Melhores trilhas em Cabo Frio: Dicas de Ouro

trilha morro do vigia cabo frio

Sumário

Se você está procurando quais são as melhores trilhas em Cabo Frio, você está no lugar certo!

Já falamos bastante sobre a cidade de Cabo Frio aqui no Blog, não é mesmo? Afinal de contas, esse destino sempre nos surpreende quando o assunto é diversão e maravilhas naturais.

Pois bem, então que tal falarmos sobre mais uma preciosidade da cidade que você não pode deixar de visitar?

No artigo de hoje, traremos todos os detalhes sobre as melhores trilhas em Cabo Frio.

Então, vem com a gente nessa aventura pela Região dos Lagos!

 

Como chegar em Cabo Frio?

Para começar, você já deve ter lido no artigo exclusivo que temos por aqui, sobre como chegar em Cabo Frio, não é mesmo?

Pois bem, saiba que a região é bem acessível, sendo possível chegar a região tranquilamente, partindo as seguintes cidades:

 

Saindo de São Paulo

Como vimos, para chegar em Cabo Frio, partindo de São Paulo, temos as seguintes opções: avião, carro particular e ônibus.

Sem dúvidas, que a opção mais econômica para quem sai de São Paulo é chegar em Cabo Frio de carro particular, que tem uma viagem longa, mas é mais acessível.

Outra opção para quem busca por rapidez, é ir de avião até o aeroporto de Cabo Frio (que é a opção mais cara, mas economiza muito tempo).

 

Saindo do Rio de Janeiro

Do Rio de Janeiro até Cabo Frio, é uma viagem de apenas 2 horas que pode ser realizada com carro particular, ônibus ou táxi.

Ambas as opções levam pouco tempo para ser concluídas e a mais econômica delas, é chegar em Cabo Frio de ônibus.

 

Saindo de Arraial do Cabo ou Búzios

Se você optar por fazer um tour completo pelas maravilhas do Rio de Janeiro e passar pelas cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, saiba que você pode fazer as viagens da seguinte forma: carro particular, ônibus, a pé e transporte por aplicativo que funcionam muito bem em Cabo Frio.

Ambas as opções também são a forma mais rápida de se chegar ao destino e para fazer mais economia, indicamos ir de carro particular ou de ônibus.

 

Melhores trilhas em Cabo Frio

As trilhas em Cabo Frio, levam os turistas a paraísos naturais e secretos e por isso, elas devem estar no seu roteiro para a cidade.

Quando estava hospedada na região, fiz algumas trilhas que são surpreendentes e agora, vou explicar um pouquinho sobre elas.

 

1. Trilha Duna Mãe (Parque das Dunas)

Começando a descrição das melhores trilhas em Cabo Frio, aqui veremos as famosas dunas de areia branca e muito verde!

Para acessá-la, é necessário parar na Rodovia, que liga Cabo Frio e Arraial do Cabo e travessar para o outro lado.

praia das dunas cabo frio
Praia das Dunas

Estacione em frente ao Condomínio Praia das Dunas. E depois, siga a direção ao caminho de areia. Mas, fique tranquilo, pois tem uma placa que marca o início da trilha.

Essa trilha, fica entre a Praia e o Parque das Dunas, em Cabo Frio e para seguir, você pode optar por ir com ou sem guia, pois esta não é uma trilha deserta.

o que fazer em arraial do cabo bate volta cabo frio

A caminhada até o topo da Duna Mãe, como também é conhecida, dura aproximadamente 20 minutos e possui dificuldade média porque é uma subida. Sinceramente achamos o caminho tranquilo, tanto que estive lá sozinha.

Além disso, lá em cima, é possível apreciar a maravilhosa vista do pôr do sol e ainda, fazer sandboard, que necessita de agendamento prévio, já que, não fica nenhum responsável na região, não sendo possível contratar o passeio na hora.

 

2. Trilha Morro do Vigia

Essa é mais uma das trilhas em Cabo Frio que conhecemos pessoalmente e que gostamos muito.

Para chegar até ela, é necessário andar até a ponta da Praia do Peró, onde, você pode notar que, ao lado de um restaurante, tem um portal escondido, que determina o início da trilha.

trilha morro do vigia cabo frio

Ela possui 860 metros de extensão com dificuldade média, também por apresentar algumas subidas e por isso, pode levar de 1h30 a 2h para ser concluída.

Essa trilha, oferece lindos cenários aos seus visitantes, como as praias do Peró e das Conchas, algumas prainhas escondidas ao decorrer da trilha e uma gruta, que ganha o coração dos turistas.

trilha em cabo frio

Além disso, assim como a trilha Duna Mãe, nesta também possível escolher estar acompanhado de um guia ou não.

No meu caso, fiz a trilha sem guia e achei extremamente tranquila, mas sempre é bom tomar cuidado. Então, caso você queira contratar um guia, indicamos: TRILHA MORRO DO VIGIA

Outras trilhas em Cabo Frio

Claro que as opções de melhores trilhas em Cabo Frio, não acabam por ai! Ainda existem outras opções que não conseguimos visitar, mas que vale muito apena conhecer.

Acompanhe para mais detalhes!

 

3. Trilha do Farol da Lajinha

Esta também está entre as melhores trilhas em Cabo Frio, pois, a vista que o Farol da Lajinha, oferece é belíssima!

Ela tem aproximadamente 1,3 Km e é considerada de dificuldade média, já que possui alguns trechos de subida, podendo ser concluída em até 1h30.

Do alto do morro, podemos ver a Boca da Barra, a Praia do Forte, a Praia Brava – mais afastada –, a maravilhosa Ilha do Japonês e claro, o Canal de Itajuru.

Sem dúvidas, é o local perfeito para quem deseja observar Cabo Frio de cima.

 

4. Trilha da Praia Brava

SIM! Cabo Frio tem muito mais trilhas do que você imagina, provando que a região tem muito mais do que belas praias para oferecer aos turistas.

O acesso a trilha é bem próximo da Ilha do Japonês e do Parque Municipal da Boca da Barra, perto de onde começa a Trilha do Lajinha.

Ela também oferece uma bela vista de toda extensão da praia, com cactos de cabeça branca que ajudam a complementar a paisagem.

 

5. Trilha Praia de Caravelas

Uma das trilhas em Cabo Frio que certamente vale muito a pena fazer uma visita, é a Trilha da Praia de Caravelas.

Ela começa no Pontal do Peró, que fica na ponta da praia e tem um longo caminho até Búzios, passando pela Praia das Amendoeiras e finalizando na Praia de Caravelas, já na cidade de Búzios.

O percurso completo tem aproximadamente 6 Km e possui mata fechada, que pode durar de 3h a 4h para ser concluída.

De fato, é uma bela caminhada, então prepare-se!

Mas, vale lembrar que para realizar esta trilha, é necessário ficar de olho na tábua das marés, afinal de contas, só é possível curtir a Praia das Amendoeiras com a maré baixa.

 

6. Trilha da Praia Fofa – ou Praia da Pedra Polida

Essa trilha em Cabo Frio, também exige atenção a tabua das marés, já que, só é possível acessar alguns pontos apenas na maré baixa.

Devido à alta erosão do mar nas rochas, elas ficaram lisas e polidas e por isso o nome Pedra Polida. Sendo uma das praias mais belas da região!

Além disso, o trajeto pode ser facilmente concluído em até 1h, contando a partir da entrada do Parque Municipal da Boca da Barra.

 

7. Trilha da Caverna dos Escravos

Para finalizar nossa lista de melhores trilhas em Cabo Frio, não podemos deixar de falar sobre a Trilha da Caverna dos Escravos.

Ela também se inicia pelo Parque Municipal Boca da Barra, mas é mais curtinha do que as anteriores, sendo possível concluí-la em poucos minutos.

A caverna possui 50 metros de extensão e 3 metros de altura, além disso, não faltam lendas sobre seu surgimento, o que atrai ainda mais a atenção dos turistas para visitá-la.

Agora que já conhecemos todas as trilhas em Cabo Frio, aproveite para deixar a sua opinião sobre qual delas, mais ganhou o seu coração.

Afinal, é superimportante pra gente saber que você gosta desse tipo de texto por aqui.

 

Roteiro de 2 dias pelas trilhas em Cabo Frio

Então, se você tem apenas 2 dias para aproveitar a cidade, que tal algumas dicas de roteiros de 2 dias pelas trilhas em Cabo Frio?

Dia 1 – Praia do Peró + Trilha do Morro do Vigia

Dia 2 – Praia das Dunas + Trilha Duna Mãe

Então, qual seria a sua programação para 2 dias em Cabo Frio? Conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar saber!

 

Outros posts sobre Cabo Frio

 

Vale a pena fazer as trilhas em Cabo Frio?

Para finalizar nosso artigo e, nossas dicas com chave de ouro, saiba as trilhas em Cabo Frio são perfeitas para os amantes do ecoturismo.

Afinal de contas, como já mencionamos por aqui diversas vezes, nem só de belas praias se faz o estado do Rio de Janeiro, não é mesmo?

Então, saiba que com certeza sim!

Vale muito a pena fazer as trilhas em Cabo Frio, o que também pode ser a melhor opção para os aventureiros de plantão.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.