Turismo no Mato Grosso: 13 Cidades imperdíveis

turismo no mato grosso

Sumário

Explorar o turismo no Mato Grosso é embarcar em uma jornada repleta de maravilhas naturais e culturais.

Afinal de contas, há muito para de conhecer além de Cuiabá, como por exemplo, destinos incríveis como a Chapada dos Guimarães, Nobres e o Pantanal.

Mas será que é só isso mesmo? Claro que não! O turismo no Mato Grosso ainda abrange outras cidades fantásticas para os amantes do ecoturismo!

Então, vêm com a gente para conferir quais são as cidades turísticas do Mato Grosso e planejar uma viagem inesquecível no centro-oeste brasileiro!

 

Como chegar no Mato Grosso? E se locomover?

Assim como outros estados do Brasil, o Mato Grosso é bem acessível com relação a voos, já que conta com diversas opções de aéreo.

Mas para certificar-se disso, você pode consultar a Skyscanner que compara todos os voos disponíveis em apenas 1 só lugar.

Além disso, depois de pisar em terras mato-grossenses, a sua locomoção pode ser feita a partir de um carro alugado com a RentCars, ou ainda, através das excursões da Civitatis.

Ambas facilitam muito o turismo no Mato Grosso, já que proporcionam independência e comodidade!

 

Turismo no Mato Grosso: Principais cidades turísticas

Claro que não podíamos começar o nosso post sobre o turismo no Mato Grosso, sem falar das principais cidades turísticas do estado, não é mesmo?

Pois bem, nós do Blog Mundo Viajante, tivemos a honra de conhecer um pouquinho das principais cidades do estado e claro que vamos contar tudinho para vocês!

 

1- Cuiabá: A cidade turística mais quente do Mato Grosso

Claro que não poderíamos começar nossas dicas sobre o turismo no Mato Grosso sem falar de Cuiabá, não é mesmo?

E logo de cara, já ressaltamos que este é o destino perfeito para quem gosta de atrações culturais e boa gastronomia.

Aqui, os destaques vão para os tantos museus e parques disponíveis na cidade, além dos ótimos restaurantes que entregam o máximo da culinária local.

Para começar, indicamos o Museu da Caixa D’água que possui estrutura diferenciada e com certeza vai te surpreender!

Além disso, o Parque Mãe Bonifácia é uma excelente alternativa para quem deseja passar o um dia agradável em família.

parque mae bonifacia em cuiaba

E por fim, que tal fazer algo diferente e assistir jogos de futebol ou conferir outros eventos exclusivos na Arena Pantanal e, assim,  garantir boas experiências no centro-oeste?

E aí, preparados para desfrutar do turismo no Mato Grosso? Eu garanto que você não vai se arrepender!

E se você assim como nós também pretende conhecer a capital mais quente do Brasil, confira nossas outras dicas de viagem!

Como o que fazer em Cuiabá, onde apresentamos o melhor roteiro de viagem para 1, 3 e 5 dias. Além dos melhores hotéis, restaurantes e estadias próximas ao aeroporto.

Dica de hospedagem: Hotel Deville PrimeNacional Inn Cuiabá

 

2- Chapada dos Guimarães: A cidade turística mais visitada do Mato Grosso

Localizada a 70 km da capital, temos a encantadora Chapada dos Guimarães, que é um dos principais destinos para os amantes do ecoturismo!

E, claro que esse é mais um dos nossos destinos preferidos!

Por isso, se você busca sua paz interior e acha que um lugar em meio a natureza, a Chapada dos Guimarães pode ser o seu próximo destino.

Como dica de atrações, começamos pelas cachoeiras incríveis do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

circuito das cachoeiras do parque nacional da chapada dos guimaraes

Em especial, a Cachoeira Véu de Noiva que é o cartão postal da cidade!

Além disso, para os mais aventureiros, indicamos o Morro de São Jerônimo, que oferece uma das vistas mais lindas da região!

E falando em lugares imperdíveis, não podemos esquecer das famosas Cavernas Aroe Jari que são verdadeiras obras de arte naturais.

