O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda: Roteiro de 3, 5 e 7 dias

O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda

Sumário

Saber o que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda é o primeiro passo para explorar as maravilhas da Bahia.

Então, se você quer saber o que fazer em Trancoso e Arraial D’ajuda? Como chegar nessas cidades? E onde se hospedar? E principalmente um roteiro de 3, 5 e 7 dias?

Vem comigo conferir nosso post completo!

 

Como chegar em Trancoso e Arraial D’ajuda?

Pois bem, considerando a partida de São Paulo ou capitais o aeroporto mais próximo fica localizado em Porto Seguro, a 10 km de Arraial D’ajuda.

Ao chegar no aeroporto de Porto Seguro, é necessário fazer a travessia de balsa até Arraial (seja de carro alugado, transfer ou em última instancia a pé).

Em seguida, ao desembarcar da balsa, continue em direção a sua hospedagem (se você está hospedado em Trancoso será necessário planejar como chegar até lá).

Então, veja a seguir como funciona as formas de locomoção até Arraial D’Ajuda e simplifique a sua viagem:

 

1. Ir de carro + Travessia de Balsa

Primeiramente, os turistas devem alugar um carro no aeroporto de Porto Seguro e de lá seguir viagem por balsa.

Independente de qual seja seu destino – Arraial ou Trancoso – essa é a alternativa mais viável.

Afinal de contas, as balsas de Porto Seguro para Arraial D’ajuda funcionam diariamente de 30 em 30 minutos. Em relação aos preços da travessia de carro:

  • Nos dias úteis e sábados das 6h às 22h automóveis tem o custo de R$ 20,00.
  • Enquanto, em domingos e feriados das 22h às 6h o custo passa a ser de R$ 24,75.

 

2. Ir de transfer

Uma segunda opção para quem não pretende alugar um carro é contratar um transfer do Aeroporto de Porto Seguro até Arraial ou Trancoso.

Essa opção pode ser mais vantajosa para quem não quer perder tempo dirigindo, principalmente se o seu destino é Arraial D’Ajuda, onde um carro não é obrigatório.

 

Onde se hospedar em Trancoso e Arraial D’ajuda?

Então, está na dúvida sobre onde se hospedar? Arraial D’Ajuda ou Trancoso? Esperai que eu te ajudo a decidir agora mesmo!

Veja a seguir, algumas das principais indicações do Booking, nosso parceiro de viagens e também, conheça mais da hospedagem que escolhi.

 

3. Hospedagens em Arraial D’Ajuda

Primeiramente, para aqueles que estão de carro e querem explorar as duas cidades, o mais indicado seria se hospedar nas proximidades de Arraial D’ajuda, tanto pela infraestrutura do vilarejo como pelos seus preços mais acessíveis.

Me hospedei na Pousada Manacá Parque localizada em Arraial D’ajuda, o local possui um estilo rústico e fica bem localizado. Além disso, a piscina de borda infinita é incrivelmente linda. Então, com certeza indico!

Porém, a região conta com ótima opções, como comente no post sobre onde ficar em Arraial D’Ajuda, dentre elas: Hotel Pousada Pitinga, Arraial D’ajuda Eco ResortBella Vista Village.

 

4. Hospedagens em Trancoso

Em Trancoso encontramos as opções mais tranquilas da região, e portanto, são ideais para quem procura lugares mais reservados.

Além disso, tanto Trancoso quanto Arraial, atendem bem no quesito estrutura de hospedagem, porém Trancoso não é uma boa alternativa para quem viaja sem carro.

Por fim, fizemos uma seleção das melhores opções de onde ficar hospedado em Trancoso, com destaque para Pousada Campestre, Casa La Torre Hotel Boutique e El Gordo.

 

Quando ir? E quanto tempo ficar em Arraial D’Ajuda e Trancoso?

Para garantir que você tenha a melhor experiência de viagem, nada melhor do que saber quando viajar, não é mesmo?

Assim, você consegue se programar melhor e montar um roteiro de viagens completo e alinhado à época.

Sendo assim, veja quando ir e quanto tempo ficar em Arraial D’Ajuda e Trancoso.

 

5. Quando ir a Arraial d’Ajuda e Trancoso?

Se você está planejando uma viagem para Arraial d’Ajuda e Trancoso, a melhor época para visitar essas regiões é entre junho e setembro.

Durante esse período, as chuvas são menos frequentes e as temperaturas são mais amenas, o que torna a estadia ainda mais agradável.

No entanto, é importante observar que, embora o período de junho a setembro seja o mais indicado, cada estação tem suas particularidades.

Se você prefere menos movimento e preços mais baixos, pode considerar a baixa temporada, que vai de abril a maio.

 

6. Quanto tempo ficar?

Para aproveitar ao máximo Arraial d’Ajuda, recomenda-se ficar pelo menos 3 a 4 dias.

Isso lhe dará tempo para explorar as principais atrações, como a Praia do Mucugê, o centro histórico e a famosa Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, além de curtir as praias paradisíacas.

Mas, se você quer incluir Trancoso também, o ideal é reservar mais 2 a 4 dias, já que a cidade oferece uma rica combinação de cultura local, belas paisagens e atividades de lazer, como passeios de barco e trilhas pelas praias.

 

O que fazer Arraial D’ajuda: Principais Passeios

Pois bem, se você está atrás de dicas sobre o que fazer em Trancoso e Arraial D’ajuda, saiba que chegou no lugar certo!

Portanto, para começar nossas dicas, vamos listar aqui os principais passeios e atrações de Arraial para você escolher o seu favorito. Confira!

 

7. Praia Central: Mucugê

Primeiramente, comece seus passeios pela Praia de Mucugê que é a principal praia turística de Arraial, cheia de barracas e cercada por música.

Além disso, aqui o visual é bem bonito, sendo cercada por arrecifes de corais e você com certeza vai curtir passar umas horinhas aqui.

Lembrando que essa é uma das praias mais cheias da cidade, por isso, indico que chegue cedo.

 

8. Praias Litoral Sul: Praia do Parracho, Praia Pitinga, Lagoa Azul, Taípe e Tartarugas

Seguindo para o Sul, a Praia do Parracho também é cercada por arrecifes de corais, bem desenvolvida, com barracas de praias e alguns condomínios.

Um pouco mais a frente, temos a Praia de Pitinga com rochedos de arenito vermelho, águas calmas e poucas barracas.

Já ao sul de Pitinga, a Praia da Lagoa Azul e a Praia do Taipe são cercadas por escarpas altas e ondas fortes.

Por último, mas não menos importante, temos a Praia das Tartarugas que fica localizada dentro do condomínio Terravista, sendo necessário fazer reserva para utilizar a área de falésia ou praia.

Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer essa praia, mas pretendo fazer isso em uma próxima viagem.

 

9. Praias Litoral Norte: Praia dos Pescadores, Praia Araçaípe e Praia Apaga-Fogo

A Praia dos Pescadores não é uma praia famosa entre os turistas, mas é frequentada principalmente pelos pescadores locais que ancoram os barcos em suas águas.

Já a Praia de Araçaípe é mais frequentada pelos moradores da região e é um local bastante familiar, que está ficando famoso pela prática de snorkel na maré baixa.

Além disso, lembre-se de que apesar de ser uma praia simples, é preciso ter cuidado com as algas que flutuam a beira mar.

Por fim, a Praia Apaga Fogo localiza-se às margens do rio Buranhém. Como boa parte das praias de Arraial D’ajuda, formam-se lindas piscinas naturais na maré baixa.

 

10. Parque Aquático Arraial Eco Resort

Esse foi um dos locais que não consegui visitar, mas que não faltou vontade. O Parque Aquático Arraial Eco Resort possui várias atrações como: piscinas, restaurantes, tobogãs e muito mais.

Localizado na Praia Ponta do Apaga Fogo atrai principalmente famílias, então é perfeito para incluir no seu roteiro de viagem pela região.

 

11. Piscinas Naturais em Arraial D’Ajuda

Mas, você sabia que todas as praias de Arraial d’Ajuda oferecem incríveis piscinas naturais durante a maré baixa?

Sim! Ambas já proporcionam um delicioso banho de mar e com as piscinas naturais ficam ainda perfeitas para relaxar.

Há piscinas ao longo de todas as praias, mas as melhores estão na Ponta do Apaga Fogo, Praia do Mucugê e Praia da Pitinga. A

Entretanto, antes de viajar, recomendo que dê uma olhadinha na tábua das marés, para aproveitar as piscinas naturais no auge da beleza.

 

12. Vila de Arraial D’Ajuda

Finalmente, saiba que tanto a noite quanto durante o dia, o centrinho da Vila de Arraial D’Ajuda é um destino bem charmoso para você explorar.

Mesmo fora de temporada, Arraial sempre apresenta movimento e você pode conhecer as lojas, bares e também a parte histórica que tem muito para oferecer.

Em especial, indico que conheça a Rua Mucugê que é o ápice das atrações de Arraial.

 

O que fazer em Trancoso: Principais Passeios

Agora falando um pouquinho do que conhecer bem do lado de Arraial D’Ajuda, vamos comentar quais são os principais pontos turísticos e passeios de Trancoso.

Então, se você quer opções para complementar o seu roteiro sobre o que fazer em Trancoso e Arraial D’ajuda, se liga nessas dicas!

 

13. Quadrado de Trancoso

Quando surge a dúvida de o que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda com certeza o Quadrado de Trancoso será uma das paradas obrigatórias.

Isso porque, essa é considerada uma das praças mais lindas da Bahia, o Quadrado é encantador e familiar.

Estando lá aproveite para tirar fotos com vista para a praia de Trancoso!

Além disso, a igrejinha de São João Batista e as casinhas coloridas do quadrado tem um charme colonial.

 

14. Litoral Sul: Praia dos Coqueiros, Rio Verde e Itapororoca

Como o nome já diz a Praia dos Coqueiros tem essas árvores ao redor da sua orla, bastante rústica e indicada para banho na maré baixa.

Em relação a Praia do Rio Verde, indica-se para aqueles que gostam de uma praia badalada e com uma ótima infraestrutura de quiosques.

Por último, a Praia de Itapororoca ficou famosa pela formação de várias minis piscinas naturais na maré baixa.

 

15. Litoral Norte: Nativos e Rio da Barra

A famosa Praia do Rio da Barra foi palco das cartas de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal durante o “descobrimento do Brasil”.

Segundo Caminha, as falésias vermelhas e brancas eram características da Terra de Santa Cruz.

Já na Praia dos Nativos podemos ver as águas do Rio Trancoso desaguando e formando uma linda paisagem na areia. Possui uma infraestrutura ótima de pousadas e guarda-sóis.

 

16. Praia do Espelho

Mas é claro que não podíamos deixar de falar da Praia do Espelho que é a principal de Trancoso, não é mesmo?

Considerada como uma das melhores praias do Brasil, a praia do Espelho fica a 27km ao Sul de Trancoso e 14km a norte de Caraiva.

Os recifes de corais fazem com que na maré baixa as águas sejam calmas, mornas e transparentes, ou seja, uma enorme piscina de água salgada.

 

17. Passeio de lancha ou quadricilo

Para finalizar nosso post sobre o que fazer em Trancoso e Arraial D’ajuda, indico o passeio de lancha ou quadriciclo.

Com destino a Praia do espelho, Caraíva ou Ponta do Corumbau você pode chegar lá com transporte de van ou carro, quadriciclo e até lancha e aproveitar para explorar cada região – uma opção boa para quem viaja sem carro –.

Entretanto apesar de todos serem bons, os trajetos de quadriciclo ou de lancha, incluem várias praias e piscinas naturais, além de serem são bem mais divertidos e possibilitam diversas paradas ao longo do passeio.

Visite diversas praias desertas e conheça a vegetação local intocada, eu aposto que você vai super curtir essa experiência!

 

Quais são as melhores praias de Arraial D’Ajuda e Trancoso?

Para quem gosta de agitação e vida noturna, a Praia do Mucugê em Arraial é uma ótima opção.

Mas, se preferir praias mais tranquilas, com piscinas naturais e menos movimento, a Praia da Pitinga ou a Praia de Taípe em Arraial são boas escolhas.

Em Trancoso, a Praia do Espelho é a favorita, sendo famosa por suas piscinas naturais e falésias, enquanto a Praia dos Coqueiros oferece um cenário mais deserto e é uma boa escolha para quem quer sossego.

 

O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda em 3, 5 e 7 dias?

Então, vamos logo saber o que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda em 3, 5 e 7 dias? As melhores dicas para sua viagem, você encontra aqui!

 

18- O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda em 3 dias?

  • 1° dia: Praia Central Mucugê + Vila de Arraial D’Ajuda.
  • 2° dia: Visita as Praias do Litoral Sul.
  • 3° dia: Praias do Litoral Norte + Parque Aquático Eco Resort.

 

19- O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda em 5 dias?

  • 1° dia: Praia Central Mucugê + Vila de Arraial D’Ajuda.
  • 2° dia: Visita as Praias do Litoral Sul.
  • 3° dia: Praias do Litoral Norte + Parque Aquático Eco Resort.
  • 4° dia: Piscinas naturais de Arraial D’Ajuda ou Praia do Espelho.
  • 5° dia: Quadrado de Trancoso + Passeio de lancha ou Quadriciclo.

 

20- O que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda em 5 dias?

  • 1° dia: Praia Central Mucugê + Vila de Arraial D’Ajuda.
  • 2° dia: Visita as Praias do Litoral Sul.
  • 3° dia: Praias do Litoral Norte + Parque Aquático Eco Resort.
  • 4° dia: Piscinas naturais de Arraial D’Ajuda ou Praia do Espelho.
  • 5° dia: Quadrado de Trancoso + Passeio de lancha ou Quadriciclo.
  • 6° dia: Litoral Norte de Trancoso.
  • 7° dia: Litoral Sul de Trancoso.

 

Dicas de Viagem sobre a Bahia

Aproveite também nossas dicas complementares sobre a Bahia:

 

Vale a pena conhecer Arraial D’Ajuda e Trancoso?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, ambas são as cidades mais famosas da Bahia que entregam ótimas experiências naturais e por isso, são a melhor opção para as suas férias.

Então, espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Trancoso e Arraial D’Ajuda e não deixe de comentar aqui qual foi o seu favorito, vou adorar saber!

Siga o @blogmundoviajante no Instagram e tenha dicas completas sobre a Bahia e outros destinos do mundo. Beijos da Iza e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.