Se você está buscando o que fazer em Brasília, saiba que chegou ao post certo! Já que hoje iremos comentar todas as atrações do Distrito Federal.
Localizada no centro oeste do Brasil, Brasília é um dos principais destinos do turismo de negócios. E não é para menos, já que os principais órgãos governamentais estão situados na capital.
Porém, Brasília também é ponto de parada para diversos destinos, como por exemplo, a Chapada dos Veadeiros, a Chapada Imperial e Caldas Novas.
Dito isso, se você quer saber o que fazer em Brasília, vem com a gente!
Onde se hospedar em Brasília?
Como vimos, Brasília é uma cidade planejada, então, para garantir a melhor experiência na região, conhecer excelentes opções de hotéis no estado, pode fazer toda a diferença, não é mesmo?
Para quem só pretende pernoitar ou fazer viagens rápidas a negócio, as melhores opções são os hotéis próximos ao aeroporto de Brasília.
Os hotéis que indicamos nessa parte, são: Ibis Styles Brasília, Max Hotel, Vida Plaza Hotel, Hotel Hellyus, Ilhabela Park Hotel, Hostel BSB Airport, Quality Hotel e Suites, Jade Hotel Brasília, Vista Park Sul e Windsor Plaza Brasília.
Todas as opções, oferecem todo o conforto e comodidade que você precisa apenas para 1 dia de viagem.
Mas, se você pretende ficar mais tempo em Brasília apenas para turismo, indicamos a Asa Sul e Asa Norte, pois nelas estão localizados os principais pontos turísticos da capital.
Por fim, você pode consultar todas as opções de hospedagem na Asa Sul e Norte AQUI.
Quando ir para Brasília?
Para que sua viagem seja bem mais divertida e você aproveite cada atração com tudo o que tem direito, é fundamental saber quando ir para Brasília, não é mesmo?
Sendo assim, saiba que Brasília pode ser visitada em qualquer época do ano, o que o torna como ótimo destino para viagens de última hora e feriados prolongados.
Porém, a melhor época para visitar e fazer passeios em Brasília vai de abril a julho, quando o tempo é firme e a fase da secura extrema (agosto-outubro) ainda não chegou.
Se você deseja visitar a região bem florida e verde, os meses de abril, maio e junho são os mais indicados.
Além disso, vale lembrar a cidade lota durante a semana, devido ao turismo de negócios, o que pode ocasionar em preços elevados nas hospedagens.
E aos finais de semana e feriados, as hospedagens têm preços mais acessíveis, o pode ser a oportunidade perfeita para visitar o estado.
O que fazer em Brasília?
Antes de tudo, saiba que a capital federal oferece inúmeras atrações que agradam aos turistas vindos de muitos lugares do país.
Sendo assim, neste tópico, vamos falar sobre os principais atrativos de Brasília, dividido por regiões.
O que fazer a noroeste da Ponta do Eixo Monumental em Brasília?
Considerado como um bairro moderno, existem muitas atrações espalhadas pela avenida mais ampla do mundo. Além disso, nós indicaremos os principais pontos de visitação. Veja quais são eles a seguir:
1- Memorial JK
O Memorial JK é um mausoléu construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek.
Todo o projeto foi arquitetado e desenhado por Oscar Niemeyer, a pedido da viúva de Juscelino e ex-primeira-dama Sarah Kubitschek.
Além disso, Oscar, também é responsável por desenvolver os principais prédios do estado, transformando o estado, na verdadeira cidade planejada.
No entanto, o espaço é o único de Brasília que cobra ingresso e é mantido pela família Kubitschek.
E os horários de visitação são de segunda a domingo, das 9h às 18h, com o valor das entradas estimado em média R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
No interior do estabelecimento, encontramos fotos, objetos pessoais e painéis sobre as realizações de Juscelino e claro, todo planejamento da construção de Brasília.
O local ainda abriga a câmara mortuária com os restos mortais do presidente, seu escritório – com parte de sua biblioteca particular – e uma sala de pesquisa.
O que o torna um local interessante de conhecer e um dos mais requisitados pelos turistas. E, portanto, o Memorial JK não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Brasília.
