O que fazer em Pedreira (SP): A famosa cidade da porcelana

o que fazer em pedreira, a cidade da porcelana

Sumário

Continua após a publicidade..

O que fazer em Pedreira? Se você está em busca de dicas sobre os atrativos da cidade da porcelana, saiba que chegou ao post certo!

Continua após a publicidade..

Localizada a 40 km de Campinas, a cidade de Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulistas, onde é conhecida principalmente pela fabricação de utensílios de porcelana.

Então, se você busca ótimos artigos de decoração, já sabe qual deve ser seu próximo destino, não é mesmo?

Além disso, saiba que a cidade ainda conta com muitos atrativos turísticos que vão além da porcelana.

Sendo assim, se você está visitando o Circuito das Águas Paulistas e pretende conhecer a cidade, nós te contamos todos os detalhes sobre o que fazer em Pedreira, a cidade da porcelana.

Vem com a gente conhecer todos os detalhes!

 

Sobre Pedreira em São Paulo?

Fundada em 1896, a cidade conhecida atualmente como Pedreira, já fez parte do município de Amparo.

E apesar de ser por muitos erroneamente associada com pedras, o nome Pedreira possui suas raízes ligadas a abundância de “Pedros” na família Godoy Moreira, a principal fundadora da cidade.

 

Como chegar em Pedreira?

Localizada a 94km da capital, a cidade de Pedreira fica entre os municípios de Amparo e Jaguariúna, onde o principal acesso a cidade é através da rodovia SP-95.

Sendo assim, você pode escolher como chegar na cidade de algumas formas: com carro próprio ou alugado pela RentCars, ou ainda, de ônibus com a Quero Passagem.

Em ambos os casos, saiba que a viagem pode ser facilmente concluída em 2h8 pelo caminho que indicamos aqui.

Optando por ir de carro, você garante mais autonomia e independência durante a viagem, já que pode passear e conhecer os principais atrativos da idade no seu tempo.

Agora, viajar de ônibus é uma boa pedida para quem deseja economizar uma grana com a viagem.

Por fim, mas não menos importante, você inda pode contratar excursões da Civitatis, que podem te ajudar a conhecer os principais atrativos da região com muito mais comodidade.

Nesse caso indicamos os seguintes passeios: Excursão a Monte Sião, Serra Negra, Amparo e Pedreira saindo de Holambra.

Então, escolha a melhor opção para você e facilite a locomoção pela cidade da porcelana!

 

Onde se hospedar em Pedreira no interior de São Paulo?

Durante muito tempo, a cidade com 41 mil habitantes, era um destino pouco conhecido, e por isso, possuía poucas opções de hospedagem.

Mas, com o passar do tempo, Pedreira (SP) foi ganhando espaço na rota turística do Brasil, portanto, atualmente, boas opções de hospedagens (que antes só encontrávamos em Amparo e Jaguariúna), não faltam por aqui!

Sendo assim, como boas opções de hospedagens na região, indicamos algumas que estão muito bem avaliadas no Booking, confira!

O Hotel Vitória é nossa primeira indicação econômica para se hospedar em Pedreira, São Paulo.

Aqui, você tem serviço de quarto, café da manhã à la carte e recepção 24 horas para lhe atender em todos os momentos.

Outra opção interessante é a Pousada Solar da Montanha é uma ótima indicação de hospedagem para quem pretende conhecer o Circuito das Águas Paulistas.

Por aqui, as acomodações oferecem jardim, lounge compartilhado, terraço, restaurante e bar. As diárias saem por R$130 e o café da manhã está incluso na contratação.

Agora, se você é um turista que vem de longe, a melhor indicação é aproveitar o dia em Pedreira e pernoitar em Amparo, onde indicamos o Prado Hotel com diárias a partir de R$ 300 que também inclui café da manhã.

Vale a pena conferir!

 

Quando conhecer Pedreira?

Para quem pretende conhecer o interior de São Paulo, especialmente a cidade de Pedreira, saiba que existem atrações para todas as época do ano!

