PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Restaurantes em Ilhéus, Bahia: Onde comer?

comidas tipicas da bahia acarajé popular

Bom, o nosso roteiro sobre a cidade de Jorge Amado, não poderia terminar em apenas o que fazer na Terra do Cacau. Então, hoje, vamos falar sobre alguns restaurantes em Ilhéus, além, é claro, das melhores comidas típicas da Bahia.

Aliás, se você está planejando conhecer esse pedacinho do paraíso, confira também as nossas dicas de viagem sobre Serra Grande e Itacaré.

Dito isso, vamos logo ao nosso texto? Se sim, acompanhe a seguir todas as nossas dicas de restaurantes em Ilhéus na Bahia.

 

Melhores restaurantes em Ilhéus

E ai, quais são os restaurantes mais famosos em Ilhéus? Bom, as opções são muitas e agradam a diferentes gostos e bolsos.

Mas obviamente, retrataremos os que tivemos a oportunidade de conhecer. Mesmo que ainda existam muitos outros restaurantes em Ilhéus.

 

1- Acarajé Popular

O ramo de lanchonetes pode ser uma excelente opção para quem deseja fazer refeições mais leves antes ou depois de fazer alguns passeios pela região.

comidas tipicas da bahia acarajé popular
Fonte: Pixabay

Por se tratar de uma barraca popular, os preços de consumo costumam ser mais em conta, por isso, aproveite para comer tudo o que tiver vontade!

Aproveite também para anotar essa dica no seu roteiro e não deixe de conhecê-lo! Inclusive estivemos no Acarajé popular e podemos garantir que vale a pena.

 

2- Bar Vesúvio

Claro que não podemos deixar de mencionar o Bar Vesúvio, famoso por conta do romance Gabriela de Jorge Amado. Por isso, é um dos mais visitados da cidade, no qual, também possui uma estátua do escritor.

o que fazer em ilhéus bar Vesúvio

Além disso, o bar também pode ser um excelente passeio para noite, pois o local conta com apresentações de teatro inspiradas no romance Gabriela.

Sendo assim, se você gosta de badalação, indicamos que inclua o Bar Vesúvio no seu roteiro.

 

3- Cabaré Batclam

Conhecido por ser um antigo Cabaré, o Batclam é uma das principais atrações da cidade.

Pelo simples fato, do local ter sido frequentado por pessoas da alta classe, como os antigos coronéis e os donos de fazendas de cacau.

restaurante batclam ilheus

Já atualmente, o local funciona como um bar e restaurante, onde inclusive tivemos a chance de provar os famosos mini pasteis do Batclam.

 

4- Mercado de Artesanato de Ilhéus

Mas quem não gosta de fazer compras, não é mesmo? E que tal aproveitar a oportunidade e parar para almoçar no mesmo local?

mercado de artesanato em ilheus

No Mercado de Artesanato de Ilhéus, é possível encontrar lembranças de viagem, iguarias da cidade e claro, a comida local.

E apesar de não termos tido tempo de almoçar por ali, indicamos para quem pretende comprar temperos baianos.

 

5- Restaurante Pier do Pontal em Ilhéus

Este restaurante faz parte da Pousada Pier do Pontal e está aberta tantos aos hospedes quanto ao público. O restaurante a lá carte conta uma adega climatizada e oferece uma carta de vinhos composta por rótulos premiados.

pousada pier do pontal

Aliás, ficamos hospedados no local, então podemos afirmar que o atendimento é de qualidade.

 

6- Bistrô Carioca Burguer

Complementando a lista de restaurantes em Ilhéus que tal darmos uma variada e conhecermos uma Hamburgueria com sabores sensacionais?

hamburgueria em ilheus

A Bistrô Carioca Burguer tem avaliação de 5 estrelas e é a queridinha dos visitantes, por isso, se quer experimentar algo além do trivial, já sabe para onde ir!

Por fim, estivemos no local por duas ocasiões e gostamos muito do sabor, preço, e, atendimento. Inclusive na segunda vez o nosso lanche demorou muito, e, ganhamos uma porção de batata frita como cortesia.

 

7- Cabana Axé

Já se você quer almoçar na Praia dos Milionários, indicamos a Cabana Axé. Onde, provamos um prato completo com todos os acompanhamentos por aproximadamente R$ 100.

restaurante praia dos milionarios em ilheus

 

8- Restaurante Mangue Seco em Ilhéus

Vamos lá, chegamos ao restaurante mais polemico que fomos em Ilhéus, o Restaurante Mangue Seco.

Depois de tantas indicações, resolvemos ir jantar no restaurante Mangue Seco, e, admito, que me decepcionei.

Contudo, o local é um dos queridinhos dos turistas e apesar de termos achamos a comida sem sabor e relativamente cara, essa é uma opinião pessoal.

Ou seja, a melhor decisão é cada um avaliar por si mesmo. Inclusive se você for lá, não se esqueça de voltar aqui nos comentários e contar o que achou.

 

Restaurantes próximos a Ilhéus

Claro que para quem deseja desbravar as maravilhosas terras da Bahia com tudo o que tem direito, ou para quem está hospedado nas proximidades da cidade, também existem excelentes restaurantes próximos a Ilhéus que valem a pena ser conhecidos.

