PortugueseEnglishSpanishFrench

Cachoeira do Tijuipe, Itacaré na Bahia: Vale a pena?

cachoeira tijuipe proximo a ilheus

Localizado entre Serra Grande e Itacaré, a cachoeira do Tijuipe é considerada como um dos principais pontos turísticos da região.

Apesar de linda, a cachoeira do Tijuipe ainda pouco conhecida pelos turistas, tanto que só fomos conhecer esse paraíso por conta das dicas de um morador local.

No fim, tivemos uma ótima experiência e vamos compartilhar todos os detalhes aqui no blog.

Como chegar na cachoeira do Tijuipe

Localizada em Serra Grande, especificamente no distrito de Uruçuca, o acesso à cachoeira do Tijuipe é através da rodovia BA-001, a principal via de acesso entre Ilhéus e Itacaré.

De carro:

De Ilhéus até Serra Grande, são aproximadamente 43 km, onde a melhor alternativa é ir de carro.

E como já comentamos no post da trilha das 4 praias, na nossa viagem por Ilhéus estávamos sem carro e resolvemos aluga-lo por apenas um dia para aproveitar a região de Serra Grande e Itacaré.

No total gastamos o equivalente a R$ 225 com a diária de locação e R$ 70 com combustível.

O que no fim compensou, já que se fossemos de ônibus ou Uber o gasto total seria quase a mesma coisa.

E por conta dessa facilidade, conseguimos conhecer em um mesmo dia vários lugares bacanas, dentre eles a cachoeira do Tijuipe.

De ônibus:

Assim como comentamos da possibilidade de ir de ônibus para o início da trilha das 4 praias, o mesmo caminho pode ser percorrido para chegar até a cachoeira do Tijuipe.

Para quem parte de Ilhéus o ideal é pegar um ônibus da Viação Rota com destino a Itacaré, a passagem custa R$ 20,35 (referencia: jan/2022) e o trajeto tem duração de aproximadamente 1h50.

Já para quem parte de Itacaré também é necessário pegar um ônibus da Viação Rota, porém com destino final para Itabuna, a passagem custa R$ 30,50 (referencia: jan/2022) e o trajeto tem duração de aproximadamente 2h.

Além disso, é importante comentar que os ônibus saem de hora em hora das 5h às 18h e que é necessário avisar o motorista que você quer descer o mais próximo da entrada da cachoeira do Tijuipe.

Por fim, a dica para quem vai de ônibus é sair cedo e se programar em relação aos horários.

O que fazer em Ilhéus, Bahia: Roteiro de 1, 2, 3, 4 ou 5 dias

Valores da cachoeira do Tijuipe

Ficamos surpresos e contentes com os valores cobrados na cachoeira do Tijuipe. Já que a entrada custou R$ 20 por pessoa e o estacionamento não era cobrado.

Porém, é importante ressaltar que os carros ficam estacionados na parte externa da propriedade, logo na entrada.

Além disso, apesar de não termos almoçado por lá, vimos que uma refeição para duas pessoas sai por aproximadamente R$ 100.

Portanto, achamos os preços condizentes com a infraestrutura e os serviços que o local oferece.

O que fazer na cachoeira do Tijuipe

Diferentemente de outros locais, a cachoeira do Tijuipe oferece atividades interessantes, como por exemplo, uma pequena trilha que liga a queda d’agua principal com o chamado poço.

Além disso, vimos que eles também oferecem passeios de caiaque, mas sinceramente não sabemos se isso é cobrado à parte.

Por último, o grande diferencial dessa cachoeira é a própria infraestrutura, que conta com extensa área verde, sanitários, restaurantes e equipe de apoio.

Experiência do Mundo Viajante na cachoeira do Tijuipe

Como comentamos, acabamos indo para a cachoeira do Tijuipe por acaso e sem grandes expectativas acabamos fomos surpreendidos positivamente.

mulher de maio de bolinha na cachoeira do Tijuipe

Ao chegar à entrada fomos recepcionados por um senhor que vende salgados e bebidas do lado de fora, e apesar de não trabalhar para os donos da cachoeira, ele foi simpático em nos informar o funcionamento geral do local.

Após estacionarmos, seguimos em direção à cabine de ingressos, sendo importante ressaltar que eles apenas aceitavam o pagamento em dinheiro.

A propósito, a empresa que cuida do acesso não é a mesma que cuida do funcionamento da infraestrutura do local.

area de lazer da cachoeira do Tijuipe

Seguimos por aproximadamente 5 minutos até chegar na primeira entrada e após atravessarmos uma pequena ponte de madeira, já estávamos na área do restaurante.

restaurante magia tropical da cachoeira do Tijuipe

Logo de cara o lugar impressiona em relação à organização, com um lindo deck e mesinhas de madeira.

area de lazer da cachoeira do Tijuipe

Após isso, fomos conhecer a famosa cachoeira do Tijuipe, com os seus 15 metros de largura.

queda d'agua de 15 metros da cachoeira do tijuipe

Realmente a vista impressiona e aproveitamos para tirarmos diversas fotos, já que fomos um dos primeiros a chegar.

mulher de maio de bolinha na cachoeira do Tijuipe

Além disso, seguindo pela pequena trilha demarcada, os visitantes podem chegar em outros locais da cachoeira, como por exemplo, o poço e outras pequenas quedas d’agua.

poço da cachoeira do Tijuipe

Inclusive gostei muito do poço e das piscinas formadas acima dele, pois são tranquilas e relaxantes.

mulher de maio de bolinha na cachoeira do Tijuipe

Obviamente é necessário tomar cuidado com os locais mais fundos ou onde a correnteza puxa mais, porém de forma geral me senti muito segura.

cachoeira do Tijuipe em ilheus bahia

Aliás, é importante comentar que na parte central do restaurante fica também um posto de apoio com salva vidas, mas não me recordo de ter visto algum por lá.

mulher de maio de bolinha na cachoeira do Tijuipe
E depois de aproveitar muito a cachoeira do Tijuipe, voltei de alma lavada e corpo renovado.
Funcionamento: 9h às 17h
📍Endereço: Km 46 da BA-001, Serra Grande, Uruçuca, BA.
💰 Valores: R$ 20 por pessoa
📞 Contato: (73) 99995-1229

Conclusão: Vale a pena conhecer a cachoeira do Tijuipe?

Chegamos à conclusão que vale muito a pena conhecer a cachoeira do Tijuipe, não apenas pela beleza natural do local, como também por conta da infraestrutura e atendimento.

Estivemos por lá em janeiro de 2022 e o local estava super tranquilo, mas segundo dizem, em outras épocas a cachoeira é bastante frequentada, ou seja, vá cedo para aproveitar ainda mais.

cachoeira do Tijuipe ilheus bahia

Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre a cachoeira do Tijuipe na Bahia. E caso você tenha sugestões ou duvidas, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Comidas típicas da Bahia: Dicas gastronômicas

8 respostas

1. Estive recentemente nessa região da Bahia e perdi a oportunidade de conhecer a Cachoeira do Tijuípe. Muito legal saber da infraestrutura do local. Isso traz mais segurança aos visitantes.