Comidas típicas do México: O que provar?

comidas típicas do México

Sumário

Para quem gosta de conhecer novas culturas, que tal provar as comidas típicas do México?

Aliás, se você curte feijão e muita pimenta, essa gastronomia pode ser ideal para o seu paladar.

E apesar dos sabores mexicanos se distinguirem bastante de outras culinárias do mundo, eles são fruto da influência dos colonizadores espanhóis com os povos nativos.

 

5 Razões para provar as comidas típicas do México

Agora que sabemos um pouco mais sobre a origem das principais comidas típicas do México, devemos lembrar de 5 motivos que nos fazem salivar e que provavelmente são motivos plausíveis para você querer provar todas as comidas típicas do México. Para isso, guarde um lugarzinho especial no estômago, confira!

  1. Carne

A carne é um dos ingredientes mais importantes no mundo e na culinária mexicana, não é diferente, pois, ajuda a compor diversos pratos que marcam presença no sabor e no cheirinho.

  1. Feijão

Um ingrediente que é resultado de uma influência de outras culturas na cozinha do México é o moros y cristianos. Ou seja, “Mouros e Cristãos” na tradução e feijão com arroz no prato.

A variedade de feijões cultivados no México, com o costume africano de misturar legumes no arroz e o refogado de cebola e alho fritos trazidos pelos colonizadores espanhóis compõem o famoso moros y cristianos mexicano. Esse prato tem tudo para agradar o paladar de todos que provam.

  1. Massa

A colonização espanhola também deixou as massas para as comidas típicas do México, que hoje são muito comuns na culinária. Uma massa feita com farinha de milho que na época era utilizada no lugar do trigo para fazer pão. Atualmente é um dos ingredientes essenciais que compõem muitos pratos da culinária mexicana como burritos, tacos, nachos, quesadillas e muitos outros.

  1. Pimenta

O ingrediente principal, mais marcante e reconhecido na culinária mexicana sem dúvida são as pimentas e os molhos de pimenta, que são capazes de redefinir o sabor do prato. Dentre os tipos mais comuns e produzidos no México estão a Piquin, uma versão mais moderada, a guajillo, defumada e adocicada, e uma das mais picantes e favoritas de quem consome, a habanero.

  1. Condimentos

A quantidade excessiva de condimentos, cria a combinação perfeita, tornando as comidas típicas do México extremamente saborosas. Dentre as especiarias da culinária mexicana, destacamos a pimenta da Jamaica, cravo, canela, cominho, anis-estrelado, cacau e baunilha.

Entre burritos, tacos, quesadillas, guacamole e muita pimenta, as comidas típicas do México já estão entre as favoritas dos brasileiros.

 

Melhores comidas típicas do México

1- Tortillas

As tortillas começaram a fazer parte das comidas típicas do México graças à colonização espanhola e até hoje, é considerada como um elemento bem diversificado, podendo compor vários pratos deliciosos. A tortilla está para o mexicano assim como o pão francês está para o brasileiro, daqui conseguimos medir sua versatilidade e importância.

tortillas comidas típicas do México
Fonte: Pixabay

Mas e o recheio? Isso fico por sua conta e gosto, podendo optar por carnes, molhos, especiarias e/ou tudo junto!

 

2- Burritos

Para quem gosta de muito feijão e pimenta esse é o prato perfeito! O Burrito é um prato tradicional da culinária mexicana e da culinária Tex-Mex.

burritos comidas típicas do México
Fonte: Pixabay

O prato consiste em uma massa de tortilla feita de farinha e geralmente recheada com os mais variados ingredientes, a maior parte utiliza feijão, pimentas e carnes com principais acompanhamentos.

 

3- Tacos

Os tacos também estão na lista dos pratos mais populares do mundo, principalmente entre os mexicanos. As receitas mais tradicionais apresentam preparos e recheios variados com queijo, carne, tomate, alface, feijão, pimentas e muito mais!

tacos mexicanos
Fonte: Pixabay

Os tacos são preparados com tortilla à base de milho, sendo servido em formato de disco dobrado ao meio, diferentemente do burrito que remete a um embrulho.

 

4- Nacho

O Nacho é um prato delicioso, servido em diferentes refeições, sendo muito tradicional nos lares mexicanos. O Nacho nada mais é do que tortilhas de milho crocantes assados em formato triangular, cobertas com pimenta jalapeño, queijo e outros ingredientes.

nachos mexicanos
Fonte: Pixabay

Este prato pode ser servido com diferentes acompanhamentos, que podem ser: frango, carne moída, pimenta jalapeño, guacamole, alface, sour cream, tomate, feijões fritos, azeitonas e muito mais.

 

5- Guacamole

A verdadeira iguaria mexicana: Guacamole, um prato milenar. A receita de típicas do México é muito famosa em todo mundo e que diferentemente da culinária brasileira, onde utilizamos o ingrediente principal para fazer doces.

guacamole comida típica do México
Fonte: Pixabay

No México, o guacamole é um alimento salgado, utilizado como purê de abacate, que recebe vários temperos, funcionando, inclusive, como um complemento de salada, e, deixando qualquer comida muito mais saborosa.

 

6- Chili com carne

Criado pelo povo asteca ainda no século XV, uma das tantas comidas típicas do México é o chili com carne, um tipo de guisado picante composto de carne, pimenta, feijão e tomate.

chilli comida típica do México
Fonte: Pixabay

Em diferentes regiões do país, ele leva ainda mais ingredientes, como cebola, alho e cominho.

 

Outras comidas típicas do México

7- Polvorón

Um biscoito amanteigado, macio, pesado e quebradiço, feito com farinha, açúcar e nozes pode ser um bom jeito de ser recepcionado no México, por isso, quando chegar ao seu destino, não deixe de provar.

 

8- Cochinita Pibil

Nada mais é dos que uma carne de porco ao molho de achiote e laranja azeda, marinados sobre a carne. Parece uma delícia, não é mesmo? No molho, também podem ser acrescentados: alho, canela em pau, cominho, pimenta preta, cravos, vinagre, sal e oréganos. Todas essas especiarias trazem mais sabor e personalidade ao prato.

Contudo, o que chama a atenção neste prato é o preparo em um “pibil”, um tipo de forno improvisado feito em um buraco na terra.

 

9- Pozole

O Pozole é conhecido por ser uma sopa de milho e carne de porco ou galinha, mas, como estamos falando de comidas típicas do México, sabemos que os ingredientes não param por aí, afinal comida simples e México não cabem na mesma frase, não é mesmo? São acrescentados à sopa, diversos vegetais e outros ingredientes que dão seu sabor característico, como a cebola, alface, queijo, e claro apimenta, que não pode faltar em nenhum prato típico local.

 

10- Tamales

Parecido com um prato típico do Brasil: A Pamonha. Eles usam como base uma massa de milho cozida no vapor e o prato é servido enrolado na própria palha do milho.

O recheio é o que torna o prato mais atrativo e diferente, já que ele pode ser servido e preparado tanto salgado quanto doce. Seja com queijo, fubá, carne de porco, frango, cogumelos, calabresa, abacaxi, queijo com amora e o que mais tiver vontade e criatividade, e por que não tudo junto? Afinal, o céu é o limite.

 

11- Chicatana

No tópico de comidas típicas do México, não podemos esquecer de um prato um tanto quanto peculiar, para quem nunca ouviu falar, saiba que a Chicatana é uma verdadeira iguaria exótica na culinária mexicana, que inclusive, em sua composição, está presente muitas formigas voadoras. Mas formigas? Exatamente!

Com a cabeça e as asas retiradas, os insetos vão ao forno com outros ingredientes misturados, como sal, alho e chile de árbol. Além do jeito tradicional de degustá-las, é possível ainda comê-las com lanche ou com toupeira, um prato bem mais elaborado.

Quando bem limpas, as formigas podem ser ingeridas sem nenhum problema, por isso, não se preocupe e coma de olhos fechados.

E aí? Tem coragem de provar esse prático exótico? O sabor pode te surpreender!

 

Melhores doces típicos do México

Além da culinária salgada, existem doces que também são únicos e fazem parte da lista de comidas típicas do México. Venha conhecer os melhores e não deixe de provar nada quando chegar lá!

 

12- Churros

Claro que no topo da lista dos doces mexicanos estão os famosos churros, muito presentes na cultura.

Esse prato é feito com massa à base de farinha de trigo e água e pode ser encontrado em diversos formatos, mas o mais comum é o cilíndrico que, depois de pronto, é frito. Depois de fritos, os churros são salpicados com açúcar e canela, igualzinho ao que vemos aqui no Brasil.

