Se você deseja conhecer uma das maravilhas do Chile, saiba que veio ao post certo! Isso porque, hoje vou trazer detalhes sobre o que fazer em Valparaiso, a capital cultural do país.
Por aqui, você vai ter ótimas dicas de roteiros para quem pensa em passar 1, 2 ou 3 dias na região e eu garanto que você vai curtir muito!
Afinal de contas, a cidade é considerada como patrimônio histórico da humanidade e você não vai querer perder essa experiência, não é mesmo?
Então, para saber o que fazer em Valparaiso, vem comigo!
Onde fica? E como chegar a Valparaiso?
A cidade de Valparaiso é bem acessível, principalmente, para quem tem Santiago como ponto de partida.
Nesse caso, a primeira parada deve ser a capital do Chile, que recebe turistas do mundo todo, o ano inteiro e a Skyscanner compara os melhores preços em passagens aéreas. Então, não deixe de conferir!
Depois disso, saiba que você pode chegar a Valparaiso a partir de viagens de carro e ônibus. Obviamente que ir de ônibus é mais econômico, mas leva muito mais tempo.
Já ir de carro, é mais rápido – coisa de 1h20 para concluir o trajeto – e te proporciona muito mais independência na viagem.
E caso você pretenda alugar um carro, te indicamos a RentCars!
Agora, se você é o tipo de turista que zela por conforto acima de tudo, você ainda pode ir de transfer com a Civitatis.
Onde se hospedar em Valparaiso?
Para deixar a viagem mais interessante, que tal algumas dicas de onde ficar em Valparaiso?
Dessa forma, você consegue programar melhor a sua viagem e programar um roteiro completo sobre o que fazer em Valparaiso.
Então, vamos às dicas? De acordo com o Booking, as melhores opções a se considerar, são:
O Ibis Valparaiso que apresenta excelente localização, preços e muito conforto. Aqui, o café da manhã está incluso e tem bons espaços para trabalho.
Para quem quer elegância, o Hotel Boutique 17 é sem dúvidas a melhor opção! Isso porque, além do café da manhã incluso e uma vista incrível das colinas, aqui você encontra tudo o que precisa!
Por último, recomendo o Lemuria Hostel que apresenta localização excelente e os melhores preços!
Aqui, os banheiros e a cozinha são compartilhados e os turistas podem aproveitar o terraço durante a noite.
O que fazer em Valparaiso: Principais pontos turísticos
Finalmente, vamos conhecer as melhores opções de o que fazer em Valparaiso? A cidade apresenta pontos turísticos e passeios imperdíveis para conhecer com a família.
E, como as melhores opções para incluir em seu roteiro de viagens, recomendo:
Free Walking Tour Valparaiso
Mas é claro que o free walking tour Valparaiso é nossa principal indicação de o que fazer em Valparaiso!
Afinal de contas, o passeio é indicado para quem tem pouco tempo de viagem e deseja curtir o destino conhecendo mais do centro-histórico.
Sem dúvidas, essa é uma ótima dica para quem deseja ter experiências culturais diferenciadas e você pode saber mais do tour em nosso post exclusivo do free tour em Valparaiso.
Plaza Simón Bolivar
Uma visita a Plaza Simón Bolivar também é uma opção excelente para turistas sobre o que fazer em Valparaiso.
Afinal de contas, ela foi construída para substituir o Teatro Victoria, que foi destruído em um terremoto em 1906, que acabou se tornando conhecida por sua beleza e pelas distrações para crianças.
Por fim, saiba que a praça é uma homenagem ao líder venezuelano que lutou a favor da descolonização da América Latina e sem dúvidas, é um ótimo destino para conhecer com a família.
Plaza Sotomayor
Pertinho do Porto, temos a Plaza Sotomayor que também merece atenção dos turistas.
Isso porque, a região também possui influências históricas e faz homenagem ao advogado e político chileno Rafael Sotomayor que participou de diversos momentos da guerra e disputa do país.
Além disso, por aqui também encontramos o Monumento a Todos os Heróis de Iquique, que guarda os restos mortais de soldados que atuaram nos combates navais de Iquique e Punta Gruesa, ainda no século XIX.
Aproveite que esta é uma atração gratuita para conhecer com a família. Eu garanto que você vai se surpreender!
Porto de Valparaiso
Aproveite que esteve na Plaza Sotomayor e dê uma passadinha no Porto de Valparaiso que é onde tudo acontece.
Isso porque, aqui encontramos os principais prédios históricos da cidade, alguns barcos, lanchas e navios atracados – excelentes para passeios aquáticos – e claro, uma vista cinematográfica de toda a Baía.
Aproveite que vale super a pena!
Paseo Gervasoni
O Paseo Gervasoni é uma das pequenas ruas de Valparaiso e claro que um passeio por lá é imperdível.
Isso porque, esse pedaço entrega mais cor a cidade com belos grafittis que rendem fotos magníficas e complementam os cenários mais lindos do Chile.
Então se estiver se perguntando o que fazer em Valparaiso, o Paseo Gervasoni é uma boa opção para incluir no roteiro.
Ascensores Artilleria e Reina Victoria
Os Ascensores são elevadores/bondinhos que levam os turistas até o topo dos principais cerros da cidade que sem dúvidas, é uma dica do que fazer em Valparaiso.
Além disso, esses meios de transporte são bem mais baratos e excelentes para quem tem dificuldade de fazer uma caminhada longa.
Como dica final, aproveite o caminho para se surpreender com a paisagem lindíssima.
Paseo 21 de Mayo
O Paseo 21 de Mayo também é um dos melhores e principais mirantes de Valparaiso, por isso, você não pode deixar de conhecer.
Famoso por ter uma das vistas mais lindas da cidade, o Paseo fica pertinho do Porto é bem acessível aos turistas.
Para chegar até ele, basta pegar o Ascensor Artillera e quando chegar ao topo, você pode aproveitar a feira de artesanato e claro, fazer lindos registros.
La Sebastiana
Para quem não sabe, La Sebastiana também está entre as principais opções de o que fazer em Valparaiso e você também não pode deixar de conferir.
Também conhecida como a fantástica casa de Pablo Neruda, um poeta chilena muito importante para a história do país.
Andar de funicular
O Andar de Funicular, nada mais é do que mais um mirante com acesso por Ascensor – elevador ou bondinho – acima das colinas que proporciona a vista para as mais de 45 colinas de Valparaiso.
Então, aproveite para se surpreender ainda mais com uma cidade chilena bem cultural que tem muito a oferecer aos turistas.
Grafittis
Por fim, como última opção de o que fazer em Valparaiso, recomendo que conheça os Grafittis que são uma verdadeira obra de arte.
Dispostos à céu aberto, esse é um excelente ponto para tirar umas fotos e viver uma verdadeira imersão cultural nas ruas e vielas do centro da cidade.
O que fazer em Valparaiso: Principais praias
Mas é claro que o Chile também tem belíssimas praias e justamente por isso, eu não podia deixar de fazer minhas indicações, não é mesmo?
Pois bem, não deixe de visitar as seguintes:
Praia Las Torpederas
A Praia Las Torpederas é uma das mais famosas de Valparaiso e por isso, você deve incluí-la em seu roteiro de viagens.
Aqui, encontramos um mar cristalino e calmo e bastante agitação durante o verão, o que torna deste, um ambiente perfeito para frequentar com a família.
A praia apresenta fácil acesso tanto de carro quanto de ônibus e ainda conta com bons restaurantes ao seu redor.
Vale super a pena conhecer!
Praia San Mateo
A Praia San Mateo também é pequena e apresenta muitas pedras.
Mesmo assim, essa é uma boa opção de o que fazer em Valparaiso, já que oferece uma boa estrutura para os turistas com quiosques, cabines e duchas.
Além disso, você pode trazer as crianças pra cá sem preocupação, pois nessa parte, o mar é um verdadeiro piscinão.
Praia Las Docas
Por último, recomendo que você visite a Praia Las Docas que é mais distante e está cercada por muito verde.
Sendo assim, essa belezinha é indicada para quem gosta de sossego e cenários mais naturais. Aproveite a oportunidade para pescar – de forma esportiva, ok? – e tomar um agradável banho de sol.
As ondas aqui costumam ser mais fortes e por isso, não é uma praia muito recomendada para mergulho.
O que fazer em Valparaiso: Principais museus
A cidade de Valparaiso é histórica e bastante cultural, por isso, nada melhor que conhecer alguns dos principais museus, não é mesmo?