 

Barraca do Besouro em Itacaré

Itacaré é o paraíso do Cacau e está localizado a cerca de 1h20 de Ilhéus. A natureza exuberante e a gastronomia local são os principais atrativos da região.

trilha das 4 praias em itacare
Praia de Havaizinho

E se você pretende fazer a trilha das 4 praias, e, almoçar na região, te indicamos o peixe na bananeira da Barraca do Besouro, localizada na Praia de Havaizinho.

 

Casa da Empada em Serra Grande

Claro que a Casa da Empada é um clássico e está localizado a cerca de 29 km de Ilhéus. De acordo com visitantes e moradores da região, a Casa da Empada faz a melhor empada de camarão de toda a região.

Além disso, existe uma infinidade de empadas salgadas e doces, com sabores diversificados, mas sem dúvidas, a de camarão é imbatível!

casa da empada ilheus bahia

E que tal aproveitar para colocar um pouco do molho de pimenta de cheiro? O sabor fica ainda mais incrível!

E SIM, fomos até a Casa da Empada, e, ficamos tão apaixonados que paramos lá na volta também.

Por fim, o GPS não é bem mapeado na região, mas a Casa da Empada fica entre o km 257 e 256 da estrada principal que liga Ilhéus e Itacaré.

 

Restaurante da Cachoeira de Tijuípe

Já entre Itacaré e Serra Grande temos mais uma belezinha: a Cachoeira de Tijuípe, que além de maravilhosa também conta com uma estrutura fantástica, inclusive com um restaurante.

restaurante cachoeira de tijuipe serra grande

E em relação ao restaurante em si, ele tem um cardápio variado e um ótimo atendimento. Porém, não almoçamos por lá, então indicamos que conheçam e depois opinem aqui nos comentários do blog.

E ai, já conseguiu montar seu roteiro para conhecer os principais restaurantes em Ilhéus? Provavelmente sim, mas para você não perder nenhum sabor, selecionamos as melhores comidas típicas da Bahia.

 

Então, realmente vale a pena provar as comidas típicas da Bahia?

Se você é adepto aos temperos e sabores fortes, então a resposta é SIM! Vale muito apena provar alguns pratos típicos da Bahia.

Afinal de contas, a comida baiana é irresistível e todo brasileiro deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.

Os pratos mais conhecidos, apresentam muito sabor, cheiro e temperos especiais, que atiçam ainda mais o paladar de quem visita à região.

Claro que na culinária local algumas especiarias como: a pimenta, o azeite de dendê e a manteiga de garrafa. Afinal de contas, esses são os principais sabores da Bahia.

E para complementar nosso roteiro de viagens até a Bahia, separamos abaixo, algumas comidas típicas que você certamente não pode deixar de provar.

 

Acarajé

Claro que ao viajar para a Bahia, precisamos experimentar o famoso Acarajé, que é um dos mais conhecidos de toda região.

A base do prato é elaborada a partir de uma massa de feijão-fradinho cru, que fica uma delícia com muitas variedades de recheio.

Mas, o mais comentado, é com camarão seco, fica a dica!

 

Rabada

A Rabada também é uma iguaria baiana e que resiste a esta mistura de ingredientes. Ela é preparada com rabo de boi e leva temperos muito saborosos e marcantes, como pimenta e as folhas de louro.

Vale muito a pena experimentar!

 

Bobó de Camarão

O prato possui consistência cremosa e muito saborosa – o que nos remete a uma deliciosa sopa –.

Além disso, essa iguaria baiana está entre os pratos mais cobiçados pelos turistas e é composto por: camarão, leite de coco, purê de mandioca e azeite de dendê.

Sendo assim, é tudo o que o brasileiro gosta, não é mesmo?

 

Moqueca

A Moqueca também é um prato muito famoso na Bahia e está entre os mais desejados para degustação.

Na Bahia, a moqueca traz como ingrediente principal, o azeite de dendê. E, geralmente, é preparada com frutos do mar.

 

Abará

Quem nunca ouviu falar dessa maravilha, vai conhecer mais sobre agora!

Outro prato de origem africana, mas também muito popular na região, é o Abará! Um bolinho de feijão-fradinho cozido e embrulhado em folha de bananeira.

O abará é bem parecido com o acarajé, porém, o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.

Então, que tal também provar mais essa maravilha baiana?

Por fim, os visitantes do litoral baiano, ainda podem experimentar outras maravilhas da gastronomia: sarapatel, casquinhas de siri, vatapá e muito mais!

 

Afinal, quais dos restaurantes em Ilhéus nós mais gostamos?

Aos visitantes de Ilhéus, indicamos os restaurantes: Acarajé Popular, Bistrô Carioca Burguer, Cabaré Batclam e a Cabana Axé.

A Bahia nunca nos decepciona quando o assunto é gastronomia. Por isso, neste artigo, opções não faltam para você saborear a magnífica culinária da região.

Então, aproveite todas as dicas e comece seu roteiro gastronômico pelos melhores restaurantes de Ilhéus, garanto que você vai adorar conhecer!

E para finalizar, se você conhece outros restaurantes em Ilhéus e região, deixe aqui nos comentários, pois ficaremos felizes com a sua participação.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -