Pesquisar
Close this search box.

Cachoeiras da Sossegada: Tirolesa e aventura em Capitólio

complexo da sossegada capitolio TIROLESA

Localizado no estado de Minas Gerais, a cidade de Capitólio, tem muito a oferecer quando o assunto é turismo de aventura! Então, seguindo por essa linha, hoje vamos falar sobre mais uma atração especial de Capitólio que também é a nossa queridinha: a Tirolesa das Cachoeiras da Sossegada.

Por aqui, vamos apresentar os principais detalhes da região – das Cachoeiras e da Tirolesa do Complexo –, de forma que você tenha um roteiro completo sobre essas principais atrações de Capitólio.

Sendo assim, se você gostaria de obter mais informações sobre a Tirolesa das Cachoeiras da Sossegada e se divertir bastante pelo local, vem com a gente!

 

Complexo de Cachoeiras da Sossegada: Como chegar?

Você sabia que é possível acessar o Complexo de Cachoeiras da Sossegada pela estrada, em uma longa viagem de carro?

SIM! O Complexo de Cachoeiras da Sossegada é uma das atrações mais acessíveis de toda Capitólio, o que já é um motivo a mais para conhecê-lo, não é mesmo?

complexo da sossegada capitolio

Pois bem, primeiramente, saiba que Campinas e Ribeirão Preto, são as cidades de São Paulo mais próximas a Minas Gerais, o que pode facilitar muito a escolha do trajeto.

Então, partindo de Campinas em São Paulo, é possível chegar ao Complexo após 5h30 em uma viagem de carro.

O que de fato pode ser cansativo, mas é a melhor opção para chegar em nosso destino.

E, para quem vem direto de Capitólio, a locomoção local fica muito mais prazerosa de carro, já que o local está a cerca de 10 a 15km da cidade e ainda, podemos visitar algumas atrações com carro convencional.

Mas, claro, que não podíamos deixar de mencionar que também é possível chegar ao destino de ônibus, pela Viação Gardênia que faz a linha BH X Capitólio e o trajeto todo pode ser concluído em até 4 horas.

Para quem optar por ir de ônibus, saiba que as passagens podem custar em média R$100 para mais, dependendo do seu ponto de partida e horário de embarque.

Além disso, outro ponto negativo de viajar de ônibus, além dos valores da passagem, é que as principais atrações ficam fora do centro da cidade, sendo assim, é necessário contratar por fora os passeios para todos os lugares.

Por fim, você também tem a opção de chegar ao seu destino contratando o passeio de 4×4 que ainda pode te levar para outros passeios.

 

Complexo de Cachoeiras da Sossegada: O que fazer?

Para começar, saiba que o lugar é lindo! E ainda possui vegetação nativa bem preservada, uma trilha de fácil acesso quase na beira da estrada onde, de repente, surge o acesso a uma imponente cachoeira.

Então, além disso, que tal conhecer os principais atrativos do Complexo de Cachoeiras da Sossegada? Afinal de contas, por aqui, a diversão é sempre garantida.

  • Visitar as Cachoeiras Siriema e Duas Quedas;
  • Conhecer poços naturais para banho;
  • Apreciar a vista do Mirante;
  • Infraestrutura com restaurante para almoços aos finais de semana;
  • Caminhar;
  • Fazer um pique nique em família;
  • Relaxar depois do almoço em redes dispostas por todo o Complexo;
  • Tirar belíssimas fotos;
  • Descer pela Tirolesa da Sossegada:

E muito mais! Como vimos, opções de lazer não faltam no Complexo de Cachoeiras da Sossegada, então, comece pela sua favorita!

 

Atrativos do Complexo de Cacheiras da Sossegada: Quanto Custam?

Como os valores das atrações do Complexam da Sossegada variam a depender das atividade, indicamos que você entre em contato com a Equipe do Complexo da Sossegada!

O pessoal é super simpático e pode te informar como funciona a tirolesa, o restaurante e as cachoeiras!

Confira também: Onde ficar hospedado em Capitólio?

 

Tirolesa do Complexo de Cachoeiras da Sossegada: Como funciona?

Essa atração, foi inaugurada ainda em 2021 e é considerada como a maior tirolesa de Minas Gerais, com cerca de 1 km de extensão – mas nós duvidamos desse detalhe, pois no estado, têm muitas outras tirolesas, então só indo para comprovar!

