Trilha Morro do Vigia em Cabo Frio: Guia completo

praia das conchas e do pero

Sumário

Se você está buscando mais informações sobre a trilha do Morro do Vigia em Cabo Frio, saiba que chegou ao post certo!

Cabo Frio é um dos principais destinos turísticos da Região dos Lagos, e, portanto, conta com inúmeras atrações, inclusive algumas que já comentamos em outros posts:

Além dessas, temos também o encantador Morro do Vigia, localizado entre as praias do Peró e das Conchas! Consideradas como uma das praias mais lindas da região.

 

História do Morro do Vigia: Surgimento do nome?

A primeira teoria sobre o surgimento do nome Morro do Vigia é devido a sua real função no passado.

Pois, em séculos anteriores, o morro era utilizado pela corte inglesa para vigiar o horizonte em alto mar. E assim, proteger a região das invasões inimigas.

Já a outra teoria sobre o surgimento do nome Morro do Vigia, está associado à pesca artesanal praticada a anos.

Onde, o vigia de olho nos cardumes contribuía com a orientação dos pescadores quanto ao lançamento da rede e com a aparição de novas espécies.

Já atualmente o local oferece uma belíssima vista panorâmica de toda a extensão da Praia do Peró e das Conchas. E com isso se transformou em um dos principais atrativos de Cabo Frio.

 

Onde fica e como chegar no Morro do Vigia?

O Morro do Vigia está localizado entre a Praia do Peró e a Praia das Conchas e pode ser uma atração divertida para toda a família.

Sim, ele literalmente separa as duas praias mais visitadas de Cabo Frio e possui fácil acesso. Acompanhe mais detalhes a seguir:

Partindo de Cabo Frio, o Morro do Vigia é facilmente acessível, sendo possível chegar à região de carro e ônibus, num trajeto que pode ser concluído em 20 a 45 minutos.

Além disso, para quem gosta de longas caminhadas, também é possível chegar ao Morro a pé, num percurso de aproximadamente 1h29.

Acesso ao Morro do Vigia pela Praia do Peró: Siga pela Av. Dos Pescadores e chegue até a Praia do Peró, onde, ao chegar de frente para o mar, pela praia vire à direita.

O nosso destino nos espera a 10 minutos de caminhada pela Praia do Peró.

Acesso ao Morro do Vigia pela Praia das Conchas: Para quem está de carro, na Praia das Conchas ou proximidades, é necessário parar no Estacionamento Particular localizado na Rua Cação, no Bairro Ogiva.

Estacione na parte em que fica em frente à Praia das Conchas e de lá, siga pela praia, sentindo à esquerda. Neste ponto, o Morro também está a 10 minutos de caminhada da Praia das Conchas.

CONFIRA TAMBÉM: COMO CHEGAR EM CABO FRIO

 

Qual o nível de dificuldade da trilha do Morro do Vigia?

A trilha de acesso ao Morro do Vigia possui dificuldade leve à moderada, isso porque ela é curta, mas apresenta alguns trechos com desníveis, algumas pedras soltas e, além disso, algumas apresentam queda perigosa.

trilha morro do vigia cabo frio

Além disso, ao longo da caminhada, notamos a sinalização de setas amarelas, na qual também possuem um CR Code com informações históricas, culturais e ambientais da região.

Dessa forma, você sabe por onde deve seguir e ainda descobre informações relevantes sobre o Morro, que podem fazer toda a diferença nesse passeio.

Além disso, saiba que a trilha possui 800 metros de extensão e você deve levar cerca de 1h30 para concluí-la, pois ela possui alguns trechos de subida.

Ela é opção de lazer gratuita e dá pra ir sem guia apenas seguindo as setas amarelas. Mas, se você não costuma fazer trilhas, recomendamos ir acompanhado de um guia turístico.

 

Pontos turísticos do Morro do Vigia

Claro que nem só de belas vistas de toda a costa se faz o Morro do Vigia, não é mesmo? Ainda existem alguns pontos turísticos que podem fazer toda a diferença na viagem.

trilha morro do vigia cabo frio

Sendo assim, veja a seguir, alguns pontos turísticos imperdíveis pelo Morro, para você adicionar no seu roteiro e ainda, ter excelentes opções de lazer.

 

1- Mirante das Conchas

Ao chegar ao topo do Morro, por cerca de 30 metros de altura, podemos avistar os seguintes lugares: a Ponta do Arpoador, a própria Praia das Conchas, alguns pontos de Arraial do Cabo e ainda, algumas das Ilhas de Cabo Frio ao fundo.

A trilha é cheia de sobe e desce, sendo necessário caminhar por 1 hora e a vista, com certeza vale muito a pena!

 

2- Buraco do Sargo ou Gruta do Vigia

O nome do local, remete ao peixe sargo, que é muito encontrado na região de Cabo Frio.

