Se você procura por opções de o que fazer no Rio Grande do Norte, saiba que chegou ao post certo!
Isso porque, aqui vamos apresentar os principais passeios realizados no estado, que são oferecidos pela Civitatis.
Então, para conhecer mais algumas das atrações imperdíveis e ainda, ter um roteiro completo para 5 dias de viagem, vem com a gente saber o que fazer no Rio Grande do Norte!
O que fazer no Rio Grande do Norte: Passeios imperdíveis
Para – quase – encerrar nossos conteúdos sobre o RN, que tal um compilado sobre os principais passeios turísticos do estado?
Sim, as opções são bastante divertidas e exclusivas e eu tive a oportunidade de participar de todos – ou pelo menos da maioria – e por isso, não podia deixar de apresentar todos os detalhes para vocês, não é mesmo?
Pois bem, veja a seguir, o que fazer no Rio Grande do Norte com dicas de passeios imperdíveis, confira!
1- Passeio de Buggy
O passeio de buggy é realizado pelo litoral norte de Natal e é uma atração imperdível sobre o que fazer no Rio Grande do Norte.
Durante o tour, temos a oportunidade de explorar um pouquinho da costa litorânea do estado e conhecer algumas de suas principais maravilhas naturais.
Aqui, podemos contar com todo suporte da Civitatis, onde a contratação, consulta de valores e cancelamento, podem ser efetuados no próprio site oficial.
Além disso, os bugueiros são credenciados e buscam os turistas no hotel para dar início a uma aventura mágica pela capital potiguar.
Por último, o roteiro da atração consiste em visitar: 9 praias, 4 lagoas de água doce e 5 parques de dunas.
Você com certeza não vai querer perder!
2- Parrachos de Maracajaú
Ainda falando sobre o que fazer no Rio Grande do Norte, que tal dar uma chance para um dos passeios mais lindos do estado?
O tour aos Parrachos de Maracajaú é imperdível para quem adora vivenciar experiências naturais e aquáticas de perto.
Isso porque, os Parrachos de Maracajaú, referem-se a piscinas naturais formadas por barreiras de corais lá no meio do mar.
O tour tem duração total de 2:30h, sendo 1:30h destinada ao mergulho livre e 1 hora no deslocamento via catamarã.
Além disso, você também pode consultar s valores referentes, contratar o passeio e tirar dúvidas pelo site oficial da Civitatis, empresa que oferece a atração.
Eu particularmente, adorei o passeio e super indico aos viajantes!
3- Barra de Cunhaú
Para quem não sabe, a Barra do Cunhaú é uma região de praias e com a Civitatis, temos a oportunidade de conhecer os 4 referentes: Barrinha, Boca da Barra, do Pontal e Braço do Mar.
Em geral, ambas possuem águas calmas e sem multidões, o que é perfeito para quem deseja relaxar num ambiente confortável.
Sendo assim, saiba que o passeio começa logo cedo, com um guia indo buscar os turistas no hotel e o roteiro da atração, vai além das praias.
O Rio Curimataú é nossa primeira passagem com um passeio de barco, de lá, paramos no manguezal, na Ilha Restinga e finalmente, chegamos à Praia de Cunhaú que encerra o passeio com chave de ouro.
4- Tour pelo litoral sul e Lagoa de Arituba
O litoral sul de Natal também guarda grandes surpresas, por isso, um passeio por lá é imperdível, onde a Civitatis, novamente, leva os turistas para conhecer os pontos mais bonitos e interessantes da região.
Sendo assim, como roteiro exclusivo, nesse tour visitamos: a Barreira do Inferno, o Cajueiro de Pirangi – o maior do mundo –, a Lagoa Arituba, Praia de Cumurupim, Mirante dos Golfinhos, Pedra Oca e Praia Barreta, Mirante das Tartarugas e Praia Camarutaba.
Por fim, para mais informações sobre o passeio consulte o site oficial!
5- São Miguel do Gostoso
A excursão de Natal a São Miguel do Gostoso também é um passeio que indico para quem busca por dicas sobre o que fazer no Rio Grande do Norte.
O município de São Miguel do Gostoso é bem tranquilo e indicado para quem deseja aproveitar praias bem sossegadas.
Além disso, chegando ao nosso destino, os turistas podem explorar a região a vontade que é um dos principais destinos do Brasil.
O tour levas viajantes para o seguinte itinerário: Tamarineiro Centenário; Marco Zero da BR 101; Praia do Maceió; Praia Ponta do Santo Cristo; Praia da Xêpa; Praia dos Tourinhos – a principal da cidade – e a Praia do Marco.
Ambas possuem um mar tranquilo e cenários bem bonitos – alguns isolados – que tornam uma vista mais que especial.
Por fim, para mais informações sobre o passeio consulte o site oficial!
6- Praias de Pipa
A excursão as praias de Pipa sai de Natal eleva os turistas para conhecer um dos cenários mais lindo d Rio Grande do Norte: as famosas e encantadoras praias de Pipa, onde permaneceremos quase o dia todo.
Entretanto, esse passeio é indicado para quem tem pouco tempo de viagem ou está sem carro, mas que mesmo assim, deseja conhecer um pedacinho do RN.
Por último, saiba que o roteiro desta atração inclui quase todo o território de Pipa como: Praia do Madeiro; Baía dos Golfinhos; Praia do Amor; Chapadão e Rua Principal da Vila de Pipa.
Então, você acha que está preparado para embarcar nessa aventura? Eu garanto que esse é um dos passeios que você mais vai gostar de fazer, assim como eu amei!
7- Passeio de barco com vista ao Morro do careca
Por fim, mas não menos importante, que tal um passeio de barco com vista para o Morro do Careca?
Aqui, funciona um pouquinho diferente dos demais passeios oferecidos pela Civitatis, já que, aqui os turistas devem se dirigir ao ponto de encontro em Ponta Negra, onde logo embarcaremos na lancha.
Seguimos nas proximidades do Morro do Careca para mergulhar e apreciar a vista, já que, o acesso a ele é restrito.
Além disso, nós visitaremos a Praia Alagamar, conhecida como “Praia das Tartarugas”, onde também só faremos a contemplação, pois esta também não permite acesso.
Os preços por pessoa são acessíveis e você pode fazer sua reserva com antecedência no próprio site da companhia.
Outros passeios interessantes no Rio Grande do Norte
8- Barra do Punaú
Apesar do nome semelhante, a Barra do Punaú é diferente da opção anterior, pois, refere-se a uma região de praia mais exclusiva, onde o rio deságua no mar.
E assim, como as demais atrações, nesse passeio, a Civitatis também busca os turistas no hotel em Natal.
Então, se você deseja ter um ótimo dia de praia, como eu tive, saiba que a Barra do Punaú é o lugar perfeito para descanso e relaxamento.
9- Galinhos
O passeio à Galinhos também é realizado com barco e dessa vez, está sendo oferecido pela Luke Receptivo, mais uma de nossas parceiras.
Todos sabemos que este é o destino mais isolado do estão, cujo acesso é somente realizado por barco.
E, se você é do tipo de turista que prioriza o sossego, por que não aproveitar a oportunidade para fazer um passeio à região?
Pois bem, esse é um daqueles momentos que nos orgulhamos de ter colocado Galinhos em nosso roteiro sobre o que fazer no Rio Grande do Norte e eu vou te explicar o porquê…
Primeiramente, saiba a região é isolada por dunas e cercada de água salgada que se desenvolveu em uma península.
Em resumo, os turistas podem percorrer o circuito de barco para ver de perto as salinas e manguezais; fazer um passeio de buggy pelas dunas e claro, fazer uma visita ilustre a Praia do Farol.
10- Parrachos de Pirangi
Se você ainda procura por dicas de o que fazer no Rio Grande do Norte, saiba que os Parrachos de Pirangi, também são uma ao pedida!
Afinal de contas, o tour resume-se a um passeio de catamarã pelas piscinas naturais da Praia de Pirangi, onde também é possível praticar snorkel.
Obviamente que o passeio é muito mais completo e não se resume a isso. Sendo assim, o roteiro proposto pela Civitatis, inclui:
A Praia de Búzios, Pirangi do Sul e Pirangi do Norte, Praia do Cotovelo, os Parrachos de Pirangi – finalmente – e o Rio Pirangi, onde conhecemos o “encontro das águas”.
O que fazer “a mais” no Rio Grande do Norte?
Mas, é óbvio que não poderíamos encerras nossas dicas sobre o quefazer no Rio Grande do Norte por aqui, não é mesmo?
Sendo assim, veja nesse tópico, algumas dicas adicionais para você incluir em seu roteiro. Confira!
11- Visitar as praias do estado
Não é novidade que os principais pontos turísticos resumem-se as melhores praias do Rio Grande do Norte, não é mesmo?
Afinal de contas, todas – sem exceção – são belíssimas e indicadas para quem adora um banho de mar.
Além disso, aqui você encontra opções para todos os gostos, que vão desde as mais agitadas, às mais tranquilas com pouca estrutura.
Aproveite o calor do nordeste para curtir as maravilhas do RN!
12- Pico do Cabugi
O Pico do Cabugi também é uma excelente opção de o que fazer no Rio Grande do Norte.
Afinal de contas, este é o ponto mais alto do estado, que atrai turistas por inúmeros motivos. Um deles, é o simples fato deste ser um vulcão inativo, localizado no meio da caatinga.
O mais interessante é que, mesmo depois de tanto tempo, ele segue com sua forma intacta, mesmo nunca tendo entrado em erupção.
Mas fiquem tranquilos, pois, nem corre o risco. Isso significa que o vulcão sempre esteve do mesmo jeito, desde seu surgimento. Não é mesmo?
13- Castelo Zé dos Montes
Mas quem disse que no Brasil não tem castelo? O Castelo Zé dos Montes é a prova de que no país encontramos sim belas construções.
José Antônio Barreto foi o responsável por erguer essa magnitude, após ter uma visão espiritual aos 8 anos de idade.
Apesar disso, a construção do mesmo, só aconteceu em 1984, quando Zé se aposentou da vida militar.
Depois de peregrinar por diferentes regiões do RN, atrás do terreno perfeito, a Serra de Tapuia foi a escolhida.
Com mais de 100 compartimentos, a obra durou ao todo,37 anos para ser concluída – que a inda não foi finalizada – mas, dessa vez, que seguirá comandando as coisas, será Josenildo Gomes, filho de Zé dos Montes que faleceu em 2020.
14- Lajedo Soledade
Uma atração que há cerca de 90 milhões de anos era completamente submersa, hoje é um sítio arqueológico que preserva pinturas rupestres de aproximadamente 5 mil anos e fósseis de animais da era glacial.
Essa sem dúvidas é uma ótima dica de o que fazer no Rio Grande do Norte, superatrativa até mesmo para as crianças.
Porém, aqui só são permitidas visitas guiadas com duração aproximada de 2 horas. Divirta-se!
15- Parque das Dunas
O Parque das Dunas está localizado no coração de Natal e refere-se a uma reserva ambiental de Mata Atlântica com mais de 1000 hectares e é o ambiente familiar perfeito.
Aqui, o público ainda pode praticar esportes e o estabelecimento funciona de terça a domingo das 7h30 às 17h.
Anote essa dica de o que fazer no Rio Grande do Norte e surpreenda-se com tanta vegetação nativa!
16- Fortaleza dos Reis Magos
Por último, saiba que você ainda pode conhecer a Fortaleza dos Reis Magos que possui grande importância histórica, relacionada ao surgimento da cidade.
De início, a construção servia para proteger a cidade de invasões europeias e atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Natal.
Por isso, se tiver a oportunidade, não deixe de visitar!
Roteiro de 5 dias no Rio Grande do Norte?
Por fim, que tal algumas dicas sobre o que fazer no Rio Grande do Norte com opções exclusivas para 5 dias de viagem?
Confira mais detalhes abaixo!
- 1° dia: Passeio de Buggy.
- 2° dia: Parrachos de Maracajaú ou Parrachos de Pirangi.
- 3° dia: Bate e volta para Pipa.
- 4° dia: Tour pelo litoral sul.
- 5° dia: Bate e volta para São Miguel do Gostoso.
Outras dicas sobre o Rio Grande do Norte
- O que fazer em Natal?
- O que fazer em Pipa?
- O que fazer em São Miguel do Gostoso?
- O que fazer em Galinhos?
- Comidas típicas do RN
- Principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte
- Melhores praias do Rio Grande do Norte
Vale a pena conhecer o Rio Grande do Norte?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, o estado do Rio Grande do Norte surpreende quando assunto são pontos turísticos históricos e naturais.
Portanto, os melhores passeios para incluir em seu roteiro e surpreenda-se com tantas possibilidades.
E você? Qual das dicas de o que fazer no Rio Grande do Norte pretende incluir em seu roteiro? Deixe nos comentários, vou adorar saber! E não deixe de seguir o @blogmundoviajante no Instagram!
Beijos da Iza e até a próxima!