15 Principais Museus no Rio De Janeiro

museus no rio de janeiro

Sumário

Conhecer os principais museus no Rio de Janeiro é uma forma leve de conhecer mais da cultura, costumes e artes locais.

Afinal de contas, eles são a representação mais próxima do que um dia foi muita luta e esforço de conquistas de espaços.

Por isso, quando estiver viajando para o estado, saiba que, essas atrações são paradas obrigatórias para ir com a família.

Então, se você deseja conhecer mais dos 15 principais museus no Rio de Janeiro, vem comigo que te conto tudinho!

 

Quais são os principais museus no Rio de Janeiro?

Então, vocês estão preparados para explorar a riqueza cultural do Rio de Janeiro?

Pois bem, a melhor forma de fazer isso é visitar os principais museus no Rio de Janeiro, que tem muito a oferecer aos viajantes.

Sendo assim, como ótimas dicas ara você incluir ao seu roteiro, recomendo:

 

1. Museu Imperial

Se você tem interesse em conhecer mais da época do Brasil Império, saiba que o Museu Imperial é uma boa escolha para começar o tour pelos principais museus no Rio de Janeiro.

Isso porque, como o próprio nome sugere, o estabelecimento concentra a maior coleção de peças do período imperial do país, onde é possível encontrar objetos e documentos originais muito bem preservados.

Dentre os itens disponíveis, conhecemos mais de 300.000 artigos da Coroa portuguesa utilizados durante o governo de Dom Pedro II.

Além disso, o museu funciona na antiga casa de verão do imperador em Petrópolis, o que é uma premissa e tanto para você também conhecer a cidade, não é mesmo? Aproveite!!

  • Localização: Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis.
  • Horário de Funcionamento: De quarta a sábado das 10h às 17h.

 

2. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã também está na lista de principais museus no Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer!

Afinal de contas, a atração possui foco em artes e ciências e dentro do seu escopo, encontramos mostras super exclusivas que alertam os visitantes sobre os perigos das mudanças climáticas, degradação ambiental e o colapso social.

A entrada é paga por pessoa e há a opção de escolher meia entrada.

  • Localização: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: de terça a domingo e feriados das 10h às 18h, com entrada permitida apenas até às 17h.

 

3. Museu de Arte do Rio

Localizado bem ao centro da capital carioca, pertinho do Porto Maravilha, temos o Museu de Arte do Rio que também vai te surpreender!

Com foco em artes e culturas, o museu possui ao todo, oito salas de exposições artísticas rotativas, divididas em dois prédios.

Além disso, o lugar ainda é composto por uma praça e uma passarela em forma de onda que faz referência a região dos Portos e deixa o passeio mais interessante e encantador.

  • Localização: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: De quarta a sábado das 12h às 18h.

 

4. Museu Histórico Nacional

Para quem está atrás de informações históricas e registros oficiais do país, saiba que o Museu Histórico Nacional é um lugar excelente para se visitar no Rio de Janeiro.

com mais de 258.000 peças, incluindo livros, objetos e documentos, você certamente vai encontrar tudo o que precisa por aqui!

Além disso, o museu está instalado num dos conjuntos arquitetônicos mais significativos do Rio de Janeiro e você ainda pode aproveitar as tantas exposições disponíveis, biblioteca e claro, galerias.

  • Localização: Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: De terça a sábado das 10h às 17h30.

 

5. Casa França-Brasil

A Casa França-Brasil está entre as construções mais antigas do Rio de Janeiro, erguida no ano de 1819 com o objetivo de sediar a primeira Praça do Comércio da cidade.

Anos mais tarde, o estabelecimento passou a funcionar como alfândega e se manteve assim por muito tempo, o que o fez merecer um espaço na lista de principais museus do Rio de Janeiro.

Fazendo a perfeita fusão entre cultura e arte contemporânea, por aqui você encontra boas exposições artísticas e salas de leitura e consultas.

No entanto, a entrada é gratuita para todos os públicos e você com certeza vai adorar fazer uma visita!

  • Localização: R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: De terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h.