Isso porque, na região, o verão é longo e bem abafado, com céu encoberto com altas chances de chuvas.

Já o inverno local, é curtinho e agradável, mas às vezes faz muito frio, então recomendamos aproveitar a viagem e visitar as cidades vizinhas (especialmente Serra Negra) para comprar roupas de lã.

Além disso, nesse período, o céu fica lindo e limpinho quase sem nuvens.

Sendo assim, baseado no índice de turismo local, a melhor época do ano para visitar Pedreira em São Paulo e realizar atividades de clima quente é do meio de abril ao fim de setembro.

 

O que fazer em Pedreira: Principais pontos turísticos

Depois de saber as formas de acesso a cidade, a melhor época para marcar sua viagem e algumas dicas de hospedagens, finalmente chegou o momento de saber o que fazer em Pedreira e assim, ter um roteiro completinho na região.

Então, como boas opções de lazer fizemos uma lista para você saber o que fazer em Pedreira com a sua família e quais atrativos conhecer na cidade da porcelana.

 

1- Estação Ferroviária

Para quem está em dúvida sobre o que fazer em Pedreira, um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade é a Estação Ferroviária.

o que fazer em pedreira, a cidade da porcelana

Atualmente se transformou em área de visitação turística, com lojas de artesanato, bares e restaurantes.

 

2- Praça João Coronel Pedro

Localizada no centro turístico de Pedreira, a Praça Coronel João Pedro foi construída em homenagem a João Pedro de Godoy Moreira, patriarca da família fundadora de Pedreira.

o que fazer em pedreira, a cidade da porcelana

 

3- Morro do Cristo e Teleférico

Nossa próxima indicação de o que fazer em Pedreira, está para o Morro do Cristo e Teleférico que é considerado como um dos principais pontos turísticos do Circuito Paulista das Águas, o Morro do Cristo carrega parte da história da Revolução Constitucionalista de 1932.

o que fazer em pedreira
Fonte: Pixabay

Com o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar novas eleições presidenciais, a 4º Divisão de Infantaria da época, utilizou o hoje nomeado Morro do Cristo, como ponto estratégico de defesa.

o que fazer em pedreira, a cidade da porcelana

Contudo, foi apenas a partir de 1980 que o local foi urbanizado e transformado em complexo turístico.

Já em relação aos monumentos arquitetônicos, no Morro do Cristo está localizada a Praça Nossa Senhora Aparecida, o teleférico de Pedreira, o monumento em homenagem a Revolução Constitucionalista e o portal com inspiração em Jerusalém.

 

4- Museu Histórico e da Porcelana

Claro que o Museu Histórico e da Porcelana também não poderiam ficar de fora do nosso roteiro sobre o que fazer em Pedreira, não é mesmo?

Pois bem, localizado nas proximidades da Praça João Pedro, o Museu Histórico e da Porcelana, é responsável pela conservação cultural de Pedreira.

o que fazer em pedreira, a cidade da porcelana
Fonte: Pixabay

O acervo do museu conta com artefatos da época de fundação da cidade, como por exemplo, porcelanas, mobílias e fotografias.

Atualmente o prédio oficial do museu está em reforma, mas os visitantes podem conhecer as peças no prédio localizado na Rua Vascon (nº 215).

Por último, o Museu da Porcelana funciona, com entrada franca, das 8h às 16h.

 

5- Zoo Bosque de Pedreira

Uma atração para toda a família que com certeza as crianças vão adorar conhecer é o Zoo Bosque Pedreira, que é uma das atividades mais interessantes da cidade.

Cercado pela vegetação nativa o local conta com diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como por exemplo, macaco prego, onça pintada, maritacas, jacarés, araras e gaviões.

zoo boque de pedreira
Fonte: Pixabay

Além disso, outra atração do Zoo Bosque é uma figueira com mais de 300 anos, onde os visitantes podem caminhar entre as suas raízes e visualizar a sua principal abertura de formato circular.

Em suma, o local acaba atraindo famílias que buscam atividades de recreação no interior de São Paulo.

Por último, saiba que o Zoo Bosque Pedreira funciona de quarta a domingo das 9h às 16h, porém em virtude do momento recente, os visitantes devem chegar até às 15h.

 

6- Igreja Matriz de San’tAnna

Localizada na mesma quadra do Teatro Municipal, a Igreja Matriz de San’tAnna foi construída em 1899. A beleza da construção ultrapassa o seu valor histórico, já que a igreja foi arquitetada em estilo gótico.

igreja rosa claro com arquitetura gotica

Além disso, anualmente, no dia 26 de julho, é celebrado na Igreja Matriz de San’tAnna o dia da padroeira de Pedreira.

 

O que fazer “a mais” em Pedreira?

Claro que as opções de o que fazer em Pedreira não acabam por aí!

Neste sentido, você também pode conhecer as seguintes atrações e se surpreender ainda mais com a cidade. Confira!

 

7- Prédio da Prefeitura

O Prédio da Prefeitura é de longe, uma das construções históricas mais belas da cidade.

Foi construída em 1834, com o objetivo de se tornar a residência oficial do fundador da cidade. O coronel João Pedro de Godoy Moreira e de sua esposa.

Mas, desde que foi erguido, o local abrigou a Câmara Municipal e posteriormente, tornou-se sede da Prefeitura Municipal, na qual permanece até hoje.

 

8- Restaurante Peixada do Lago

Já para aqueles que pretende ficar mais tempo na cidade e ficam em dúvida sobre o que fazer “a mais” em Pedreira (SP), indicamos o Restaurante Peixada do Lago.

Localizado na estrada que liga Pedreira e Amparo, o Restaurante Peixada do Lago é indicado para quem busca saborear tipos de peixes variados, seja como aperitivo ou prato principal.

Além disso, o restaurante se destaca por suas promoções de happy hour toda sexta das 18h30 às 22h e pelo seu rodízio de peixe que ocorre atualmente às quintas-feiras.

Por último, é importante ressaltar que o local é dividido em duas áreas principais, a área externa voltada para petiscos e a área interna com o foco em pedidos à la carte.

 

9- Teatro Municipal de Pedreira

Inaugurado em 1969, o Teatro Municipal de Pedreira já foi palco de inúmeros espetáculos e exposições de grande porte.

Com capacidade de 420 pessoas, o espaço cultural de Pedreira encontra-se atualmente em reforma, mas em breve deve retornar como uma das atividades turísticas.

 

10- Rio Jaguari

Conhecido como o principal afluente entre Campinas e Pedreira, o Rio Jaguari é reduto de algumas espécies nativas da região.

Apesar de não ser considerado como um ponto turístico, em algumas passagens do Rio Jaguari é possível avistar áreas ambientais preservadas.

 

11- Letreiro de Pedreira

Localizado entre Pedreira e Amparo o letreiro de “I 💗 Pedreira” é um dos novos atrativos turísticos da cidade.

Sendo ideal para quem procura registrar a sua passagem por uma das 7 cidades do Circuito de Águas Paulistas.

 

12- Capela do Bom Jesus

E, como nossa última indicação de o que fazer em Pedreira, recomendamos a Capela do Bom Jesus, que também merece um espaço em nosso roteiro.

Construída em 1896 e inaugurada um ano depois em 1897 pelo Coronel João Pedro de Godoy Moreira, a Capela do Bom Jesus é uma das construções mais antigas da cidade.

Apesar de pequena, a construção encontra-se em ótimo estado de conservação e possui lindos ornamentos em sua fachada.

Além disso, a Capela do Bom Jesus também oferece uma das vistas mais bonitas de Pedreira, onde os turistas podem apreciar a vista do centro da cidade e do Morro do Cristo.

 

Quantos dias ficar em Pedreira?

Para quem vem de São Paulo e deseja fazer algo diferente sem ter que pensar em ir muito longe, saiba que apenas um bate e volta ou até mesmo um fim de semana é o suficiente para se divertir pela cidade.

Claro que para quem vem de longe, o recomendado é reservar um fim de semana ou um pouco mais para conhecer mais atividades do Circuito das Águas Paulistas.

 

Cidades do Circuito das Águas Paulistas?

Outra opção de lazer para se fazer no interior de São Paulo, é conhecer o Circuito das Águas Paulistas, que engloba outras cidades do estado.

O que é perfeito para fazer um tour completo pelo lado norte do interior paulista, não é mesmo?

Sendo assim, que tal conhecer, além de Pedreira:

 

Então, aproveite a oportunidade para conhecer Pedreira e fazer muitos outros bate e voltas na região 😉

 

Roteiro pelo Circuito das Águas Paulista?

Para que você se programe e tenha uma viagem inesquecível pelo interior de São Paulo, que tal conhecer um roteiro completinho pelo Circuito das Águas?

Então, como boas indicações para sua viagem, que tal apostar nos seguintes passeios:

 

13- O que fazer em Pedreira em 1 dia?

Se você tem apenas 1 dia em Pedreira, indicamos que conheça na parte da manhã a Estação Ferroviária, a Praça Coronel João Pedro, o Morro do Cristo e o Teleférico.

Já durante a tarde, aproveite para conhecer o Museu da Porcelana e as lojinhas que ficam ao redor da cidade.

Por fim, aproveite o fim da tarde no Zoo Bosque de Pedreira!

 

14-  O que fazer em Pedreira e região em 4 dias?

1º dia: Conhecer um pouco dos atrativos de Pedreira como Teleférico + Morro do Cristo que são bem tranquilos e uma ótima pedida para iniciar a viagem

2º dia: Visitar o Zoo Bosque em Pedreira (uma excelente opção para se divertir com as crianças e fazer algo diferente pela região.

3º dia: Que tal aproveitar o Circuito das Águas para fazer um bate e volta a Monte Alegre do Sul?

Aqui, temos uma cidade pequena, com aproximadamente 7 mil habitantes, portanto, se você busca por tranquilidade, esse e o destino perfeito!

Isso porque a região oferece boas pousadas e hotéis fazendas para quem desejar pernoitar (fica a dica) assim como, oferece muitos pontos turísticos interessantes que você não pode deixar de conhecer.

4º dia: Bate e volta para Amparo + Restaurante Peixada do Lago

Por fim, você também pode aproveitar a sua viagem para Pedreira e fazer um bate e volta tranquilo em Amparo que certamente vai te surpreender com atrações tranquilas e para a família.

E, para finalizar esses 4 dias de viagem, que tal um almoço ou jantar no Restaurante Peixada do Lago, que pode te surpreender com sabores e muitas opções de peixes? Vale a pena experimentar!

 

15- O que fazer em Pedreira e região em 7 dias?

Quanto mais tempo, mais atrativos podemos conhecer na nossa viagem a Pedreira, não é mesmo?

Sendo assim, como boas indicações, temos:

1º dia: Morro do Cristo e Teleférico + Museu Histórico e da Porcelana

2° dia: Zoo Bosque Pedreira + Estação Ferroviária + Letreiro (aproveite o dia para fazer lindas fotos).

3º dia: Programe-se para conhecer as atrações de Serra Negra, como por exemplo, Alto da Serra e o teleférico.

4º dia: Bate e volta a Monte Alegre do Sul.

5ºdia: Conhecer Amparo.

6° dia: Visitar Holambra, a terra das flores.

A cidade ficou famosa por seus lindos campos de girassóis que rendem um cenário perfeito (fica a dica para quem gosta de fotos).

Além disso, a cidade ainda oferece outros pontos turísticos interessantes!

7° dia: Bate e volta Águas de Lindóia.

Se você procura destinos para curtir dias quentes em família, essa é a melhor opção para você!!

Isso porque, o principal atrativo da cidade é o Parque Aquático conhecido como Thermas Águas de Lindóia que tem piscinas de água quente e muito divertidas.

Vale a pena conferir!

 

16- O que fazer em Pedreira e região em 14 dias?

Como você tem muito tempo para aproveitar a viagem, conhecer todos os atrativos de Pedreira e ainda, visitar todas as cidades do Circuito das Águas (com direito a pernoites), é uma excelente indicação de roteiro.

Além disso, recomendamos que você leia nosso post sobre as Cidades dos Circuitos das Águas para conhecer os principais atrativos de cada região.

Esse é sem dúvidas um roteiro que vale super a pena e você não pode deixar de conhecer!

 

Outras dicas sobre o Circuito das Águas Paulistas

 

Vale a pena conhecer Pedreira?

Apesar de pequena, Pedreira é uma ótima opção no interior de São Paulo, seja para quem busca artigos de decoração. Assim como para aqueles que apenas buscam conhecer o Circuito das Águas Paulistas.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Pedreira. Mas, caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário e siga o @blogmundoviajante no Instagram.

35 respostas

  1. Gente! mais uma cidade na região de Campinas. Nunca tinha ouvido falar. Mais achei uma graça. Ia adorar andar de teleférico. E babei nessa xícara linda que você fotografou! De vez em quando vamos para CAMPINAS. Vamos tentar visitar!

    1. Boa tarde! Preciso entrar em contato com fabricantes de relógio de barril em gesso principalmente o da Skol. Quem souber de um local aí em Pedreiras poderia me indicar ?

  2. Adorei ler sobre o que fazer em Pedreira em São Paulo. Não conhecia a cidade e fiquei encantada com o Museu da Porcelana e com o Zoo Bosque. Pareceram super interessantes!

    1. Estive na cidade de Pedreira , fui em busca de comprar vasos maiores , não achei nenhum parece uma 25 de março nada de anormal além de prato e xícaras fraquinho

      1. MEU QUERIDO TUDO QUE VOCE PROCUMA ESTA EM AYRTON PRESENTES E DECOR PRESENTES,UMA LOJA NUMA ESQUINA OUTRO NA OUTRA.
        PARECE QUE EM SUA VISITA FICOU APENAS NA PREÇA DE ENTRADA DA CIDADE.
        NA OUTRA VEZ VA CONHECER O SHOPING DAS LOUÇAS.
        VOLTE SEMPRE,SERA SEMPRE BENVINDO.

  3. Cidade aconchegante, um comércio ativo. Um charme… muitas lojas de artesanato e decoração, além de muitas porcelanas.
    Estive a 15 dias atrás, e no centro conheci uma esfiharia fantástica, muito legal pra quem ficar até mais tarde na cidade. Esfhirraria Pagani.
    Amei.

  4. Que bacana a cidade de Pedreira, não conhecia e nem sabia que era cidade da porcelana. Achei o máximo e agora já quero conhecer.

  5. Que bacana! Eu não conhecia essa cidade e seu post sobre o que fazer em Pedreira me deu vontade de visitar esse lugar. Obrigada por compartilhar!

  6. Adorei saber o que fazer em Pedreira através do seu post. Que cidade mais aconchegante, sem falar que adoro decoração. Já fiquei com vontade de conhecer pessoalmente, as porcelanas são lindíssimas!

  7. Que delícia que parece ser passear em Pedreira. Não sabia que tinha tanta coisa pra fazer na cidade. Obrigada pelas dicas

  8. Não conhecia Pedreira. Fiquei com vontade de visitar essa cidade da cerâmica em SP. Adorei suas dicas do que fazer por lá.

  9. Bom dia , estou férias faço artesanato, queria indicação de pousada para ficar dois dias só eu, coisa simples só para dormi guardar as coisas, e tbm lojas MDF barata . Obrigada 😘

  10. Boa tarde! Pretendo ir a Pedreira para comprar porcelana branca para pintura . Queria ir nas fábricas/lojas das fábricas . Tbm me interesso em decalques, tintas e pincéis para pintura em porcelana.
    Vc tem alguns lugares para indicar ?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.