O que fazer em Curitiba: Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias

o que fazer em curitiba

Sumário

Chegou o momento que mais estávamos esperando, um roteiro bem completinho sobre o que fazer em Curitiba em 1, 2, 3 ou 4 dias.

Então, se você vai viajar para Curitiba e deseja ter dicas exclusivas de lazer, você veio ao post certo!

Pois, por aqui, vou te contar todos os detalhes com indicações do que fazer em Curitiba, bem como, todos os principais detalhes envolvendo a cidade.

Então, para conhecer mais sobre, vem comigo!

 

O que fazer em Curitiba: Principais atrações da cidade

  1. Centro Histórico de Curitiba
  2. Jardim Botânico
  3. Mercado Municipal de Curitiba
  4. Passeio Público Municipal
  5. Museu Oscar Niemeyer (MON)
  6. Bosque do Alemão
  7. Ópera de Arame
  8. Parque Tanguá
  9. Parque Tingui
  10. Santa Felicidade
  11. Rua das Flores e Rua 24 horas
  12. Parque Birigui

 

Como chegar em Curitiba e se locomover na cidade?

Antes de eu compartilhar o que eu fiz em Curitiba, acho importante comentar como chegar e como se locomover em Curitiba?

Primeiro, a capital do Paraná é bem acessível, tendo várias opções de acesso, dependendo da sua localização.

Sendo assim, para quem está nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília – que possuem os principais aeroportos do Brasil –, a forma mais eficiente de chegar em Curitiba é de avião, onde as viagens duram em média de 40 a 50 minutos.

As passagens estão com preços cada vez melhores, o que facilita o trajeto entre cidades distantes. Nesse caso indico que compare os voos disponíveis pela Skyscanner!

Claro que ainda é possível realizar uma viagem mais longa de ônibus ou de carro, tudo depende do valor, da disposição e do seu tempo disponível para realizá-la.

E, para se locomover dentro da cidade, indico:

  • Carro próprio ou alugado – que vai proporcionar mais independência na viagem;
  • Transfer ou ônibus – para ter maior comodidade;
  • Transporte por aplicativo – para que quer agilidade e não se importa tanto em gastar com locomoção.

 

Onde se hospedar em Curitiba?

Se você já acompanha o Blog Mundo Viajante, já sabe que escrevi um post completo sobre as melhores opções de hospedagem em Curitiba. Mas, caso seja a sua primeira vez por aqui, fique tranquilo, pois vou resumir as minhas indicações a seguir!

Como as melhores opções econômicas, indico: Hostel Motter Home Curitiba, Garibaldi Hostel e Café, Ibis Style Curitiba, Hotel Lancaster, Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade e o  Hotel Moov.

Já como as opções mais sofisticadas, recomendo: San Juan Royal, Transamérica Prime, Radisson Hotel, Quality Hotel, Bourbon Curitiba Convention Hotel e o Intercity Curitiba Centro Cívico.

Lembrando que quanto antes você reservar sua estadia, mais barato irá pagar por ela!

 

Qual a melhor época para visitar Curitiba?

Para entrar na onda curitibana e se adaptar da melhor forma, é preciso estar atento a previsão do tempo, não é mesmo?

Afinal, a cidade é conhecida por ter mais dias de chuva do que Londres e, de quebra, ser uma das mais geladas capitais brasileiras. Ruim? Os moradores não acham e nem os turistas!

Mas então, qual é a melhor época para visitar Curitiba?

Eu acredito que entre abril e setembro são os melhores meses, isso porque, não está tão quente, não chove tanto e nesse período, os dias começam com um lindíssimo céu azul e terminam com um pôr do sol alaranjado, que é magnífico de acompanhar.

Já em janeiro e fevereiro, é a época de alta temporada e faz muito calor na região, o que de fato pode ser o ideal, para quem gosta de muito agito. Mas, com pancadas de chuvas que não atrapalham a viagem.

E apesar de outubro a março serem os períodos mais chuvosos em Curitiba, isso não é um empecilho para aproveitar a capital. Principalmente, se você gosta do frio.

Por fim, temos os meses de junho, julho e agosto, são os meses mais frios e secos e por isso, há poucos turistas e visitas na região.

Confira também: Cidades turísticas do Paraná

 

Quanto tempo é necessário para conhecer Curitiba?

Para você aproveitar muito bem a cidade e curtir todas as atrações e opções de lazer – pelo menos as principais – sem pressa e correria, é recomendado disponibilizar de 3 a 4 dias para fazer a sua viagem.

Porém, ainda é preciso considerar o tempo de duração de cada passeio, bem como o tempo de locomoção.

Dessa forma, se você pretende conhecer cidades vizinhas, planeja alguns dias de viagem a mais, para não fazer nada na correria, ok?

 

O que fazer em Curitiba: Principais atrações da cidade

Depois de passar algumas dicas sobre as visitações na cidade, chegou o momento tão esperado de conhecer as principais atrações!

Sendo assim, anote em seu roteiro de viagens, todas essas opções sobre o que fazer em Curitiba, e divirta-se muito pela capital paranaense.

Então, dentre as opções de lazer, recomendo as seguintes:

 

1- Centro Histórico de Curitiba

O Centro Histórico de Curitiba, marca o ponto histórico de surgimento da cidade e ao frequentar, podemos entender melhor o crescimento da cidade.

passo da liberdade curitiba
Passo da Liberdade

Aqui, temos os seguintes atrativos, que também compõem o City Tour de Curitiba e possuem entrada gratuita:

  • Igreja de São Francisco de Chagas;
  • Museu de Arte Sacra;
  • Palácio Giuseppe Garibaldi;
  • Paço da Liberdade;
  • Largo da Ordem ;
  • A Feira do Lago da Ordem;
  • Casa Romário Martins;
  • Solar do Barão.

 

2- Jardim Botânico

Você não pode visitar Curitiba sem conhecer o famoso Jardim Botânico, que é o cartão postal da cidade e por isso, essa atração deve estar no seu top 3 no roteiro sobre o que fazer em Curitiba.

parque jardim botânico em curitiba

Com inspiração no Palácio de Cristal de Londres, a charmosa cúpula de vidro paranaense, atrai inúmeros turistas, vindos do mundo inteiro, durante o ano todo.

O local abriga uma grande estufa e museu de plantas, então, você pode conhecer espécies botânicas típicas do Brasil. Sem contar na possibilidade de fazer belas fotos, um piquenique e relaxar muito ao ar livre.

 

3- Mercado Municipal de Curitiba

Nossa próxima indicação sobre o que fazer em Curitiba, é mencionar sobre o Mercado Municipal. Essa é a atração perfeita para quem gosta de conhecer um pouco de história referente a culinária local.

mercado municipal de Curitiba

Por aqui, você pode comprar produtos para levar para casa e também para consumir na hora. Se for época de pinhão, aproveite para conhecer nosso post exclusivo sobre comidas típicas do Paraná e se delicie com essas belezinhas!

 

4- Passeio Público Municipal

O Passeio Público é um dos mais antigos parques de Curitiba e toda a sua estrutura, é inspirada em povos do deserto.

Passeio Publico Municipal

Atualmente, o local é sede de uma biblioteca pública, muito bem frequentada e por isso, merece estar em seu roteiro do que fazer em Curitiba.

Além disso, por aqui, também encontramos um Memorial Árabe, que é uma homenagem ao povo árabe que migrou para o estado séculos atrás.

Mas, para saber mais sobre ele, não perca o meu post sobre o City Tour Curitiba que apresenta mais detalhes!

 

5- Museu Oscar Niemeyer (MON)

Se você gosta de atrativos culturais, saiba que o Museu Oscar Niemeyer é o melhor espaço para contemplar artes no estado.

melhores museus em curitiba
Fonte: Pixabay

O MON, é conhecido entre os moradores como Museu do Olho e oferece tanto exposições permanentes quanto itinerantes, sem contar com os tantos eventos que acontecem no local.

O acervo do MON é completinho e está focado nas artes visuais, na arquitetura e no design.

Por fim, fizemos um post completo com os 10 melhores museus em Curitiba, então dê uma passadinha pelas nossas dicas culturais.

 

6- Bosque do Alemão

Se o seu objetivo em Curitiba é apreciar a vista, então prepare-se para essa dica do que fazer em Curitiba.

Bosque alemão

No Bosque do Alemão, estão presentes um dos mais belos mirantes da cidade, fundado em 1996 em homenagem aos imigrantes alemãs que viveram na região.

Além disso, por aqui há ouros atrativos que você não pode perder, tais como:

  • A trilha de João e Maria;
  • Casa Encantada;
  • O Oratório Bach;
  • E por fim, a Torre dos Filósofos.

 

7- Ópera de Arame

Como sabemos, a cidade de Curitiba também é muito conhecida pela sua arquitetura surpreendente, não é mesmo? Neste sentido, a Ópera de Arame também é uma atração que merece estar em seu roteiro do que fazer em Curitiba.

o que fazer em curitiba? conhecer a opera arame

Sua estrutura tubular, com arame e vidro, chama atenção de longe, mas não é somente isso que atrai o público.

Além disso, por aqui, podemos acompanhar diferentes espetáculos de todos os estilos, o que tornam a Ópera de Arame um dos principais estabelecimento de apoio as artes e culturas do estado.

Então, vale muito a pena conhecer! E eu indico de olhos fechados!

 

8- Parque Tanguá

Um excelente lugar para apreciar o pôr do sol em Curitiba é o Parque Tanguá, que além de belas vistas, proporciona ótimos momentos em família e relaxar em meio a natureza.

Parque tangua curitiba

O local possui uma passarela suspensa à beira de uma antiga pedreira, que permite fazer belíssimas fotos.

Todos esses fatores contribuem para que o Parque Tanguá seja uma atração tranquila e uma opção de muito descanso em Curitiba.

 

9- Parque Tingui

Incluir o Parque Tingui como uma das principais opções do que fazer em Curitiba, pode valer muito a pena!

Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano

Isso porque, por aqui temos um belo jardim, podemos caminhar na beira do Rio Birigui e também encontramos o Memorial Ucraniano, que possui casas construídas no estilo bizantino, igualzinha as que utilizavam no país há séculos atrás.

 

10- Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro típico de imigrantes italianos e por isso, tem algumas características diferenciadas até hoje.

Santa Felicidade em Curitiba

Além disso, o bairro de Santa Felicidade é uma atração por si só, isso porque, o local tem como foco o turismo gastronômico.

Sendo assim, não deixe de incluir essa atração ao seu roteiro e experimentar tudo o que puder!

 

11- Rua das Flores e Rua 24 horas

Localizada no centro de Curitiba, a Rua das Flores foi a primeira grande avenida no Brasil a ser destina apenas para pedestres e oficialmente, carrega o nome de Rua XV de Novembro.

Rua 24 horas
Rua 24 horas

O lugar é bem movimentado, com jeito de cidade grande e por isso, é super recomendado para quem quer bater perna, fazer compras e também, conhecer alguns restaurantes.

Já a Rua 24 horas é o principal ponto de encontro de saída para o City tour turístico oficial de Curitiba. Além de contar com lojinhas, lanchonetes e um famoso letreiro.

 

12- Parque Birigui

Considerado como um dos melhores parques da capital paranaense, temos o Parque Birigui, que oferece lazer para toda a família.

Sendo assim, se você deseja fazer boas caminhadas matinais, ou anda, praticar esportes ao ar livre saiba que este é o local perfeito!

Além disso, nesta mesma área também encontramos o Museu do Automóvel, que sede espaço para exposições e eventos e por isso, também merece ser visitado!

 

O que fazer próximo a Curitiba?

Claro que nos arredores da cidade, ainda há muito a se conhecer, por isso, para complementar nosso post sobre o que fazer em Curitiba, também indicamos visitas ilustres em outras cidades.

 

13- Morretes

A cidade de Morretes também é uma atração turística por si só, já que a região apresenta muitas construções históricas em meio a Serra do Mar.

Mas claro, que não vamos falar tudo sobre ela por aqui, não é mesmo?

Sendo assim, acesse o meu post sobre o que fazer em Morretes e tenha um roteiro completo e exclusivo com os arredores de Curitiba inclusos.

Por fim, vamos adiantar os principais pontos turísticos de Morretes para você ficar com gostinho de quero mais:

  • Igreja Matriz
  • Cachaçarias
  • Rio Nhundiaquara e Rua das Flores
  • Construções históricas e Feirinha
  • Comer barreado no almoço
  • Parque Hisgeopar
  • Passeio de 4×4
  • Passeio de Maria Fumaça
  • Parque Estadual Pico do Marumbi
  • Ekôa Park

 

14- Antonina

Antonina é uma pequena cidade histórica localizada no litoral do Paraná. Por aqui, o cenário é antigo, colorido e muito convidativo, por isso, não deixe de visitar a cidade de Antonina quando tiver a oportunidade.

Além disso, saiba que você pode conhecer a cidade em uma simples viagem de carro ou de ônibus, então aproveite para fazer um tour!

Ela fica próxima de Morretes, então vale a pena unir ambos os destinos em uns 2 ou 3 dias. Já em relação aos pontos turísticos principais de Antonina, estão:

  • Pico do Paraná
  • Baía de Antonina
  • Ruínas do Casarão Macedo
  • Igreja Matriz
  • Theatro Municipal
  • Setor Histórico
  • Usina Hidrelétrica
  • Rio Cachoeira
  • Rio Cachoeira

 

15- Ilha do Mel

Por fim, temos a Ilha do Mel, que é sem dúvidas, um dos lugares mais lindos do Paraná, por ter a natureza bem preservada e semi-intocada.

Além disso, como curiosidade, não permitidos a circulação de carros na região, então, para acessá-la e conhecer tudo o que ela tem a oferecer, recomendamos que você faça um passeio de barco para a Ilha.

Então, para saber quais são as melhores opções de lazer por aqui, veja o meu post exclusivo sobre o que fazer na Ilha do mel.

Assim, como nós, você com certeza vai se apaixonar por esse destino! Onde, os principais pontos turísticos são:

 

O que fazer em Curitiba: Melhores Trilhas

Se você ainda procura por dicas incríveis do que fazer em Curitiba que proporcionem maior interação com a natureza, que tal algumas sugestões de trilhas?

Pois bem, nossas indicações de aventuras, são:

 

16- Trilhas por Capivari Mirim em Campina Grande do Sul

Se você gosta de trilhas e esportes radicais, também vai gostar de saber que a Civitatis te acompanha nesse tour, que não é recomendado para menores de 18 anos.

Sendo assim, para obter todos os detalhes dessa atração e informações fundamentais como roteiros, horários, opções de cancelamentos e muito mais, acesso o link abaixo: Trilhas por Capivari Mirim em Campina Grande do Sul

 

17- Trilha pelo Morro Pão de Loth

Se você é iniciante saiba que a Trilha pelo Pão de Loth é superleve e com dificuldade fácil. Além disso, você estará na melhor companhia e terá o total auxílio de guias turísticos.

Por aqui, temos vistas panorâmicas fantásticas, assim como de algumas Baías que fazem parte do complexo.

Uma pausa de 20 minutos nas cachoeiras para se refrescar pode fazer a total diferença em sua experiência aos arredores de Curitiba.

Por fim, acesse o link para saber mais informações: Trilha pelo Morro Pão de Loth

 

18- Trilha pelo Morro Anhangava

Nesse tour, a dificuldade já passa para intermediária, onde percorremos  8 km para apreciar a vista de Curitiba e da Serra do Mar e também para tomar um revigorante banho de Cachoeira.

Para obter todos os detalhes referente a este tour, acesse o link: Trilha pelo Morro Anhangava

 

19- Trilha pelo Cânion da Faxina

Para fugir dos agitos da cidade, que tal fazer uma trilha pelo Cânion da Faxina?

Com dificuldade moderada, esta é uma opção perfeita do que fazer aos arredores de Curitiba para ter um dia animado e cheio de aventura.

Além disso, saiba que ao contratar o passeio com a Civitatis, você garante a ida e volta do hotel, bem como muitos outros benefícios, como guia turístico e cancelamento grátis.

Então, para saber quais são eles, bem como saber de todos os trâmites para contratar o passeio, acesse o link abaixo: Trilha pelo Cânion da Faxina

 

20- Trilha pelo Pico Araçatuba

Além do mais, temos aqui, um trajeto de 8 km com a dificuldade moderada morro acima, onde podemos conhecer uma vegetação peculiar e um ambiente completamente diferente.

E, para conhecer mais dessa atração, acesse o link para conhecer mais detalhes e benefícios: Trilha pelo Pico Araçatuba

Por fim, saiba que recomendo a Civitatis no Blog Mundo Viajante, pois confio neles e também faço os meus passeios com eles.

Isso não apenas por conta da segurança, mas também por conta das ótimas condições oferecidas, como transporte hotel-passeio e vice-versa, parcelamento em até 12x e principalmente opções de cancelamento gratuito com reembolso integral.

 

O que fazer em Curitiba em 1 dia?

Se você tem apenas 1 dia para aproveitar a cidade e deseja conhecer pelo menos, os principais atrativos turísticos, eu indico que você faça o city tour privativo panorâmico em Curitiba.

Isso porque, nessa indicação do que fazer em Curitiba, você conhece com exclusividade, os principais pontos da cidade e ainda garante todo o suporte que merece durante 4 horas.

Aqui você terá um guia especializado e não terá preocupações, ou seja, essa opção é a melhor para quem viaja em casal ou família, mas tem pouco tempo.

 

O que fazer em Curitiba em 2 dias?

Para quem tem 2 dias de vagens, nossas indicações sobre o que fazer em Curitiba, são:

1º dia: City tour em Curitiba

 

2º dia: Visitar os atrativos culturais de Curitiba

 

O que fazer em Curitiba em 3 ou 4 dias?

Para finalizar as minhas dicas do que fazer em Curitiba, que tal um roteiro com indicações para 3 ou 4 dias?

Sendo assim, como tempos mais tempo de viagem, você pode dedicar-se em fazer uma trilha em Curitiba e mesclar com visitas aos principais parques da cidade.

3º dia: Bate e volta para Morretes e/ou Antonina

  • Passeio de Maria Fumaça;
  • Igreja Matriz;
  • Rio Nhundiaquara e Rua das Flores;
  • Parque Hisgeopar;
  • Passeio de 4×4.

 

4º dia: Bate e Volta para a Ilha do Mel

 

Dicas extras de roteiros de 2 dias ao redor do mundo?

Se você acompanha o Blog Mundo Viajante, já sabe que fazemos parte do Grupo Pequenos Grande Viajantes, onde o tema dessa rodada é dicas para 2 dias de viagem. Então, confira abaixo outros blogs de viagem incríveis:

 

Por que vale a pena conhecer Curitiba?

Conhecer a capital paranaense pode ser uma experiência única para quem gostaria de conhecer diferentes culturas e inspirações em terras brasileiras.

Além disso, um roteiro completo pela região, como comentei por aqui, pode te ajudar – e muito – no planejamento da sua viagem.

Então, qual a sua primeira ideia sobre o que fazer em Curitiba? Vamos adorar saber quais são seus objetivos na cidade, por isso, conta pra gente um pouquinho nos comentários!

Por fim, segue a gente no Instagram @blogmundoviajante para acompanhar as nossas viagens com fotos exclusivas dos nossos melhores destinos. Beijos da Iza e até a próxima!

17 respostas

  1. Eu adoro Curitiba, uma das cidades mais legais e verdes do Brasil. Além disso as comidas são incríveis e os lugares lindíssimos para visitar!Amei matar as saudades com o seu artigo. Abraços!

  2. Esta cidade tem mesmo muita coisa pra ver!! Eu já fui a este destino algumas vezes, mas ainda não consegui conhecer muitas das atrações recomendadas no seu post “O que fazer em Curitiba”. Gostei das sugestões de trilhas… Ainda não consegui visitar o Parque Tanguá em uma das idas à cidade. Bem! Dicas salvas!!

  3. Tem tanta coisa para fazer em Curitiba, né? Para quem mora em SP é uma ótima parada uma viagem de carro em direção a SC, e foi assim que a conheci. Mas claro que sempre tem que voltar para conhecer todos os pontos que você citou.

  4. Curitiba é uma cidade fantástica e tem tanta coisa para fazer! Suas dicas sobre o que fazer em Curitiba vão me ajudar demais na minha próxima viagem a essa cidade incrível. Falta só definir a quantidade de dias da viagem.

  5. Amo Curitiba e já fui pra lá algumas vezes, mas além dos pontos turísticos mais conhecidos não tinha ideia que havia tantas opções de trilhas também! Acho que dá pra incluir pelo menos uma dessas mais fáceis num próximo roteiro.

    1. Sim, as trilhas são pouco visitadas pela maioria dos turistas, mas é ótimo para quem gosta de combinar atrações culturais e naturais na mesma viagem 😀

  6. Sempre bom saber mais sobre o que fazer em Curitiba, cidade que já visitei somente em uma oportunidade, porém percebi que havia muito mais a conhecer.
    Aprendi muito neste post, espero voltar em breve à Curitiba para completar meu roteiro, beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.