2- Museu dos Povos Indígenas
O projeto arquitetônico do novo Museu do Índio também ficou a cargo de Oscar Niemeyer, que projetou o espaço inspirado em uma maloca Yanomami.
O local possui um acervo com bens culturais, museológicas e bibliográficas sobre esses povos, na qual, reúne mais de 20 mil objetos contemporâneos da cultura material de 150 povos indígenas brasileiros.
Por isso, se você deseja conhecer as raízes brasileiras desde os primórdios, já sabe onde ir, não é mesmo?
3- Parque da Cidade
No Parque da Cidade você pode caminhar, correr, pedalar, malhar, jogar e até andar de patins.
O lugar é um convite para a prática esportiva e oferece excelente opções de lazer em família, com pista de cooper, ciclovia, quadras poliesportivas, campos de futebol, circuito para malhação, além de quadras de vôlei de areia e futevôlei.
E muito mais!
4- Torre de TV
Famosa pela vista e pela feira em sua base, a Torre de TV é uma visita obrigatória para os turistas que vão pela primeira vez à capital federal.
Esta é a última obra de Oscar Niemeyer e ao subir um mirante afastado da cidade, você garante uma excelente contemplação, então aproveite para fazer algumas fotos.
A entrada para visitar esta atração é completamente gratuita e a feira local funciona apenas de final de semana e feriados.
Mas, seja rápido e chegar cedo, pois a fila para visitação pode estar cheia e grande.
5- Santuário Dom Bosco
Com 16 metros de altura e um belíssimo estilo gótico, o Santuário Dom Bosco, é perfeito para conhecer uma verdadeira obra de arte e ainda, fortificar a fé.
Além disso, por aqui, é possível conhecer um pouco de história e ainda, encantar-se com tantos detalhes.
A visitação também é gratuita e o local funciona de segunda a domingo.
O que fazer a Oeste do Eixo Monumental em Brasília?
Como mencionamos antes, todas as opções do que fazer em Brasília, estarão divididas em regiões, para facilitar sua locomoção pelo estado. Então, ao lado oeste do Eixo Monumental, temos as seguintes atrações:
6- Biblioteca Nacional
Começamos pela Biblioteca Nacional que foi projetada para atender, com conforto, todos que desejam estudar, ler ou fazer pesquisas sobre Brasília, política e demais assuntos.
Além disso, a modernidade do espaço também permite que exposições, eventos, minicursos e palestras sejam realizados no interior do local.
Todas as atividades são abertas e gratuitas ao público.
7- Teatro Nacional
O Teatro Nacional é o maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer em Brasília destinado exclusivamente às artes.
Este é um dos pontos centrais de interesse turístico, no qual possui estrutura interessante e bastante atrativa, com forma de pirâmide irregular e no seu interior destacam-se as salas Martins Pena, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno.
A partir de 1989 passou a se chamar oficialmente “Teatro Nacional Claudio Santoro”, em homenagem ao maestro e compositor que fundou a orquestra do Teatro em 1979 e dirigiu-a até sua morte em 1989.
8- Museu Nacional
O Museu Nacional é administrado pelo Governo Federal. E refere-se a uma organização sem fins lucrativos, onde o espaço visa mostrar e enaltecer o que há de melhor na arte brasileira, incluindo obras de artistas locais.
Além disso, o espaço é usado para fazer exposições, palestras, mostra de filmes, seminários e outros eventos importantes.
Dessa forma, o Museu Nacional, conserva e expõe o patrimônio material e imaterial da sociedade brasileira, onde contribui para a educação democrática por meio da cultura, além de intensificar o turismo local, utilizando o Museu como um dos principais atrativos.
O estabelecimento funciona de Terça-feira a Domingo das 9h às 18h30 e possui entrada livre.
9- Catedral Metropolitana
Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana é considerada como uma obra de arte tanto por dentro quanto por fora.
E foi graças a ela que o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, considerado equivalente ao Nobel de sua profissão, em 1988.
A padroeira de Brasília é a Nossa Senhora de Aparecida, onde encontramos na igreja uma réplica oficial da santa, já que a original localiza-se em Aparecida (São Paulo).
O que fazer a Leste do Eixo Monumental em Brasília?
