O que fazer em Búzios (RJ): Roteiro de 5 dias

trilha praia da ferradura o que fazer em buzios

Sumário

Se você quer saber o que fazer em Búzios em 5 dias, saiba que chegou ao lugar certo. Já que hoje daremos dicas completas, desde onde se hospedar, qual melhor época para conhecer a cidade e principalmente que atrativos incluir no roteiro.

Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Búzios se transformou em um dos locais mais visitados do estado.

E não é para menos, já que a cidade é realmente encantadora, com diversas praias, pousadas e diversão para todo tipo de turista.

Gostou? Se sim, vem com a gente para saber tudo sobre o balneário queridinho dos turistas!

 

O que fazer em Búzios: Principais atrações

  1. Conhecer o Centro
  2. Passear de escuna/catamarã
  3. Fazer o mergulho de batismo
  4. Passear de buggy/jipe/quadriciclo
  5. Andar de trenzinho turístico
  6. Visitar os mirantes de Búzios
  7. Curtir as lindas praias de Búzios
  8. Conhecer a Feirinha Periurbana
  9. Bate e volta para Arraial do Cabo
  10. Bate e volta para Cabo Frio
  11. Trilha da Ponta do Pai Vitório
  12. Trilha das Piscinas naturais de Ferradurinha
  13. Gruta do Amor

 

Como chegar a Búzios?

A cidade de Búzios está localizada a 170 km da capital do Rio de Janeiro, o que dá aproximadamente 3 horas de viagem.

Sendo assim, as principais vias de acesso a Búzios são: Carro, ônibus ou excursão para quem está na capital. Todas são ótimas opções, dependendo do tipo de visitante.

Para quem vive na região, a melhor opção é ir de carro próprio ou de ônibus. Porém, caso você procure apenas um passeio de bate volta, indicamos: Passeio do Rio de Janeiro para Búzios.

Entretanto, se você vem de outros estados as melhores opções são ir de avião até a capital ou Cabo Frio e em seguida alugar um carro.

Já para quem pretende economizar indicamos ir de ônibus ou contratar uma excursão após chegar no Rio.

Por fim, se você pretende comparar todas as passagens aéreas em apenas um só lugar e escolher a mais barata, indicamos o Skyscanner. Enquanto, para comparação de aluguel de carros, a melhor opção é a RentCars.

 

 

Qual a melhor época para visitar Búzios?

Antes de fazermos as malas, pode ser importante saber qual a melhor época para visitar Búzios, não é mesmo?

Sendo assim, recomendamos, fora do verão e férias, onde temos uma superlotação na cidade, viajar nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

Isso porque, neste período, o tempo ainda está firme, faz bastante calor e as praias estão bem mais vazias, o que pode tornar a experiência por Búzios ainda melhor!

 

Quanto tempo é necessário para conhecer Búzios?

Para que você saiba o que fazer em Búzios e ainda possa curtir os atrativos da cidade, o mínimo indicado são 3 dias para programar a sua viagem.

Afinal de contas, a cidade tem muitas atrações para o dia e para a noite – incluindo as suas mais de 20 praias – que apenas um final de semana pode ser pouco para conhecer o melhor que Búzios tem a oferecer.

Sendo assim, o máximo de dias depende exclusivamente das condições e pretensões de cada turista.

Nós por exemplo, ficamos 5 dias na cidade e aproveitamos bastante. Então, fica a dica para quem está se programando passar um tempinho por aqui!

 

Onde se hospedar em Búzios?

Búzios tem ótimas opções de hospedagens para todos os bolsos e gostos!

Neste sentido, saiba que as melhores regiões para se hospedar na cidade são: Praia de Geribá, Praia da Armação, Praia da Tartaruga, Azeda e Azedinha, Ferradura e Ferradurinha e João Fernandes e Fernandinho.

Isso porque, essas regiões são muito acessíveis, proporcionam agitação e tranquilidade na dose certa e claro, muitas experiências e diversão em família.

eco palace hostel buzios

Então, se ainda podemos fazer algumas indicações de hospedagens seriam: Pousada Vila Toscana em Ferradurinha, que oferece piscina, um ótimo atendimento e também, uma vista para o mar impecável.

Já, na Praia da Tartaruga, temos um lugar mais tranquilo e supereconômico para indicar, o Flats Tartaruga Búzios que comporta tranquilamente toda a sua família.

João Fernandes e Fernandinho também pode ser uma boa pedida para procurar por hospedagens em Búzios, já que tem muita história para contar.

Como indicação, você pode aproveitar o Bliss Hotéis João Fernandes, que oferece luxo e conforto na medida certa e ainda, está bem perto da praia.

Em Geribá, temos uma das maiores redes de hotelaria de Búzios – perdendo apenas para Armação – e por aqui, você pode escolher o Local Friend Hostel na Praia de Geribá, que proporciona mais economia para a sua viagem.

