Passeio de Jardineira em Ouro Preto: O melhor e mais seguro da cidade

passeio de jardineira em ouro preto - museu da inconfidência

Sumário

Se você está buscando mais informações sobre o passeio de Jardineira em Ouro Preto, saiba que você chegou ao post certo. Já que hoje vamos indicar o melhor passeio da cidade.

Considerado como um dos passeios mais tradicionais de Ouro Preto, o passeio de jardineira percorre as principais atrações da cidade do ouro.

Tudo isso com um guia turístico credenciado que irá explicar tudo sobre a historia fascinante da região.

 

Por que Ouro Preto é famosa?

A cidade de Ouro Preto é uma das mais famosas de Minas Gerais devido a inúmeras questões históricas, uma delas, envolvendo o auge do Ciclo do Ouro.

Além disso, a região também foi palco do movimento pela independência do Brasil em relação a Portugal, chamado de Inconfidência Mineira, onde, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do país.

Por fim, mas não menos importante, a cidade de Ouro Preto ainda é berço de muitos artistas importantes do barroco brasileiro, como o famoso Aleijadinho.

 

Quando ir para Ouro Preto em Minas Gerais?

Ouro Preto é uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais e é um destino excelente para se conhecer durante o ano inteiro.

Porém, os finais de semana costumam ser mais disputados, já que os bate e voltas de Belo Horizonte são corriqueiros nesse período.

O mesmo acontece em feriados e férias escolares, que são as épocas que também levam muitos turistas a cidade.

Nesse sentido, os meses mais indicados para uma viagem a Ouro Preto vão de maio a agosto, onde o tempo está mais seco e a quantidade de turista menor.

Confira também: Excursão para Ouro Preto e Mariana saindo de Belo Horizonte

 

Como funciona o passeio de jardineira em Ouro Preto?

O passeio de jardineira em Ouro Preto é uma atração tradicional com duração aproximada de 5h a 6h. Onde, como o próprio nome do passeio diz, acontece nas jardineiras, que nada mais são do que transportes típicos dos anos de 1937.

Essa sem dúvidas é a melhor alternativa para quem deseja conhecer a cidade de um jeito diferente e claro, para quem pretende viajar sem carro – fica a dica!

Além disso, é super indicado para que os turistas admirem Ouro Preto por uma perspectiva diferente, conhecendo mais de sua história desde a época do Ciclo do Ouro.

Sendo assim, por aqui veremos muitas igrejas e artes barrocas (o destaque da cidade), vamos admirar uma belíssima arquitetura colonial e claro, conhecer um pouco da história da mineração de Minas.

 

Quanto custa? E onde contratar o passeio de jardineira em Ouro Preto?

Se você já conhece o Blog Mundo Viajante já sabe, né? Aqui só indicamos empresas que confiamos!

Então, dessa vez nossa indicação vai para a Civitatis, que oferece total segurança e ótimas opções de parcelamento.

Por fim, se você quer mais informações sobre os valores a e disponibilidade, basta consultar aqui!

 

Roteiro do passeio de jardineira em Ouro Preto?

o que fazer em ouro preto em 1, 2 e 3 dias

Finalmente, chegamos à parte mais divertida do nosso post: conhecer o roteiro completo do passeio de jardineira em Ouro Preto.

A partir daqui, temos a oportunidade de passear por Ouro Preto e com um toque de antiguidade, conhecer suas maravilhas.

 

1- Largo do Coimbra (Igreja São Francisco de Assis)

O Largo do Coimbra é o centrinho histórico principal de Ouro Preto, um lugar onde tudo acontece e por isso, atrai muitos turistas durante o ano.

Atualmente, a região é considerada como Patrimônio Histórico da Humanidade, preservando sua aparência e arquitetura antiga.

Como destaque, temos aqui a Igreja São Francisco de Assis que podemos fazer uma visita mais detalhada, conhecendo o seu interior no passeio de jardineira em Ouro Preto.

Esta é uma das igrejas mais visitadas de Ouro Preto, sendo um grande símbolo barroco mineiro, que conta com trabalhos de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Somado a isso, outras atrações disponíveis no Largo Coimbra: Museu da Inconfidência, casa do inconfidente Tomaz Antônio Gonzaga, casarões antigos do século 18 e a Feira Pedra Sabão.

 

2- Praça Tiradentes

De lá, seguimos para a Praça Tiradentes, que é o coração da cidade e também, onde se encontra a estátua do herói nacional Tiradentes.

A região é conhecida por ser o principal ponto de partida de muitos passeios e além disso, aqui encontramos ótimos pontos gastronômicos e de hotelaria.

Por fim, as atrações disponíveis ao redor da Praça da Independência são: Museu da Inconfidência, Rua Direita, Casa de Câmara e Cadeia e o Palácios dos Governadores.

 

3- Museu da Inconfidência

Claro que o Museu da Inconfidência é uma atração mega importante para a história de Minas Gerais e por isso, está inclusa no roteiro do Passeio de Jardineira em Ouro Preto.

A sede do Museu é a antiga Câmara e Caldeia e em seu acervo encontramos objetos reais e importantes para a época.

Dentre eles, temos documentos, mobiliário e utensílios portugueses, retratos imperiais e reais.

Além disso, o museu ainda reserva uma sala especial para os Inconfidentes, chamada de Panteão dos Inconfidentes, onde se encontram restos e fragmentos dos mesmos.

Por fim, o andar superior é destinado à arte sacra dos séculos XVIII e XIX, contendo lindíssimas esculturas de Aleijadinho e pinturas de Ataíde.

 

4- Igreja do Rosário

Para quem gosta de trações peculiares e com arquitetura antiga e belíssima, a Igreja Nossa Senhora do Rosário vai conquistar no visual.

Isso porque, seu formado arredondado faz com que ela se diferencie das demais igrejas da cidade.

Construída ainda no século 18, ela representa o máximo do movimento barroco mineiro e com certeza rende boas fotos!

 

5- Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária de Ouro Preto é uma grandiosidade turística por si só e claro que não podíamos deixar de inclui-la em nosso cronograma durante o passeio de jardineira em Ouro Preto.

O antigo casarão, os vagões fixos nos arredores do prédio e a Tenda Cultural da Estação, ajudam compor a estrutura principal da estação.

Além disso, aqui, cada parte do museu (Hall de Entrada, Espaço UFOP, Sala de Maquete, Sala de Memórias, Vagão biblioteca, Vagão Sonoro-Ambiental, Tenda Cultural, Vagão Café de Ouro Preto) entrega uma atração cultural diferenciada e você não pode deixar de conhecer!

Mas, para conhecer cada uma delas com exclusividade, você precisa participar do o passeio de Jardineira em Ouro Preto.

 

6- Largo Marilia de Dirceu (Museu Aleijadinho, Basílica de Pilar, Igreja de Santa Efigênia)

O Largo Marília de Dirceu também é um centrinho super charmoso que reúne ótimos atrativos para se conhecer em um dia de Passeio de Jardineira em Ouro Preto.

Aqui, destacamos a Basílica do Pilar, erguida no ano de 1700 e sendo esta, uma das mais luxuosas de Ouro Preto.

Já a Igreja de Santa Efigênia é outra atração que complementa esse roteiro e apesar do nome, ela é dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

Por fim, mas não menos importante, temos o Museu Aleijadinho, anexado a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

7- Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros, cujo nome verdadeiro é Ponte Antônio Dias, existe desde 1755 e ganhou esse apelido em alusão à obra de Tomás Antônio Gonzaga, poeta que ficou famoso pelos textos dirigidos à sua amada, Maria Dorotéia.

Nas declarações, ele era Dirceu, ela, Marília, o que gerou o famoso nome Marília de Dirceu (sim, o que também é uma referência ao Largo), que como não podiam trocar carinhos, restava suspirar de paixão um pelo outro.

Então, por acaso você sabia desta história? Claro que para conhecê-la com mais detalhes, você precisa participar do tour!

 

8- Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição tem mais de 300 anos e é o ponto final do nosso Passeio de Jardineira em Ouro Preto.

Porém, como curiosidade, saiba que Aleijadinho e seu pai, estão enterrados aqui e não é para menos que o Museu Aleijadinho está anexo a esta igreja.

Toda fachada da Igreja, foi estilizada por Manuel Francisco Lisboa, arquiteto e pai de Aleijadinho que representa o clássico estilo barroco.

Confira também: Free walking tour em Ouro Preto

 

Onde se hospedar em Ouro Preto?

Para encerrar nosso post com chave de ouro, que tal algumas dicas de hospedagens em Ouro Preto?

Pois bem, a Pousada Solar da Ópera complementa perfeitamente o clima de antiguidades do passeio de jardineira em Ouro Preto, já que entrega uma decoração charmosa e muito aconchegante do século 19.

Além disso, aqui encontramos uma cafeteria bem simpática (que atende hóspedes e turistas de passagens).

Nossa próxima indicação de hospedagem é a Pousada Imperial Cidade que proporciona fácil acesso a Igreja São Franciso.

O estabelecimento conta com decoração clean e muita graciosidade, essa hospedagem é mais econômica, inclui café da manhã e você pode aproveitar a vista para cidade.

O Hotel Recanto da Serra também não deixa nada a desejar quando o assunto é hospedagem confortável em Ouro Preto.

Entretanto, dentre suas principais acomodações temos piscina ao ar livre e café da manhã incluso na contratação. Portanto, vale super a pena conferir!

Por fim, recomendamos o Boroni Palace Hotel que também ´uma excelente opção para quem visita a cidade de Ouro Preto.

Isso porque, aqui você encontra uma hospedagem com decoração colonial, quartos espaçosos e um café da manhã muito bem servido é mais do que recomendado.

 

Outras dicas sobre Ouro Preto?

 

Vale a pena fazer o Passeio de jardineira em Ouro Preto?

É claro que sim! Afinal de contas, o passeio de jardineira em Ouro Preto  é a oportunidade perfeita para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Além disso, essa é a melhor indicação para turistas que pretendem viajar sem carro ou que não desejam se preocupar com estacionamento.

Por fim, esperamos que você tenha gostados das nossas dicas sobre o passeio de jardineira em Ouro Preto e até o próximo post sobre Minas Gerais! Beijos da Iza e já segue o @blogmundoviajante no Insta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.