Cachoeira da Fumaça em Carrancas, onde foi gravada a novela Alma Gêmea

cachoeira da fumaça em carrancas minas gerais

Sumário

A Cachoeira da Fumaça é um dos principais pontos turísticos de Carrancas no sul de Minas Gerais. E não é para menos, já que o local é onde foi gravado a novela Alma Gêmea!

Mas, muito além da Cachoeira da Fumaça, o local é conhecido por outras belezas, como por exemplo, a Cachoeira Véu de Noiva.

Ambas fazem parte do Complexo da Fumaça e é sobre ele que falaremos nesse post, desde como chegar, quanto custa e muito mais.

Ficou curioso? Se sim, vem com a gente nesse post!

 

Por que se chama Cachoeira da Fumaça?

O nome da Cachoeira da Fumaça faz todo sentido assim que você conhece essa beleza da natureza, já que a queda d’agua dela é tão forte que muitas vezes cria um véu de água que parece – visualmente – de fato fumaça.

Apesar de linda e deslumbrante é importante comentarmos algo valiosíssimo: É PROIBIDO MERGULHAR NO COMPLEXO DA FUMAÇA.

Já que as quedas d’água do local são extremamente fortes e a correnteza perigosa, mesmo para quem sabe nadar. Além disso, infelizmente as águas dessas cachoeiras são poluídas.

“A Prefeitura Municipal de Carrancas, através do Decreto nº 1.545 de 21 de janeiro de 2015, interditou a Cachoeira da Fumaça para as atividades: banhos, nadar, acampamentos, vendas de ambulantes, prática de esportes radicais.” – Site oficial de Carrancas

Então, apesar de ser um ponto turístico famoso de Carrancas, ele é apenas de contemplação e indicado para quem gosta de trilhas, mesmo que sem banhos de cachoeira.

 

O que tem no Complexo da Fumaça?

Vamos lá, quando estivemos em Carrancas, gostaríamos de conhecer todos os complexos da região, mas o tempo era curto e tivemos que priorizar os atrativos da nossa lista.

Então, no caso do Complexo da Fumaça, apenas conhecemos a própria Cachoeira da Fumaça, que fica a menos de 200 metros de onde os carros costumam ficar estacionados.

Mas, existem outros atrativos no local, como: A Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Serrinha, Cachoeira Luciano, Piscina Borda Infinita e Carranca do Índio.

 

Onde fica? E como chegar a Cachoeira da Fumaça?

Vamos começar pelo inicio, para quem vem de Belo Horizonte a cidade de Carrancas está a 280km, enquanto de São Paulo a cidade está a 445km de distância.

Para quem pretende ir até Belo Horizonte de avião, indicamos que consulte e compare todas as passagens aéreas disponíveis pelo Skyscanner.

Em seguida, é necessário optar por alugar um carro pela RentCars ou ir de ônibus pela Quero Passagem, ambas são seguras e confiáveis.

Do contrario, se você optar por ir de carro próprio, assim como nós, cuidado com a estrada esburacada de Minas Gerais. Falamos isso, pois inclusive pegamos um buraco e tivemos que trocar o pneu no meio da estrada.

Já quando você estiver em Carrancas, não existe segredo, basta colocar no GPS do Google Maps e você chegará até o Complexo da Fumaça.

 

Quanto custa? E como acessar o Complexo e a Cachoeira da Fumaça?

A boa notícia para quem pretende visitar o Complexo da Fumaça ou apenas a cachoeira principal, a entrada é grátis. Para acessar o local é muito fácil, porém sobre a trilha comentaremos a seguir.

Qual a dificuldade da trilha do Complexo da Fumaça?

complexo da fumaça e gravações da novela alma gemea

A fama da Cachoeira da Fumaça também vem de outro evento, o cenário foi usado para as gravações da novela Alma Gêmeo da Rede Globo. Então, vale a pena dar uma passadinha por lá!

Já a dificuldade das trilhas do complexo são classificados como moderado a difícil. Porém, como não conhecemos o terreno e as demarcações sinalizadas (se elas existirem), podemos opinar pouco se essa é realmente a dificuldade completa do complexo.

Por fim, para mais informações, indicamos que consulte o site oficial de Carrancas, onde as cachoeiras dessa trilha são mais detalhadas.

 

Outros complexos em Carrancas que valem a pena conhecer?

Existem diversas cachoeiras divididas em complexos, mas selecionamos as nossas preferidas para indicar nesse post!

  • Complexo da Ponte: Localizado no centro de Carrancas e com fácil acesso para atrativos famosos da região, como a Cachoeira Salomão e Cachoeira do Moinho.
  • Complexo da Toca: Outro local de fácil acesso, no sentido inverso do Complexo da Ponte é o Complexo da Toca, onde estão o Escorrega, a própria Cachoeira da Toca e do Sossego. Além, é claro, do famoso poço de Coração.
  • Serra do Moleque: O mais famoso de Carrancas e o com a melhor infraestrutura é a Serra do Moleque, também conhecida como Complexo da Zilda 1. No local estão às encantadoras Cachoeira da Zilda, Cachoeira da Prôa, Cachoeira dos Índios e Cachoeira do Guatambú.
  • Complexo do Tira Prosa: Outra indicação boa para quem visita a cidade são as Cachoeiras do Tira Prosa, Poço da Canoa, Poço do remo, Cachoeira do Pulo e o Pocinho.
  • Complexo Vargem Grande: Por fim, mas não menos deslumbrante, indicamos o Vargem Grande, onde fica localizada a incrível Cachoeira Esmeralda, considerada por muitos a mais linda de Carrancas.

 

Quantos dias ficar em Carrancas?

Sinceramente, se você pretende conhecer com calma Carrancas, ou seja, apenas 1 complexo por dia, o indicado seria de 7 a 8 dias.

Mas, assim como nós do Blog Mundo Viajante, também é possível combinar 2 atrativos no mesmo dia, um pela manhã e outro pela tarde. Nesse caso, 4 a 5 dias são o suficientes para conhecer bem Carrancas, desde que tudo seja bem programado.

 

Roteiro de fim de semana em Carrancas

Enfim, caso você só tenha um fim de semana disponível, indicamos o seguinte roteiro:

  • 1º DIA: Complexo da Ponte (manhã) + Serra do Moleque (tarde);
  • 2º DIA: Complexo do Tira Prosa (manhã) + Complexo Vargem Grande (tarde).

 

Outros posts sobre Carrancas?

 

Onde se hospedar em Carrancas?

Para finalizar nossas dicas desse post, iremos comentar sobre algumas opções de hopedagem em Carrancas.

Começando pelos chalés que são ótimas opções para quem viaja em família e/ou pretende economizar usando a estrutura de mini cozinha. Nesse caso temos o Vila Chalés Carrancas, o Chalezinho Mata Virgem e o Chalé na Mata.

Já para quem prefere ficar em uma pousadinha, indicamos a Pousada Vila Mandalah, a Pousada Verdes em Cantos e a Pousada Sal da Terra.

Por fim, se você quer mais opções, indicamos que consulte todas aqui. Aliás, reservando pelo Booking você garante opções com cancelamento grátis e reembolso integral, além de remarcações e descontos genius.

Chegamos ao fim de mais um post sobre Carrancas, dessa vez sobre o Complexo da Fumaça. Espero que tenham gostado e caso tenham mais informações para complementar, deixe o seu comentário. Ah e aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram. E até a próxima 😉

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.