O Rio Triste, também conhecido como Rio Salobra ou Rio Triste-Salobra, é uma atração natural popular na região de Nobres no Mato Grosso.
Nobres é famosa por suas águas cristalinas, além dos suas nascentes que atraem visitantes em busca de experiências de ecoturismo.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o passeio de flutuação no Rio Triste, um dos mais procurados da região.
O que é e como funciona a flutuação do Rio Triste?

O passeio de flutuação do Rio Triste acontece dentro da Fazenda Água Branca, localizada a 18 km de Bom Jardim.
Depois de contratar o tour com uma agência de viagens, no dia e horário marcado, é necessário apresentar o voucher emitido na recepção do complexo.
E, assim como outros passeios de flutuação, neste também é proibido pisar no fundo do rio, ou seja, é indicado boiar durante o passeio.
O tour tem duração aproximada de 1 hora e percorre aproximadamente 1200 metros.
Por fim, vale a pena lembrar que o divertido desta atração é nadar com os peixinhos do Rio Triste. Onde, usando o snorkel, é possível ver toda a diversidade ecológica.
Confira também: O que fazer em Nobres em 1, 3, 5 ou 7 dias
Por que se chama Rio Triste?

Atualmente, existem muitas especulações e lendas referentes ao surgimento do nome Rio Triste e hoje, vamos apresentar as quatro mais conhecidas.
Lembrando que todas são historias locais, ok?
1- Lenda da menina triste
A primeira lenda que contam sobre a origem do nome “Rio Triste” é a história de uma menina que se apaixonou por alguém e que pelo fato desse amor ser proibido, ela tirou a própria vida se jogando no Rio.
Então, por isso, que ficou “Rio Triste”.
2- O amor proibido das águas
Essa é uma versão mais fantasiosa da primeira lenda, mas ainda sim, tem gente que acredita que de fato aconteceu.
Segundo essa lenda, o Rio Triste é palco de um amor trágico entre uma bela sereia e um jovem pescador.
Diz a história que a sereia encantou o pescador com sua voz melodiosa, e eles se apaixonaram perdidamente.
No entanto, o amor entre seres de mundos diferentes era proibido, e a sereia desapareceu nas águas do rio, levando o coração partido do pescador consigo.
Desde então, o rio ganhou o nome de “Rio Triste”, como uma lembrança da história de amor perdida e proibida que nunca pode ser vivida.
3- Água imprópria para beber
Essa na verdade não é uma lenda, mas foi uma das explicações de um dos guias locais que conhecemos na região.
Segundo essa versão, quando esse atrativo começou a ser visitado, apesar de ser muito lindo, com águas transparentes e ter peixinhos, não era possível beber a água.
Isso porque a água tinha muito cálcio e calcário, então, se as pessoas bebessem essa água elas passariam muito mal.
Ou seja, um rio muito lindo, bonito, um verdadeiro aquário encantado, mas que os próprios moradores locais não podiam tomar a água.
O que é realmente seria considerado como algo muito “triste”!
4- História do curandeiro
Por fim, mas não menos importante, temos a lenda que conta a história do curandeiro, Antônio que vivia embaixo da mangueira quase à beira do rio.
A lenda diz que os tropeiros que passavam pela região, sempre eram bem recebidos pelo senhor Antônio, que os preparava comida e contava boas histórias para todos, distraindo e animando a tropa.
Mas, quando o curandeiro morreu, sempre que algum conhecido ou ex-tropeiro passava ali para visitar, dizia: “esse rio ficou triste depois que seu Antônio foi embora”.
E foi assim que começaram a chamar o “Rio Triste”.
E ai, qual das versões sobre a origem do nome Rio Triste, você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!
Confira também: O que fazer no Mato Grosso?
Razões para fazer a flutuação do Rio Triste?