Por fim, mas não menos importante, saiba que a Chapada dos Guimarães é uma das regiões mais turísticas do Mato Grosso.

Crista do galo chapada dos guimarães

E conta com diversos atrativos, como o Circuito Águas do Cerrado, o Vale do Jamacá, a Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro e, claro, as Cachoeiras do Paraíso.

Portanto, vale muito a pena incluir esse pedacinho do cerrado, na sua listinha do que fazer no Mato Grosso!

Inclusive, temos dicas de viagem imperdíveis para quem visita a região, como as melhores pousadas, restaurantes e principalmente o roteiro de 1, 3, 5 e 7 dias.

Dica de hospedagem: Pousada Beija FlorPousada Casa da Quineira

 

3- Nobres: A cidade turística mais surpreendente do Mato Grosso

Quem procura por cenários lindos, destinos de ecoturismo e bastante adrenalina para curtir as férias, saiba que Nobres é o destino certo!

Dentre as melhores atrações, podemos citar a Lagoa das Araras, que é considerada como um verdadeiro santuário da região.

Além disso, a região conta com diversas opções de flutuação, como a Flutuação no Rio Triste, o Reino Encantado e o famoso Aquário de Nobres.

o que fazer em Nobres em 1, 3, 5 e 7 dias

Por fim, mas não menos importante, que tal conhecer algo diferente na região, que vão além de flutuações, como o Refúgio Água Azul, o Balneário Estivado, o Mirante do Cerrado, e nossa atração favorita, a Cachoeira Serra Azul.

Atrações de aventura também não faltam, já que os visitantes tem a oportunidade de passear de quadriciclo e vivenciar o boia-cross no Duto do Quebó.

Já deu pra perceber que Nobres é um destino encantador, então, se você quer mais dicas para planejar a sua viagem, indicamos que confira as opções de restaurantes, pousadas e roteiro de viagem!

Dica de hospedagem: Pousada Bom JardimPousada Rota das Águas

 

4- Pantanal: A cidade turística mais selvagem do Mato Grosso

A região pantaneira é um dos ecossistemas mais divertidos que existem e parte do Pantanal localizado no Mato Grosso, encontra-se a apenas 100 km de Cuiabá.

O que é excelente para adicionar a cidade nos roteiros de viagem, não é mesmo?

Ao todo, encontramos por aqui, mais de mil espécies de animais e duas mil de plantas que são originárias da região, por isso, o destino é um verdadeiro observatório!

excursao de cuiaba para pantanal
Fonte: Pixabay

E, para surpreender mais os turistas, a estrutura de hotéis é completa e a gastronomia também é excelente, o que facilita montar um roteiro completinho e conhecer os jacarés e as onças-pintadas bem de perto!

E, para deixar tudo ainda mais divertido, saiba que os passeios de observação podem ser feitos a pé, com cavalos, de jipes ou de barcos.

Ahh e se você está em Cuiabá e quer fazer um bate volta interessante, confere nossas dicas sobre o safári de 1 dia no Pantanal.

Então, qual modalidade você vai escolher para aproveitar o melhor do turismo no Mato Grosso? Conta pra gente nos comentários!

Dica de hospedagem: Pousada Rio Claro e o Hotel Pantanal

 

5- Jaciara: A cidade turística mais radical do Mato Grosso

Para encerrar nossa lista de principais cidades turísticas do Mato Grosso, temos Jaciara!

A cidade de Jaciara é um pouco diferente das anteriores, pois é voltada para os esportes radicais, principalmente os aquáticos.

O município tem dezenas de cachoeiras, corredeiras e grutas dedicadas que aproveitam dessa vantagem natural para elevar a adrenalina ao máximo.

turismo no mato grosso
Fonte: Pixabay

E, como dica principal para o seu roteiro, não deixe de praticar rafting que é um esporte bem popular na cidade.

Além disso, por aqui, encontramos muito surf de rio e balonismo, que são atrações inusitadas e mega divertidas, também vale praticar!

Agora, aos turistas que preferem trilhas, piscinas naturais e cachoeiras em meio a cerrado, também temos ótimas dicas: o Cânion das índias, o Vale do Chico e o Complexo da Mulata.

Vale muito a pena participar dessa aventura!

Dica de hospedagem: Rosa dos Ventos e Taba Hotel

 

Outras cidades para aproveitar o turismo no Mato Grosso?

Como dissemos, o turismo no Mato Grasso é cheio de opções surpreendentes e às vezes pouco conhecidas.

Então, agora vamos indicar algumas opções pouco conhecidas, mas igualmente encantadoras!

 

6- Alta Floresta

Como o próprio nome sugere Alta Floresta possui grande presença da Floresta Amazônica e é uma excelente opção para iniciarmos o turismo no Mato Grasso.

Da forma mais natural possível, essa cidade nos permite maior proximidade da fauna e da flora do Brasil.

Uma experiência que só podemos vivenciar no cerrado brasileiro!

Aqui, as principais atividades são a pesca esportiva e a observação de pássaros que acontecem em muitos pontos da cidade.

E para deixar as experiências ainda melhores (e mais completas) as hospedagens por aqui foram construídas no meio da mata, o que proporciona uma imersão cultural sem igual!

 

7- Vale do Araguaia

Quem foi que disse mesmo que o centro-oeste do Brasil não daria uma boa viagem em família?

Pois bem, o Vale do Araguaia, não este entre as principais cidades turísticas para fazer turismo no Mato Grosso, mas vale a pena conhecer!

Isso porque, aqui nos deparamos com uma cidade localizada bem na fronteira dos estados de Mato Grosso e Goiás e por isso, abriga muitas surpresas, incluindo uma praia de água doce e areia fofinha chamada de Praia da Arara, que se forma durante os meses de junho a agosto na baixa do rio.

Além disso, como boas opções de lazer para as suas férias, você ainda pode aproveitar e fazer uma visita às aldeias indígenas, cachoeiras, rios e grutas que encontramos de monte nesse destino.

Fica a dica!

 

8- Barra do Garças

Aqui temos o famoso paraíso das águas e não é para mens, né?

A região de Barra do Garças é cortada pelos rios Araguaia e Garças e tem como bons atrativos, cachoeiras, trechos de floresta, grutas, montanhas e até águas termais, atraindo turistas dos mais diversos lugares.

Além disso, os turistas além de ter um dia relaxante nas piscinas naturais formadas pelas cachoeiras, também podem praticar esportes radicais como paraquedismo, trekking e voo livre, que proporcionam experiências mais que agradáveis!

Então, se você deseja ter diferentes experiências sem sair do ugar, já sabe para onde deve ir, não é mesmo?

 

9- Cárceres

Outro lugar excelente para turismo no Mato Grosso que esbanja tranquilidade é Cáceres, o local da pesca mais conhecido do estado.

A rica fauna da região proporciona um excelente turismo ecológico que você não pode perder a oportunidade de conhecer.

Além disso, se você pretende visitar a cidade, não deixe de visitar o centro urbano que tem como principais atrações a Praça Barão do Rio Branco e Catedral São Luiz, bem como, conhecer os sítios arqueológicos que dão uma história e tanto.

 

10- Vila Bela de Santíssima Trindade

A Vila Bela de Santíssima Trindade merece um lugarzinho especial em seu roteiro, pois esta foi a primeira capital do estado e mantém preservado até hoje, traços históricos da cultura negra. Vale a pena conhecer!

A cidade faz fronteira com a Bolívia e também atrai turistas por suas incríveis cachoeiras, o que é uma excelente pedida para quem gosta de se aventurar!

E, como indicação, recomendamos a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira do Jatobá que são atrações que certamente vão te surpreender!

 

11- Serra do Roncador

A Serra do Roncador é um destino diferenciado já que se refere a uma Cordilheira no meio do Brasil (literalmente), que possui ao todo 800 km de extensão e 700 metros de altitude.

Seu nome “roncador” foi referente ao barulho grave causado pelo vento em meio as rochas durante a noite.

Como atrações, aqui temos o Park Portal do Roncador, cuja atração principal é o Dedo de Deus, uma formação rochosa que oferece aos turistas algumas cavernas, cachoeiras e mirantes.

Tudo isso faz com que a Serra do Roncador seja uma excelente opção para turismo no Mato Grosso, não é mesmo?

 

12- Primavera do Leste

Voltando as nossas opções de turismo no Mato Grosso que proporcionam muito mergulho, que tal conhecer Primavera do Leste?

Aqui, temos um destino localizado a uma altura de 636 metros acima do nível do mar e dentre os principais passeios, está a Lagoa da Lua, também chamada de Lagoa Azul, devido as suas águas cristalinas em tons azulados.

A atração recebe muitos turistas durante o ano que adoram mergulhar nas águas quentes, que batem os 26°C.

Então, procurando um excelente lugar para fazer turismo no Mato Grosso? Essa é uma ótima opção!

 

13- Campo Novo do Parecis

Uma boa parte do território de Campo Novo do Parecis refere-se a territórios indígenas, então, o turismo da região, está muito voltado a isso.

Então, como boas indicações de tour, você pode aproveitar os passeios de visitação as aldeias e cachoeiras, os mais aventureiros podem praticar rapel no Santo Utiariti, curtir a famosa Cidade de Pedra e ainda, conhecer o Balneário Rio Verde.

Como vimos, essa é uma cidade que oferece diferentes tipos de atrações, se adequando a diferentes gostos de turistas e por isso, essa pode ser uma excelente opção para começar sua viagem!

 

Quanto tempo ficar no Mato Grosso?

Para que você faça um turismo no Mato Grosso bem eficiente e completo, recomendamos passar no mínimo de 5 a 7 dias no estado.

Afinal de contas, como você viu até aqui, há muitas cidades para conhecer e muitas atrações para fazer.

Então, quanto mais tempo de férias tiver para aproveitar cada cantinho como merece, melhor, não é mesmo?

Garantimos que você não vai se arrepender!

 

Como planejar uma viagem pelas cidades turísticas do Mato Grosso?

Para que qualquer viagem seja bem-sucedida é necessário planejar cm antecedência, não é mesmo?

Pois bem, aqui vão algumas dicas de como programar a sua viagem pelas cidades turísticas do Mato Grosso:

  • 1º: Escolha com cuidado como pretende se locomover até o Mato Grosso ou até a cidade que você deseja conhecer.
  • 2º: Depois de decidir sobre a locomoção, é o momento de pensar na hospedagem. E se serve como dica, escolha uma que facilite a ida aos passeios.
  • 3º: Monte seu roteiro com detalhes sobre tudo o que você deseja ver, conhecer e fotografar no Mato Grosso. Afinal de contas, esta é uma viagem única e merece um cuidado especial!

 

Para facilitar, liste aqui, as cidades pelas quais deseja passar, atrações e pontos turísticos que deseja visitar em cada uma delas, restaurantes que deseja conhecer.

Mas, para te ajudar com isso, leia nosso post sobre o que fazer no Mato Grosso, onde listamos os melhores passeios do estado!

 

Vale a pena fazer turismo no Mato Grosso?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, o estado do Mato Grosso é um dos melhores para quem deseja ter ótimas experiências naturais e conhecer o cerrado como ninguém.

Além disso, o turismo no Mato Grosso é perfeito para todos os tipos de visitantes, principalmente aqueles que gostam de aventura e ecoturismo!

Então, aproveite todas as dicas do Blog Mundo Viajante para montar o seu roteiro de viagem pelo Mato Grosso!

Beijos da Iza. E até a próxima aventura contada aqui e no @blogmundoviajante!

Uma resposta

  1. É realmente um artigo útil que esclareceu a minha dúvida. Eu sigo frequentemente o vosso site por causa da informação autêntica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.