A Praia da Armação, está localizada bem ao centro de Búzios e por isso, pode ser a melhor região para se hospedar, com muitas opções que vão do barato ao caro.

Sendo assim, por aqui, indicamos o Bamboo Búzios Hostel, que oferece quartos privativos e compartilhados, para você escolher a melhor opção para a sua viagem.

Por fim, mas não menos importante, temos as Praias Azeda e Azedinha que também podem te surpreender!

E, a melhor hospedagem da região é a La Chimère Buzios Essence é super aconchegante e confortável.

 

O que fazer em Búzios: Principais atrações

Enfim, vamos falar sobre o que fazer em Búzios, as dicas tão esperadas aqui do Blog?

Pois bem, para começar, saiba que a cidade tem muitos atrativos que você não pode deixar de conhecer na sua viagem.

As opções vão desde atrativos naturais até as melhores indicações gastronômicas que só pode ter noção da dimensão, quem visita a cidade.

Por isso, decidimos fazer uma lista, para te mostrar as melhores opções do que fazer em Búzios e assim, deixar sua experiência ainda melhor.

 

1- Conhecer o Centro

Começando com a nossa lista, indicamos que você conheça o Centro de Búzios, onde encontramos as famosas Rua das Pedras e Orla Bardot.

praia da armação em búzios e orla bardot

Ambos os destinos, são perfeitos tanto para o dia quanto para a noite e assim, proporcionam as melhores experiências.

Sem contar, que ficam pertinho da Praia da Armação e tem boas histórias para contar, portanto, vale a pena conhecer!

Além disso, por aqui, encontramos ótimas opções de restaurantes, lojas, praias e hospedagens para você aproveitar o máximo que puder!

 

2- Passear de escuna/catamarã

O passeio de Escuna/Catamarã é uma atração imperdível, afinal de contas, além de muito conforto e segurança, ele também proporciona ótimos momentos em alto mar.

o que fazer em buzios

Sendo assim, você pode curtir uma experiência única passando pelas principais praias da cidade e/ou aproveitar algumas das paradas para mergulho nas águas cristalinas de Búzios.

Além disso, o roteiro desta atração se resume a: Ilha do Caboclo, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praias da Azeda e Azedinha e Praia de João Fernandes.

Então, se você gostaria de conhecer esses destinos, saiba que vale muito a pena participar!

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O PASSEIO DE ESCUNA

 

3- Fazer o mergulho de batismo

O batismo de mergulho é uma opção inusitada de tour e por isso, você deve incluí-lo em seu roteiro de viagens por Búzios.

mergulho de batismo
Fonte: Pixabay

Afinal de contas, está é a primeira experiência para quem não fez um curso de mergulho, onde mesmo assim, você pode fazer um incrível passeio ao fundo do mar para ver de perto a fascinante fauna marinha.

Esse passeio é incrível e você com certeza vai se surpreender!

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O MERGULHO DE BATISMO

 

4- Passear de buggy/jipe/quadriciclo

O passeio de buggy em Búzios, também é uma ótima dica de passeio, já que te permite conhecer os melhores pontos da cidade, de um jeito bem descontraído.

passeio de buggy em buzios
Fonte: Pixabay

O que também se torna uma ótima opção para quem viaja com a família ou amigos, já que, a diversão por aqui, é sempre garantida.

Além disso, saiba que você pode fazer o mesmo roteiro com jipe e quadriciclo e, para saber mais sobre essa aventura, não deixe de ler nosso post exclusivo, que conta todos os detalhes desse tour.

E por fim, que tal aproveitar esse momento para fazer boas fotos? Você com certeza não vai se arrepender de ter registrado os melhores momentos!

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O PASSEIO DE BUGGY

 

5- Andar de trenzinho turístico de Búzios

Uma das melhores formas de conhecer a cidade de Búzios, é a partir do passeio de Trolley – também chamado de trenzinho ou jardineira –, que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, como os mirantes e as praias mais famosas.

o que fazer em buzios

E, como este é um dos tours mais queridinhos de Búzios, recomendamos que você faça sua reserva com antecedência, para garantir um lugar nessa experiência imperdível.

O ponto de encontro acontece na Orla Bardot e atualmente, muitas empresas de turismo oferecem esse passeio.

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O PASSEIO DE TRENZINHO DE BÚZIOS

 

6- Visitar os mirantes de Búzios

Outra coisa que Búzios tem de sobra e que também proporciona ótimos momentos aos visitantes, são os mirantes da cidade.

mirante ponta do pai vitorio búzios

As vistas lindíssimas têm se tornado uma atração e tanto, para quem gosta de algo mais tranquilo e bem natural.

Sendo assim, para este tipo de tour, indicamos que você conheça a Ponta do Pai Vitório que certamente vai te surpreender com muita história e belezas naturais.