- Essa é uma experiência única, onde só quem participa da flutuação do Rio Triste entende.
- É rara a oportunidade de conseguir nadar e ter um contato tão próximo de uma variedade tão grande de peixes, como acontece nesse passeio especificamente. O que é realmente um motivo e tanto para embarcar nessa aventura, não é mesmo?
- Aqui, temos um ambiente controlado, seguro, e que nos dá a chance ver de perto uma das espécies de peixe mais comum na região: o Peixe Dourado.
- Por falar nisso, é justamente essa água cristalina que faz o passeio ser possível e valer tanto a pena. Afinal de contas, um mundo acontece lá embaixo e graças a elas e a flutuação do Rio Triste, podemos acompanhar de perto.
- Por fim, saiba que esta é uma ótima pedida aos turistas da região, e uma grande oportunidade de conhecer mais de perto a beleza que é capaz de existir em ambientes como os rios.
Como chegar até o ponto de acesso da flutuação do Rio Triste?
Para que os turistas participem da flutuação do Rio Triste, é necessário, primeiramente, chegar a Fazenda Água Branca.
Para chegar até lá é preciso atravessar centro de Bom Jardim, até chegar a uma estrada de terra batida. Mas, fique tranquila que com o GPS não tem como errar.
Depois de chegar na Fazenda, já começamos a nos preparar para a flutuação do Rio Triste e é aqui que pegamos os equipamentos e começamos a seguir as orientações dos guias.
Em seguida, caminhamos por uma trilha de 900 metros até chegar a um Deck do Ponto da Mangueira (aquela árvore que é mencionada em uma das lendas) para finalmente, dar início a flutuação do Rio Triste.
Quando fazer a flutuação do Rio Triste?

Como sabemos, todo o estado do Mato Grosso possui duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca que influenciam bastante no turismo local, principalmente para quem pretende visitar destinos de cachoeiras e aquáticos.
Sendo assim, saiba que o período chuvoso vai de novembro a março e a seca de abril até outubro.
E, para escolher quando viajar, o mais recomendado é o período seco, porque, apesar do menor volume de água, a chance de a chuva atrapalhar o passeio é praticamente zero.
Isso sem contar no calor, que é bem mais agradável para fazer mergulhos e tomar banhos de água gelada, não é mesmo?
Portanto, aproveite nossas dicas e aproveite o melhor momento para marcar sua viagem e divirta-se pelas melhores atrações de Nobres, inclusive a flutuação do Rio Triste!
Confira também: Turismo no Mato Grosso
Quanto custa fazer a flutuação do Rio Triste? E onde contratar?

As atrações de Bom Jardim (Nobres) possuem valores tabelados pela municipalidade.
Isso significa que não importa a agência, os valores de contratação dos passeios são os mesmos.
Mas, no caso do Rio Triste isso possui uma particularidade, onde só é possível comprar o passeio na própria agencia “Rio Triste”.
Aqui vale a pena ressaltar que, mesmo o passeio sendo lindo, ainda ficamos com o Aquário Encantado como nosso top 1 das flutuações de Nobres.
Por fim, fechamos nosso passeio diretamente na Pousada Rota das Águas, onde ficamos hospedados.
Onde se hospedar em Bom Jardim?
Claro que não podíamos falar de uma das principais atrações de Nobres, sem mencionar as melhores opções de hospedagens em Bom Jardim que facilitam muito a vida dos turistas que pensam em conhecer esta atração, não é mesmo?
Sendo assim, anote em sua lista de possíveis hospedagens os seguintes nomes:
Outras dicas de viagem sobre Nobres
- Nobres – Guia Completo
- O que fazer em Nobres?
- Melhores pousadas em Nobres
- Restaurantes em Bom Jardim
- Reino Encantado
- Duto do Quebó
- Lagoa das Araras
- Mirante do Cerrado
- Cachoeira Serra Azul
- Balneário Estivado
- Aquário encantado
- Refugio Azul
- Cidades Turísticas do Mato Grosso
Vale a pena fazer a flutuação do Rio Triste?
Mas, é claro que sim!
Apesar do nome, a flutuação do Rio Triste não tem nada de triste!
E claro que pode valer muito a pena para quem viaja a Nobres no Mato Grosso.
Isso porque, essa é uma atração que proporciona experiências naturais exclusivas e mágicas.
Então, não perca a oportunidade de conhecer outros posts do Blog Mundo Viajante e montar um roteiro completinho pela região.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre a flutuação do Rio Triste e divirta-se pela principal atração de Nobres! Por fim, já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram!








Respostas de 2