PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em Ica, Peru: Huacachina, Islas Ballestas e Paracas

Quer saber o que fazer em Ica no Peru? Então, conferira o nosso roteiro de 2 dias em Huacachina, Islas Ballestas e Paracas.

 

O que fazer em Ica: Principais atrações

  1. Oásis de Huacachina
  2. Islas Ballestas
  3. Reserva Nacional de Paracas
  4. City Tour por Ica

 

Sobre Ica no Peru

Fundada em 1563, a cidade de Ica no Peru possui 130 mil habitantes e um território diversificado composto por extensos campos, desertos e vales que foram ocupados por diversas culturas ao longo do tempo.

A agricultura é uma das suas principais atividades, com destaque para o cultivo de uvas, aspargos, algodão e principalmente pisco.

lagoa esverdeada no oasis

Localizada à beira do rio de mesmo nome, encontra-se no caminho da Rodovia Panamericana, a 147km de Nasca e 303km de Lima.

Assim como em Nasca, Ica fica em um vale no meio do deserto, com clima quente e seco.

pelicano preto e branco

As temperaturas são mais altas de dezembro a março, mas dificilmente ultrapassam os 30ºC. Já durante o inverno os termômetros ficam na casa dos 15ºC a 20ºC.

 

Como contratar os passeios em Ica no Peru

No centro de Ica, na rua principal El Charco, encontram-se várias agências de turismo com preços variados.

Além disso, indicamos que faça a sua reserva com cancelamento grátis dos passeios em Ica, Paracas, Huacachina e Islas Ballestas.

Quando fui em Ica paguei 220 soles – em janeiro de 2018 – para conhecer a Reserva Nacional de Paracas, Islas Ballestas e Huacachina.

Como estávamos em 5 pessoas pagamos esse preço que incluía transporte de ida e volta – da hospedagem até os locais dos passeios -, guia turístico e entradas.

Fomos passar o fim de semana em Ica, então no sábado fizemos o passeio de Paracas e Islas Ballestas e no domingo fomos para Huacachina.

Confira também: Comidas típicas do Peru

 

Quanto custa uma viagem em Ica no Peru

Lembre-se que essa é só uma estimativa dos meus gastos em 2018, na época o câmbio do real para soles era 1 para 1:

  • Hospedagem em Ica: 80 soles para duas noites em quarto compartilhado.
  • Passagem ônibus ida e volta (saindo de Lima): 90 soles.
  • Passeios (Pacote de Paracas, Islas Ballestas e Huacachina): 220 soles
  • Comida: 150 soles

 

Como chegar em Ica no Peru

Carro: Lima para Ica

Ica fica localizada a 300km de Lima, sendo muito fácil para aqueles que estão de carro chegarem até lá.

Apenas siga em direção pela Panamericana Sur até Ica e lembre-se que existem pedágios nesse trajeto.

Por último, é necessário bastante experiência na direção para dirigir em Lima, pois o trânsito é totalmente caótico.

Ônibus: Lima para Ica

O jeito mais fácil de ir para Ica no Peru é através dos ônibus de viagem coletiva, inclusive foi o meio de transporte que utilizei quando estive lá.

O trajeto de ônibus de Lima para Ica tem duração de 3:30h com saídas frequentes a cada 4 horas.

A empresa mais famosa desse trecho é a companhia de ônibus Cruz del Sur, onde os preços ficam entre 40 à 130 soles peruanos.

Lembrando que no Peru é comum ter várias “classes” de passagem de ônibus: Promocional, regular e VIP.

 

Onde se hospedar em Ica no Peru

Estávamos em 5 amigos e optamos por uma hospedagem compartilhada em hostel.

Ficamos no Ica Adventure II por aproximadamente 40 soles cada noite com café da manhã simples incluso.

Entretanto, o Ica Adventure II é muito diferente das fotos do Booking e as instalações são um pouco sujas. Por isso, não indico esse hostel como opção de hospedagem.

Segundo as minhas pesquisas em blogs de viagem parceiros, uma boa opção de hospedagem seria no El Huerto Hostel que custa em média R$ 300 por noite para duas pessoas.

Por fim, se você quer consultar todas as opções de hospedagem em Ica no Peru, reserve com cancelamento grátis pelo Booking.

 

O que fazer em Ica no Peru

#1 Oásis de Hacachina

Se você está se perguntando sobre o que fazer em Ica, não pode deixar de conhecer Huacachina que fica a 5km do sudoeste da cidade de Ica.

mulher em frente a uma lagoa em um oasis

Em Huacachina fica localizada a lagoa de Huacachina – um oásis em meio ao deserto – que contrasta com as imensas dunas de areia.

A região é popular entre os amantes de sandboard e supersticiosos que acreditam no poder de cura das águas da lagoa de Huacachina.

mulher jovem, branca, oculos escuros e macacao preto em uma paisagem de oasis

Partindo do centro da cidade de Ica para Huacachina são apenas 5km, onde um taxi ou teco-teco saem por volta de 15 soles.