Além disso, neste ponto, encontramos uma prainha paradisíaca – a parte da Gruta do Vigia – que rende boas fotos.

E o Buraco do Sargo, por sua vez, é um ótimo local para a prática de mergulho.

No entanto, saiba que para acessar o Buraco do Sargo, também conhecido como Gruta do Vigia, com trecho íngreme com pedras para se chegar até a praia.

 

3- Pesqueirinho

O Morro também nos permite visualizar a Praia Pesqueirinho, é pequena e utilizada pelos pescadores locais para guardar suas embarcações e alguns apetrechos de pesca.

E nós também já mencionamos este ponto aqui no Blog Mundo Viajante, então não deixe de acompanhar nossas atualizações sobre os destinos

Além disso, saiba que este local, também é excelente para descansar e mergulhar.

 

4- Mirante do Peró

O Morro também proporciona uma excelente vista do outro lado, na qual contempla toda a extensão de Peró e parte de Búzios, por aproximadamente 7,2km de extensão.

Então, após chegar ao topo, surpreenda-se com uma vista de 360°.

Além disso, saiba que o Morro do Vigia, é o local perfeito para avistar o pôr do sol de todos os ângulos e também, uma opção de entretenimento e aventura para os dias frios.

Entretanto, a fim de alertar nossos leitores, saiba que ao longo de nossa caminhada pelo Morro, encontramos algumas pedras soltas e escorregadias próximo as piscinas naturais, o que pode ser perigoso em dias chuvosos e de maré alta.

Avisamos de antemão, que o trecho também não conta com salva-vidas e os resgates são de muito complexos e difíceis de acontecer.

Então, tenha cuidado quando for passear por este ponto!

CONFIRA TAMBÉM: PASSEIOS IMPERDÍVEIS EM CABO FRIO

 

Dicas de hospedagens próximas ao Morro do Vigia?

O Morro do Vigia fica localizado entre a Praia do Peró e a Praia das Conchas, onde encontramos opções de hospedagens apenas nas proximidades do Morro.

Porém, vamos ressaltar que não existem opções diretas de hospedagem na Praia das Conchas, sendo assim, nossas melhores indicações, estão na Praia do Peró.

O que é perfeito para quem deseja fugir dos agitos do centro de Cabo Frio e ter um passeio mais relaxante e tranquilo.

Então, para começar nossas dicas de hospedagens em Cabo Frio, recomendamos o Paradiso Peró Praia Hotel, que oferece a seus visitantes, uma linda vista para o mar.

Além disso, ela possui um belíssimo jardim, sauna, academia, salão de jogos e uma piscina ao ar livre de frente para o mar a todos os seus visitantes.

A Pousada Encantos do Peró, é perfeita para quem busca por mais conforto e simplicidade, aliados aos valores e uma piscina maravilhosa.

Para que visa ter mais diversão e tranquilidade na viagem, indicamos se hospedar na Pousada Sun Victory.

Afinal, ela disponibiliza bicicletas gratuitas para os hóspedes, o que nos permite estar mais próximos da natureza, além de se manter saudável inclusive na viagem.

Além disso, essa pousada está localizada bem próximo à Praia das Conchas, onde ainda possui uma piscina e três banheiras de hidromassagem.

Claro que opções mais luxuosas também não faltam por aqui. Sendo assim, não deixe de conhecer o Hotel Solar do Arco.

Por aqui, encontramos uma arquitetura diferenciada, o que atrai os olhares de muitos turistas.

Além disso, o estabelecimento conta com uma piscina externa, bar, biblioteca e terraço, tudo para lhe proporcionar as melhores experiências na região.

Sem dúvidas, essa é a melhor hospedagem para os viajantes que não dispensam um toque de requinte e sofisticação.

Por fim, mas não menos importante, temos a Pousada Areias do Peró, nossa opção mais econômica de hoje!

Além disso, a pousada oferece aos seus hóspedes um ambiente familiar e muito aconchegante, sendo perfeito para viagens em família.

 

Confira também outras dicas sobre Cabo Frio?

 

Afinal, vale a pena conhecer o Morro do Vigia?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, Cabo Frio tem muito a oferecer em atrações de lazer aos turistas e conhecer o Morro do Vigia, é a oportunidade de passeio rápido num dia frio e ainda, uma excelente opção de aventura num bate e volta com a família ou com os amigos.

A propósito, poder observar o pôr do sol e outros paraísos de Cabo Frio, é sem dúvidas uma oportunidade única, não é mesmo?

Então, aproveite este momento para fazer belíssimas fotos e aproveitar as atrações do Morro do Vigia com tudo o que tem direito! Por fim, para acompanhar as novidades, siga @blogmundoviajante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.