 

6. Museu memorial dos Pretos Novos

Próximo a Praça Mauá temos também o Museu Memorial dos Pretos Novos que é um espaço completamente dedicado a história dos negros escravizados e às barbáries sofridas por eles durante a história do Brasil.

Com diversas mostras, exposições permanentes, cursos e palestras que narram e mapeiam a brutalidade colonial, os viajantes certamente vão se surpreender com um ponto de vista mais real da história brasileira.

Compareça e se surpreenda!

  • Localização: R. Pedro Ernesto, 32-34 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350, Brasil.
  • Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 10h às 16h. E de aos sábados das 10h às 13h.

 

7. Palácio do Catete: Museu da República

Dentre os principais museus no Rio de Janeiro não podemos deixar de mencionar o Palácio do Catete que apresentam peças que contam a história da República no Brasil.

Em seu acervo completinho, encontramos objetos, documentos, fotos, móveis e obras de arte dos mais variados tipos, expostas em diferentes salas.

Todas as 9.400 peças disponíveis são originais no século XVIII e permanecem bem conservadas até os dias de hoje.

Além disso, aproveite para conhecer o Jardim Histórico e claro, visitar outras atrações nas proximidades.

  • Localização: R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 10h às 16h.

 

8. Museu do Índio

Imagine conhecer diferentes tradições indígenas em um só lugar? No Museu do Índio é possível e depois de uma visita exclusiva, temos coisa boa para contar!

Também considerado como um dos principais museus no Rio de Janeiro, o Museu do Índio é um lugar incrível para fazer um tour e compreender a importância da cultura indígena para o Brasil.

Além disso, as 18.000 peças disponíveis como: registros textuais do século XIX, fotos, filmes e vídeos, que contam a história de centenas de grupos indígenas brasileiros e você com certeza vai apreciar muito!

  • Localização: Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: Temporariamente fechado.

 

9. Museu Aeroespacial

Mas é claro que a história da aeronáutica brasileira pode te surpreender!!

Afinal de contas, o Museu Aeroespacial conta com modelos antigos de aeronaves em exposição, armas, motores e objetos exclusivos da história que você só vai conhecer se fizer uma visita.

Além disso, este, é um dos mais importantes museus da aviação do Brasil, que foi criado para preservar a memória da Aeronáutica nacional, a partir de uma coleção histórica de documentos.

Claro que o destaque das exposições vai para a réplica do 14 Bis de Santos Dummont que parece muito com o original e você não pode deixar de conhecer!

  • Localização: Av. Marechal Fontenele, 2000 – Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: Fechado temporariamente.

 

10. Museu de Arte Moderna

Ainda falando dos principais museus no Rio de Janeiro, que tal conhecer o Museu de Arte Moderna que é o lugar perfeito para receber turistas?

Isso porque, aqui, você encontra as principais coleções de arte moderna da América Latina – ao todo são 15.000 obras – e de quebra, encontra um ambiente super agradável para lazer aos finais de semana.

Além das exposições de arte, o espaço conta com uma cinemateca na qual apresenta o maior arquivo de documentação cinematográfica do país. Por isso, vale super a pena conferir!

  • Localização: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: Fechado temporariamente.

 

11. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Considerado como um dos cartões postais da cidade de Niterói, por seu formato de “disco voador”, o museu é um dos mais requisitados da região.

Isso porque, o espaço conta com o segundo maior acervo de arte contemporânea do Brasil, por isso, saiba que os amantes de arte estão no lugar certo!

Mas é claro que, que o Museu de Arte Contemporânea de Niterói ganhou destaque por sua arquitetura arredondada, tornando-se símbolo da cidade e claro, proporcionando vistas incríveis dos arredores.

Então, não deixe de conhecer assim que tiver a oportunidade, ok?

  • Localização: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h.

 

12. Museu Nacional de Belas Artes

Se você gosta de artes plásticas, saiba que o Museu Nacional de Belas Artes é o destino perfeito para você!

Afinal de contas, ele está entre os principais museus no Rio de Janeiro e seu acervo é bem completinho, com uma coleção incrível de arte brasileira do século XIX que incluem pinturas, gravuras, esculturas, livros. Abriga também réplicas de obras greco-romanas.

