Se você procura pelas melhores dicas sobre o que fazer em Boituva, saiba que chegou ao post certo!
A cidade de Boituva encontra-se a 117 km da capital paulista e este, é o destino perfeito para quem ama aventuras.
Com ótimas opções para família, aqui você encontra possibilidades sobre o que fazer em Boituva em 1, 2 ou 3 dias. Então, vem comigo saber de tudo!
Como chegar em Boituva?
Devido a sua distância consideravelmente pequena, a cidade de Boituva é bem acessível e você pode chegar lá por conta própria de carro ou de ônibus.
O trajeto dura em torno de 1h50 a depender do trânsito com possibilidades de seguir pela Rodovia dos Bandeirantes ou pela Castelo Branco em ambas as opções.
Mas, se a sua ideia é se hospedar por lá e passar de 2 a 3 dias, pode contratar uma excursão com a Civitatis que inclusive te leva para fazer passeios de balão e paraquedismo.
Onde se hospedar em Boituva?
Claro que, existem muitas opções de onde se hospedar em Boituva, mas gora, daremos destaque a apenas algumas opções que você não pode deixar de conhecer. Confira!
Começo as dicas com o Hotel Rafeli que possui diárias com ótimos preços. Além disso, o café da manhã está incluso e os hóspedes podem usufruir a piscina e o business center, caso necessário.
O Hotel Toyo Inn segue a mesma faixa de preço e também, é uma ótima opção de hospedagem na cidade.
Aqui, todos os quartos possuem mesa de trabalho – com opção de escolher standard ou não – e o café da manhã também está incluso na contratação.
Por fim indico a Pousada Villa São Francisco que é uma, opção um pouco mais requintada – mas nada de muito luxo –.
Aqui, as comodidades são piscina e lounge compartilhado e a opção de café da manhã também está inclusa.
O que fazer em Boituva: principais passeios
Apesar de não parecer, Boituva é uma cidade que entrega ótimas atrações de lazer.
Mas, existem duas modalidades que são destaque na cidade e você com certeza vai querer participar:
1. Passeio de Balão em Boituva

O passeio de balão em Boituva é uma das trações mais inusitadas de São Paulo, por isso, você não pode deixar de participar!
Pois bem, tudo começa logo cedo, com uma equipe montando os balões às 6h da manhã no Centro Nacional de Paraquedismo.
Entre 7h e 8h aconteça o embarque de pessoas e lá do alto, a vista é incrível: muito verde e outros balões coloridos.
Minha dica, é que você programe a sua saída pensando em apreciar o incrível nascer do sol nas alturas. Sem dúvidas, é um espetáculo à parte!
Por fim, saiba que para o passeio acontecer são necessárias 4 pessoas no mínimo – lembrando que cada balão comporta no máximo, 12 pessoas – e o tempo de duração do voo é de 1h.
2. Paraquedismo em Boituva

Saltar de Paraquedas é uma experiência única na vida esse seu espírito aventureiro se interessou, saiba que em Boituva você pode realizar este desejo.
As mudanças climáticas podem atrapalhar o passeio, e caso seja necessário remarcar para outro dia, não tem nenhum custo adicional.
O salto é duplo, o que significa que um instrutor pula junto com você e, para saltar sozinho, você precisa fazer um curso e obter uma licença.
As instruções são passadas logo após o preenchimento do formulário e as mulheres precisam prender o cabelo.
Pessoas com mais de 14 anos completos já podem participar do passeio sem qualquer reocupação. Mas caso você tenha problemas cardíacos ou respiratórios, é indicado consultar um médico antes.
Por fim, eu amei viver essa experiência, então indico de olhos fechados para os aventureiros de plantão.
O que fazer em Boituva além do paraquedismo e balonismo?
Claro que as atrações da cidade não se resumem a esses esportes de aventura, não é mesmo?
Sendo assim, como ótimas dicas sobre o que fazer em Boituva para você incluir em seu roteiro, recomendo as seguintes opções adicionais:
3. Passeio no centro da cidade
Como toda boa cidade turística, Boituva também tem um centrinho eu você vai adorar conhecer.
Caracterizado pela Igreja de São Roque, localizado na praça principal – esta que conta com guarda-chuvas coloridos e decoração especial em datas comemorativas –, é onde tudo acontece!
Sendo assim, aos finais de semana, é possível passar pelas barracas que vendem churros, sorvetes e lanches em geral. Há também algumas bancas de artesanatos que vendem lembrancinha da cidade.
Então, comece seu roteiro sobre o que fazer em Boituva com uma opção bastante tranquila.
4. Estação Ferroviária
O antigo e histórico prédio da Estação Ferroviária, cuja construção original está datada em 1883, abriga atualmente, a Secretaria de Cultura da cidade.
O local está disponível para visitas durante a semana – segunda a sexta – em horário comercial, das 8hàs 17h.
Por fim, saiba que após passar por uma revitalização, o estabelecimento recebe exposições de artistas locais, numa incrível amostra cultural.
5. Chácara Samambaia
Se você busca por opções incríveis de o que fazer em Boituva, saiba que não pode deixar de conhecer a Chácara Samambaia.
Isso porque, este também é um destino mais aventureiro que oferece hospedagem, piscina, parque infantil e ótimos pratos da gastronomia tradicional.
Apesar de o complexo oferecer hospedagem, você pode escolher passar a tarde, com direito a almoço e muita diversão.
6. Museu do Tropeiro
Para quem gosta de um pouco de história e cultura, saiba que o Museu do Tropeiro é o lugar ideal para se visitar em Boituva.
Idealizado pelo historiador Izael Cruz, aqui encontramos um acervo com mais de 700 peças que representam a trajetória histórica da transação de mercadorias a cidade.
E, um dos itens mais apreciados por Izael é o fogão de trempe, que era utilizado para preparar o famoso feijão tropeiro.
7. Fazenda Pinhal
Além disso, aos amantes da boa cachaça, uma visita a Fazenda Pinhal é praticamente imperdível!
Isso porque, nessa opção de o que fazer em Boituva, os visitantes podem conhecer de perto, as etapas de fabricação da famosa cachaça Três Coronéis.
O passeio leva os turistas para acompanhar o processo de moagem e destilação que se mantém tradicionais desde o século 19.
8. Parque Egídio Labronici
Conhecido popularmente como o Parque da Cidade, o Parque Egídio Labronici é o lugar perfeito para quem deseja passar um tempo com a família.
Aqui, encontramos uma extensa área verde, onde as pessoas podem descansar, fazer um piquenique ou simplesmente, caminhar um pouco.
Além disso, enquanto as crianças se divertem no playground, os adultos podem aproveitar a academia ao ar livre ou qualquer outra atividade na natureza.
9. Parque Zoológico Eugênio Walter
Mas é claro que você ainda encontra boas opções sobre o que fazer em Boituva que são divertidas até mesmo para as crianças.
Sendo assim, o Parque Zoológico Eugênio Walter deve ser sua próxima parada obrigatória!
Afinal de contas, o lugar possui 136.000 metros quadrados e abriga ao todo, cerca de 35 espécies diferentes de animais, como o cachorro-do-mato, tucano-toco e entre outros.
Por fim, saiba que a grande maioria desses animais foram levados para o parque após terem sido resgatados de cativeiros irregulares.
Lá, eles são bem tratados e cuidados cm todo amor que merecem. As crianças com certeza vão adorar esse passeio!
10. Praça da Matriz
A Praça da Matriz é uma das mais populares da cidade, por isso, vale incluí-la em seu roteiro sobre o que fazer em Boituva.
Afinal de contas, em épocas festivas, a Praça recebe muita gente e parece um lugar de outro mundo, especialmente no Natal.
A Praça é o lugar perfeito para fazer fotos iluminadas de piscas e enfeites, além de comportar muitos eventos durante o ano.
Ah, para finalizar, o passeios pelas Rotas de Cicloturismo parte deste ponto e você também não pode perder!
Então, recomendo que acompanhe o calendário da cidade para não perder nenhuma atração diferenciada e nem mesmo, passar o Natal em outro lugar!
11. Parque Ecológio
O Parque Ecológico é um destino todo arborizado e cheio de variedades na flora e fauna.
Para conhecer essa atração, o ideal é levar também as crianças aventureiras que gostam de atividades como arvorismo, além de conhecer as 25 espécies que ainda residem no Parque.
Além disso, o local tem 4 trilhas para você fazer e conta com dezenas de viveiros com pássaros selvagens, também resgatadas do tráfico ilegal.
Vale super a pena e você não pode deixar de conhecer!!
12. Rotas de Cicloturismo
Eu disse que Boituva era a cidade perfeita para que gosta de atividades ao ar livre e de aventura, não é mesmo?
Pois bem, como outra opção excelente de o que fazer em Boituva, considere as Rotas de Cicloturismo para pedalar um pouco.
Esse passeio, tem como objetivo valorizar os pontos turísticos da cidade, onde os turistas e equipes de bikes, passam pelos lugares que complementam a história de Boituva.
Ao todo, são quatro rotas diferentes – das Artes, da Cidade, Gamero e da Cachaça –, que totalizam cerca de 72 quilômetros, ambas com ponto de partida da Praça da Matriz.
13. Túnel do Vento
E, para encerrar as dicas sobre o que fazer em Boituva, não deixa de passar pelo Túnel do Vento, um tipo de instalação e equipamento que permite simular a queda livre.
Essa é uma boa opção excelente para quem não tem coragem de saltar de um avião, mas deseja passar pela “mesma experiência”.
Além disso, para quem é atleta e quer treinar uma queda livre, o túnel é uma excelente forma de aprimorar a performance.
Confira também: Onde comer em Boituva?
Quando ir a Boituva? E quanto tempo ficar?
Vimos que, a cidade de Boituva, no interior, oferece boas opções de fazer, principalmente quando o assunto é aventura, não é mesmo?
Sendo assim, a melhor época para visitar cidade e ainda, realizar atividades de clima quente – o que inclui o paraquedismo e o balonismo – é do meio de abril ao fim de setembro.
Além disso, Boituva é o destino ideal para fazer um bate e volta e nesse caso, recomendo sair cedo de São Paulo para aproveitar o dia ao máximo.
Mas claro que, você ainda pode se hospedar na região para conhecer outros destinos incríveis.
Então, para saber o que fazer em Boituva conhecendo o máximo de atrações que puder, recomendo passar 3 dias na cidade que é o suficiente.
O que fazer em Boituva em 3 dias?
Bem, como prometido, aqui está as opções de o que fazer em Boituva em 3 dias para você se basear quando decidir viajar.
- 1° dia: Passeio de Balão + centro da cidade + Estação ferroviária.
- 2° dia: Paraquedismo + Chácara Samambaia (para almoço) Museu do Tropeiro ou Fazenda Pinhal.
- 3° dia: Rotas de Cicloturismo + Parque Zoológico Eugênio Walter + Túnel do Vento.
Vale a pena visitar Boituva?
Mas é claro que sim! Principalmente se você gosta de atividades de aventura e deseja inovar no seu roteiro.
Afinal de contas, Boituva é um destino de interior que com certeza vai te surpreender!
Portanto, conta pra gente qual das dicas sobre o que fazer em Boituva você mais gostou e quais são seus planos para essa viagem. Vou adorar saber!
Então, aproveite também para seguir o @blogmundoviajante no Instagram e até o próximo post! Beijos da Iza.







