O que fazer em Teresina: Roteiro de 1, 2, 3, 4 e 5 dias

o que fazer em teresina

Sumário

O que fazer em Teresina é uma das maiores curiosidades dos turistas, já que, esta é a única capital da região nordeste que não está localizada no litoral.

Mesmo assim, Teresina abriga diversos pontos turísticos interessantes que você com certeza vai adorar conhecer.

Conhecida como a “Cidade Verde”, a capital do Piauí é banhada pelos Rios Poti e Parnaíba e ambos são fundamentais para o desenvolvimento da região.

Porém, muito, além disso, Teresina também conta com diversas atividades de lazer, que vão desde passeios culturais até ecológicos.

E toda essa riqueza natural, econômica e cultural, faz de Teresina um dos destinos mais interessantes do Nordeste.

Portanto, se você quer saber o que fazer em Teresina, vem comigo conhecer os 10 melhores pontos turísticos da capital, bem como, outras dicas importantes para sua viagem!

 

O que fazer em Teresina: Principais atrações

  1. Mirante da ponte Estaiada.
  2. Palacio de Karnak.
  3. Encontro dos Rios.
  4. Museu do Piauí.
  5. Teatro 4 de setembro.
  6. Igreja São Benedito.
  7. Poty Velho.
  8. Espaço Cultural Esperança Garcia.
  9. Mercado Central de Teresina.
  10. Central de artesanato Mestre Dezinho.

 

Onde se hospedar em Teresina?

Antes de saber o que fazer em Teresina, precisamos saber onde ficar na capital do Piauí, que facilitam acesso às principais atrações da cidade.

Por falar nisso, lembre-se de que quanto mais perto do centro você se hospedar, melhor, pois ali é que ficam as principais atrações da cidade.

Por isso, a nossa primeira sugestão de hospedagem é o Blue Tree Towers Rio Poty, que fica apenas a 3,3 km da região central e tem diárias para duas pessoas com café da manhã.

Uma outra opção exatamente no centro de Teresina é o Metropolitan Hotel, a acomodação fica a poucos passos de diversos bares, restaurantes e atrativos, sendo o melhor para quem gosta de acessibilidade!

Além disso, esse hotel possui um bom custo benefício, com diárias super em conta para duas pessoas e claro, com um bom café da manhã incluso.

Para conferir uma lista completa de hotéis na cidade veja o post onde se hospedar em Teresina que apresenta as melhores indicações do Booking!

 

Como chegar e se locomover em Teresina?

Se você está de viagem marcada a capital do Piauí, saiba que a melhor forma de chegar lá é de avião e você pode contar com a Skyscanner para ter ótimos preços em passagens.

Com relação as opções de se locomover em Teresina, recomendo que alugue um carro com a RentCars. Isso permite mais conforto, rapidez e autonomia para a viagem.

Entrando no site, você consegue comparar os preços de todas as locadoras da cidade e saber qual delas oferece as melhores condições.

Além disso, você pode aproveitar do transporte público local Inthegra que te leva para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Por fim, agora que você já sabe como pode chegar aos principais pontos turísticos de Teresina (PI), aproveite para incluir no seu roteiro o terceiro maior delta do mundo, o Delta do Rio Parnaíba. Você com certeza vai curtir bastante!

 

Qual a melhor época para conhecer Teresina no Piauí?

O período mais indicado para você conhecer Teresina está entre os meses de maio a agosto – período correspondente ao inverno –, que apresenta menos chuva na região.

Além disso, nessa mesma época, você pode incluir em seu roteiro sobre o que fazer em Teresina, a possibilidade de conhecer as Festas de São João que são incríveis.

Claro que, se você é do tipo de turista que enfrenta de tudo para conhecer o destino dos sonhos, saiba que viajar durante o verão também é ótimo, se estiver disposto a encarar as chuvas.

 

Quantos dias ficar em Teresina?

Para que você conheça o melhor da capital do Piauí, recomendo que separe de 3 a 5 dias para viajar e explorar.

Afinal de contas, dentro desse período, é possível visitar as melhores praias do Piauí, conhecer os principais pontos turísticos e ainda, fazer passeios para outras cidades do estado. Vale super a pena!

 

O que fazer em Teresina: Principais pontos turísticos

Sim, o momento que você tanto esperava chegou!!

Vem comigo saber as opções de o que fazer em Teresina com um tour completo pelos principais pontos turísticos e se divertir muito durante a viagem!!

 

1. Mirante da Ponte Estaiada

O mirante da Ponte Estaiada é o cartão postal de Teresina e de lá você terá uma incrível visão de 360° de toda a cidade.

A melhor parte é que para você chegar ao alto do mirante precisa subir em um elevador panorâmico, possibilitando que você vá apreciando a paisagem na subida.

No local você poderá fazer trilhas, andar de bicicleta ou curtir o visual do rio em meio à natureza.

Além disso, você pode comprar artesanato e lembrancinhas nas barraquinhas que ficam espalhadas por lá. O valor para subir até o topo do mirante é R$5,00 por pessoa.

 

2. Palácio de Karnak

Se você gosta de atrações turísticas gratuitas, veio ao lugar certo!

Isso porque, o local é atualmente, a sede do governo estadual do Piauí e o nome estranho desse ponto turístico, tem referência egípcia e uma belíssima arquitetura com características grego-romanas.

Então, se estive de passagem, saiba que vale a pena visitar o local e tirar algumas fotos. Com certeza o cenário será belíssimo e você tem a obrigação de caprichar nas poses, ok?

 

3. Encontro dos Rios

O encontro dos rios Parnaíba e Poti é uma das atrações mais interessantes para se fazer em Teresina e tem entrada gratuita.

Afinal de contas, o encontro acontece dentro do Parque Ambiental Encontro dos Rios, que conta com dois mirantes, restaurante, trilhas e pontos de pesca.

 

4. Museu do Piauí

Esse é um excelente atrativo para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história do Piauí.

No local você poderá encontrar mais de 7 mil peças locais, como por exemplo, machados, louças, porcelanas antigas, moedas, mobílias, quadros, entre outros. A entrada no museu é de R$5,00 por pessoa.

 

5. Teatro 4 de setembro

Mas é claro que o Teatro 4 de Setembro também é uma excelente dica sobre o que fazer em Teresina.

Afinal de contas, ele apresenta uma faixada super charmosa, com inspirações portuguesas e também, funciona como um centro cultural de Teresina, onde é palco de diversos espetáculos nacionais e internacionais.

 

6. Igreja São Benedito

A Igreja São Benedito é um verdadeiro patrimônio de Teresina, já que, foi idealizada, financiada e construída pelo povo negro que era proibido de frequentar outras igrejas da cidade na época.

Além disso, a edificação segue o estilo toscano italiano que entrega muito mais chame as simples paredes de alvenaria e torres com mais de 40m de altura.

Sem dúvidas, essa é uma atração que vale a pena conhecer principalmente se seu objetivo é fortificar a sua fé.

 

7. Poty Velho

O Poty Velho é o bairro mais antigo de Teresina. A região tornou-se famosa e bastate popular, devido a alta produção de artefatos de cerâmica.

Afinal, o bairro possui mais de 25 lojas de artesãos que comercializam os mais vaiados produtos como potes, jarros, esculturas, mandalas e muito mais.

Portanto, para quem gosta de cerâmica e lindíssimos itens de decoração, vale a pena passar por lá e fazer algumas comprinhas.

 

8. Espaço Cultural Esperança Garcia

Esse local homenageia uma bandeirinha responsável por destruir o famoso Quilombo de Palmares em Alagoas.

Atualmente o local é um espaço de cultura e recebe exposições, oficinas de dança, percussão, shows e etc. Além disso, possui uma sala equipada com computadores e uma biblioteca para uso dos moradores.

 

9.Mercado Central de Teresina

Localizado próximo ao Rio Paranaíba, o Mercado Central de Teresina também está entre os principais pontos turísticos da capital.

