O que fazer no Rio de Janeiro: Roteiro de 3, 5, 7 e 10 dias

Sumário

Se você deseja saber o que fazer no Rio de Janeiro e assim, ter as melhores experiências durante a viagem, saiba que chegou ao post certo!

Isso porque, apresentamos um guia completo com as principais atrações da cidade; falaremos sobre as melhores formas de locomoção; dicas de hospedagem e muito mais.

Então, para saber o que fazer no Rio de Janeiro em 3, 5, 7 e 10 dias e ainda ter um roteiro completinho, vem comigo!

 

Como chegar no Rio de Janeiro?

A cidade do Rio de Janeiro é bem acessível, principalmente para quem tem os estados do sudeste como ponto de partida.

Sendo assim, para quem vem de São Paulo, por exemplo, pode chegar no Rio de carro próprio ou alugado – a RentCars atua em todo território nacional – pela BR-116, num trajeto que dura cerca de 5h30.

Mas, se você não quer se preocupar em dirigir, outras boas opções é ir de ônibus ou contratar um transfer com a Civitatis.

Além disso, para quem vem de outras regiões do Brasil, saiba que a melhor forma de se chegar no Rio de Janeiro é de avião e para isso, a Skyscanner oferece os melhores comparadores de preços em passagens, aproveite!

Confira também: Cidades turísticas do Rio de Janeiro

 

Quando ir? E quanto tempo ficar?

A cidade do Rio de Janeiro é um destino excelente para se conhecer em qualquer época do ano.

Porém, cabe lembrar que o verão, férias escolares e carnaval são os períodos de superlotação no Rio.

Por isso, para quem procura um equilíbrio entre o clima agradável e a menor concentração de turistas, os meses de março, abril, maio e de setembro a novembro são os mais indicados.

Afinal de contas, durante esses períodos, o Rio oferece um clima confortável para passeios ao ar livre, visitas a pontos turísticos e exploração das diversas trilhas naturais e está bem mais vazio.

Por falar nisso, para que você conheça só o básico das atrações, recomendamos no mínimo 3 dias de viagem.

Agora, se a sua ideia é explorar o estado e conhecer tudo o que tem direito, de 7 a 10 dias é o mais indicado. Programa-se!

Confira também: Comidas típicas do Rio de Janeiro

 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Se você pretende ter as melhores experiências na cidade maravilhosa, saiba que precisa conhecer onde ficar no Rio de Janeiro e claro que o Booking pode nos ajudar com isso!

Afinal de contas, o nosso parceiro seleciona as melhores hospedagens da cidade baseado na avaliação dos viajantes.

Sendo assim, você pode começar pelo Selina Lapa Hostel que é super econômico e encontra-se num dos bairros mais badalados da cidade: a Lapa.

E, para comodidade dos hóspedes, a propriedade oferece um restaurante, cafeteria, quartos com ar-condicionado, bar, lounge compartilhado e café da manhã incluso.

Para quem gosta de luxo, saiba que o Ipanema Inn Hotel é uma excelente dica de hospedagem, já que, se encontra a 130 metros da praia.

Além disso, o café da manhã está incluso na contratação e você com certeza vai se surpreender em questão de acessibilidade.

Por fim, conheça o Lagune Barra Hotel, na Barra da Tijuca que é simplesmente incrível!

Isso porque, aqui temos uma hospedagem 4 estrelas com bar, terraço ao ar livre, sauna, serviço de quarto e tudo o que os hóspedes mais precisam para ter uma viagem tranquila.

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais pontos turísticos

Mas é claro que a cidade maravilhosa sempre surpreende quando o assunto é opções de lazer pela capital e arredores, não é mesmo?

Pois bem, nós separamos uma lista sobre o que fazer no Rio de Janeiro, considerando seus principais pontos turísticos. Então, para saber como se divertir e o que visitar, confira!

 

1. Cristo Redentor | O que fazer no RJ

cristo redentor rio de janeiro
Fonte: Pixabay

Mas é óbvio que você não pode viajar para o Rio de Janeiro sem conhecer o Cristo Redentor, o cartão postal da cidade e também, uma das 7 maravilhas do mundo.

Localizada no topo do Morro do Corcovado, o monumento é parte de um santuário católico e abençoa milhares de turistas e cariocas todos os dias.

Apesar dos 220 degraus, acessar o Cristo Redentor é bem fácil, a partir de um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado.

