Se você está com viagem marcada para o Deserto do Atacama e está planejando o seu roteiro, saiba que chegou ao post certo. Já que hoje vamos falar tudo sobre um dos passeios mais famosos da região, o Valle de La Luna.
O Valle de La Luna é uma das atrações mais emblemáticas do Deserto do Atacama, situado a cerca de 13 quilômetros a oeste de San Pedro de Atacama, no norte do Chile.
As formações geológicas únicas, esculpidas ao longo dos milênios pelo vento e pela água, criam um cenário de outro mundo, com dunas de areia, rochas esculpidas e cristais de sal que brilham sob o sol.
Ao explorar o Valle de La Luna, os visitantes são imediatamente capturados pelas diferentes cores e texturas das rochas e do solo, que mudam ao longo do dia, especialmente ao nascer e ao pôr do sol.
Além disso, existem trilhas que permitem explorar a área e apreciar as vistas panorâmicas da cordilheira dos Andes ao fundo.
E pontos de observação estratégicos, como o Mirador de Kari, proporcionam vistas impressionantes, especialmente durante o pôr do sol.
Já o clima no Valle de La Luna é extremamente seco, característico do deserto, com temperaturas que variam bastante entre o dia e a noite.
Além da sua beleza natural, o Valle de La Luna faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, onde há esforços contínuos para preservar sua paisagem única e biodiversidade.
Por fim, a região do Atacama também possui uma rica herança cultural, com influências das antigas civilizações atacamenhas que habitavam a área.
O que saber antes de ir para o Chile?
Antes de comentarmos como funciona o passeio pelo Valle de La Luna, é importante relembrar alguns pontos de atenção na hora de planejar a sua viagem.
O primeiro deles é a documentação necessária para brasileiros que querem conhecer o Chile, que no caso podem ser passaporte valido ou RG com no máximo 10 anos de emissão.
Outra questão importante é contratar um seguro saúde de viagem, já que o Chile não oferece atendimento médico gratuito para estrangeiros.
Além dessas questões, para quem pretende já sair conectado desde o Brasil, o mais indicado é comprar um chip de dados internacional.
Por fim, para fazer pagamentos e transações no Chile a melhor opção é o cartão da Wise, onde você pode converter reais em pesos chilenos de forma instantânea.
Confira também: O que fazer no Deserto do Atacama em 3, 4 ou 5 dias?
Onde se hospedar em San Pedro do Atacama?
Outro ponto importante na hora de planejar a sua viagem é onde ficar no Deserto do Atacama!
Se você já acompanha o Blog Mundo Viajante, já sabe que fizemos uma seleção das melhores opções em San Pedro do Atacama.
Mas, caso seja a sua primeira vez por aqui, vamos resumir as nossas principais indicações!
Para quem busca opções econômicas de hospedagem, recomendamos: o Hostel Copart, a Casa Voyage Hostel, o Anka Hostel e o Hostal Tulvak Atacama.
Já se você busca opções mais confortáveis e luxuosas, indicamos: o Our Habitas Atacama, o Hotel Diego de Almagro, o Hotel La Casa de Don Tomás e o Explora Atacama.
Confira também: 10 Hostels baratos no Deserto do Atacama
Como funciona o passeio pelo Valle de La Luna?
O passeio pelo Valle de La Luna pode ser feito por conta, caso você esteja com carro alugado.
Do contrario o mais indicado é contratar um passeio em San Pedro, a duração do tour é de 3 a 4 horas, onde a agencia te busca no seu hotel ou no ponto de encontro indicado.
De lá, os viajantes seguem de van até o inicio da trilha demarcada!
A caminhada não é longa e é considerada de nível fácil, o que às vezes pode dificultar o percurso é a altitude, já que o Deserto do Atacama fica a 2.400 metros acima do nível do mar.
O que significa que a essa altitude existe menos oxigênio disponível, e, portanto, isso pode dar uma sensação de cansaço maior do que o normal.
Além disso, por se tratar de um deserto, as temperaturas costumam ser altas, e, portanto, te indico ir com roupas UV, além de óculos de sol e chapéu. Além, é claro, de levar pelo menos 1 litro de água.
Outra dica importante é ir durante a tarde e aproveitar o lindo por do sol, que na minha opinião, é o mais bonito do Deserto do Atacama.
Confira também: Laguna Cejar e Geysers del Tatio
É melhor fazer o passeio do Valle de La Luna por conta própria ou com agencia?
Essa é uma pergunta frequente aqui no blog, mas a resposta é depende!
Se você está com um carro alugado, pode fazer o passeio por conta própria e caso esteja em família, isso pode ser mais econômico.
Porém, a parte mais legal do passeio são as explicações do guia de turismo, que explica tanto a formação do Valle de La Luna, quanto às lendas locais.
Outro ponto a considerar é a facilidade, já que contratando um passeio, você será buscado no hotel e deixado nele, isso diminui as preocupações.
Porém, aqui vale a pena lembrar, que algumas agencias te buscam no hotel, mas na volta de deixam no centrinho de San Pedro. O que não é um problema, já que tudo é muito pertinho.
Alguns passeios também incluem o Vale de La Morte, que não podemos opinar sobre como é, pois não realizamos esse tour.
Por fim, saiba que se você fizer o passeio com uma agencia, de preferência com a que indicaremos a seguir, você também terá um coquetel ao final do passeio, com direito a vinho e snacks.
Confira também: Passeio das Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
Quanto custa? E onde contratar o passeio pelo Valle de La Luna?
Essa é aquelas perguntas difíceis de responder, já que em San Pedro do Atacama você vai encontrar inúmeras agencias e diversos preços.
Pensando nisso, te indico que consulte o valor atual de onde contratamos, que foi a Civitatis!
A Civitatis é uma intermediaria, mas ela só trabalha com as melhores empresas da região.
Além disso, você pode consultar a avaliação de outros viajantes que fizeram o mesmo passeio. E somado a isso, você tem a opção de parcelamento em reais.
E até mesmo cancelamento com reembolso integral no caso de imprevistos. O que acaba sendo um diferencial, já que as agencias de San Pedro não te oferecem nem parcelamento. E muito menos reembolso no caso de cancelamento!
Por fim, saiba que o valor da entrada não está incluso no preço das agencias de viagem e custa atualmente 10.800 pesos chilenos, que na conversão atual seria o equivalente a R$60.
Confira também: Tour astronômico no Deserto do Atacama
Vale a pena conhecer o Valle de La Luna no Deserto do Atacama?
Se você busca conhecer as formações do Deserto do Atacama, como por exemplo, o Anfiteatro, a Duna Mayor, as 3 Marias e o Mirador, com certeza esse é o passeio certo.
Mas, saiba que é um passeio para ver as paisagens do deserto, ou seja, não tem salinas ou locais para mergulho, ok? Por fim, se você está com dúvidas de deslocamento, confira como chegar no Deserto do Atacama!
Dito isso, chegamos ao fim das nossas dicas sobre o Valle de La Luna. Mas, no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário e já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram! Beijos da Iza!