Se você deseja conhecer mais sobre a Estrada da Morte em La Paz e adicionar um pouco de adrenalina a sua viagem, saiba que chegou no post certo!
Considerada como um dos principais pontos turísticos de La Paz na Bolívia, essa estrada pitoresca tem paisagens, curvas e abismos impressionantes, onde a parte mais divertida é praticar downhil.
Então, se você quer conhecer mais sobre a Estrada da Morte e as aventuras que ela pode proporcionar, vêm comigo!
O que é a Estrada da Morte? E por que ela é chamada assim?
A Estrada da Morte era uma das principais vias de acesso terrestre do país, sendo muito utilizada por carros, caminhões, motos e outros veículos vindos de outras cidades ou outros destinos do mundo.
Ela é considerada a mais perigosa do mundo, pois é bem estreita, íngreme e apresenta muitas curvas e abismos impressionantes, o que causou inúmeros acidentes graves ao longo dos anos.
Com 75 km de extensão, a Estrada da Morte não é mais tão utilizada por veículos, pois construíram uma rota alternativa mais segura.
Apesar disso, turistas ainda frequentam a região para praticar descidas radicais de bicicleta. Para garantir que tudo saia como planejado, basta seguir as instruções e não abusar da velocidade.
Quer saber mais do passeio pela Estrada da Morte? Se liga que eu te conto os detalhes a seguir!
Como funciona o passeio pela Estrada da Morte?
Pois bem, o passeio de bicicleta pela Estrada da Morte tem duração estimada em 12h e é destinada ao público aventureiro.
O passeio se inicia logo cedo, com uma equipe da Civitatis ou a GetYourGuide buscando os turistas no hotel em La Paz e levando-os até La Cumbre, localizada a 4.700 metros acima do nível do mar, onde se inicia a icônica Estrada da Morte.
De lá, instruções são passadas pelos guias e os turistas já são liberados para pegar as bicicletas e descer pedalando por 20km até chegar num ponto de controle de turistas.
A partir deste ponto, o trajeto conhecido como Caminho a Los Yungas fica mais delicado, com muitas pedras e curvas e ao chegar ao fim do trajeto, acontece uma pausa para descansar.
Neste momento, os visitantes ainda podem tomar um lanche para renovar as energias antes de se prepararem para a próxima etapa do passeio, que consiste na descida de mais 32km e uma vista magnífica.
As descidas se concluem no povoado de Yolosa, onde é oferecido almoço e os turistas podem aproveitar para dar um mergulho na piscina e relaxar após a atividade intensa.
Onde contratar o passeio pela Estrada da Morte?
Como antecipamos, o passeio de bicicleta pela Estrada da Morte, pode ser contratado diretamente no site da Civitatis, a partir deste link.
E, o processo para contratar é bem simples: primeiro, selecione o melhor dia e o tipo de atividade que deseja participar.
Depois, selecione a quantidade de pessoas que vão participar e reserve. Feito isso, basta preencher suas informações pessoais e de contato e finalmente, seguir para pagamentos.
A Civitatis permite que você reserve vários passeios de uma vez e parcele tudo em até 10x sem juros. O que é ótimo para quem deseja conhecer outras belezas da Bolívia.
Mas, como segunda opção também indicamos a GetYourGuide, onde vários fornecedores do passeio estão listados.
Como se preparar para percorrer a Estrada da Morte de bicicleta?
Mas é claro que, para que a descida pela Estrada da Morte seja divertida e segura, você precisa tomar alguns cuidados essenciais.
Pois bem, dentre eles, destacamos:
Contrate o passeio de uma empresa confiável
A Civitatis e a GetYourGuide são nossas parceira há anos e muitos viajantes – inclusive eu – usam de seus serviços e recomendo muito, por isso, pode confiar!
Vista-se de forma apropriada
Geralmente, as empresas de turismo que oferecem o passeio, disponibilizam macacões, luvas e capacete, itens essenciais para sua segurança.
Esteja protegido contra o frio
Mas um fator que pode lhe perturbar é o frio.
Sendo assim, como a variação de temperatura é brusca durante o tour, ainda mais como o seu corpo se aquecerá por causa da atividade física, o ideal é que você use três camadas de roupa.
Dessa forma, você pode tirá-las ou não de acordo com o clima e o decorrer do passeio.
Não fique de estômago vazio
O passeio faz pausas para você recuperar as forças e ainda oferece almoço. Mas, ainda recomendo que você não participe de barriga vazia.
Isso porque, como esta é uma atividade intensa, o seu corpo precisa estar devidamente preparado.
Sendo assim, você pode comer algo leve antes de sair, mas sem exagerar, pois, comer demais também pode fazer mal devido a altitude e adrenalina.
Dicas extras para participar do passeio da Estrada da Morte:
- Leve dinheiro extra, pois é possível fazer tirolesa em uma parte da montanha;
- Vá de sapatos fechados, de preferência próprio para trilhas;
- Separe uma mochila com roupas e sapatos extras para a volta.
- Se tiver, utilize óculos de sol esportivos UVA-UVB.
Qual a melhor época para percorrer a Estrada da Morte?
Pois bem, você pode percorrer a Estrada da Morte em qualquer época do ano, menos quando está chovendo, já que nesse período, o caminho fica triplamente perigoso.
Sendo assim, os melhores meses para você pensar em se aventurar são de Abril a Novembro, que apesar de muito frio, é quando acontece a alta temporada, pois, o tempo está mais seco e é bem mais seguro.
Já entre os meses de Dezembro a Março é quando temos muito calor na região e consequentemente, a maior incidência de chuvas, o que atrapalha na visibilidade e deixa o caminho mais escorregadio.
Quem pode percorrer a Estrada da Morte?
As agências de turismo estabeleceram uma faixa etária mínima de 14 anos para que os turistas possam participar do tour, devido à sua natureza um tanto perigosa.
Então, se você tem a pretensão de passear por aqui, nada de crianças, ok?! É adrenalina demais para os pequenos.
Apesar de não ter muitas informações sobre, indico que idosos também não participem, devido às diferenças de altura e temperatura.
No mais, não há restrição de idade para moradores locais que estão acostumados com as dificuldades da Estrada da Morte.
Onde se hospedar em La Paz na Bolívia?
La Paz tem muitas hospedagens excelentes para você escolher, espalhadas por muitas regiões da cidade.
E, para facilitar o seu processo de busca, selecionamos as 3 melhores do Booking para você conhecer. Confira!
O Hotel Sagarnaga está entre um dos favoritos devido a receptividade e hospitalidade dos funcionários do local.
Além disso, a equipe limpa os quartos, que são bastante espaçosos e excelentes para você ir com toda a família. A localização é excelente e o café da manhã também está incluso no valor das diárias. Aproveite!!
Considerado como um dos mais luxuosos o Madero Hotel & Suites está classificado como 4 estrelas e também apresenta quartos espaçosos.
Aqui, os hóspedes podem contar com bar, restaurante, terraço e café da manhã incluso, o que é excelente para atender turistas da melhor forma possível.
Por fim, mas não menos importante indico o Selina La Paz que é sem dúvidas, um dos melhores hostels da cidade. Indicado para quem deseja economizar com hospedagem!
Afinal de contas, aqui encontramos cozinha compartilhada, sala de cinema e bar para aproveitar em grande estilo!
O Que Saber Antes de Ir para a Bolívia?
Antes de viajar para a Bolívia, é importante estar ciente de alguns aspectos essenciais para uma viagem tranquila e segura. Aqui estão as informações que todo viajante deve saber:
- Documentos necessários para brasileiros: Brasileiros precisam apenas de RG ou Passaporte válido para entrar na Bolívia. Caso opte por usar o RG, ele deve estar em bom estado de conservação e ter sido emitido há menos de 10 anos.
- Vacinas recomendadas e obrigatórias: Não há vacinas obrigatórias para entrar na Bolívia, mas é recomendado estar com a vacina de febre amarela atualizada. Também é importante verificar as vacinas de rotina e considerar a vacinação contra hepatite A e B, dependendo do seu histórico médico.
- Seguro saúde: É altamente recomendado contratar um seguro saúde internacional. O sistema de saúde na Bolívia pode não ser tão avançado quanto em outros países, e um seguro pode evitar gastos inesperados com tratamentos médicos.
- Roaming e chip internacional: Evite tarifas altas de roaming internacional contratando um chip de dados internacional. Assim, você poderá utilizar internet e fazer ligações locais a preços mais baixos.
- Dinheiro para a Bolívia: É aconselhável levar dólares americanos e trocá-los por bolivianos ao chegar na Bolívia, especialmente nas casas de câmbio. Evite levar grandes quantidades de dinheiro em espécie, e prefira utilizar cartões de crédito ou débito quando possível.
Outras dicas sobre La Paz
- O que fazer em La Paz?
- Onde ficar em La Paz?
- Como chegar em La Paz?
- Passeios em La Paz
- Laguna Charquini
- Copacabana e Isla del Sol
- Teleférico em La Paz
- Valle de la Luna e Ánimas
Vale a pena se aventurar na Estrada da Morte?
Mas é claro que sim, principalmente se você é do tipo de turista que curte adrenalina!
Se você está com viagem marcada para a Bolívia e procura por atrações diferentes e mega divertidas para incluir em seu roteiro, saiba que a Estrada da Morte é uma boa pedida!
Claro que esse destino não é pra qualquer um, é preciso coragem para encarar os precipícios, descidas e curvas, mas com cuidado, tudo vai dar certo! Inclusive os guias já são treinados!
Então, eu espero que você tenha gostado de conhecer a Estrada da Morte e me conta qual foi a sua parte favorita desse passeio, vou adorara saber! Siga o @blogmundoviajante no Instagram e não perca as novidades desse destino!