PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Comidas peruanas: Quais pratos típicos provar?

comidas peruanas

As comidas peruanas são ricas em ingredientes, o que reflete não apenas nas cores, bem como nos sabores dos pratos. Portanto, conheça mais sobre a culinária do país, e quais os pratos você não pode deixar de provar.

 

10 Melhores comidas e bebidas peruanas

  1. Lomo saltado
  2. Carne de alpaca
  3. Choclo com queso
  4. Ceviche
  5. Olluquito
  6. Papas a la huancan
  7. Sopa a la criolla
  8. Pisco
  9. Chicha morada
  10. Inca Kola

 

5 Razões para provar comidas peruanas

Conhecer a gastronomia de um país é uma das melhores formas de mergulhar não apenas na cultura, como também na história.

Desse modo, conheça cinco razões pelas quais você não pode deixar de provar os melhores pratos e bebidas do Peru.

  1. Conhecer as heranças da culinária pré-inca, incaica, espanhola e africana;
  2. Descobrir as influências da cozinha chinesa e japonesa;
  3. Há mais de 5.000 tipos de vegetais usados nos pratos;
  4. Experimentar as carnes de alpaca e de lhamas;
  5. Pratos ricos em frutos do mar.

A culinária peruana recebeu vários reconhecimentos mundiais ao longo dos anos, que apenas reforçam a sua qualidade. Como por exemplo, em 2017, o país foi eleito o melhor destino gastronômico do mundo pela WTA.

 

Melhores comidas peruanas

Conheça em detalhes as melhores comidas peruanas. As sugestões valem tanto para quem vai visitar um restaurante com comidas típicas de lá, bem como para quem está planejando uma viagem para conhecer o país.

#1 Lomo saltado

É um dos clássicos da culinária peruana. Com certeza, um daqueles pratos que você encontra em qualquer esquina do país. Além disso, há diversas versões, que mudam de acordo com a região do Peru.

O prato possui origem oriental, pois veio com os imigrantes chineses. Portanto uma fusão de ambas cozinhas. É a mistura perfeita de arroz, carne, tomate, batatas e cebolas. O toque final fica por conta da pimenta aji.

Ele surgiu e se tornou popular com a chegada dos primeiros imigrantes chineses ao país, em especial na capital Lima. Em resumo, é um prato feito com ingredientes locais, no entanto com as técnicas de cozinha dos chineses.

#2 Carne de alpaca

Mesmo que seja as alpacas sejam fofinhas, a carne faz parte do cardápio peruano. Afinal, sua carne é muito macia. Conforme a região do país não apenas o preparo, como também os acompanhamentos podem variar.

Como por exemplo, no preparo do olluquito con charqui, a carne é salgada, no estilo da carne seca aqui no Brasil. É a versão deles de charque.

Os peruanos também comem o coração do animal, como espetinho. Além disso, no caso do filé (plancha em espanhol), os acompanhamentos são arroz, batatas fritas ou salada.

#3 Choclo com queso

Lembra o milho cozido que encontramos em todas as praias brasileiras. No entanto, há diferença no tamanho dos grãos, que são maiores. Além disso, há uma fatia de queijo fresco para acompanhar, que na verdade é opcional.

#4 Ceviche

Com certeza é uma das comidas peruanas mais imperdíveis, bem como uma das mais famosas. Ele é típico do litoral norte do país, em especial das regiões de Piura, Lima, Lambayeque, Tumbes e La Libertad.

O registro da primeira versão do ceviche é de cerca de 2.000 A.C., no litoral norte do país. Nesta região, o povo Mochica mantinham o peixe marinando em um fruto parecido com o maracujá.

Ainda durante o período pré-colombiano, a receita sofreu algumas mudanças. Nesta época, a pimenta passa a fazer parte da receita, e se torna ingrediente essencial do prato até os dias de hoje.

É um prato que além de delicioso, geralmente, ele possui uma linda apresentação. O preparo é tanto com peixe, quanto frutos do mar. O ingrediente principal é marinado em suco de limão, cebola, pimenta, salsa e coentro.

Os acompanhamentos mais comuns são o camote, um tipo de batata que é um pouco mais doce; ou ainda a cacha, um grão que parece com milho, no entanto um pouco maior.

As versões mais famosas são o ceviche misto, o de peixe, bem como o de conchas negras. Vale lembrar que é considerado um dos pratos mais afrodisíacos do país.

#5 Olluquito

Os principais ingredientes desse prato são as carnes de llamas e de alpacas. É feita com essa carne salgada, bem parecida com a carne seca que consumimos no Brasil. Além disso, o prato leva milho e muita pimenta.

Este prato também leva o Olluco, por ser uma batata rara, que existe apenas nos Andes, esta é uma das comidas peruanas mais originais. Portanto, mais procuradas por turistas nas viagens ao país.

O Olluco, um dos principais ingredientes, é provavelmente um dos mais antigos da culinária peruana. De acordo com registros, as representações em peças de artes que datam de 4500 A.C, feitas pelos habitantes da época.

Já o prato conforme conhecemos hoje, surgiu no século XVII. A primeira menção foi na obra de teatro do religioso Juan de Espinoza Medrano, que se chama “O filho pródigo”.

#6 Papas a la huancan

Há duas histórias em torno da origem deste prato, que também está na lista dos mais famosos. A princípio, o autor do prato costumava comprar os ingredientes na cidade de Huancayo, portanto resolveu homenagear o prato com o nome do local.

Uma outra versão, conta que na construção da primeira estação de trem entre Lima e Huancayo, foi a primeira vez em que este prato foi servido, portanto a origem do nome.

É um prato que pode ser tanto quanto uma entrada, como prato principal. Uma receita simples, que consiste de batata cozida com um molho feito a base de leite, queijo e pimentão amarelo. Por conta do sabor picante, é melhor servir frio.

#7 Sopa a la criolla

A sopa criolla peruana é feita com carne moída, pimenta, massa do tipo cabelo de anjo, e tomates. Além disso, ela também leva leite, cebola, alho e orégano. O toque final fica por conta do ovo pochê.

Os historiadores costumam afirmar que a sopa foi a primeira receita da humanidade. Pois após a descoberta do fogo, foi um meio que o Homem encontrou para não apenas amolecer os alimentos, como também otimizar o sabor.

Esta é uma das comidas peruanas que sofreu influência de diferentes partes do mundo, como por exemplo, pelos escravos africanos que chegaram ao país entre os séculos XVI e XIX, bem como pelos chineses, japoneses e europeus.

 

Melhore bebidas peruanas

#8 Pisco

A bebida mais famosa do Peru, que é preparada com xarope de açúcar, gelo, clara de ovo, suco de limão e pisco. Ela seria equivalente a caipirinha no Brasil.

O pisco é um aguardente que é produzido a partir da uva. O drink também recebe algumas gotas de angostura, que é uma essência de ervas com um sabor um pouco amargo.

Ela é tão famosa que existem três museus dedicados à bebida. Em primeiro lugar em Cusco, e então em Arequipa e Lima. Nestes locais é possível provar diferentes versões da bebida.

O Pisco se tornou uma bebida popular com os monges da região centro litoral do Peru aumentaram a produção da bebida. Uma curiosidade é que existe uma disputa entre Chile e Peru, sobre quem inventou a bebida.

Enquanto os peruanos defendem que o nome da bebida seja bem do local onde ela surgiu, ou seja a Villa de Pisco, por outro lado, os chilenos afirmam que é um nome genérico de bebida, como por exemplo, cachaça ou cerveja.

#9 Chicha morada

A bebida que é servida gelada é feita a partir de milho roxo, que é típico do Peru. Além do ingrediente principal, ela também leva canela, cravo, abacaxi e limão. Há receitas que acrescentam ainda maçã e mel.

Os peruanos afirmam que ela não só é refrescante, como também traz benefícios para a saúde, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ela recebe este nome porque morada em espanhol significa roxa. Além disso, vale lembrar que esta é uma opção de bebida sem álcool.

#10 Inca Kola

O refrigerante é considerado um clássico peruano. Por sua cor amarela, lembra um detergente. Ele é considerado um orgulho para o país. Afinal, lá ele é a bebida com gás mais vendida no Peru.

Na verdade a cor pode não ser muito atraente, pois é um amarelo bem pálido, mas o gosto lembra um refrigerante sabor de tutti-frutti.

A bebida nasceu em 1935, e nunca saiu das prateleiras dos peruanos. A fábrica era 100% nacional, no entanto, por tomar conta do mercado. A Coca-Cola acabou comprando parte do negócio, e hoje detém 49% das vendas.

 

Vale a pena provar as comidas peruanas?

Claro que sim! Experimentar comidas peruanas é uma viagem na história do país. A princípio, passando pelas antigas civilizações, em seguida passando pela chegada de imigrantes de diversas partes do mundo, como por exemplo China e África.

Além disso, a culinária do país oferece a oportunidade única de experimentar ingredientes que sequer temos no Brasil, portanto, viver uma experiência única.

Outro motivo para experimentar os pratos, é que  sua grande variedade de sabores e cores, levou a gastronomia do Peru a grandes premiações mundiais, em diversos anos.

Como por exemplo, inclusive na última edição venceu como o melhor destino gastronômico da América Latina pela World Travel Awards, o Oscar do turismo. Desse modo, experimentar essa culinária tão rica, é algo imperdível.

Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção de comidas peruanas. Mas caso tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -