O que fazer em Serra Negra? Se essa é a sua pergunta de hoje, saiba que chegou ao post certo!
E para que você saiba exatamente por onde começar, preparamos uma lista com os melhores pontos turísticos da cidade, além de roteiros de 1, 2, 3 ou 4 dias.
Dito isso, para saber o que fazer nesse pedacinho do interior de São Paulo, vem com a gente ou já confere nossas dicas a seguir:
- O que fazer em Serra Negra: Principais atrações
- O que fazer em Serra Negra: Outras atrações
- O que fazer em Serra Negra em 1 dia?
- O que fazer em Serra Negra em 2, 3 ou 4 dias?
Onde fica? E como chegar em Serra Negra?
A cidade de Serra Negra pertence ao estado de São Paulo e encontra-se a 157 km da capital.
Levando isso em consideração, há duas opções para se chegar ao destino, partindo da capital. Uma delas, é seguir de carro pela rodovia Bandeirantes, num trajeto que dura pouco mais de 2 horas para ser concluído.
Porém, quando viajamos de carro, gostamos de fazer outro caminho e seguir por Itatiba, que é mais rápido e uma ótima dica para fazer uma pausa e conhecer a cidade.
Afinal de contas, em Itatiba você encontra ótimas lojas de móveis, fica a dica! 😉
A estrada também é novinha, bem asfaltada, mas é cheia de curvas e radares, então, tenha cuidado. Nesse trajeto, passamos também por Morumgaba e Amparo antes de chegar em Serra Negra.
Confira também: O que é a RentCars? Como funciona? É confiável?
Onde se hospedar em Serra Negra?
Apesar de tranquila, a cidade de Serra Negra ainda oferece boas hospedagens para quem deseja passar uns dias fora.
E, o principal nome é o Hotel Montana Serra Negra, que apesar de antigo, os quartos possuem varanda tem um peço excelente, com café da manhã incluído.
Além disso, ele proporciona fácil acesso a uma das principais atrações da cidade, como o teleférico e a Disneylândia dos Robôs.
A Pousada Villa dos Leais também é uma opção confortável para o fim de semana e oferece boas comodidades para a família, como salão de jogos e café da manhã servido diariamente.
Aqui, todos os quartos possuem varanda com vista para as montanhas e banheiro privativo, onde é possível aproveitar de banho turco.
Já o Hotel Firenze possui um pouco mais de luxo e oferece uma excelente estrutura de lazer aos hóspedes, com academia, piscina, sala de reuniões, elevador, bar e restaurante.
Os quartos aqui também são bem equipados e bastante confortáveis, portanto, vale a pena conhecer!
Se você gosta de hospedagens de luxo, vale conhecer o Grand Resort Serra Negra é um hotel que oferece piscinas, quadras esportivas, salão de jogos, academia, sauna e 2 restaurantes para você aproveitar um lazer completo o máximo que puder.
E para fechar com chave de ouro, indicamos a Pousada Villa Três que encontra-se na área urbana de Serra Negra.
Aqui, o café da manhã está incluso e você encontra ótimos preços em quartos para o casal.
Por fim, se você quer mais dicas de hospedagem, recomendamos o nosso post sobre onde ficar em Serra Negra!
Confira também: O que é o Booking? Como funciona? É confiável?
O que fazer em Serra Negra: Principais atrações
Finalmente vamos saber o que fazer em Serra Negra e assim, poder programar um roteiro completinho para o fim de semana.
Sendo assim, como as melhores opções de lazer na cidade, recomendamos:
1- Conhecer a Fontana di Trevi de Serra Negra
Para quem não sabe, Fontana di Trevi é dos monumentos mais famosos de Roma e agora, temos a honra de visitar uma réplica aqui no interior de São Paulo.
Sendo assim, saiba que essa é uma forma excelente de começar seu roteiro!
Construída com a intenção de homenagear à cultura italiana (imigração significativa que ocorreu no século XIX), aqui os turistas podem tirar ótimas fotos no mais novo cartão postal da cidade.
Em Serra Negra, o monumento possui 40% de seu tamanho original, sendo composta por 14 esculturas proporcionais as originais feitas de silicone, gesso, fibras e vidro para garantir a durabilidade.
2- Andar de Teleférico e conhecer o Cristo Redentor
O Teleférico que nos leva ao Cristo Redentor é um dos cartões postais da cidade, por isso, você não pode deixar de conhecer!
Na praça, onde tem a bilheteria e partida do teleférico, também encontramos um excelente ambiente familiar com algumas lojas de artesanato, souvenirs, acessórios e roupas, um parquinho infantil e uma excelente área gastronômica.
Depois de uma subida de 10 minutos, chegamos ao topo do Pico do Fonseca, onde encontramos uma réplica do Cristo Redentor, mas bem menor que a convencional esta com apenas 18 metros de altura.
Neste ponto podemos fazer ótimas fotos, apreciar a vista da cidade e conhecer as lanchonetes e jardins locais.
Aqui em cima, ainda existe a Chocolateria Casa dos Ursos (fábrica de chocolate local), que é uma boa pedida para adoçar a vida!
Você também pode chegar ao Pico caminhando por uma trilha de 2km (alguns aproveitam para fazer motanbike) ou ao ainda de carro.
3- Passear de Trenzinho Turístico
O passeio de Trenzinho Turístico é super agradável e também pode ser realizado por toda família.
Sem dúvidas, é uma opção excelente para quem deseja fazer um pequeno City Tour em Serra Negra, visitando as principais atrações na companhia de guias.
Existem diferentes roteiros para este passeio e você pode contratar o mais atrativo diretamente com os vendedores.
Bem simples, não é mesmo? Assim como roteiro, o valor deles varia de empresa para empresa, então, consulte os profissionais antes de contratar, ok?
4- Visitar a Disneylândia dos Robôs
A Disneylândia dos Robôs é uma das opções do que fazer em Serra Negra mais diferentes e mais divertidas para sua viagem!
Por aqui, encontramos mais de 40 robôs e outras engenhocas, atrações essas que foram feitas em sucata. Tudo aqui é mecanizado e os robôs realizam sons e movimentos.
O criador de toda essa ideia colorida e mirabolante foi Pedrinho Tomé, que desenvolveu seus primeiros protótipos há mais de 30 anos e atualmente recebe inúmeros turistas curiosos para conhecer mais do seu trabalho.
Por fim, o local funciona das 9h às 18h de sexta à segunda, até as 17h nos sábados, domingos e feriados!
5- Conhecer o Mirante Alto da Serra
O Alto da Serra é um dos pontos turísticos mais famosos de Serra Negra.
Isso porque, além de ser o pico mais alto da região, com 1.310 metros de altitude, o local é uma excelente rota turística, portanto, vale incluí-lo em seu roteiro sobre o que fazer em Serra Negra.
Sendo assim, aqui temos o Mirante Alto da Serra, que proporciona uma vista indescritível das montanhas e da cidade como um todo e até aqui o acesso é gratuito.
Neste mesmo ponto, é possível praticar voo livre e curtir os pontos gastronômicos presentes na região.
6- Fazer o tour do Park Vitrine das Flores
Imagine só conhecer um parque com exposição de 44 espécies de rosas diferentes do mundo? No interior de São Paulo isso é possível!
Pois bem, essa é mais uma opção de o que fazer em Serra Negra e você não pode perder!
O tour é todo realizado em ônibus temático oferecido pelo próprio parque e os turistas podem ter a experiência de participar da colheita.
A entrada é cobrada por pessoa e você pode confirmar os valores (de acordo com faixa etária).
7- Se divertir na Praça João Zelante
No entanto, para quem ainda procura por boas opções de o que fazer em Serra Negra, não pode deixar de conhecer a Praça João Zelante que é a principal da cidade.
E cá entre nós? É aqui que acontece a vida noturna e bons passeios em família em Serra Negra, pois temos acesso a música ao vivo, ótimas lojas e muitos bares a poucos passos de distância.
Aqui, também temos o palco de eventos importantes que ocorrem o ano inteiro e você com certeza vai passar por aqui durante sua viagem.
8- Fazer compras na Rua Coronel Penteado
A Rua Coronel Penteado é o point das compras em Serra Negra, principalmente de roupas de inverno, alguns artesanatos e iguarias locais bem saborosas!
Aqui o comércio fecha cedo, lá para as 17h/18h por isso, acorde cedo para conhecer a região e boas compras!
Confira também: Melhores bares e restaurantes em Serra Negra
O que fazer em Serra Negra: Outras atrações
Claro que as atrações de Serra Negra são bem extensas!
E, como um complemento para o seu roteiro, se você pretende passar mais dias na região, não deixe de incluir os seguintes pontos:
9- Visitar os parques de Serra Negra
Que Serra Negra é um excelente destino natural, não é novidade para ninguém, não é mesmo?
Sendo assim, saiba que os parques de Serra Negra são ótimas opções, dentre eles: o Parque dos Macaquinhos, o Bioparque de Serra Negra, o Parque Fonte Santo Agostinho e muitos outros espalhados pela cidade.
Mas claro que isso é assunto para outro post, não é mesmo? Então não perca as atualizações do Blog Mundo Viajante, para ter muito mais dicas de Serra Negra, ok?
10- Se refrescar nas cachoeiras de Serra Negra
Outra opção excelente na cidade é conhecer suas principais cachoeiras de Serra Negra, que proporcionam um dia refrescante.
Sendo assim, como boas pedidas para você visitar, recomendamos:
- Cacheira do Barrocão;
- Cachoeira Santa Lídia;
- Sítio Recanto das Cachoeiras;
- Hotel Fazenda Vale da Cachoeira;
- Cachoeira do Rio do Peixe;
- Cachoeira dos Sonhos.
11- Fazer a famosa Rota Turística do Café
A Rota do Café também é uma atração que não pode ser esquecida quando o assunto é o que fazer em Serra Negra.
Aqui, os turistas vão se encantar com lindos cenários compostos pela Mata Atlântica e Cafezais de fazendas privadas.
Portanto, durante o percurso, é possível visitar algumas dessas fazendas e acompanhar de perto, tudo o que remete ao cultivo e produção do café.
Claro que a degustação e a compra dos produtos exclusivos também não poderiam ficar de fora, não é mesmo?
Então, aproveite o momento para curtir o melhor que a cidade tem a oferecer!
12- Percorrer a Rota Turística do Queijo e Vinho
No mesmo esquema da Rota do Café, os turistas ainda podem se aventurar pelas estradas de terra de Serra Negra para conhecer as fazendas de produção e degustação de vinhos e queijos que são a combinação perfeita para os dias frios da região.
Além disso, a paisagem por aqui também é lindíssima e é possível comprar os produtos favoritos durante a experiência.
Outros destinos turísticos próximos a Serra Negra?
Que tal aproveitar todas essas dicas sobre o que fazer em Serra Negra e casar com alguns bate e voltas para destinos próximos?
Afinal de contas, o Circuito das Águas Paulistas tem ótimos destinos e como roteiros, dos quais indicamos:
- O que fazer em Amparo: Roteiro de 1 dia
- Pontos turísticos de Monte Alegre do Sul
- O que fazer em Holambra: Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
- O que fazer em Jaguariúna: Roteiro de 1 a 3 dias
- O que fazer em Pedreira: Atrações além das porcelanas
E já fica ligado nas nossas novidades, já que em breve vamos visitar Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia no interior paulista!
Quando ir para Serra Negra? E quanto tempo ficar?
A melhor época para aproveitar a cidade de Serra Negra é durante o inverno.
Afinal de contas, não é à toa que a cidade é conhecida por vender boas roupas de lã (assim como outras do Circuito das Águas Paulista), não é mesmo?
Sendo assim, saiba que o mês de julho é o mais concorrido, por isso, é importante fazer reservas de hospedagem com antecedência, ok?
E, com relação ao tempo de permanência na cidade, saiba que um fim de semana (de 2 a 4 dias) é excelente para aproveitar seus melhores pontos turísticos.
Então, programe-se para conhecer Serra Negra e surpreenda-se com tanta coisa boa!
Principais festivais de Serra Negra?
Então, para finalizar nosso post sobre o que fazer em Serra Negra, que tal conhecer os festivais anuais da cidade?
Dessa forma, você pode se programar para viajar exatamente na data em que ocorrerá sua atração favorita.