Além disso, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes para facilitar ainda mais o acesso dos visitantes.

Sem dúvidas, o visual é impressionante, o que torna o programa imperdível para quem visita à cidade e procura pelas melhores dicas de o que fazer no Rio de Janeiro.

 

2. Pão de Açúcar | O que fazer no RJ

 

o que fazer no rj

O Bondinho do Pão de Açúcar é atualmente, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro e por isso, você não pode deixar de conhecer!

Inaugurado em 1912, a atração foi oficialmente o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo e faz a ligação entre o Morro da Urca com o Pão de Açúcar.

Ao chegar no topo, você pode se surpreender com uma vista deslumbrante da cidade, que inclui a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara.

Então, aproveite para fazer registros memoráveis em um dos principais cartões postais da cidade.

E, para fazer o tour de Bondinho, é necessário pagar ingresso por pessoa e os valores, você pode consultar neste link.

 

3. Escadaria Selarón | O que fazer no RJ

escadaria selaron

Se você ainda quer saber o que fazer no Rio de Janeiro, recomendo que visite a Escadaria Selarón que é uma homenagem ao povo brasileiro, feita pelo artista chileno Jorge Selarón.

A escadaria é toda feita de azuleijinhos coloridos e o acesso é gratuito, que merece atenção por ser uma atração belíssima.

Portanto, vale super a pena você incluir o destino em seus cenários para foto e eternizar as partes mais incríveis da cidade maravilhosa. Fica a dica! 😉

 

4. Parque Lage | O que fazer no RJ

o que fazer no rj
Fonte: Pixabay

Na base do Morro do Corcovado, temos o Parque Lage que é um dos principais destinos gratuitos do Rio de Janeiro.

Além de ser um excelente ambiente familiar, saiba que você pode aproveitar o ar puro com muito verde e os programas culturais e de arte para curtir muito uns dias tranquilos.

Por falar nisso, lembre-se de que este é um ambiente histórico relacionado aos engenhos de açúcar no período colonial.

Num geral, a estrutura é bem bonita e você vai se surpreender com tantas possibilidades, ainda mais se você planeja ouvir uma boa história durante a viagem!

 

5. Museu do Amanhã | O que fazer no RJ

passeio no museu do amanha no rio de janeiro

O Museu do Amanhã é outra dica interessante de o que fazer no Rio de Janeiro e você vai curtir muito essa belezinha.

Inaugurado em 2015, com o objetivo de resguardar artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

A entrada é paga por pessoa nas opções de ingresso inteiro ou meia entrada que podem ser adquiridas na bilheteria ou de forma online.

Além disso, para conhecer mais dessa atração, não deixe de ler nosso post exclusivo sobre o Museu do Amanhã que apresenta todos os detalhes!

 

6. Favelas | O que fazer no RJ

favelas do Rio de Janeiro
Fonte: Pixabay

Imagina só fazer um tour pelas favelas do Rio de Janeiro?

Sim, isso é possível e super seguro e apresentamos todos os detalhes em nosso post exclusivo!

Em resumo, nossos parceiros da Civitatis, guiam os turistas em um tour a pé pelos pontos principais das favelas mais famosas do Rio de Janeiro.

Indicado para todas as idades, essa é uma excelente forma de conhecer mais da cultura e dos costumas cariocas. Aproveite!!

 

7. Jardim Botânico | O que fazer no RJ

parques do rio de janeiro

Agora, se você procura por opções de o que fazer no Rio de Janeiro que apresentam ótimas experiências naturais, saiba que o Jardim Botânico é o melhor destino!

Afinal de contas, o lugar é aberto, possui muito verde e super recomendamos para quem gosta de respirar ar puro.

Com ingressos cobrados por pessoa, de acordo com a modalidade do passeio que deseja fazer: tour guiado a pé; visita premium e outras.

Clique aqui para ter acesso aos valores e assim, conhecer diferentes tipos de plantas e lugares belíssimos.

Além disso, saiba que existe um passeio – também oferecido pela Civitatis – que leva os turistas para conhecer a Floresta da Tijuca e o Jardim Botânico num único dia.

 

8. Forte de Copacabana | O que fazer no RJ

forte de copacabana

Localizado em um dos extremos da Praia de Copacabana, o Forte de Copacabana foi construído entre os anos de 1908 e 1914 com o objetivo de proteger a Baía de Guanabara.