Para acessar o Pai Vitório, é necessário percorrer uma trilha, que falaremos sobre ela mais a frente e que você também pode encontrar mais detalhes em nosso post sobre o tour exclusivo.

Mas, por enquanto, conheça outras ótimas opções de mirantes para você visitar:

  • Mirante do Forno;
  • Mirante Deck de João Fernandes;
  • Mirante das Ilhas;
  • Mirante da Azeda;
  • Mirante para a Praia Brava.

 

7- Curtir as lindas praias de Búzios

Claro que você não pode visitar Búzios sem dedicar alguns dias para conhecer suas melhores praias, não é mesmo?

Ao todo, temos mais de 20 opções para você se programar e escolher a sua favorita.

Trilha da Ferradura em Búzios

Porém, nossa recomendação, é que você escolha uma das melhores praias de Búzios, onde indicamos opções tão boas que você não vai se arrepender!

Afinal de contas, dentre essas opções, temos aquelas que proporcionam mais agitação e outras, mais tranquilidade.

Mas, independentes disso, todas elas são lindíssimas e perfeitas para aproveitar as férias em família!

 

8- Conhecer a Feirinha Periurbana de Búzios

Por fim, mas não menos importante, que tal um pouco mais de cultura e conhecer a Feirinha Periurbana de Búzios, carinhosamente chamada de “feirinha hippie”?

 

o que fazer em buzios
Fonte: Pixabay

Por aqui, você encontra ótimas opções de lembrancinhas e claro, uma boa gastronomia que proporciona uma ótima economia para o jantar.

Afinal de contas, encontramos pratos típicos de todos os lugares do mundo, então, vale muito apena visitar!

Seu funcionamento são todas as quintas à noite e sábados de manhã e aqui é onde a magia acontece, já que reúne diferentes públicos em um só lugar.

 

O que fazer próximo a Búzios?

Claro que nossas indicações sobre o que fazer em Búzios não acabam por aí, afinal ainda há muito o que se conhecer na cidade e arredores.

Neste sentido, que tal fazer um bate e volta para outras cidades turísticas do Rio de Janeiro e ter um roteiro de atrações completo pelo estado?

Sendo assim, confira as opções:

 

9- Bate e volta para Arraial do Cabo

Fazer um bate e volta de Búzios para Arraial do Cabo pode ser a melhor opção para as suas férias, já que temos praias bem mais paradisíacas neste ponto.

o que fazer em arraial do cabo

Portanto, para se surpreender com belezas naturais e ter bem mais tranquilidade do que em Búzios, essa é a opção perfeita para você!

Este sem dúvidas é uma ótima opção de tour para toda a família.

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O BATE VOLTA DE BÚZIOS PARA ARRAIAL DO CABO

 

10- Bate e volta para Cabo Frio

A distância entre Búzios e Cabo Frio é de apenas 25 km, o que facilita que o turista visite essas 2 cidades numa só viagem.

ilha do japones cabo frio

Por aqui, as praias também são mais movimentadas, mas temos atrativos icônicos que você pode conhecer em um único dia.

Então, adicione essa opção em seu roteiro, que oferece praias para todos os gostos e claro, para toda a família!

Essa é uma excelente ideia de passeio para quem está em Búzios e vice versa.

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS O SEU PASSEIO DE ESCUNA EM CABO FRIO

 

Melhores trilhas de Búzios?

Claro que não podemos encerrar o nosso post sobre o que fazer em Búzios sem mencionar as melhores ideias de trilhas, não é mesmo?

Sendo assim, vamos as nossas indicações:

 

11- Trilha da Ponta do Pai Vitório

A trilha da Ponta do Pai Vitório é lindíssima e tem muita história para contar, principalmente relacionadas ao Pai Vitório.

Seu itinerário resume-se a: Praia da Gorda, Praia da Vida, Praia dos Mosqueiros, Praia Rasa e o Mirante da Ponta do Pai Vitório.

Então, se você procura ótimas experiências naturais esta opção é excelente para você! E, para conhecer mais informações importantes sobre este destino, confira nosso post exclusivo sobre a trilha da Ponta do Pai Vitório.

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS A TRILHA DA PONTA DO PAI VITÓRIO

 

12- Trilha das Piscinas naturais de Ferradurinha

Outra trilha de Búzios que também merece ser enaltecida por suas belezas é a trilha das Piscinas Naturais de Ferradurinha, na qual, proporciona um cenário paradisíaco.

Em seu itinerário, passamos pelos seguintes pontos: Praia de Ferradurinha, Ponta do Guardião, Enseada das Poças e a Praia dos Amores.

Além disso, como diferencial, ao fazer esta trilha, você garante fácil acesso a muitos mirantes pelo caminho. Então, vale super a pena participar!