Sendo assim, você pode se programar para conhecer os seguintes:
- Festival de Verão: uma programação imperdível para janeiro com muita música, esporte e lazer que visa agitar as férias dos turistas e moradores de Serra Negra todos os anos.
- Festa das Nações: um evento que geralmente acontece em abril, visa enaltecer diferentes culturas e tradições de outros países do mundo por meio de lazer.
- Festival do café: este evento que acontece em maio, apresenta os cafés especiais da região, onde todos os produtores apresentam e comercializam seus produtos, oferecendo uma oportunidade única de degustação.
- Festival de Inverno: acontece geralmente entre os meses de junho e julho e conta com muitas atrações culturais que vão desde exposições de arte até apresentações musicais, de teatro e circenses.
- Festa D’Itália: uma festa que está programada para acontecer em setembro e conta com boa comida, bebida e música italiana.
- Serra Beer Fest: em outubro, a cidade de Serra Negra oferece um evento voltado à valorização da cerveja artesanal, produzida na região. Além disso, é possível contar com alimentação e shows ao vivo.
- Natal Luzes da Serra: esse evento geralmente ocorre em dezembro, onde a cidade inteira fica toda iluminada com decoração de Natal e também acontecem alguns eventos secundários.
O que fazer em Serra Negra em 1 dia?
Se você tem apenas 1 dia para aproveitar acidade, nós temos uma excelente dica de roteiro sobre o que fazer em Serra Negra.
Primeiramente, comece visitando a Fontana di Tri em Serra Negra para fazer ótimas fotos e conhecer um pouquinho de Roma.
Depois, faça o passeio de Teleférico e visite o Cristo Redentor para se surpreender com a vista da cidade (também é um excelente momento para fotos).
E, para conhecer Serra Negara por completo e de forma bem mais rápida, não deixe de fazer um passeio de Trenzinho Turístico que é divertido principalmente para as crianças.
Por fim, finalize o dia conhecendo a vista da Rota Turística Alto da Serra que tem muita coisa boa para se fazer, como opções gastronômicas e voos de parapente.
O que fazer em Serra Negra em 2, 3 ou 4 dias?
Porém, se você tem mais tempo para aproveitar a viagem, nós temos boas indicações sobre o que fazer em Serra Negra.
- 1º dia: Fontana di Trevi de Serra Negra, Teleférico e Cristo Redentor, Trenzinho turístico e Mirante Alto da Serra.
- 2º dia: Disneylândia dos Robôs + Park Vitrine das Flores. + Praça João Zelante e Rua Coronel Penteado.
- 3º dia: Rota turística do Café ou Rota turística do Vinho.
- 4º dia: Cachoeiras de Serra Negra.
Outras dicas sobre o Circuito das Águas Paulistas
- O que fazer em Holambra?
- O que fazer em Socorro?
- O que fazer em Águas de Lindóia?
- O que fazer em Pedreira?
- O que fazer em Amparo?
- O que fazer em Jaguariúna?
- O que fazer em Monte Alegre do Sul?
- O que fazer em Lindóia?
Vale a pena conhecer Serra Negra?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, as cidades do interior paulista são destinos tranquilos para quem deseja fugir dos agitos da cidade grande e ainda, ter ótimos momentos em família.
Além disso, saber quais são as atrações da cidade é um complemento para quem deseja conhecer todos os encantos do Circuito das Águas Paulistas, que cá entre nós? Vai te surpreender muito!
E se você gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Serra Negra, já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram para ter acesso as minhas aventuras. Beijos da Iza e até a próxima!
Respostas de 3
Faz muito tempo que quero ir para Serra Negra, mas ainda não tinha visto um post compilado assim sobre todas as atrações turísticas da cidade. Adorei! Dá pra passar um fim de semana muito bacana por lá.
Não conhecia Serra Negra, nem fazia ideia que era lá que ficava a réplica da Fontana di Trevi, deve ser mais vazio com o original né? Rs
Fiquei interessada na rota de degustação de queijos e vinhos. Adoro!
Nunca estive em Serra Negra e já fiquei com vontade de visitar! Dicas ótimas! Ai, tanto a explorar no estado! Amooo!