Sendo assim, como as melhores opções para você incluir em seu roteiro, recomendo:
Museu de História Natural de Valparaiso
A atração, existe desde 1878 e no local, os turistas encontram um acervo completinho com milhares de peças e fósseis arqueológicos para mostrar como era o Chile e a cidade de Valparaíso muito antes do século 21.
Nesse sentido, é possível conhecer de perto exposições extraordinárias que retratam desde como era o modo de vida do homem pré-histórico, até detalhes sobre o ecossistema e o clima chileno, com ressalvas ao El Niño.
Sem dúvidas é uma viagem no tempo que você não pode deixar de conhecer!
Museu Municipal de Belas Artes em Valparaiso
Localizado na Mansão Bamburizza, o Museu Municipal de Belas Artes é outro destaque sobre o que fazer em Valparaiso.
Aqui, encontramos exposições de vários quadros feitos principalmente por artistas chilenos, mas também por alguns europeus dos séculos 19 e 20.
A entrada é paga por pessoa – custa 2 mil pesos chilenos – e o horário de funcionamento varia de acordo com cada período do ano.
Museu Marítimo Nacional de Valparaiso
Por último, mas não menos importante, indico que visitem o Museu Marítimo Nacional de Valparaiso que durante 74 anos foi a Escola Oficial de Forças Armadas do Chile e claro, que vale super a pena conhecer!
Encontramos por aqui, peças, relíquias, documentos e depoimentos que contam a história naval e marítima do Chile do século 19.
A entrada custa 1.000 pesos chilenos e você pode conhecer esta atração de terça a domingo das 10:00 às 17:30.
Confira também: Passeio para Valparaiso e Viña del Mar saindo de Santiago
Quando ir? E quanto tempo ficar em Valparaiso?
Valparaiso é uma cidade litorânea do Chile, o que contribui para que seja mais fria e úmida, decorrente das correntes marítimas.
E, diferente do que se pensa, lá, o verão – de dezembro a fevereiro – é bem mais fresco do que estamos acostumados aqui no Brasil e também chove pouco.
O que é excelente para quem deseja fazer passeios ao ar livre, como por exemplo, conhecer as melhores praias.
Com relação a dias de viagem, recomendo passar pelo menos 3 dias na cidade, já que há muito o que se conhecer por aqui.
Lembrando que, quanto mais dias você puder reservar para conhecer um destino, melhor será sua experiência e com Valparaiso no Chile, não é diferente!
O que fazer em Valparaiso em 1 dia?
Se o seu tempo está curtíssimo para curtir a cidade de Valparaíso, recomendo que faça o Free Walking Tour Valparaiso que leva os turistas para conhecer o coração da cidade e proporciona uma incrível experiência cultural.
O que fazer em Valparaiso em 2 dias?
Para quem pretende passar pelo menos 2 dias em Valparaiso, recomendo que siga o seguinte roteiro:
- 1° dia: Free Walking Tour Valparaiso + La Sebastiana
- 2° dia: Museu Marítimo + Praia Las Torpederas
O que fazer em Valparaiso em 3 dias?
Agora, se seus planos incluem curtir um fim de semana em Valparaiso, recomendo para 3 dias de viagem, o seguinte roteiro:
- 1° dia: Free Walking Tour Valparaiso + La Sebastiana
- 2° dia: Museu Marítimo + Praia Las Torpederas
- 3° dia: Andar de funicular + Grafittis
Vale a pena conhecer Valparaiso no Chile?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, Valparaiso é uma cidade de praia e bastante cultural que você não pode deixar de incluir em seu roteiro.
Outras dicas de viagem sobre o Chile
Claro que não poderíamos deixar de comentar nossas dicas de viagem sobre o Chile, onde o destaque é:
- O que fazer em Santiago?
- O que fazer em Viña del Mar?
- O que fazer no Deserto do Atacama?
- Como levar dinheiro para o Chile?
- Roteiro de 14 dias no Chile
- Melhores dicas sobre o Chile
- Seguro de saúde para viagens no Chile
- Melhores praias no Chile
- O que fazer no Chile? 10 Cidades turísticas
- Curiosidades sobre o Chile
- Comidas típicas do Chile
Por falar nisso, espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Valparaiso e siga o @blogmundoviajante no Instagram para conferir os detalhes da nossa viagem. Essa sem dúvidas é uma ótima opção de se inserir em viagens internacionais.
Beijos da Iza e até a próxima!