Com funcionamento de terça a domingo e entradas cobradas por pessoa, essa é uma boa dica para incluir em seu roteiro de viagens!

  • Localização: Av. Rio Branco, 199 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-008, Brasil.
  • Horário de Funcionamento: Fechado temporariamente.

 

13. Instituto Moreira Salles

Localizado no bairro da Gávea, o Instituto Moreira Salles (IMS) foi uma das casas de Walther Moreira Salles, um advogado brasileiro que teve importante atuação como embaixador do Brasil em Washington e como Ministro da Fazenda.

Atualmente, o espaço funciona como centro cultural com algumas boas palestras, arquitetura modernista e que ainda, apresenta um riquíssimo acervo fotográfico.

Entretanto, a visitação é grátis e você precisa agendar seu horário diretamente no site!

  • Localização: R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-040, Brasil.
  • Horário de Funcionamento: Fechado temporariamente.

 

14. Centro Cultural Correios

Inaugurado em 1993, o Centro Cultural Correios é um espaço cultural que recebe peças de teatro, mostras de cinema, concertos, exposições e outras formas de representação artística que você não pode deixar de conhecer!

Porém, antes disso, o edifício foi utilizado pelos Correios por cerca de 50 anos e atualmente, abriga o famoso Rio 92, um encontro mundial promovido pela ONU para discutir o meio ambiente.

Visite e surpreenda-se!

  • Localização: R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060, Brasil.
  • Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 12h as 19h.

 

15. Fábrica da Bhering

Por fim, mas não menos importante, recomendamos uma visita a Fábrica da Bhering, que encerra nosso post de principais museus no Rio de Janeiro.

Responsável pela fabricação de chocolates e balas durante anos e, atualmente, o espaço com diferentes lojinhas, brechós, livrarias, restaurantes e cafés e é um espaço ideal para ir visitar com a família.

Além disso, na fábrica também acontecem grandes eventos artísticos aos primeiros sábados de cada mês.

E, a visitação aos ateliês, deve ser agendada durante o horário comercial e é gratuita para todos os públicos. Aproveite!!

  • Localização: R. Orestes, 28 – Santo Cristo, Rio de Janeiro.
  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta das 10h às 18h. E aos sábados das 13h às 20h.

 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Para que suas experiências pelos principais museus no Rio de Janeiro sejam as melhores, que tal conhecer algumas das hospedagens muito bem avaliadas no Booking?

Sendo assim, como as melhores dicas para considerar em seu roteiro, recomendamos: o Hostel Selina Lapa que é a opção mais econômica da nossa lista!

Com café da manhã incluso, você ainda pode aproveitar a excelente acessibilidade e claro, o restaurante, uma cafeteria, bar, lounge compartilhado e quartos compartilhados.

O Bossa Nova Ipanema é uma opção mais sofisticada e fica bem pertinho da praia, apenas a 300 metros.

Com restaurante e centro de spa, essa hospedagem 4 estrelas pode se tornar a sua favorita! Os quartos são confortáveis, elegantes e modernos.

Por fim, mas não menos importante, temos o Lagune Barra Hotel, uma opção localizada na Barra da Tijuca.

Com café da manhã incluso, piscina, restaurante e academia, essa é uma ótima dica para quem curte estabelecimentos mais luxuosos e assim, deseja ter as melhores experiências na viagem!

Portanto, acesse o Booking para conhecer os melhores descontos e encontrar opções de hospedagens em todo Rio de Janeiro!

 

Vale a pena conhecer os principais museus no Rio de Janeiro?

Mas é claro que sim, principalmente se você gosta de conhecer sobre culturas e fatos históricos!

Então, escolha entre os principais museus no Rio de Janeiro para começar o tour e surpreenda-se com tantas informações valiosas! Eu garanto que você vai se surpreender!

Além disso, confira também nossas outras dicas sobre a cidade maravilhosa:

 

Por fim, aproveite para seguir o @blogmundoviajante no Instagram e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.