Parque das Andorinhas em Ouro Preto: Dica de ecoturismo

parque das andorinhas em ouro preto

Sumário

Se você gosta de destinos de ecoturismo, saiba que o Parque das Andorinhas em Ouro Preto é uma ótima opção pra você.

Isso porque, aqui você pode aproveitar belas cachoeiras, piscinas naturais, praticar esportes, fazer trilhas e muito mais!

E, para conhecer mais desse atrativo que visa preservar a fauna e a flora local, bem como, viver ótimas experiências, vem com a gente!

 

História do Parque das Andorinhas em Ouro Preto

Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas, popularmente chamado de Parque das Andorinhas, foi criado em 1968.

O nome da cachoeira e consequentemente do Parque, deve-se ao deslocamento de uma grande quantidade de andorinhas para o vale da cachoeira, no período de reprodução.

Além disso, a região é marcada pelo encontro entre a mata atlântica e o cerrado que proporcionam um cenário magnífico aos visitantes.

Dito isso, indicamos o Parque das Andorinhas para os amantes do ecoturismo que visitam a cidade de Ouro Preto!

 

Onde fica? E como acessar o Parque das Andorinhas em Ouro Preto?

Partindo da Praça Tiradentes, que é a principal referência são aproximadamente 5 km e existem apenas dois caminhos a serem feitos: Morro da Queimada e Morro São Sebastião.

Ambos são simples, mas o caminho pelo Morro da Queimada é mais rápido, por isso, o indicamos.

Mas, fique tranquilo, é só colocar no Google Maps, que ele vai mostrar o caminho mais rápido.

Por fim, aproveite esse momento para passar secretaria de turismo para pegar um carimbo no passaporte da Estrada Real!

 

Quanto custa? E horários de funcionamento do Parque das Andorinhas em Ouro Preto?

Até aqui, vimos que o Parque das Andorinhas em Ouro Preto é o campeão quando a assunto são opções de lazer e ecoturismo para a família, não é mesmo?

Portanto, se você está programando algo diferente para sua viagem a Ouro Preto, para além de visitações históricas e belíssimas arquiteturas, essa realmente é uma ótima opção!

E, para deixar sua programação mais completa, saiba que o Parque das Andorinhas em Ouro Preto funciona todos os dias. E é uma atração gratuita!

Por fim, lembre-se de utilizar calçados fechados, durante a visitação, pois o parque é uma área composta por muitas pedras e você ainda pode se cansar nas trilhas, ok?

 

O que fazer no Parque das Andorinhas em Ouro Preto?

Agora que você já sabe que pode aproveitar o Parque das Andorinhas em Ouro Preto de forma gratuita, veja a seguir quais são as possibilidades de atrações para se divertir por aqui!

parque das andorinhas em ouro preto
Fonte: Pixabay

1- Cachoeira das Andorinhas

O Parque das Andorinhas em Ouro Preto possui uma infinidade de recursos naturais de uma beleza sem igual e muito bem preservados.

Dito isso, a Cachoeira das Andorinhas, responsável por dar nome ao complexo, possui dificuldade simples que pode ser acessada a partir de uma trilha de 550 metros e uma queda d’água incrível de 10 metros.

Além disso, ela se encontra num cenário surpreendente no interior de uma formação rochosa que mais parece uma gruta.

Confira também: O que fazer em Ouro Preto em 1, 2 e 3 dias?

 

2- Cachoeira dos Pelados

Com acesso difícil a trilha para a Cachoeira dos Pelados possui 600 metros e surpreende quem se arrisca a conhecê-la.

Ela é bem menor que a Cachoeira das Andorinhas, mas também igualmente bonita, sua queda d’água possui 5 metros de altura.

Essa, sem dúvidas, é uma excelente opção para quem deseja se refrescar em um lugar lindo e supertranquilo!

 

3- Cachoeira Véu das Noivas

Bem mais distante que as anteriores, a aproximadamente 1100 metros, temos a Cachoeira Véu das Noivas que também tem acesso difícil em subida íngreme por mata fechada.

Apesar disso, aqui somos surpreendidos com duas belíssimas quedas d’água que juntas somam 50 metros de altura.

Portanto, saiba que chegar a sua base é uma tarefa e tanto para viajantes aventureiros, mas com certeza o visual compensa demais!!

Devido a dificuldade, o tempo de permanência nesta cachoeira é o maior de todos, sendo permitido até 30 minutos.

Confira também: Excursão para Ouro Preto e Mariana para Belo Horizonte

 

4- Poço da Folhinha

Claro que para ter uma experiência natural mais completa, nada melhor do que tomar um banho nas piscinas naturais do Parque das Andorinhas em Ouro Preto, não é mesmo?

Pois bem, começando pelo Poço da Folhinha que recebe esse nome devido a grande quantidade de vegetação em seu entorno, que como característica, contém pequenas folhinhas.

Este lago é o mais difícil e mais distante da nossa lista, onde para acessá-lo, é necessário caminhar por 2450 metros para tomar um banho relaxante e refrescante.

 

5- Poço do Baú

Agora, se você deseja conhecer uma atração mais próxima, mas que também renderá incríveis momentos, não deixe de conhecer o Pocinho do Baú.

Com fácil acesso e uma trilha curta de apenas 690 metros, você pode passar 10 minutos aqui para nadar e desfrutar de toda a beleza do ambiente.

Além disso, ele tem 1,50m de profundidade e suas águas tranquilas são um convite e tanto para turistas vindos de muitos cantos do mundo.

Este é sem dúvidas o ambiente perfeito para conhecer com a família, incluindo as crianças!

Confira também: Minas de ouro para visitar em Ouro Preto

 

6- Poço das Crianças

Por falar em crianças, que tal uma atração ainda mais perto e de fácil acesso que te permite a mesma experiência natural?

Caminhando 170 metros chegamos ao Poço das Crianças que possui 1 metro de profundidade e fica pertinho da área com churrasqueiras, o que é perfeito para emendar com o almoço, não é mesmo?

Este é um ótimo ambiente para se refrescar com as crianças e a família. Então, aproveite a oportunidade e divirta-se o máximo que puder!

 

7- Mirante Véu das Noivas

Para quem gosta de contemplação, que tal subir ao topo da Cachoeira Véu das Noivas e se surpreender com a vista?

Já ressalto que é necessário andar por mais uns 800 metros e o acesso é difícil, mas com certeza vale a pena para fazer ótimos registros.

Além disso, o Mirante Véu das Noivas nos permite ter uma vista completa e privilegiada de toda mata atlântica e das serras de Ouro Preto a 1200 metros de altitude.

Confira também: Principais igrejas turísticas de Ouro Preto

 

8- Mirante Pedra do Jacaré

Uma opção bem mais acessível é o Mirante Pedra do Jacaré, onde é necessário caminhar apenas 550 metros de trilha.

O local recebe esse nome, pois a pedra naturalmente possui a formato da cabeça de um jacaré, que a propósito fica muito boa nas fotos, junto com o cenário da mata atlântica que podemos admirar.

 

9- Mirante Vermelhão

Localizado no ponto mais alto do Parque das Andorinhas em Ouro Preto a cerca de 1400 metros de altitude, é possível ter uma vista completa de todo parque.

Além disso, na região, encontramos uma antiga cava de extração de bauxita, onde ainda são encontrados vestígios da mineração, mas que atualmente, o espaço é utilizado para estudo de recuperação da área degradada.

Porém, o acesso ao local é bem difícil, sendo necessário caminhar por 2800 metros, cujo destaque está para a prática de downhill, que acontece devido sua extensão e declividade acentuada.

Confira também: Melhores museus em Ouro Preto

 

10- Quadras Poliesportivas

O Parque das Andorinhas em Ouro Preto também conta com quadras poliesportivas que proporcionam ótimos momentos em família.

Sendo assim, saiba que você pode aproveitar um campo de futebol gramado, de areia, uma quadra poliesportiva com tabela de basquete, uma quadra de tênis, dois vestiários, um parque infantil e churrasqueiras.

Sim, a área de lazer por aqui e mais do que completa para proporcionar ótimos momentos entre você e sua família!

 

11- Escalada Esportiva

Por fim, mas não menos importante, temos a escalada esportiva que também é uma atração do Parque das Andorinhas em Ouro Preto que merece destaque.

Aqui, você encontra o tipo de atrativo perfeito para quem gosta de adrenalina. Afinal de contas, o parque oferece excelentes pontos para praticar bouldering, basta seguir as marcações das trilhas, que com certeza você vai adorar!

Confira também: Onde ficar hospedado em Ouro Preto?

 

Onde se hospedar em Ouro Preto?

Não é novidade que a cidade de Ouro Preto oferece muita coisa boa aos turistas, não é mesmo?

Sendo assim, para trazer um roteiro completinho de Ouro Preto, boas dicas de hospedagens não podem faltar.

Então, indicamos a Pousada Solar da Ópera que agrada os turistas que visitam a região por sua decoração charmosa, típica do século 19.

Outra boa pedida é a Pousada Imperial Cidade, que é uma das melhores opções para quem busca fácil acesso aos principais atrativos de Ouro Preto.

Além disso, essa é uma das mais econômicas, que garante na contratação, café da manhã incluso, que é realmente uma excelente opção, não é mesmo?

Por fim, não deixe de conhecer o Hotel Recanto da Serra que é bastante confortável, contando com piscina e café da manhã inclusos no pacote.

 

Outras dicas sobre Ouro Preto?

 

Vale a pena visitar o Parque das Andorinhas em Ouro Preto?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, esse é o destino perfeito para quem busca conhecer um destino diferenciado em Ouro Preto, com ótimas opções de ecoturismo.

Mas então, o que você mais gostou de conhecer do Parque das Andorinhas em Ouro Preto? Compartilha com a gente, vamos adorar saber!

E já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram. Beijos da Iza! E até a próxima aventura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.