Se você busca por boas opções de onde ficar em Paraty no Rio de Janeiro, saiba que chegou ao post certo!
Apesar de parecer pequena, Paraty conta com uma extensão de 1.000 km² e oferece ótima estrutura para turistas.
Sendo assim, hoje vou aprestar as melhores dicas de onde ficar em Paraty, seguindo as melhores indicações do Booking.
Então, se você deseja saber mais do assunto e ainda, começar a planejar seu roteiro pela primeira cidade do RJ, vem comigo!
Primeiramente, como chegar em Paraty?
Paraty é uma cidade carioca que não tem aeroporto, sendo assim, para quem pretende viajar de avião, recomendo ir até o Galeão ou Santos Dummond, localizados no Rio de Janeiro.
As passagens promocionais da Skyscanner são as melhores para quem vem de outros estados do Brasil e é uma ótima dica para você conferir.
De lá, a forma mais viável para chegar em Paraty é alugar um carro com a RentCars e percorrer cerca de 248 km de estrada até o centro-histórico da cidade.
Apesar de longinho, o caminho é bem bonito, rodeado pela Mata Atlântica.
Para quem vem da capital do RJ e pretende viajar sem carro, recomendo contratar transfres com a Civitatis, que seguem o mesmo caminho e proporcionam mais comodidade.
Agora, para quem vem de São Paulo, saiba que também é possível acessar a região por vias terrestres como ônibus e carro e tem três opções para chegar à cidade.
Nesse caso, a distância é a ainda maior do que saindo do Rio, levando entorno de 5h30 para chegar, sem trânsito e as estradas mais indicadas são a Tamoios, e a Ayrton Senna.
Pela Tamoios, você pega um caminho mais longo, seguindo pela Rio-Santos, que proporciona uma vista linda do litoral norte paulista como Ubatuba e Santos e ainda, apresenta menos curvas que as demais.
Já pela Ayrton Senna, você garante menos movimento e mais segurança.
Além disso, aqui, as curvas são mais intensas, mas o trajeto é bem mais curto, levando em média, 1h a menos. E por isso, vale super a pena!
Confira: O que fazer em Paraty no Rio de Janeiro?
Onde ficar em Paraty: Melhores regiões
Claro que, para garantir boas experiências durante a viagem, nada melhor do que saber quais são as melhores regiões para se hospedar na cidade, não é mesmo?
Pois bem, começo indicando as hospedagens do centro-histórico que em sua maioria, são rodeados por incríveis casarões do século 18 e 19.
Além disso, algumas pousadas ocupam esses estabelecimentos e a região também é o principal ponto de agito noturno.
Devido a isso, essa é a região mais cara para se hospedar.
O Centro também é uma boa região para procurar hospedagens, já que está perto de tudo. Essa região possui 2km de extensão e liga a Rodovia Rio-Santos com o Centro Histórico de Paraty.
Além disso, aqui o preço das diárias costuma ser mais em conta, com menos charme de lugar antigo e com mais cara de cidade grande.
A região da Praia do Pontal é ligada ao centro-histórico por uma ponte, o que a torna uma excelente opção para quem deseja ficar bem próximo, mas ainda assim, fugir das diárias caras do centro-histórico.
Por último temos a região Jabaquara que também fica bem próxima do centro-histórico e apresenta ótimo custo-benefício quando o assunto são hospedagens.
Além disso, a região possui um ambiente mais familiar, com muitos quiosques na areia e um lindo visual.
Confira também: Free walking tour em Paraty
Onde ficar em Paraty: Opções econômicas
E, para começar nossas indicações de onde ficar em Paraty com o pé direito, que tal conhecer as hospedagens mais econômicas?
Deum modo geral, saiba que elas são muito aconchegantes e também, proporcionam ótimas experiências na cidade.
Sendo assim, confira a seguir, as opções mais econômicas de onde ficar em Paraty, de acordo com o Booking!
1. Pousada Recanto da Praia (Jabaquara)
A Pousada Recanto da Praia no Jabaquara foi nossa última hospedagem em Paraty e claro que não podíamos deixar de indicá-la, não é mesmo?
Com uma excelente piscina, jardim e quartos com varandinhas e redes, essa é uma das melhores opções de onde ficar em Paraty, mais econômicas, vai por mim!
Isso porque, além de um excelente descanso, a hospedagem oferece café da manhã incluso e fácil acesso a Praia do Jabaquara.
Apesar disso, o acesso ao centro e centro-histórico é mais demorado, sendo necessário utilizar um carro para locomoção.
Mesmo assim, vale super a pena conhecer o estabelecimento e passar alguns dias por aqui!!
2. Calamar Flats Paraty (Jabaquara)
Localizada no coração da cidade, a Calamar Flats Paraty encontra-se a 600 metros da Praia – de onde também partem a maioria dos passeios de barco –.
Aqui, os quartos são simples, bem coloridos e acomodam tranquilamente 4 pessoas, o que é ótimo para famílias.
Por falar nisso, como comodidades, os hóspedes podem aproveitar a piscina e o jardim que proporcionam boas experiências.
3. Pousada Aconchego (centro-histórico)
Localizada no Centro-Histórico, ao lado da Igreja de Nossa Senhora, por entre tantas ruas de pedra, a Pousada Aconchego é uma excelente opção de onde ficar em Paraty, já que é muito confortável.
Aqui, os hóspedes contam com piscina, quartos práticos em estilo colonial, um jardim com redes para relaxar, salão de jogos e um delicioso café da manhã.
Além disso, a hospedagem tem ótimas dicas de passeios na recepção e ainda proporciona fácil acesso a Praia do Pontal, por isso, vale a pena considerar!
4. Pousada Missanga (Centro-histórico)
Localizada no centro-histórico, a Pousada Missanga complementa adequadamente nossa lista de onde ficar em Paraty.
Isso porque, além de ótimos preços nas diárias, a bonitinha também proporciona fácil acesso a Praia do Cais, localizada a apenas 400 metros de distância.
Além disso, o estabelecimento entrega uma decoração mais clean, misturada com apenas uns itens coloridas, que proporcionam mais modernidade ao espaço.
Com relação as acomodações, a pousada possui alguns chalés, que comportam confortavelmente 6 pessoas e os quartos convencionais, geralmente seguem o padrão de standard ou apresentam categorias mais econômicas para até 4 pessoas.
O que também é excelente para as famílias!
5. Pousada Mandaluz (Centro)
Agora, se você procura por hospedagens no Centro, ou que proporcionem fácil acesso à região, a Pousada Mandaluz é perfeita para você!
Isso porque, aqui temos um agradável ambiente familiar, com funcionários que nos recebem muito bem.
Além disso, essa é uma ótima opção para quem deseja se sentir em casa, já que apresenta um excelente custo-benefício e quartos completos com varanda – um diferencial das hospedagens mais baratas –.
Experimente e encante-se!
6. Pousada Casa do Rio Hostel (Centro)
Mas é claro que no Centro também encontramos boas hospedagens econômicas, como é o caso da Pousada Casa do Rio Hostel que apresenta excelente custo-benefício.
Isso porque, além das diárias super em conta, os turistas ainda podem aproveitar a piscina, terraço e fazer um passeio de barco – pago a parte – com saída direto da pousada.
O café da manhã está incluso na contratação e essa é uma das hospedagens econômicas mais completinhas.
Além disso, a pousada proporciona fácil acesso ao centro histórico, sendo possível chegar em 2 minutos a pé.
7. Maracujá Hostel (Centro)
Encerrando nossas dicas econômicas de onde ficar em Paraty, não deixe de conhecer o Maracujá Hostel, localizado no Centro.
Aqui, os quartos são simples e confortáveis, tendo a opção de escolher entre banheiros privativos ou compartilhados.
Além disso, os hóspedes podem contar com bar e recepção disponível 24 horas, bem como fácil acesso ao centro-histórico, que se encontra a 200 metros da hospedagem.
Aproveite a oportunidade para economizar muito durante a viagem!
Confira também: Melhores restaurantes em Paraty
Onde ficar em Paraty: Opções sofisticadas
Claro que não poderíamos concluir o nosso post sem falar sobre as hospedagens mais luxuosas de Paraty, não é mesmo?
Ambas são excelentes para quem deseja ter um tratamento de realeza e você não pode deixar de conhecer as melhores indicações do Booking. Acompanhe!
8. Pousada da Condessa (Pontal)
Se você ainda busca por ótimas dicas de luxo de onde ficar em Paraty, não deixe de conhecer a Pousada da Condessa que é fenomenal!
Localizada em Pontal, há poucos passos do centro-histórico, essa é a hospedagem perfeita para quem gosta de acessibilidade e bastante comodidade.
Aqui, os turistas podem aproveitar a piscina ao ar livre, academia, salão de jogos, jardim e restaurante, além de contar com quartos coloridos e confortáveis.
Então, não perca mais tempo e hospede-se em um dos melhores hotéis em Paraty!
9. Pousada Vila do Porto (Pontal)
Localizada em Pontal e com fácil acesso ao centro-histórico – bastando apenas atravessar a ponte –, a Pousada Vila do Porto é bastante estilosa e certamente vai te surpreender!
Com ótimas notas no Booking, o estabelecimento oferece suítes espaçosas e bastante confortáveis, além de oferecer um agradável café da manhã a todos os hóspedes.
Efetue sua reserva com antecedência e hospede-se numa das melhores opções de onde ficar em Paraty.
Eu garanto que você não vai se arrepender!
10. Imperatriz Paraty Hotel (Jabaquara)
O Imperatriz Paraty Hotel fica cerca de 1 km da praia do Jabaquara e é uma das melhores hospedagens da cidade.
Isso porque, com relação a estrutura, esta está dentre as melhores e principais das pousadas de Paraty.
Aqui, os quartos possuem capacidade para 3 pessoas e são ótimos, com estilo clean e moderno e ainda oferecem piscinas privativas.
Os bangalôs também entregam toda a sofisticação que acidade possui e você com certeza vai amar passar algumas noites aqui!
O restaurante oferece o melhor da gastronomia local e essa é uma opção que não pode ficar fora do seu roteiro de onde ficar em Paraty!
11. Pousada Villa del Sol (Centro)
Pertinho da Praia do Pontal a cerca de 800 metros, a Pousada Villa del Sol é sem dúvidas uma ótima dica de onde ficar em Paraty com muito luxo!
Afinal de contas, ela oferece as melhores comodidades do centro, como sauna, piscina ao ar livre, bar e salão de jogos que fazem muitas famílias felizes na viagem.
Além disso, os quartos são ótimos, com decoração simples e o buffet de café da manhã é servido todos os dias.
Aproveite as condições do Genius para ter ótimos descontos na sua estadia pelo Booking!
12. Pousada Bartholomeu (Centro-histórico)
Por último, tenho o privilégio de indicar a Pousada Bartholomeu, localizada no centro-histórico, que permanece seu estilo rústico e colonial até os dias de hoje.
Os quartos são bem aconchegantes e bem luxuosos. Além disso, a hospedagem oferece restaurante próprio, café da manhã e um agradável jardim externo.
Tudo isso contribui para que esta seja uma das melhores opções de onde ficar em Paraty e você não pode deixar de conhecer!
Confira também: Praia do Sono em Paraty
Como escolher onde ficar em Paraty?
Escolher o lugar ideal de onde ficar em Paraty tem muito a ver com os objetivos e necessidades de cada turista.
Um exemplo disso, pode ser a região do Jabaquara para quem busca por economias e muita tranquilidade. Ou ainda, aproveitar a região do centro e centro-histórico para mais acessibilidade e luxo.
Então, para você, qual a melhor região de onde ficar em Paraty e qual a melhor hospedagem? Conta pra mim, vou adorar saber! Aproveite para seguir o @blogmundoviajante no Instagram para acompanhar as melhores dicas de viagens!