Pular de Paraquedas em Boituva: Guia Completo - Mundo Viajante

Pular de Paraquedas em Boituva: Guia Completo

Publicado em 08/12/2020

Já pensou em ter uma experiência única na vida? Se sim, pular de paraquedas pode ser a sua experiência inesquecível. Quer saber como realizar esse sonho de pular de paraquedas em Boituva? Quanto custa o salto de paraquedas? E como foi a minha experiência pessoal? Então, confira nosso post completo:


adolescente voando de paraquedas


Lugares para pular de paraquedas 


A 117 km da capital de São Paulo, a cidade de Boituva ficou famosa pela prática de paraquedismo. Além dos saltos tradicionais de paraquedas, a cidade também conta com voos e saltos de balão. 

Outro lugar inusitado para a prática desse esporte é na cidade de Araraquara – a 270km da capital paulista – onde são oferecidos saltos para iniciantes. No geral os saltos acontecem na área do aeroporto de Araraquara e devem ser marcados com antecedência nas empresas credenciadas. 


Além disso, como opção interestadual podemos pular de paraquedas em Resende no Rio de Janeiro. Lembrando que os saltos geralmente são realizados próximos ao Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional das Itatiaia. 

Já no Sul do Brasil a cidade de Ponta Grossa se transformou em referência dessa prática de esporte radical. 


E por último, podemos citar outras cidades adeptas ao esporte como a Serra do Cipó localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Juiz de Fora na Paraíba, Caruaru no Pernambuco, Itaparica na Bahia e Maceió em Alagoas. 


Quanto custa para saltar de paraquedas 


A média de preços para pular de paraquedas em Boituva é R$ 400 sem fotos ou vídeos. Porém, esse valor varia muito de acordo com o tipo de salto.

Lembrando que as empresas de paraquedismo de Boituva possuem ótimas opções de parcelamento de até 12x sem juros. 


Na época que pulei de paraquedas em Boituva paguei um preço promocional de R$ 300 para aniversariantes, já incluso vídeo e fotos. 

Realizei meu salto pela Sky Company e indico, pois deu tudo certo na minha experiência. 


Quem pode pular de paraquedas


Vamos lá... 

A idade mínima para pular de paraquedas é 14 anos completos, já em relação à idade máxima não existe um limite pré-estabelecido. 

Mas lembre-se que no caso de problemas cardíacos ou respiratórios é indicado consultar seu médico antes. 


Ainda para os menores de idade, é preciso levar – além dos documentos de identificação dos pais e do menor – um Termo de Responsabilidade reconhecido pelos responsáveis em cartório. 

Já sobre o peso dos praticantes, para saltar de paraquedas é necessário estar pesando no máximo 95 kg. (Existe uma margem de tolerância de até 99 kg) 


Por último, embora não haja nenhuma proibição, não é indicado que pessoas que estejam gripadas ou com qualquer obstrução em suas vias nasais saltem de paraquedas. 


Como funciona o salto de paraquedas


O salto é duplo, ou seja, um instrutor pula com você. Para pular sozinho é necessário fazer um curso de paraquedismo e obter uma licença. 

Quando saltei de paraquedas estava comemorando meus 20 aninhos de idade e foi uma experiência incrível. 

adolescente com equipamento e macacao de  paraquedismo

Na primeira vez que fui em Boituva – no fim de semana do meu aniversário – não consegui realizar o salto devido as condições meteorológicas, por isso é indicado se certificar sobre o tempo antes de ir até lá. 

Já na segunda vez foi um sucesso, o tempo estava lindo e ensolarado. Cheguei em Boituva por volta das 10h e em pouco tempo já estava sendo orientada pelo meu instrutor. 

treinamento para salto de paraquedas no solo

Após realizar o pagamento e preencher os formulários inicia-se as instruções para o salto, inclusive até te mostram a posição ideal para o salto em queda livre. 

menina em um deck de madeira com as pernas cruzadas

Lembro que aprendi tudo certinho quando estava no chão e na hora de pular só lembrei de uma das 5 instruções mais importantes kkk. 

aviao aero motor laranja

adolescente entrando em um aviao pequeno

Após embarcar no aero motor o voo panorâmico durou aproximadamente 15 minutos, quando atingimos 12.000 pés – equivalente a algo em torno de 3.650 metros – iniciou-se os preparativos para o salto.

adolescente entrando em um aviao pequeno para saltar de paraquedas

Para as mulheres, lembre-se que será necessário prender o cabelo com uma xuxinha bem apertada. 

adolescente sorrindo e entrando em um aviao pequeno

Graças a Deus eu fiquei no fundo do aero motor, e, portanto, não fui uma das primeiras a pular. 