Chegando lá os visitantes podem aproveitar à vista da lagoa e até mergulhar nas suas águas milagrosas.

mulher jovem, branca, oculos escuros e macacao preto em uma paisagem de oasis

Além disso, existem diversas lojinhas de artesanato e roupas variadas para aqueles que gostam de comprar lembrancinhas.

Logo no estacionamento saem buggys de 10 lugares que levam os turistas para praticar sandboard – surf na areia – e apreciar a vista panorâmica da lagoa de Huacachina.

4 por 4 de 14 lugares em um oasis

Nosso passeio já incluía tanto o passeio pelas dunas de areia quanto o transporte – ida e volta – do hostel que estávamos hospedados.

 

#2 Islas Ballestas

Na Reserva Nacional de Paracas está localizado as Islas Ballestas, onde ficam refugiados lobos marinhos, pinguins de Humboldt, flamingos e várias outras aves migratórias.

rochas e mar

O passeio nas Islas Ballestas inicia no Porto da Vila de Paracas e segue em direção a observação das espécies em seu habitat natural.

lobos marinhos em uma rocha no meio do mar

Além disso, o passeio também passa por locais arqueológicos como o Candelabro, um imenso geoglifo gravado em uma duna ao norte da península de Paracas.

geoglifo de candelabro em dunas de areia

Segundo os moradores locais, Candelabro tem origem na era dos Incas ou Nascas e foi feito em homenagem aos Deuses.

Por último, lembre-se que nas Islas Ballestas o cheiro de peixe é relativamente forte e por isso alguns turistas acabam não gostando do passeio.

 

#3 Reserva Nacional de Paracas

Se quer saber o que fazer em Ica, na Reserva Nacional de Paracas encontram-se 335 mil hectares de flora e fauna da rica biodiversidade peruana.

aguas do mar e rochas sedimentadas

Dentre as principais atrações de Paracas estão: Vila de Paracas, Playa Roja, Mirante da Catedral e Playa Lagunilla.

mulher jovem de cabelo preto, oculos escuro, blusa vermelha, calça preta e tenis de trekking pulando na reserva nacional de paracas

Se você quer saber o que fazer em Paracas no Peru? Como funciona o passeio na Reserva Nacional de Paracas?

passaro sobrevoando o mar

Como chegar? Onde se hospedar? E qual a estimativa de gastos de viagem? Confira nosso post completo aqui: Guia Completo de Paracas

 

#4 City Tour por Ica

Ainda sobre o que fazer em Ica, no passeio que contratamos estava incluso  conhecer alguns pontos turísticos do vilarejo de Ica.

garrafas de vinhos tintos e brancos em cima de um barril de madeira

Como a Bodega Pampas, especializada na produção de pisco e cachaças artesanais, onde tivemos a oportunidade de degustar as bebidas e tirar algumas fotos.

missa de uma igreja

Além disso, passamos pela Catedral de Ica localizada na Plaza de Armas e depois seguimos até alguns locais famosos por conta do folclore local.

palmeira de 7 metros
Palmera de Siete Cabezas

Por último, vimos a Palmera de Siete Cabezas, em que as raízes crescem na horizontal e por vários metros de comprimento.

 

O que fazer em 2 dias em Ica no Peru

1º DIA – Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas: Vila de Paracas, Playa Roja, Mirante da Catedral e Playa Lagunilla.

2º DIA – Oásis de Huacachina em Ica: Passeio nas dunas, Skybunda na areia e Lagoa de Huacachina.

 

O que fazer “a mais” em Ica no Peru

  • Museu regional Adolfo Bérmudez Jenkins
  • Mercado de artesania
  • Paracas History Museum
  • Museo de Sitio Julio C. Tello

 

Dicas sobre Ica no Peru

  • Não existe terminal rodoviário, e, portanto, a maioria das empresas de ônibus está concentrada na Calle Lambayeque, Av. Matías Manzanilla e Calle J. J. Elias.
  • Lembre-se que não há postos turísticos em Ica, mas a maioria das agências de turismo encontram-se aos arredores da Plaza de Armas.
  • Na Plaza de Armas localizam-se as agências de cambio e ambulantes que fazem as trocas de moeda, mas cuidado com esses últimos.
  • Leve um agasalho para não sofrer no passeio de lancha nas Islas Ballestas.
  • Por fim, se você está fazendo um mochilão pela América Latina e pretende viajar pelo Panamá, confira as dicas do Blog Turismo de Primeira.

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Ica no Peru. Mas, se tiver duvidas ou comentários, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

23 respostas

  1. Oi Iza, tudo bem?
    Mais um lugar que não conhecia. Estou ficando com vontade de sair pelo mundo só viajando, risos.. Gostei muito das dicas do que fazer, e a estimativa e custo a viagem, assim dá para termos uma noção e nos programarmos. Seu post ficou ótimo!!!
    beijinhos.
    cila.

  2. Os melhores pontos turísticos que você já visitou em Ica, Peru. Tenho curiosidade de saber mais sobre as origens das misteriosas linhas de Nazca do Peru.

  3. Olá?

    Agora que parei para pensar que ainda não tinha vista nada de fotos de turismo do peru…vejo muito os br falando em chile e indo até lá. uau, muito bonito as paisagens naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -