?
O Booking funciona como um intermediário entre as hospedagens e os viajantes. O dono do hotel cadastra seu estabelecimento no site e você pesquisa por acomodações no destino da viagem, aí você encontrará ele e outras inúmeras opções.
Imagina que você vai viajar para o Rio de Janeiro e quer achar um hotel com bom custo x benefício em Copacabana. Você tem ideia da quantidade de opções que tem por lá? São muitas!
Ao usar o Booking você vai conseguir, por exemplo, filtrar de acordo com o preço máximo e mínimo e vários outros critérios que vão otimizar sua busca e facilitar sua vida.
É confiável reservar hospedagens pelo Booking?
Sim, reservar hospedagens pelo Booking é confiável e eu faço quase todas as minhas reservas por lá!
Por ser uma empresa grande, conhecida internacionalmente, ela tem interesse em te auxiliar com todo tipo de dúvida e problema.
Além disso, o site é super fácil de navegar e todo o procedimento de busca e reservas é bastante tranquilo. Ali embaixo vou te mostrar um passo a passo!
Confira também: Como comprar passagens de ônibus pelo melhor preço?
Quais são as vantagens do Booking?
Reservar sua hospedagem pelo Booking tem várias vantagens, mas a que eu acho mais interessante, principalmente em tempos incertos de pós-pandemia, é a possibilidade de cancelar a reserva gratuitamente. Ou seja, se os seus planos de viagem mudarem você poderá cancelar sua reserva sem pagar nada.
Outra vantagem do site é poder ler as avaliações de outros viajantes, acho isso muito importante inclusive! Não veja só fotos e preços, veja a opinião das outras pessoas que já se hospedaram na acomodação!
Ah, o Programa Genius também é uma outra vantagem do Booking, tendo vista que através dele você poderá ganhar desconto em diárias (nível 1 ganha 10%, nível 2 ganha 15% e nível 3 ganha 20%) ou algum outro tipo de benefício (como upgrade de quarto ou café da manhã grátis).
Sendo assim, quanto mais reservas você faz pela plataforma, mais descontos você terá na próxima estadia.
Isso inclusive é um ótimo gancho para comentar que quando um hotel ou pousada te pede para cancelar pelo Booking e fazer a reserva diretamente com eles, você simplesmente está perdendo a sua segurança.
Já que se algo der errado, você não terá um intermediário para resolver os seus problemas!
Passo a passo para reservar sua hospedagem pelo Booking?
Reservar sua acomodação, passeios, aluguel de carro e voos pelo Booking é super fácil. Mas, hoje vamos focar no passo a passo na hora da reserva a sua hospedagem!
1º Passo: Acessar o site oficial do Booking
O primeiro passo é entrar no site oficial do Booking!
2º Passo: Preencher os campos obrigatórios
Na tela inicial basta colocar o nome do destino (para ver várias sugestões) ou o nome da acomodação (caso já saiba onde quer se hospedar), as datas de check-in e check-out e o número de viajantes (se tiver menor de idade, será preciso colocar a idade também, pois dependendo pagarão valor menor do que a tarifa do adulto).
3º Passo: Filtrar as melhores opções
A próxima tela que vai abrir será com as opções de hospedagem. Dependendo do destino vai aparecer MUITAS opções, por isso minha dica é usar os filtros, ok? O site tem muitos filtros e pra te ajudar vou te contar os que eu acho mais importantes!
- “Avaliação dos hóspedes” – cada hospedagem recebe dos viajantes que já se hospedaram lá notas de 1 a 10. Esse filtro permite que você selecione que só quer ver hospedagens com notas acima de 7 ou 8, por exemplo. Eu, particularmente, acho que abaixo de 7 é arriscado…
- “Orçamento por diária” – é possível colocar o valor máximo que você deseja pagar e isso evitará que você veja opções que não cabem no seu orçamento.
- “Comodidades do quarto” – nessa parte você vai poder escolher se prefere ver apenas acomodações com banheiro privativo ou cozinha ou ar condicionado e por aí vai! Se você não quiser dividir banheiro, por exemplo, já seleciona “banheiro privativo”.
- “Café da manhã” – se fizer questão de que a hospedagem ofereça café da manhã, já seleciona essa opção. No Brasil é comum a maioria das hospedagens servirem, porém no exterior não é, por isso é interessante ficar atento.
- “Política de cancelamento” – se você não tem certeza das suas datas ou mesmo tendo certeza prefere uma acomodação que ofereça a comodidade do cancelamento gratuito, pode selecionar o filtro “cancelamento grátis”. Ou, se deseja pagar na acomodação, selecione “sem pré-pagamento”.
Ah, outra facilidade que o site do Booking oferece é você ordenar o resultado da busca de acordo com:
- Preço – do menor para o maior – assim, se você estiver com o orçamento mais apertado, pode utilizá-lo para ver as opções em conta primeiro.
- Melhor avaliação e menor preço.
- Classificação da acomodação (mais baixa para mais alta ou vice versa).
4º Passo: Analisar as suas opções favoritas
Depois que você achar a hospedagem que mais te agradou você pode clicar em cima do nome dela para ver mais fotos e outros detalhes.
Aí, outra aba será aberta no seu navegador. Você pode fazer isso com várias opções, eu faço com no mínimo umas 4…
Nessa etapa é interessante ver todas as fotos, ler algumas avaliações de outros viajantes, ver se a hospedagem tem boa localização (o site mostra a distância entre pontos turísticos e estações de metrô/ônibus/aeroporto).
Além disso, ver o que está incluso na opção de quarto que você está pretendendo selecionar (se tem café da manhã incluso, se oferece cancelamento gratuito etc).
5º Passo: Reservar a sua hospedagem
Gostou de alguma opção? Então, é só selecioná-la e clicar em “reservar agora”.
O Booking vai te pedir alguns dados como nome, sobrenome, e-mail, hora de chegada (tudo bem se não souber), se tem algum pedido especial (por exemplo, check-in mais cedo ou quarto mais silencioso).
6º Passo: Incluir dados de pagamento e confirmar a reserva
Depois disso, vem a página de pagamento. Pode ser que o site peça dados do cartão de crédito e já faça alguma cobrança ou pode ser que não faça cobrança nenhuma.
Tudo vai depender da política da hospedagem que você escolheu. Neste momento aconselho usar um cartão virtual.
Após essa etapa você vai ver a confirmação da sua reserva e vai receber um e-mail com todos os detalhes, por isso preencha corretamente o endereço de e-mail.
Se for uma viagem internacional, é interessante ter todas essas confirmações impressas ou baixadas no seu celular, para mostrar na imigração, caso seja requisitado.
Caso você queira reservas os passeios no Booking, basta voltar para a página inicial e selecionar a aba “atrações”.
Aí você coloca a cidade para onde vai viajar e as datas que estará lá, assim o site vai filtrar as melhores opções de passeios para aquela época do ano.
Viu como é fácil fazer as pesquisas e reservas usando o Booking, né?
Confira também: O que é a RentCars? Como funciona? É confiável?
Como funciona o cancelamento grátis do Booking?
O cancelamento grátis do Booking é uma maneira prática e rápida de cancelar sua reserva caso você mude seus planos.
Para isso você não vai precisar entrar em contato com a acomodação. Basta acessar sua área do Booking e pedir o cancelamento gratuito.
Atente-se ao fato de que não são todas as reservas que possuem cancelamento gratuito, ok? Antes de concluir sua reserva leia a política de cancelamento para ter certeza qual forma de cancelamento ela oferece.
No caso dos passeios, em apenas dois cliques você poderá cancelar a atividade, por exemplo. Sendo que é possível fazer isso com até 24 horas de antecedência do início da atividade. Ou seja, se algum imprevisto de última hora acontecer você poderá cancelar a reserva.
Confira também: O que é a Civitatis? Como funciona? É confiável?
Como entrar em contato com o Booking?
Como eu já falei aqui, o site do Booking é muito fácil de navegar, seja no momento de pesquisar acomodações ou para alterar alguma reserva.
Na área do cliente você poderá administrar sua reserva, entrar em contato com a acomodação, ter acesso a confirmação da reserva e todos os detalhes referentes a ela.
Agora você já sabe que o Booking é um site confiável e que vale a pena fazer a reserva da sua hospedagem usando a plataforma! E qualquer dúvida, me chama lá no Instagram @blogmundoviajante! Até mais!