O recheio pode ser dos mais variados tipos, e, portanto, agradam a todos os gostos: como chocolate, leite condensado ou ainda, doce de leite.

 

13- Palanqueta

Para quem gosta de amendoim, a palanqueta pode ser seu doce favorito e também está na lista de comidas típicas do México por ser muito consumida pela população como sobremesa.

O prato é feito com manteiga, glicose de milho, bicarbonato, açúcar e água, que são levados ao fogo até virar um caramelo, onde são adicionadas amêndoas ou amendoim.

Esse prato é bem semelhante ao pé de moleque, um doce bem popular no Brasil.

 

14- Alegría

Um nome interessante para uma sobremesa, não? O Alegría é um doce muito gostoso e fácil de fazer, encontrado em muitos restaurantes, cafeterias e docerias por todo o México, feito de amaranto, mel ou açúcar.

Uma sobremesa nutritiva, e que pode ser a melhor opção para quem é intolerante a glúten, já que o amaranto é um cereal rico em proteína livre de glúten.

 

15- Dulces cubiertos

Os Dulces Cubiertos são feitos de frutas cristalizadas, que podem ser: abóbora, figo, pera, maçã e até limão.

Depois de cristalizados, eles são recheados com coco, assemelhando-se a um tipo de cocada, bastante conhecido aqui no Brasil. Sem dúvida, um dos doces mais saborosos e requisitados do México. Muitos turistas que provam, se apaixonam, você não vai deixar essa chance passar, não é mesmo?

 

16- Garapiñados

Que criança não ama doces, não é mesmo? No México, a verdadeira sensação entre as crianças, são os Garapiñados, também muito presentes em festas infantis de todo o país.

Esse prato é feito com nozes, amendoim ou amêndoas, cobertos com uma calda de açúcar quente que, depois de seca, fica com uma camada grossa e crocante. Uma delícia!

 

Melhores bebidas típicas do México

Na lista de comidas típicas do México, já mencionamos os salgados, as sobremesas e claro que para a refeição estar completa, elas não poderiam faltar: as bebidas!

Veja as principais e não perca mais tempo para experimentá-las.

Muito além da tequila, as bebidas tradicionais do país possuem sabores complexos e inusitados que refletem a cultura de mexicana de forma única e deliciosa.

 

17- Tequila

Começando por ela que é a mais famosa na cultura mexicana e no mundo: A Tequila é um símbolo nacional mexicano. Por lei, a tequila deve ser vendida engarrafada e completamente pura, sem mistura de outros ingredientes.

Com um forte sabor de aguardente, a bebida é base para muitos drinks famosos, no entanto, o famoso shot apenas com sal e limão é uma ótima pedida.

 

18- Michelada

Muito popular entre os mexicanos, a bebida lembra o cozumel servido em muitos bares brasileiros, só que um pouco mais incrementado. A cerveja é colocada em um copo com sal nas bordas e, para completar, acrescenta-se suco de limão e um toque de pimenta tabasco.

Pode ser a melhor opção para os amantes do álcool e das diversidades.

 

19- Mezcal

Embora seja parecida com a tequila, o Mezcal é uma bebida mais rústica, destilada apenas uma vez.

É de costume na cultura mexicana, colocar uma larva de uma borboleta dentro das garrafas da bebida – chamada de gusano – para testas a qualidade do produto. A larva, que geralmente se desenvolve em meio às plantas de agave e permanece intacta quando o teor alcoólico do mezcal está correto. Se estiver abaixo, ela se desmancha.

CONFIRA TAMBÉM: ROTEIRO DE VIAGEM PELO MÉXICO

 

Vale a pena provar as comidas típicas do México?

Para quem ama uma culinária diferenciada com sabores para lá de marcantes e excêntricos, as comidas típicas do México que incluem pratos salgados, sobremesas e até as bebidas, podem ser incrivelmente deliciosas para o seu paladar.

Mas para quem não curte excessos e combinações dos mais variados tipos, é melhor consumir com moderação, afinal, os cozinheiros mexicanos não estão de brincadeira.

E se você gostou desse post, confira também: Comidas típicas da Argentina e comidas típicas do Uruguai 😉

Por fim, esperamos que você tenha gostado da nossa seleção de comidas típicas do México. Mas, já sabe né? Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.