Isso poque, este é o principal ponto de exportação de mercadorias e também é cartão postal da cidade, pois preserva muito da cultura teresinense.

No local são vendidos vários produtos típicos nordestinos, principalmente alguns relacionados a culinária local.

 

10. Central de artesanato Mestre Dezinho

Por fim, recomendo que você visite o Centro de Artesanato Mestre Dezinho. Pois, lá você encontrará muito da cultura nordestina.

Isso porque, o local reúne mais de 25 lojas que vendem artesanatos típicos diversos e é palco de inúmeros eventos culturais.

Esse, certamente, é um dos melhores lugares da capital para comprar lembrancinhas.

 

O que fazer a “mais” em Teresina?

Mas é claro que as opções sobre o que fazer em Teresina não acabam por aí, ainda há muito o que se conhecer e como boas dicas complementares, recomendo que inclua no seu roteiro, as seguintes opções:

 

11. Parques de Teresina

Além das opções sobre o que fazer em Teresina já citados, vale a pena visitar alguns dos vários parques da cidade.

Sendo assim, confira uma lista com os melhores parques para você conhecer durante a sua viagem.

  • Parque do Mocambinho;
  • Parque Lagoas do Norte;
  • Parque Estação da Cidadania;
  • Parque Zoobotânico de Teresina;
  • Floresta Municipal Floresta Fóssil;
  • Parque Potycabana;
  • Jardim Botânico de Teresina;
  • Parque da Cidade;
  • Parque Ambiental Poti;
  • O Parque Municipal Parnaíba.

 

12. Museus de Teresina

Outro atrativo que não pode ficar de fora do seu roteiro em Teresina são os museus. Mas é claro que, além do já citado Museu do Piauí, alguns outros que você não pode deixar de conhecer são:

  • Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório;
  • Casa da Cultura;
  • Museu dos Rios.

 

O que fazer em Teresina em 1 ou 2 dias?

Se você tem pouco tempo para viajar e deseja saber o que fazer em Teresina, saiba que eu tenho ótimas dicas para 2 dias.

Sendo assim, considere as possibilidades:

  • 1° dia: Mirante da Ponte Estaiada + Mercado Central de Teresina.
  • 2° dia: Igreja São Benedito + Central de Artesanato Mestre Dezinho.

 

O que fazer em Teresina em 3 dias?

Pois bem, se você tem um fim de semana inteiro para aproveita o destino, nossa dica de roteiro é a seguinte:

  • 1° dia: Mirante da Ponte Estaiada + Mercado Central de Teresina.
  • 2° dia: Igreja São Benedito + Central de Artesanato Mestre Dezinho.
  • 3° dia: Jardim Botânico de Teresina + Parque da Cidade.

 

O que fazer em Teresina em 4 ou 5 dias?

Por último, mas não menos importante, aos turistas que tem tempo de sobra para conhecer Teresina, eu também tenho ótimas recomendações:

  • 1° dia: Mirante da Ponte Estaiada + Mercado Central de Teresina.
  • 2° dia: Igreja São Benedito + Central de Artesanato Mestre Dezinho.
  • 3° dia: Jardim Botânico de Teresina + Parque da Cidade.
  • 4° dia: Encontro dos Rios + Museu do Piauí + Parque Municipal de Parnaíba.
  • 5° dia: Poty Velho + Espaço Cultural Esperança Garcia + Teatro 4 de Setembro.

 

Outras dicas interessantes do Piauí

 

Vale a pena visitar Teresina?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, a capital do Piauí é um destino que oferece incríveis atrações culturais e históricas para você conhecer.

Além disso, esperamos que tenha gostado do nosso post sobre os o que fazer em Teresina, com opções selecionadas cuidadosamente. E então, no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário.

Portanto, para ter mais dicas sobre o que fazer em Teresina, não deixe de seguir nosso Instagram @blogmundoviajante. Beijos da Iza e até a próxima aventura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.