Atualmente, o ponto turístico abriga o Museu do Exército com exposições voltadas a preservar a história e tradições do Exército Brasileiro.

Seu cervo possui mais de 15 mil peças, contando com itens que vão desde armamentos militares até uma mecha de cabelo de Napoleão Bonaparte.

A entrada é cobrada por pessoa, porém, as terças-feiras todos podem conhecer a atração gratuitamente.

 

9. Lagoa Rodrigo de Freitas | O que fazer no RJ

passeio de barco baia de guanabara

Localizada do sul do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas com certeza é um excelente destino para conhecer com a família.

Isso porque, a atração mais se parece com parque e proporciona momentos incríveis ao ar livre, como pedalar, fazer caminhada ou piquenique, deitar na grama, passear com o cachorro e claro, curtir muito o visual.

Com entrada gratuita, essa é uma dica excelente para quem busca por dicas excelentes de o que fazer no Rio de Janeiro. Aproveite!

Por fim, se você assim como nós quer algo ainda mais emocionante, indicamos o passeio de barco por Guanabara.

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais praias

Claro que se você ainda procura por incríveis dicas de o que fazer no Rio de Janeiro, não deixe de conhecer as principais praias da cidade maravilhosa.

Sendo assim, como as melhores que não podem faltar em seu roteiro, indicamos que conheça:

 

10.  Praia de Copacabana

Primeiro, não tem como ir ao Rio de Janeiro, sem passar pela Praia de Copacabana, uma das mais famosas do estado, não é mesmo?

Aqui, temos uma superlotação nos dias de sol, mas isso não significa que curtir a praia seja desagradável, muito pelo contrário.

Afinal de contas, aqui encontramos bons quiosques, restaurantes e bares próximos a orla que são muito frequentados em todos os momentos do dia.

 

11.  Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema também é uma parada obrigatória para quem procura ótimas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro.

Afinal de contas, esse é um ambiente familiar excelente para quem busca vistas charmosas e um pouco de descontração.

Aproveite esse momento para faze lindas fotos e conhecer um pouco mais de sua popularidade internacional.

 

12.  Praia Barra da Tijuca

Com o mar bem agitado e ventos fortes, a Praia Barra da Tijuca é excelente para turistas e amantes de outros esportes aquáticos.

Apesar disso, ela é um destino incrível para passar as tardes em família, com excelente estrutura de quiosques por toda sua extensão.

 

13.  Praia do Leblon

Por fim, indicamos a Praia do Leblon que entrega uma vista de tirar o fôlego e é supertranquila.

Mais um motivo para levar a família, não é mesmo?

A estrutura pela região também é excelente, o que contribui para que esta seja uma das melhores opções para incluir em seu roteiro.

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais museus

Além do Museu do Amanhã, existem outas atrações culturais que você não pode deixar de conhecer com visitar a cidade maravilhosa.

Dentre eles, temos:

 

14. Museu de Arte do Rio (MAR)

O Museu de Arte do Rio encontra-se bem na capital carioca e está focado em propagar as artes e cultuas do estado.

Com 8 salas de exposições rotativas disponíveis, aqui você encontra diferentes tipos de artes e cultura diferentes.

Acesse o site oficial e confira a programação completa!

 

15.  Museu do Catete

O Museu do Catete, também conhecido como Museu da República, possui um acervo completinho com peças que contam a história da República do Brasil.

Aqui, encontramos fotos, documentos, objetos, móveis e obras de arte expostas em diferentes salas.

A visitação é superinteressante e você tem mais informações no nosso post exclusivo sobre os principais museus do Rio de Janeiro.

 

16.  Aquário do Rio de Janeiro

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, também conhecido como AquaRio é um ponto de visitação privado, com foco em educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura.

Este é o maior Aquário Marinho da América do Sul, com mais de 10 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição.

Então, se você deseja fazer um passeio diferente e divertido com as crianças, considera esta como uma das melhores opções de o que fazer no Rio de Janeiro.

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Pontos turísticos gratuitos

Mas é claro que você ainda pode se surpreender com os melhores pontos turísticos gratuitos da cidade maravilhosa.

Aqui, as opções são excelentes para todos os gostos e idades e por isso, vale a pena conhecer com a família.

Sendo assim, eu indico as opções:

 

17.  Free Walking Tour Rio de Janeiro

O Free Walking Tour Rio de Janeiro é um dos principais passeios gratuitos quando o assunto é o que fazer no Rio de Janeiro.