DICA DE OURO: RESERVE COM CANCELAMENTO GRÁTIS A TRILHA DAS PISCINAS NATURAIS DE FERRADURINHA

 

13- Gruta do Amor

Por fim, mas não menos importante, temos a Gruta do Amor, que como o próprio nome diz, é um destino super-romântico, perfeito para casais apaixonados.

A caminha é levinha e percorremos 3,5 km. Os principais atrativos que podemos conhecer a partir daqui são a Pedra do Guardião e o Mirante Garganta Buraco de Céu. Vale super a pena!

 

O que fazer em Búzios em apenas 1 dia?

Se você vai passar pouco tempo na cidade, recomendamos que você faça o passeio de escuna de Búzios, assim, você conhece as melhores praias da região, mergulha em destinos lindos e ainda, tudo da melhor forma possível!

 

O que fazer em Búzios: Roteiro de 5 dias

Então, se assim como nós, você deseja se programar para 5 dias de viagem e quer ter ótimas dicas de o que fazer em Búzios nesse período, vamos compartilhar nosso roteiro com vocês.

 

1º Dia: Passeio de Escuna/Catamarã

Para o seu primeiro dia em Búzios ser super divertido, você pode se aventurar no passeio de escuna, onde o mergulha e outras experiências em alto mar, são garantidas.

Depois disso, recomendamos que você procure por bons estabelecimentos para almoçar e descansar durante a tarde.

Afinal de contas, temos muitas aventuras para vivenciar ainda!

 

2º Dia: Mergulho de Batismo ou passeio de Buggy

No segundo dia, você pode escolher entre o mergulho de Batismo ou passeio de buggy que podem ser ótimas opções para a família.

Principalmente para quem não sabe nadar ou dirigir.

Isso porque, no passeio de buggy você pode conhecer os principais atrativos da cidade e no Batismo, podemos conhecer de perto, a incrível vida marinha de Búzios.

 

3º Dia: Curtir Praias e Mirantes

Como indicação para o terceiro dia, podemos fazer passeios mais tranquilos como aproveitar ao máximo as praias locais e também, conhecer os mirantes que podem ser uma boa pedida para um dia de muito sol.

 

4º Dia: Trilha da Ponta do Pai Vitório

Inclua em seu roteiro, a trilha da Ponta do Pai Vitorio que pode te surpreender com muita história e belezas naturais.

Além disso, aproveite esta indicação para fazer outras trilhas de Búzios que também são muito boas.

 

5º Dia: Bate e Volta para Arraial do Cabo

Por fim, mas não menos importante, você pode reservar o seu último dia de passeio para fazer um bate e volta até Arraial do Cabo.

O local te proporcionará ótimas experiências e assim, você pode conhecer um pouco mais da linda Região dos Lagos.

DICA EXTRA: Esse post faz parte do grupo Viagens Por Escrito, onde hoje indicamos Cachi: um tesouro escondido no noroeste da Argentina do Blog Classe Turista.

 

Vale a pena conhecer as principais atrações de Búzios?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, saber o que fazer em Búzios é a parte mais importante das nossas dicas de viagens, já que nos proporcionam as melhores experiências, não é mesmo?

Sendo assim, você pode visitar a cidade de Búzios o quanto antes para viver ótimos momentos!

Por fim, esperamos que tenha gostado da nossas dicas do que fazer em Búzios em 5 dias, mas no caso de dúvidas ou sugestões deixe o seu comentário. Ahh e lembre-se de seguir o @blogmundoviajante no Instagram.

16 respostas

    1. Oi Ju, ao comprar o passeio chegam no seu e-mail todas as instruções para antes do mergulho. Além disso, no dia do passeio os instrutores dão mais orientações e um breve treinamento.
      Já em relação as praias, as mais lindas são as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Porém, a tranquilidade em relação a movimentação dos turistas vai depender de qual época você pretende viajar pra cidade, visto que ela é bem pequena e na alta temporada todas as praias costumam ficar cheias. Mega abraço 🙂

  1. Búzios e toda essa região do Rio é muito gostosa pra passar uns dias curtindo praias lindas e também as trilhas. É muito bom poder combinar “verde” com praia.

  2. Ainda não conheço Búzios e adorei saber que é possível fazer bate-volta de lá pra Arraial do Cabo e Cabo Frio que são praias que quero muito conhecer também. Seu roteiro está super completo, anotei várias coisas. Obrigada por compartilhar.

  3. Parabéns pelas dicas! Sabe dizer se o passeio de escuna é tranquilo ou se tem som alto? Fiz alguns assim e não gostei e o último que fiz em Paraty foi maravilhoso, com pouca gente e som baixo (estou velha pra barulho ehehe)

    1. Também prefiro a tranquilidade, mas acredito que depende da época e do público hein. Na baixa temporada com poucos turistas você pode até pedir para o som ficar baixo ou alto. Mega abraço 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.