PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em Itacaré na Bahia: Guia completo

o que fazer em itacaré na bahia

Para quem está planejando uma viagem para Itacaré na Bahia, mas ainda não sabe o que fazer, como chegar, onde se hospedar e principalmente como planejar a viagem, vem com a gente.

Localizada no litoral sul da Bahia, especificamente na região da Costa do Cacau e a cerca de 250 km da capital Salvador, Itacaré é famosa por suas belezas naturais e sua excelente infraestrutura.

O local começou a ser frequentado nos anos 80 por surfistas que buscavam por boas ondas, mas com o passar do tempo acabou se tornando um dos destinos mais visitados da Bahia.

E apesar do vilarejo ter mudado muito de lá pra cá, a simplicidade ainda se mantém.

Com certeza você ficará encantado com moradores locais que estão sempre com um sorriso no rosto e claro, com a natureza que dá um show a parte.

Portanto, confira a seguir todas as dicas sobre o que fazer em Itacaré e como planejar a viagem perfeita.

 

Quando ir para Itacaré

Já comentamos em outros posts do blog que o clima tropical da Bahia faz com que seja possível visitar o estado em qualquer época do ano.

Porém, é importante lembrar que o período mais seco do ano, vai de fim de maio a meados de outubro.

Enquanto, a estação mais chuvosa é de novembro a abril, que inclusive foi quando estivemos por lá, em Janeiro de 2022.

Portanto, se você pretende conhecer Itacaré sem riscos de chuvas a melhor opção é ir na estação seca. Apesar das chuvas de verão na maioria das vezes serem passageiras.

 

Como chegar em Itacaré

Situada a 75 km de Ilhéus, a melhor alternativa para chegara até Itacaré é de carro particular.

Inclusive para quem está em duvida se vale a pena alugar um carro, saiba que fizemos nossa reserva pela RentCars e não nos arrependemos.

Porém, essa não é a única alternativa, já que partindo de Ilhéus é possível pegar um ônibus em direção a Itacaré, através da viação Rota ou Água Branca.

Já para quem vem de Salvador, é necessário pegar um ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica e em seguida pegar a rodovia BA-001 até Itacaré.

 

Onde se hospedar em Itacaré

As áreas mais interessantes para se hospedar em Itacaré são: Passarela da Vila, Pituba e a Orla da Praia da Concha.

Na região da Passarela da Vila você estará próximo a diversos bares, restaurantes e comércio em geral. Aqui você encontrará acomodações com um bom custo benefício.

Já em Pituba, você estará entre o Centro Histórico e as praias do Resende, Tiririca, Costa, entre outras.

Essa região é indicada para quem gosta de curtir a noitada, pois é onde ficam os melhores restaurantes e agitos noturnos de Itacaré.

Por fim, a Orla da Praia da Concha possui várias barracas e hospedagens à beira mar, para quem busca sossego é uma boa opção para se hospedar em Itacaré.

Aliás, uma de nossas sugestões de onde ficar em Itacaré é a Pousada Villa Maeva, uma hospedagem à beira mar que conta com uma bela piscina de borda infinita e com banheira de hidromassagem.

Localizada em frente a Praia da Concha, o café da manhã servido diariamente é muito saboroso. O valor da diária para duas pessoas é a partir de R$366.

Além disso, outra opção interessante é a Pousada La Cabana, que fica na região de Pituba, a apenas 5 minutos a pé da Praia do Resende.

A Pousada La Cabana oferece quartos confortáveis e possui um bom custo benefício, já que a diária com café da manhã custa a partir de R$220 para duas pessoas.

Por fim, se você quer conhecer todas as opções de hospedagem em Itacaré, consulte e reserve pelo Booking, nele você tem total segurança e agilidade.

 

O que fazer em Itacaré

#1 Conhecer as praias de Itacaré

Conhecer as praias da região é algo que, definitivamente, não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Itacaré. 

São inúmeras praias, desde as mais badaladas até as que oferecem muita paz e sossego.

praia do resende itacare na bahia

Cada uma delas tem uma característica bem especial, por isso o ideal é visitar o máximo possível durante a sua viagem.

As praias urbanas mais famosas são Resende, Tiririca, Costa, Ribeira e da Concha.

Aliás, a Praia da Concha é lindíssima e conta com uma boa estrutura de restaurantes e inúmeras pousadas.

praia de havaizinho em itacare na bahia
Praia de Havaizinho

Além disso, as praias rurais de Itacaré também merecem muito a sua visita! Elas são as praias mais preservadas da região e são muito lindas.

Uma das mais famosas é a Praia de Itacarezinho que fica situada a 15 km do centro e conta com uma extensa faixa de areia, um mar azul calminho em meio a um cenário praticamente intocado.

praia de itacarezinho na bahia
Praia de Itacarezinho

Além disso, existem outras praias rurais interessantes para incluir no seu roteiro do que fazer em Itacaré, como por exemplo, Jeribucaçu, Prainha, Havaizinho, Engenhoca, Camboinha e Praia de São José.

Para conhecer com detalhes as melhores praias da região, selecionamos as 10 melhores praias de Itacaré na Bahia.

 

#2 Visitar as cachoeiras de Itacaré

Sim, além de praias de belezas de tirar o fôlego, Itacaré possui maravilhosas cachoeiras.

Para os amantes do ecoturismo, a região é um prato cheio com muitas trilhas e queda de água imponentes.

cachoeira do tijuipe em itacare
Cachoeira do Tijuipe

As cachoeiras mais famosas são: Tijuípe, Usina e Cleandro. E para conhecer mais sobre esse espetáculo da natureza confira quais são as 6 melhores cachoeiras de Itacaré.

 

#3 Curtir o pôr do sol na Ponta do Xaréu

O Mirante do Xaréu fica localizado entre a Praia da Coroinha e a Praia da Concha é o lugar perfeito para apreciar o final de tarde em Itacaré.por do sol xareu itacare

Inclusive inúmeros turistas se reúnem no local para ver o sol se pôr no mar. O cenário é surreal e o local ainda conta com um bar para quem quiser pedir petiscos e bebidas.

 

#4 Passeio de Canoa Havaiana no Rio de Contas

Por fim, essa é uma dica bem diferente para colocar na sua lista do que fazer em Itacaré.

rio de contas itacaré

O passeio de canoa pelo Rio de Contas tem saída na Praia da Concha, onde você poderá curtir o pôr do sol a bordo de uma canoa havaiana.

 

O que fazer em Itacaré em apenas 1 dia

Se você tem apenas um 1 em Itacaré, a nossa sugestão é realizar a Trilha das 4 praias, que é uma das mais conhecidas na região.

fazer a trilha das 4 praias em itacare

Nesse passeio você poderá conhecer algumas das praias mais belas de Itacaré em apenas 1 um dia: Engenhoca, Havaizinho, Camboa e Itacarezinho.

Aliás, confira as dicas e o mapa da trilha das 4 praias, pode ter certeza que o passeio vale muito a pena.

 

O que fazer “a mais” em Itacaré

Visita a uma fazenda de cacau

Mais um passeio inusitado para incluir na sua lista do que fazer em Itacaré é visitar uma fazenda de cacau.

Esse é um passeio mais cultural e você poderá conhecer tudo sobre a produção do cacau, desde a plantação até a secagem.

 

Curtir uma noitada na Rua da Pituba

Claro que a vida noturna de Itacaré não pode ficar de fora do seu roteiro o que fazer em Itacaré.

A noite na cidade acontece na Rua Pituba, que é lotada de bares, restaurantes e até uma casa de forró para a galera dançar agarradinha até o dia amanhecer.

 

Conhecer os atrativos de Serra Grande

Localizada entre Itacaré e Ilhéus, o pequeno distrito baiano de Serra Grande surpreende quando o assunto é beleza natural aliada à tranquilidade.

E apesar de simples, a cidadezinha vem atraindo cada vez mais visitantes, que se surpreendem com o estilo pacato da região.

Portanto, indicamos que você reserve pelo menos 1 dia da sua viagem para conhecer os pontos turísticos de Serra Grande, como por exemplo, suas praias, cachoeiras e mirantes.

 

Onde comer em Itacaré

Apesar de não termos tido muito tempo para explorar a culinária de Itacaré, vamos indicar alguns dos restaurantes mais conhecidos da região:

  • Cabana da Empada
  • Restaurante Manga Rosa
  • Casa de Taipa
  • Restaurante Itacarezinho
  • Coco Pimenta
  • Bananas Café
  • Lua Cheia Bar & Cozinha
  • Marley’s Tapas Bar e Restaurante

 

Dicas de viagem que valem ouro

  • Aproveite as condições especiais de hospedagem do Booking.com, já que varias opções de estadia podem ser reservadas sem cartão de crédito e com cancelamento gratuito.
  • Cuidado com quem vende passeios e simplesmente desaparece. Então, se for comprar presencialmente, confirme se o agente de turismo é credenciado. Porém, caso queira reservar os seus passeios com agilidade e cancelamento grátis, indicamos a Civitatis.
  • Se a sua ideia é fazer um tour por conta própria, o ideal é alugar um carro, então indicamos que compare os preços de todas as locadoras disponíveis pela RentCars.
  • Lembre-se de fazer o seu seguro de viagem para imprevistos com o Seguros Promo.

 

Conclusão: Vale a pena conhecer Itacaré na Bahia?

Concluímos então que esse vilarejo baiano é um lugar que agrada a todos os estilos de viajantes, seja para curtir dias agitados ou para descansar.

Portanto, indicamos que os leitores conheçam as belezas de Itacaré e se possível aproveitem as cidades próximas ao vilarejo, como por exemplo, Barra Grande, Serra Grande e Ilhéus.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Itacaré. E no caso de duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -