O passeio pelas favelas do Rio de Janeiro é um tour exclusivo e inusitado e você não pode deixar de conhecer.
Além disso, é superseguro e você tem a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade dos cariocas que vivem nas comunidades.
Então, sem mais delongas, vem comigo saber de tudo sobre as favelas do Rio de Janeiro e assim, embarcar nessa aventura mágica! Acompanhe!
Quantas favelas do Rio de Janeiro existem? E onde ficam?
De acordo com censo do IBGE, o Rio de Janeiro possui ao todo, cerca de 763 favelas, o que representa um total de 22% da população do estado vivendo nessas comunidades.
Dentre tantas, a capital fluminense, o local com o maior número de moradores em favelas, totaliza cerca de 1.393.314 de habitantes.
Além disso, sabia que as favelas do Rio de Janeiro se diferenciam do restante do país? Isso porque, muitas das favelas cariocas ficam próximas a bairros e condomínios de luxo.
Como funcionam os passeios pelas favelas do Rio de Janeiro?
Esse tipo de passeio é super seguro e dura aproximadamente de 2h a 2h30 e aqui, os turistas têm uma oportunidade única de conhecer o dia a dia das favelas do Rio de Janeiro.
Guiados por turistas credenciados que são moradores das próprias comunidades locais, o passeio fica bem mais interessante e tranquilo. Já que esses passeios acontecem em comunidades pacificadas.
Além disso, contratando o passeio, os viajantes têm direito a micro-ônibus que os busca e leva de volta no hotel, ou seja, é tudo bem organizado.
Quanto custa? E onde contratar um passeio pelas favelas do Rio de Janeiro?
Primeiramente, saiba que o preço dos passeios pelas favelas do Rio de Janeiro é acessível e os detalhes estão disponíveis no site da Civitatis.
E, para garantir sua participação, os passos são bem simples!
1°: Selecione o melhor dia e horário para participar da atração;
2°: Selecione a quantidade de pessoas que vão participar do tour, lembrando que, as crianças com menos de 8 anos não pagam.
3º: Em seguida, preencha um formulário de inscrição e efetue o pagamento que apresenta ótimas condições de parcelamento no crédito.
4º: Logo você receberá um e-mail de confirmação com voucher eletrônico, sendo necessário apresentada-l0 no momento do embarque.
Por fim, para conhecer o valor exato de cada passeio específico e assim, agendar o seu tour favorito, acesse os links:
Quais são os principais passeios pelas favelas do Rio de Janeiro?
Mas é óbvio que nós fizemos os tours com as Civitatis e agora vamos contar tudinho para vocês!
E, dentre os principais passeios pelas favelas do Rio de Janeiro, as mais sensacionais para você conhecer são:
1- Favela da Rocinha
A Favela da Rocinha é a principal do Rio de Janeiro e está entre as maiores do Brasil e claro que um tour a pé é completamente imperdível, não é mesmo?
Essa sem dúvidas, é a oportunidade perfeita de se conectar com a parte mais desconhecida do complexo.
Então, durante o tour, passaremos pelas ruas e vielas da favela, conheceremos os projetos educacionais de reinserção social da comunidade, encontraremos manifestações artísticas e os grafites mais famosos da região.
E, a última parada da favela da Rocinha acontece no chamado Trampolim do Diabo, que nada mais é do que o nome do percurso do Circuito da Gávea.
O circuito abrigou o Grande Prêmio da Cidade do Rio de Janeiro numa das competições mais importantes do Brasil: corridas automobilísticas entre os anos de 1933 e 1954.
2- Favela do Vidigal
Diferente da opção anterior, aqui os turistas devem encontrar os guias no Mirante do Leblon do Rio de Janeiro, onde pegaremos um veículo para chegar à Favela do Vidigal e assim, iniciar um tour a pé.
Porém, assim como os outros passeios, aqui temos a oportunidade de conhecer mais sobre a vida dos seus moradores e sobre as atividades da comunidade.
Além disso, como paradas do passeio, temos um mirante que proporciona uma vista incrível da Pedra Gávea.
Continuando com a caminhada passaremos por outro mirante para apreciar a Serra da Carioca, o Corcovado e a Pedra Bonita. E, seguiremos o trajeto até chegar ao Morro Dois irmãos, que tem uma das paisagens mais lindas do Rio de Janeiro.
Lá do alto é possível admirar toda a região sul do Rio, bem como as belas praias, a grande faixa de Mata Atlântica e claro, um pôr do sol inesquecível, por isso, não deixe de fazer ótimos registros, ok?
3- Favela Santa Marta
O tour pela Favela Santa Marta é feito por um guia nascido na comunidade e aqui, você tem a possibilidade de descer becos e vielas para conhecer o dia a dia dos moradores.
Subiremos no morro de teleférico e lá do alto avistamos o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, Copacabana, Ipanema, a favela da Rocinha, o Vidigal e o Morro Dois Irmãos.
Além disso, conheceremos uma moradora que coleciona relógios e ao todo, são mais de 350!
Claro que não podemos deixar de mencionar as modalidades disponíveis desse tour que são: tour com partida de futebol; Tour com almoço; Tour com feijoada + Trilha ao Mirante Dona Marta.
4- Favela da Babilônia
Depois de encontrar a equipe da Civitatis, seguimos por uma subida de 15 minutos até a Favela da Babilônia.
Chegando lá, podemos admirar os murais com street art, conhecer os ginásios, passaremos pelos mirantes Moradores da Babilônia e Bar das Estrelas para se surpreender com ótimas vistas.
Por fim, passaremos pelo Bar do David, um dos bares da região devido a sua gastronomia e cerveja gelada, o que torna deste, um dos mais populares.
É seguro fazer um tour nas favelas do Rio de Janeiro?
Mas é claro que sim, principalmente se você vai fazer seu tour com a Civitatis!
Afinal de contas, a empresa se preocupa muito com a segurança dos turistas e apresenta guias de dentro da própria comunidade, o que facilita a entrada de turistas.
Além do mais, essas favelas já estão pacificadas, e, portanto, são seguras e tranquilas. Portanto, só contratar o tour e aproveitar muito essa experiência.
Outras favelas do Rio de Janeiro para visitar?
Bem, como antecipamos, o Rio de Janeiro é marcado por muitas favelas populares, conhecidas até internacionalmente e além das opções de tour, você ainda pode conhecer:
- Complexo do Alemão;
- Morro dos Prazeres;
- Morro dos Cabritos/Tabajara;
- Chapéu Mangueira;
- Cidade de Deus;
- Jacarezinho;
- Vila Kennedy.
Claro que alertamos que as três últimas favelas do Rio de Janeiro, mencionadas na lista acima, são consideradas como as mais perigosas, já que apesentam um alto índice de tiroteio.
Portanto, se quiser visitar, recomendamos ter cautela e sempre estar acompanhado de guias que sabem como agir nesse momento.
Qual o melhor dia da semana para visitar as favelas do Rio de Janeiro?
Visitar as favelas do Rio de Janeiro é um dos passeios mais interessantes para que visita o estado, não é mesmo?
Pois bem, recomendamos visitar uma favela por dia, lembrando que alta temporada para o passeio, acontece aos sábados, domingos e feriados.
Agora, se você prefere conhecer as favelas do Rio de Janeiro com mais calma, o ideal seria programar sua visita para o meio da semana, e consequentemente, evitar os finais de semana e feriados.
Além disso, não se esqueça de que o horário também importa e, quanto mais cedo você pensa em fazer o passeio, melhor.
Afinal de contas, é possível aproveita muito mais e ainda, casar com outas possibilidades no dia.
Confira também: Como funciona o passeio de Bondinho e o Cristo Redentor?
Vale a pena fazer o passeio pelas favelas do Rio de Janeiro?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, essa é a oportunidade perfeita para se aventurar um pouco pela cidade maravilhosa e assim, conhecer as culturas de quem vive por lá.
E você? Qual das favelas do Rio de Janeiro mais gostou de conhecer? Todas são muito interessantes, não é mesmo?
Além disso, confira também nossas outras dicas sobre a cidade maravilhosa:
- Free walking tour no Rio de Janeiro
- Cristo Redentor e Bondinho do Pão de Açúcar
- Forte de Copacabana
- Onde ficar no Rio de Janeiro?
- Jardim Botânico e Parque Lajes
- Museu do Amanhã
- City tour no Rio de Janeiro
- Melhores parques no Rio de Janeiro
- Passeios no Rio de Janeiro
- Melhores museus no Rio de Janeiro
- Principais cachoeiras no Rio de Janeiro
- Principais trilhas do Rio de Janeiro
- Pontos turísticos gratuitos no Rio de Janeiro
- Melhores praias no Rio de Janeiro
- Ilha de Paquetá
- Pousadas na Ilha de Paquetá
- Passeio de barco no Rio de Janeiro
- O que fazer no Rio de Janeiro?
- Cidades turísticas do Rio de Janeiro
Portanto, espero que você tenha gostado dessas dicas sobre algumas das principais favelas do Rio de Janeiro para se divertir ainda mais.
Beijos da Iza e do @blogmundoviajante. E até a próxima!