Você sabia que a maior rede de teleféricos fica na Bolívia? Sim! O teleférico em La Paz entrou para o Guiness Book como o maior do mundo, com 27 linhas.
Afinal de contas, para quem não sabe, os teleféricos são mais do que pontos turísticos, por lá, eles funcionam como transporte coletivo, tipo os metros do Brasil.
Mas é claro que o nosso foco hoje é falar sobre o tour incrível que participamos pelos teleféricos em La Paz com a Civitatis ou com a GetYourGuide.
Então, se você quer saber como é o teleférico em La Paz, bem como, o funcionamento de passeios para turistas, vem comigo!
Onde se hospedar em La Paz?
Primeiro de tudo, que tal algumas opções de hospedagens em La Paz que são acessíveis e ótimas para você conhecer as principais atrações da cidade?
Pois bem, o Madero Hotel & Suites é uma das melhores opções a se considerar.
Isso porque, apesar de certa sofisticação, é muito confortável e apresenta um valor acessível pelas diárias que incluem café da manhã.
O Hotel Sagarnaga também é uma ótima dica de hospedagem, já que, é super confortável e comporta tranquilamente toda a sua família.
Além disso, essa hospedagem fica localizada no bairro turístico e você pode aproveitar para explorar a região – o Mercado das Bruxas fica logo na esquina –. O café da manhã também está incluso.
Por fim, você pode conhecer o Selina La Paz que é a hospedagem perfeita para quem deseja gastar pouco e também deseja ter ótimas experiências na região.
Com cozinha e área compartilhada, essa hospedagem está com ótimas avaliações no Booking e você não pode deixar de conhecer!
Como funciona o passeio de teleférico em La Paz?
Sem dúvidas que fazer o passeio de teleférico em La Paz é a forma mais original para conhecer a cidade e eu tenho certeza que você vai curtir muito!
Com duração de 3h30, o tour guiado é oferecido pela Civitatis e GetYourGuide, onde as equipes passam para buscar os turistas no hotel logo pela manhã.
Durante o passeio, conhecemos um pouco da história da maior rede de teleféricos do mundo, que se tornou o meio de locomoção mais indicado para “atravessar” as inúmeras colinas de La Paz.
Além disso, esse é um passeio que proporciona admirar uma vista surpreendente enquanto percorremos absolutamente toda a cidade.
E, para participar desse experiência, você pode fazer sua reserva diretamente pelo site da Civitatis ou GetYourGuide.
Para concluir, basta selecionar o melhor dia e horário e a quantidade de pessoas que vão participar – grupos de 2 até 16 –.
Além disso, cabe lembrar que os ingressos individuais de cada passeiro, não estão inclusos na contratação. Por isso, vá preparado, ok?!
Quanto custa o ingresso para andar de teleférico em La Paz? E onde comprar?
Para fazer o tour completo basta pedir um ticket para a volta completa de teleférico, que será em média R$ 30,00 por pessoa na conversão atual.
Em troca você vai receber um cartãozinho (pago a parte) para passar nas catracas, é tudo bem tranquilo e no caso de dúvidas é só perguntar o caminho correto da bilheteria da estação que você estiver.
Sendo assim, para exemplificar, se um turista ou morador andar apenas pela linha verde, ele paga um bilhete.
Agora, se ele precisar fazer uma baldeação e pegar a linha verde e amarela, ele pagará dois bilhetes: um para a verde e outro para a amarela, apenas usando o cartão. Ficou fácil de entender?
Uma boa notícia, é que se você for visitar os teleféricos por conta própria – sem contratar os passeios – pode passear pela cidade nos seguintes horários:
- De segunda a sábado: das 6h às 23h.
- Domingo: das 07h às 21h.
Aqui, é quando os teleféricos funcionam e se você optar por passear com as agências de turismo caso tenha medo de se perder, recomendo que compre um tour guiado pela Civitatis ou com a GetYourGuide.
Como funcionam as cores de teleférico em La Paz?
O Mi Teleférico – como é chamado a rede de transporte na Bolívia –, é o maior sistema de teleféricos urbanos do mundo, com 33 km de extensão e 11 linhas.
Esse é o principal meio de transporte coletivo para os moradores da capital boliviana, já que é o único que consegue chegar a lugares específicos por conta das inúmeras colinas existentes no país.
Além disso, o teleférico também é uma excelente atração turística que permite ver a cidade de La Paz de cima.
Você pode conhecer esta atração a partir dos passeios de teleférico exclusivos oferecidos pela Civitatis e Get Your Guide ou ainda, pelo City Tour por La Paz que é uma ótima dica para quem tem pouco tempo de viagem.
Em ambos os casos, cada cabine é pintada de acordo com a linha, o que facilita muito a navegação, já que cada cor indica uma rota específica e a direção em que os passageiros pretendem seguir.
Essa divisão por cores funciona como um sistema de metrô aqui do Brasil, mas suspenso, o que é ótimo para observar a cidade durante o trajeto, é muito bonito!
Sendo assim, conheça um poco das principais rotas – e cores – das linhas de teleférico em La Paz:
Linha Vermelha
A Linha Vermelha é uma das principais linhas do teleférico em La Paz, isso porque, conecta a cidade a El Alto e também foi a primeira a ser inaugurada.
Além disso, ela costuma ser uma das mais movimentadas, já que liga duas importantes áreas urbanas, facilitando demais a locomoção dos passageiros.
Linha Amarela
A Linha Amarela serve mais para locomoção interna e diária tanto de moradores quanto de turistas, já que liga o centro de La Paz à região de Sopocachi e a partes mais elevadas da cidade.
É como ir até o centro e voltar e essa opção, oferece vistas panorâmicas impressionantes da cidade, por isso, vale a pena conhecer!
Linha Verde
A linha verde é para transição mais local, dentro da cidade de La Paz e conecta a área de Irpavi, Obrajes, Alto Obrajes até Libertador, onde é feita baldeação para as linhas amarela, celeste e branca.
Todas essas regiões são mais residenciais e portanto, a linha verde, é muito utilizada por moradores que precisam se deslocar para o trabalho ou estudo.
Linha Azul
Exclusiva de El Alto, essa linha cobre várias áreas da cidade e faz ligação com a linha vermelha e linha morada.
Ela geralmente é utilizada por moradores que precisam se deslocar para áreas fora do centro ou ainda, fazer uma viagem de teleférico até La Paz.
Linha Laranja e Branca
Conectadas uma à outra, também servem à cidade de La Paz e interligam as áreas de maior movimento, o que facilita conexões entre diferentes pontos da cidade.
Aqui, temos uma grande quantidade de destinos, principalmente mais próximos ao centro e é uma ótima dica para turistas que querem conhecer a cidade com vista de cima.
Linhas Marrom e Prata
As linhas marrom e prata adições às expansões, criadas para descongestionar as outras rotas.
Além disso, elas ajudam a expandir o alcance do sistema e levar os turistas e moradores para lugares que antes nem tinham tanto acesso.
Por isso, elas são mais curtinhas e ajudam na interligação e locomoção mais rápida de passageiros.
Qual roteiro fazer no teleférico em La Paz?
Agora que você já conhece um pouco mais do teleférico em La Paz, que tal, uma dica de roteiro que vai te ajudar a desbravar a cidade?
Comece pelas principais!
Pois bem, quando fizemos o nosso tour, começamos pela Linha Azul e fomos para Branca, Laranja, Vermelha, voltamos para Azul e concluímos nosso passeio seguindo pela Prateada e Amarela, exatamente nessa ordem.
Além disso, saiba que para um roteiro no teleférico de La Paz completo, você pode viajar até El Alto para conhecer outra cidade a partir da Linha Amarela, que proporciona uma paisagem panorâmica das montanhas andinas.
E, esse trajeto de La Paz até El Alto dura menos de 15 minutos e é superacessível – financeiramente falando –.
Por fim, as linhas Lilás e Verde são opcionais e indico que as conheça apenas se tiver tempo. Caso esteja com a agenda apertada, recomendo apenas focar no trajeto principal, ok?!
Vale a pena passear de teleférico em La Paz?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, o teleférico em La Paz facilita muito a locomoção de moradores e turistas para outras regiões da cidade.
Além disso, sua fama internacional de acessibilidade e belas vistas, permitiu que o meio de transporte virasse atração turística.
Durante o ano, suas cabines ficam lotadas e se tiver interesse em fazer o passeio, é melhor se antecipar!
Lembrando que, você pode contratar seu passeio de teleférico em La Paz pela Civitatis ou pela Get Your Guide se quiser uma experiência turística diferenciada.
Finalmente, espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre o teleférico em La Paz e não deixe de contar pra gente como foi a sua experiência e por qual linha mais gostou de passar. Vamos adorar saber!
Siga o @blogmundoviajante no Instagram para mais dicas. Beijos da Iza e até a próxima!