Acredito que ocorreram uns 6 saltos duplos, mas não lembro com precisão. (Estava muito ansiosa kkk)

Os 15 minutos de subida até os 12.000 mil pés foram eternos e cada vez que o GRANDE MOMENTO se aproximava eu tentava pensar menos sobre o que iria acontecer dali pra frente. (Deve ser por isso que esqueci a instrução de manter as pernas fechadas na hora do pulo kkk) 

adolescente  em um aviao pequeno olhando pela janela

A vista panorâmica de Boituva é linda e isso é uma vantagem em relação a cidades sem área verde. 

vista da natureza vista de um aviao pequeno

O mais engraçado foi que “TUDO” ou quase tudo que o instrutor falou comigo nesses 15 minutos não foi absorvido kkk 

menina respirando fundo

Sinceramente, eu nem ao menos prestei atenção ou conseguia escutar. Talvez por conta da altitude que tapou um pouco meus ouvidos ou pelo próprio nervosismo. 

adolescente com a mao no rosto

Já próximo da grande hora a porta do avião abriu e uns 3 caras que praticavam paraquedismo sozinhos pularam. 

Em seguida, começou a leva da galera de salto duplo e nesse momento admito que fiquei com as pernas parcialmente congeladas kkk 

Então, chegou a minha grande hora de ir até a porta do avião e lá estava eu fazendo os procedimentos da cabeça antes da hora indicada haha. (No salto duplo é necessário colocar a cabeça no ombro do instrutor antes do salto, por conta do impacto) 

E lá vamos nós kkkk 

adolescente na porta de um aviao pequeno

O instrutor falou que iriamos pular no 3, mas no 1 ele impulsionou o salto. 

mulher saltando de paraquedas

Foram aproximadamente 40-60 segundos de queda livre e juro que acabei até comendo um pouco de uma nuvem por estar de boca aberta e gritando kkk 

queda livre de salto duplo de paraquedas

saltando de paraquedas de um aero motor laranja

Talvez seja interessante comentar que as nuvens são salgadas. 

salto de paraquedas de mulher morena

Meu coração acelerou e tive uma sensação de liberdade com perigo, admito que gostei muito disso. 

queda livre de salto de paraquedas de mulher jovem

Depois desses segundos loucos, o instrutor abre o paraquedas e isso gera um certo impacto nos ombros. 

abertura de paraquedas

E daí em diante são mais uns 5 minutos para apreciar o ar livre e curtir esse momento único. 

vista panoramica de voo de paraquedas

Quando chegamos ao solo o instrutor retirou meu o equipamento e demos risadas sobre as besteiras que fiz lá em cima hahahaa 

mulher e instrutor de paraquedismo dando as maos

mulher e instrutor de paraquedismo se abraçando

Amei a experiência, pretendo saltar novamente em outro lugar e recomendo a todos que façam isso ao menos uma vez na vida. 


Vale a pena pular de paraquedas? 


Minha resposta não poderia ser outra: SIM OU COM CERTEZA. 

As palavras desse post não são suficientes para descrever a sensação dessa aventura e inclusive é um item que fiquei feliz em marcar na minha lista – 100 coisas para fazer antes de morrer – como concluído. 

salto de voo em queda livre de mulher morena

Espero em breve conseguir fazer um salto de balão e voar de Asa Delta. Então, nos acompanhe nas redes sociais e se inscreva para receber nossos posts por e-mail.



Dicas para pular de paraquedas em Boituva 


- Se o tempo estiver fechado ou com grande probabilidade de chuva não irão liberar a pista de voo para não colocar em risco a segurança dos paraquedistas. 

- Não é permitido saltar se a pessoa praticou mergulho nas 24 horas anteriores ao salto. 

- O horário da reserva se refere ao horário da chegada, não do salto. Não há como precisar a hora do Salto Duplo, pois dependemos da dinâmica operacional de aeronaves, de condições meteorológicas. 

- No dia do salto lembre-se: Descanse bem na noite anterior, vista roupas esportivas para o salto (tênis) e alimente-se normalmente. 

- Não é recomendável consumir álcool nas 24h que antecedem o salto. 

- Por último, a dúvida de muitos antes de pular de paraquedas: O que acontece se o paraquedas principal não abrir? Fique tranquilo que caso isso aconteça o dispositivo reserva é acionado automaticamente e tudo fica bem no final.

panfleto de uma mulher saltando de paraquedas



Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook


Se tem dúvidas ou sugestões deixa seu comentário

6 comentários:

  1. oi!
    Nossa que legal :D você é bem corajosa, eu tenho muita vontade de saltar de paraquedas mas morro de medo...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Admiro quem tem coragem para fazer isso, mas definitivamente não é minha praia. Tenho pavor de altura kkkk! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que coragem. Confesso que gostava de pular de paraquedas, mas não sei se na hora teria coragem.

    ResponderExcluir
  4. Oie minha linda! Eu amei a postagem. Há um tempinho tenho vontade de pular, deve ser muito emocionante mesml. Tenho uma amiga q tbm pulou e amou tantl q fez até uma tatoo.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  5. Oi Iza,
    Adorei a dica, tenho muito vontade de saltar, infelizmente aqui perto não tem, mas já deixei salvo seu post para quando puder ir fazer. Gostei que tudo é bem organizado e seguro.

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Uau quantas informações hein... um dos meus sonhos é pular de para-quedas. Mas cadê a coragem? Sou um tantinho medrosa. Gostei que tem opção com ou sem fotos. Acredito que as fotografias tornam a experiência inesquecível. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir



@INSTAGRAM