A próxima região de Brasília a qual falaremos de seus principais atrativos é o Leste do Eixo Monumental que também tem muito a oferecer, confira!
10- Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto na qual contempla os três edifícios monumentais que representam os três poderes da república brasileira: O Palácio do Planalto, a sede do Supremo Tribunal Federal, e o Congresso Nacional do Brasil.
Além dos três prédios principais, atualmente, encontramos outras edificações urbanas e monumentos planejados que completam a paisagem da praça.
Onde, a parte urbana da cidade foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram concebidas por Oscar Niemeyer.
Por fim, com certeza a Praça dos 3 Poderes não pode ficar de fora da lista do que fazer em Brasília.
11- Palácio do Itamaraty
Também projetado por Oscar Niemeyer em 1970, o local é a sede do Ministério das Relações Exteriores.
O Palácio do Itamaraty foi concebido com o propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros.
12- Palácio da Justiça
Localizado na Esplanada dos Ministérios, o Palácio da Justiça também foi projetado por Oscar Niemeyer e conta com alguns pontos de atrativos, tais como: Um espelho d’água e cascatas artificiais que são a atração principal da fachada.
O local é a sede do Ministério da Justiça, do Governo Federal do Brasil e é conhecido por sua belíssima arquitetura, onde seus famosos arcos assemelham-se bastante ao Ministério das Relações Exteriores e ao Itamaraty.
O horário para visitação pode ser durante a semana, de segunda a sexta, das 8h às 18h, mas não há possibilidades de visitas internas.
13- Congresso Nacional
O Congresso Nacional é o órgão que exerce as funções do poder legislativo, das quais podemos destacar: Elaborar/aprovar leis e fiscalizar o estado brasileiro, bem como administrar e julgar (funções atípicas).
Além disso, o Congresso é composto por duas casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores que representam os 26 estados mais o Distrito Federal e a Câmara dos Deputados, na qual, integra 513 deputados federais, que representam o povo.
Esse sistema duplo foi adotado, buscando equilibrar o peso político das unidades federativas.
Em uma visita ao Congresso Nacional, o visitante conhece tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal.
A visita é gratuita e aberta a todos.
Porém, em alguns casos, a visita ao Congresso, precisa ser agendada nos seguintes casos:
- Se seu grupo tiver entre 15 e 40 pessoas
- Se você quiser agendar visita em Inglês, Espanhol, Francês ou Libras
- Às quintas-feiras o agendamento é obrigatório
Então, vamos conhecer outra atração muito importante para o funcionamento do Estado? Confira mais algumas opções abaixo!
14- Palácio do Planalto
Também localizado na Praça dos Três Poderes, esta é uma outra obra de arte projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1960.
O Palácio do Planalto é sede do Poder Executivo Federal, onde se encontra o Gabinete Presidencial do Brasil.
Além disso, o local foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília e marca a história brasileira por simbolizar a transferência da Capital Federal para o centro do País, promovida por Juscelino Kubitschek.
O prédio é composto pela fachada principal, caracterizada pela rampa que dá acesso ao salão nobre, local onde se realizam grandes eventos e também em ocasiões especiais como a visita de dignitários estrangeiros.
O Parlatório, situado à direita da entrada principal, é o local de onde o Presidente e convidados podem se dirigir ao povo concentrado na praça.
Gostou? Se sim, então inclua o Palácio do Planalto na sua lista do que fazer em Brasília!
15- Mastro e Pavilhão Nacional
Considerado como uma das principais atrações de Brasília, o Mastro e Pavilhão Nacional nada mais é do que um mastro com a bandeira e outros poderes.
Além disso, deste ponto, temos uma vista belíssima de outros pontos turísticos de Brasília e por isso, vale muito a pena conferir!
Este ponto é perfeito para quem gosta de conhecer boas histórias e também para tirar lindas fotos.
Entretanto, por ser rodeado de belíssimas árvores, que tal fazer um piquenique pelo local? Seu ambiente é propício e muito convidativo para essa prática.
O que fazer a Norte do Eixo Monumental em Brasília?
Para finalizar nossa lista com os principais atrativos e saber de uma vez por todas, o que fazer em Brasília, não podemos deixar de mencionar a região Norte do Eixo Monumental.
16- Parque Nacional de Brasília
Para complementar as maravilhas da cidade planejada, o Parque Nacional também tem grande importância na história de Brasília.
Sendo assim, seu principal objetivo é contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal, a unidade de conservação também surgiu a partir da necessidade de proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.
Atualmente, esta atração é uma das mais visitadas de Brasília e você certamente, não pode deixar de visitá-la.
17- Estádio Nacional Mané Garrincha
O Estádio Mané Garrincha, faz parte do Complexo Arena BSB, no qual contempla: a Arena Mané Garrincha, Arena Nilson Nelson e Boulevard.
Sendo assim, toda a área do Complexo, é um dos maiores já construídos.
Então, sua utilização está além do futebol, sendo fundamental para interações culturais do público local.
Portanto, a grande arena é utilizada para:
- Acompanhar Jogos de futebol
- Shows
- Congressos
- Exposições
- Lançamento de produto
- Confraternizações
- Festas culturais
O que fazer próximo a Brasília?
Por fim, depois de finalizar nossas dicas sobre o que fazer em Brasília, que tal algumas dicas de atrações nas proximidades?
Veja as melhores dicas a seguir e não deixe de planejar um roteiro para todas essas regiões!
- Chapada dos Veadeiros
- Chapada Imperial
- Parque Estadual Terra Ronca
- Cidade de Goiás
- Caldas Novas
- Mambaí
- Cocalzinho de Goiás
- Pirenópolis
- Cristalina
- Salto Corumba
- Formosa
- Salto do Itiquira
O que fazer em Brasília em 1 dia?
Se você tem apenas 1 dia em Brasília, nada melhor do que fazer um passeio divertido com um roteiro prontinho!
Sendo assim, nós indicamos que você faça o City Tour de Brasília, já que ele passa pelos principais pontos turísticos da região.
E o melhor de tudo, a reserva é com cancelamento grátis e o passeio pode ser parcelado em 10x. Além disso, esse city tour inclui o tranfer de ida e volta do seu hotel.
Por fim, temos um post completo contando como foi o nosso passeio por Brasília com a Civitatis! Mas, já vamos adiantar o itinerário do City Tour Brasilia:
Como comentamos, a empresa passará em seu hotel de Brasília para começar esse tour pela moderna capital do Brasil.
Em seguida, conhecemos todo legado arquitetônico de Oscar Niemeyer, onde contemplaremos a Catedral Metropolitana de Brasília e o Museu Nacional.
Depois disso, vistamos o Lago Paranoá para contemplar uma das melhores vistas da Ponte Juscelino Kubitschek.
E nessa parte do passeio, contam várias curiosidades sobre JK, à medida que chegamos ao Memorial JK, um mausoléu construído em sua homenagem, que você também vai adorar conhecer!
Nesse tour, também veremos o Palácio do Congresso Nacional, o Santuário de Dom Bosco, a Concha Acústica e a Praça dos Cristais, tudo em um único dia.
E após três horas de percurso, concluiremos o tour panorâmico te levando de volta ao seu hotel. Para obter mais detalhes sobre esse passeio, confira clicando aqui.
O que fazer em Brasília em 3 dias?
Então, para complementar as dicas do que fazer em Brasília em 3 dias, que tal um roteiro completinho e assim, se programar para as principais atrações?
Afinal, por aqui você encontra incríveis opções para aproveitar o dia e a noite com tudo o que tem direito. Confira as dicas a seguir:
- 1° dia: Torre de TV + Estádio Mané Garrincha
- 2° dia: City Tour por Brasília
- 3° dia: Praça dos 3 poderes + Palácio do Planalto
Vale a pena conhecer Brasília?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, Brasília é um destino diferente do que estamos habituados e mesmo assim, pode nos trazer incríveis experiências.
Além disso, visitar a região pode nos ensinar bastante sobre a história do país e sobre os órgãos da política nacional.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas do que fazer em Brasília. Mas, para duvidas ou sugestões deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder. Por fim, confira as novidades em @blogmundoviajante.
Respostas de 3
Gente, pra quem como eu ficou na dúvida com tantas opções, faça o City Tour que inclui as principais atrações de Brasília e o passeio de barco.