TIROLESA cachoeira da sossegada capitólio

Apesar disso, a descida é bem rápida e dura aproximadamente 1 minuto, mas, pode levar mais tempo, afinal, tudo depende do peso de cada um.

Sendo assim, tudo começa logo após efetuar o pagamento para participar da atração, onde uma caminhonete do próprio Complexo, nos leva até o topo do morro para enfim descer a Tirolesa.

Ainda no morro, os instrutores preparam todo o equipamento e nos dão algumas instruções importantes sobre o que devemos ou não fazer, antes de descermos.

TIROLESA cachoeira da sossegada capitólio

Esse tour é bem legal e seguro, e nos proporciona uma das vistas mais bonitas de toda Capitólio, que para nós, supera inclusive, a vista da tirolesa do Lago de Furnas.

Além disso, diferente das Tirolesas comuns, no equipamento dessa atração, temos um mini paraquedas que deixa as fotos bem mais legais e dão muito mais impulso, o que particularmente gostamos, pois é uma dose de adrenalina a mais nessa aventura.

Entretanto, não podemos esquecer de mencionar que essa é uma atividade para quem gosta de aventura e principalmente de altura.

TIROLESA cachoeira da sossegada capitólio

Isso porque, a tirolesa já sai de um local que é bem alto, então quem tem medo de altura pode não gostar muito dessa experiência.

Mas, como mais um ponto positivo, essa atividade pode ser feita por pessoas de todas as idades, incluindo crianças que já possuem peso e estatura mínima e ainda, por idosos.

Então, para concluir, saiba que nós fizemos esse tour pessoalmente e gostamos bastante!

Portanto, não deixe de viver essa experiência, pois com certeza também vai se apaixonar pelo lugar!

 

Cachoeiras da Sossegada?

Claro que não podíamos deixar de falar sobre as Cachoeiras da Sossegada, não é mesmo? Pois bem, o Complexo apresenta 2 cachoeiras que você não pode deixar de visitar:

  1. Cachoeira Siriema;
  2. Cachoeira Duas Quedas – esta última é dividida em parte de cima e parte de baixo.

 

Ambas possuem fácil acesso, com uma caminhada de 15 minutos para acessá-las, sendo de dificuldade leve e super indicada para todos, incluindo idosos e crianças.

complexo de cachoeiras sossegada capitólio

Elas também são bem pequenas se comparadas a outras de Capitólio, o que as torna muito mais charmosas.

Além disso, devido à falta de iluminação natural, pelo excesso de vegetação, ambas também são mais frias do que as outras, mas, mesmo assim, é um lugar bem bonito e bem natural.

complexo de cachoeiras sossegada capitólio

Por isso, não deixe de conhecer as Cachoeiras da Sossegada, ok? Afinal de contas, por aqui, a diversão é sempre garantida!

Para finalizar, saiba que a Cachoeira das Duas Quedas está dividida entre parte de cima e parte de baixo e para conseguir acesso à parte de cima, é necessário subir por uma escadaria íngreme feita de terra, mas também é muito tranquila de percorrer.

Confira também: O que fazer em Capitólio em Minas Gerais?

 

Outros passeios de aventura para fazer em Capitólio

Como vimos, a cidade de Capitólio é um destino cheio de aventuras, o que atrai os olhares e interesses de muitos turistas.

Sabendo disso, em Capitólio você também encontra outras atrações que estão além do Complexo de Cachoeiras da Sossegada.

Veja algumas delas que inclusive, falamos por aqui!

 

Então, que Capitólio oferece incríveis atrações, não é novidade para ninguém, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de obter mais detalhes sobre todas elas aqui no Blog Mundo Viajante!

Afinal de contas, por aqui você encontra muitos lugares e vistas que não vai se arrepender de ter vivido e visto.

Programe-se e conheça o paraíso natural de Capitólio!

 

Afinal, o que achamos do Complexo de Cachoeiras da Sossegada?

Bom, como mencionamos anteriormente, nós gostamos bastante de ter vivenciado essa aventura pelo Complexo de Cachoeiras da Sossegada.

Sendo que a Tirolesa das Cachoeiras da Sossegada é uma atividade super indicada para quem gosta de aventura e atividades diferenciadas.

Então, se você se enquadra nesse perfil, essa certamente será a atração perfeita para o seu roteiro por Capitólio.

Por fim, esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre Complexo de Cachoeiras da Sossegada e a sua incrível tirolesa. Mas, caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário aqui ou no @blogmundoviajante.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.