Isso porque, o passeio é muito indicado para quem tem pouco tempo de viagem e deseja conhecer os pontos principais da cidade maravilhosa.

Feito a pé, com guias e de forma gratuita, você pode agendar o seu passeio com a Civitatis aqui.

 

18.  Aterro do Flamengo

Mas é claro que o Aterro do Flamengo também merece destaque quando o assunto é o que fazer no Rio de Janeiro.

Afinal de contas, este é um dos maiores complexos de lazer da cidade, além de ser um dos mais bonitos do Rio.

A atração é excelente para quem quer aproveitar um dia de sol e fazer atividades ao ar livre, por isso, não deixe de levar toda a família.

No destino, encontramos boas quadras de futebol, tênis, vôlei e basquete, além de conferir os belíssimos jardins projetados por Roberto Burle Marx.

Vale super a pena!!

 

19.  Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles – IMS – é um destino cultural com entrada gratuita onde podemos visitar a pinacoteca, biblioteca, algumas exposições fotográficas e também, alguns eventos que são promovidos ao longo do ano.

Além disso, seus belos jardins em estilo modernista atraem inúmeros visitantes ao longo do ano e você não pode deixar de conhecer!

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais trilhas

Mas é claro que a cidade maravilhosa ainda oferece excelentes destinos naturais para além das praias: suas trilhas!

Portanto se você é o tipo de turista que tem um espírito aventureiro, recomendo que conheça as seguintes trilhas do Rio de Janeiro:

 

20.  Pedra do Telégrafo

Para contextualizar um pouco, saiba que a Pedra do Telégrafo na verdade é o cume do Morro de Guaratiba, onde existiam instalações militares durante a 2º Guerra Mundial para observação.

Com um visual belíssimo e um cenário perfeito para faze fotos, a Pedra do Telégrafo se tornou popular em 2015 e você não pode deixar de conhecer.

Com relação a trilha que dá acesso ao paraíso, saiba que ela é bem-sinalizada e pode ser feita de forma independente, porém para mais segurança e conforto, sugiro ir com guias turísticos.

 

21.  Trilha do Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos também e um dos cartões postais do Rio de Janeiro e proporciona uma vista linda lá do alto, por isso, vale fazer a trilha.

Com início na Favela do Vidigal, ela é considerada de nível fácil e você pode conclui-la em até 40 minutos de caminhada.

Você não precisa de guias para fazer o passeio, mas é sempre indicado para mante-se em segurança.

 

22.  Trilha do Morro do Cantagalo

Por último, indico a Trilha do Morro do Cantagalo como uma ótima opção de o que fazer no Rio de Janeiro.

O trajeto é simples e pode ser concluído em 30 minutos a pé. Ela pode ser feita por pessoas de todas as idades e também não exige acompanhamento de um guia.

Obviamente que no Rio de Janeiro existem muitas opções de trilhas e pensando nisso, fizemos um post exclusivo falando das principais trilhas do Rio de Janeiro. Não deixe de ler e programar um tour todo natural!

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais Mirantes

Seguindo pela linha de um tour mais ecológico e natural, que tal tirar um tempinho para conhecer os principais mirantes da cidade?

A vista deles é belíssima, a entrada é gratuita e você vai se surpreender!

 

23.  Mirante Dona Marta

Como antecipamos, a vista do alto do Mirante Dona Marta é lindíssima, o que justifica ser um dos mais visitados da cidade, não é mesmo?

Então, se você gosta de atrações mais tranquilas, saiba que essa é uma excelente dica de o que fazer no Rio de Janeiro.

Por fim, o acesso pode ser feito de carro a partir do bairro Cosme Velho e depois, concluir o trajeto por trilha em 30 minutos de caminhada.

 

24.  Mirante do Pasmado

O Mirante do Pasmado fica dentro do Parque Yitzhak Rabin em Botafogo e também é uma dica excelente para quem quer aproveitar a natureza.

Com vista exclusiva para o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Baía de Guanabara, essa é uma opção excelente para quem pensa em relaxar e curtir ambientes mais tranquilos.

Além disso, na região ainda temos alguns banquinhos e o museu do holocausto, então, fica a dica para fazer uma visita. 😉

 

O que fazer no Rio de Janeiro: Principais Parques

Então, para encerrar as dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, temos ótimas opções para quem deseja conhecer alguns parques da cidade.

Dentre os melhores, indico:

 

25.  Parque das Ruinas

Também conhecido como Parque Glória Maria, o Parque das Ruínas apresenta algumas ruínas de uma antiga casa da elite carioca.

Além disso, o lugar também oferece uma das vistas mais bonitas da cidade e também faz funcionar um Centro Cultural, com programações excelentes para toda a família.

A entrada é gratuita e você com certeza vai curtir essa opção de o que fazer no Rio de Janeiro.

 

26.  Parque Natural da Catacumba

Então, como última opção de parques do Rio de Janeiro, não deixe de incluir a sua programação o Parque Natural da Catacumba.

Aqui, temos uma das maiores unidades de conservação do estado, com incríveis opções de lazer e aventura para se divertir com a família.

Para conhece outros parques no Rio de Janeiro, não se esqueça de ler nosso post exclusivo. Com certeza você vai se surpreender!

 

Outros passeios alternativos no Rio de Janeiro?

ilha de paqueta no rio de janeiro

Você sabia que além dessas dicas que dei por aqui, ainda diversos passeios no Rio de Janeiro? Sim!

Pois bem, se você gosta de passeios diferenciados nem imagina o que a cidade maravilhosa ainda pode oferecer.

Sendo assim, como opções alternativas para se considerar, recomendo:

 

O que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias?

Para que você saiba exatamente o que fazer no Rio de Janeiro, decidi montar um roteirinho para guiá-los pelos melhores destinos do estado.

Sendo assim, em 3 dias, recomendo que faça a seguinte programação:

  • 1° dia: Free Walking Tour Rio de Janeiro.
  • 2° dia: Cristo Redentor + Pão de Açúcar.
  • 3° dia: Praias do Rio de Janeiro (Recomendação: Copacabana, Ipanema ou Barra da Tijuca).

 

O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias?

Mas, se você tem mais tempo para curtir a cidade maravilhosa, que tal uma dica de roteiro para 7 dias? Observe!

  • 1° dia: Free Walking Tour Rio de Janeiro.
  • 2° dia: Cristo Redentor + Pão de Açúcar.
  • 3° dia: Praias do Rio de Janeiro (Recomendação: Copacabana, Ipanema ou Bara da Tijuca).
  • 4° dia: Tour pelas favelas do Rio de Janeiro.
  • 5° dia: Escadaria Selarón + Museu do Amanhã.
  • 6° dia: Trilha Morro Dois Irmãos ou Pedra do Telégrafo.
  • 7° dia: Parque Lages + Mirante Dona Marta.

 

O que fazer no Rio de Janeiro em 10 dias?

Mas é claro que em 10 dias tem muita coisa para fazer e conhecer no Rio de Janeiro, não é mesmo?

Por isso, se você tem o privilégio de passar tanto tempo na região, recomendo s seguintes passeios:

  • 1° dia: Free Walking Tour Rio de Janeiro.
  • 2° dia: Cristo Redentor + Pão de Açúcar.
  • 3° dia: Praias do Rio de Janeiro (Recomendação: Copacabana, Ipanema ou Bara da Tijuca).
  • 4° dia: Tour pelas favelas do Rio de Janeiro ou City tour no Rio de Janeiro.
  • 5° dia: Escadaria Selarón + Museu do Amanhã
  • 6° dia: Trilha Morro Dois Irmãos ou Pedra do Telégrafo.
  • 7° dia: Parque Lages + Mirante Dona Marta.
  • 8° dia: Museus do Rio de Janeiro (Recomendação: Museu do Catete ou Museu de Arte do Rio).
  • 9° dia: Jardim Botânico + Aquário Municipal.
  • 10° dia: Parques no Rio de Janeiro (Recomendação: Parque Lages, Ruínas e Aterro do Flamengo).

 

Vale a pena conhecer o Rio de Janeiro?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, o estado é belíssimo e um dos mais visados para turismo no Basil. E não é à toa que tem muitas opções de o que fazer no Rio de Janeiro, não é mesmo?

O nosso guia de viagens sobre a cidade maravilhosa está completinho e você com certeza vai se surpreender com os destinos ao ar live.

Então, espero que você tenha gostado das nossas dicas sobe o que fazer no Rio de Janeiro e não se esqueça de deixar nos comentários, qual foi sua atração preferida. Vou adorar saber!

Beijos da Iza e até a próxima! Ahh e já me segue no Insta @blogmundoviajante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.