Melhores praias de Maceió e região: 15 Dicas de ouro

praia de ipioca melhores praias de maceio alagoas

Sumário

Se você está buscando quais são as melhores praias de Maceió e região, saiba que chegou ao post certo!

Enfim, Alagoas é um estado abençoado com praias lindas e com certeza você já viu alguma foto do mar turquesa e das suas famosas piscinas naturais!

E provavelmente é por isso que está planejando uma viagem para lá, certo? Então, nas próximas linhas vou compartilhar com você a nossa lista com as melhores praias de Maceió e região!

Mas, antes de tudo, saiba que você vai precisar de vários dias para curtir o melhor do estado, pois são muitas praias que merecem ser aproveitadas sem pressa!

 

Melhores praias de Maceió?

1- Praia de Ipioca

A primeira sugestão é a Praia de Ipioca, que é uma praia com areia branquinha, muitos coqueiros, mar tranquilo e bem menos movimentada do que as famosas Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.

praia de ipioca melhores praias de maceio alagoas

Por fim, para chegar lá você precisa pegar a AL-101 sentido litoral norte, sendo que pode ir de carro próprio, táxi ou ônibus. Portanto, é ótima para passar o dia com a família!

 

2- Praia do Gunga

Famosa pelo mirante do mar de coqueiros, a Praia do Gunga não pode ficar de fora do seu planejamento!

melhores praias de maceio

Ela fica situada na cidade de Roteiro, que faz parte do litoral sul de Alagoas. Da orla de Ponta Verde até lá são, aproximadamente, 44km, sendo que a melhor forma de chegar lá é de carro (próprio ou alugado), pois assim você terá mais liberdade para circular pela região.

Então, já coloca ela aí na sua listinha de melhores praias de Maceió!

 

3- Praia do Francês

Provavelmente, a praia mais conhecida dos arredores de Maceió!

A Praia do Francês está situada no município de Marechal Deodoro, que fica a 25km da capital, sentido litoral sul. E o acesso a ela é super fácil, inclusive tem transporte público!

praia do frances melhores praias de maceio alagoas

Sendo assim, você pode facilmente separar um dia inteiro para relaxar por lá, curtir a praia e ficar em algum beach club. Aliás, antes de ir para praia pode dar uma volta pelo centrinho histórico!

 

4- Praia Barra de São Miguel

A Praia de Barra de São Miguel é uma das minhas favoritas e com certeza tem que estar na sua lista de melhores praias de Maceió e região.

praia barra de sao miguel maceio alagoas

Ela fica no litoral sul de Alagoas, sendo 31km da praia de Ponta Verde até lá. Para chegar a melhor forma é alugar um carro, mas é possível chegar de transporte público também.

Além do mais, se você tiver algum tempo sobrando pode combinar 2 praias no mesmo dia, como por exemplo, a de Barra de São Miguel e a Praia do Francês. Já que a distância entre as duas é de apenas 10km.

 

5- Praia de Pajuçara

A Praia de Pajuçara é famosa pela feirinha de artesanato e, também, pelas piscinas naturais. É dela que saem as jangadas que levam para ver as piscinas mais de perto.

melhores praias de maceio pajuçara
Fonte: Pixabay

Já na parte da noite o calçadão fica movimentado, sendo que a dica é dar uma voltinha pelo Pavilhão de Artesanato e depois comer algo pela região, que tem vários food trucks e alguns restaurantes.

Além disso, um programa legal que você pode fazer é alugar uma bicicleta ou triciclo e pedalar pela orla de Ponta Verde e Pajuçara, elas tem uma ciclovia bacana, que em um dia mais fresco ou no final da tarde é uma ideia bem interessante.

 

6- Praia de Paripueira

A próxima sugestão da minha lista de melhores praias de Maceió e região é a Praia de Paripueira, que fica a apenas 30km da orla da Praia de Ponta Verde. Aliás, dela também saem os passeios para as piscinas naturais de Paripueira.

paripueira em alagoas maceio letreiro

Por fim, a água do mar é clara, a areia é branquinha, tem muitos coqueiros, algumas barracas, sendo uma ótima opção para quem quer mais sossego.

 

7- Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde possui uma das orlas urbanas mais lindas do Brasil e está entre as 15 melhores praias de Maceió!

É em Ponta Verde que estão algumas atrações famosas da capital como a Cadeira Gigante, o Marco dos Corais, o Letreiro de Maceió.

Melhores hotéis e pousadas em Maceió
Fonte: Pixabay

Além desses pontos você vai encontrar boas barracas de praia e uma estrutura bem legal para passar o dia inteiro com a família e amigos.

Aos domingos parte da avenida beira mar fica fechada para carros e a população pode correr, caminhar, pedalar e aproveitar com mais espaço a belíssima orla.

 

8- Praia de Carro Quebrado

Para fechar a lista com as melhores praias de Maceió temos a Praia de Carro Quebrado, que não é tão conhecida pelos turistas.

Além disso, ela fica a aproximadamente 45km da capital, localizada na cidade de Barra de Santo Antônio (litoral norte).

Na Praia de Carro Quebrado é possível fazer passeio de buggy, de barco ou simplesmente caminhar pela areia e relaxar no mar.

Confira também: Dicas sobre a Praia da Garça Torta do Blog Existe Um Lugar no Mundo!

 

Melhores praias próximas de Maceió?

9- Praia do Patacho (São Miguel dos Milagres)

Com certeza, a Praia do Patacho é uma das praias favoritas dos turistas de Alagoas e com certeza deve estar na sua lista de melhores praias de Maceió e região!

piscinas naturais de maragogi e região

Ela é cheia de coqueiros, tem areia branquinha, mar calmo e com águas cristalinas. Seguindo o estilo de outras praias que citamos aqui, ela também possui piscinas naturais, que inclusive visitamos .

Ah, a praia não tem muita estrutura de barracas, principalmente fora de temporada. E dependendo da época que for visitar é interessante levar um lanchinho, caso não tenha opção para comprar. Ou como segunda opção ficar no Beach Club Sonhos do Patacho.

 

10- Praia do Toque (São Miguel dos Milagres)

A Praia do Toque, faz parte da belíssima Rota Ecológica dos Milagres, inclusive possui a maior piscina natural de toda a rota. Assim, como a Praia do Patacho, ela possui águas claras e areia branquinha.

E por ter mais infraestrutura do que a anterior, essa pode ser uma opção ainda mais vantajosa!

 

11- Praia do Riacho (São Miguel dos Milagres)

Para fechar as indicações que ficam em São Miguel dos Milagre, temos a Praia do Riacho. O que marca essa praia, que fica situada logo após a Praia do Marceneiro, é o visual lindo do coqueiral.

praia do riacho e capela dos milagres

Se você for sair de Maceió para conhecer São Miguel pode ir primeiro até a Praia do Riacho e depois seguir pra Praia do Toque e do Patacho.

 

12- Praia de Japaratinga (Japaratinga)

As praias de Japaratinga são ideais para quem busca sossego, pois são menos movimentadas que as de São Miguel dos Milagres.

Mas, se você for sair de Maceió para lá vai precisar percorrer, aproximadamente, 115km, sendo que a melhor maneira é indo de carro. E para pesquisar valores de aluguel, clica aqui.

praias de japaratinga, o que fazer

A Praia de Japaratinga é a principal e conta com mais infraestrutura. Além dela, você pode conhecer a Praia do Salgado, a Praia do Boquierão, a do Bitingui e a do Pontal.

Por fim, se você tem a intenção de passar alguns dias na região, confira nossas dicas das melhores pousadas de Japaratinga.

 

13- Praia de Barra Grande (Maragogi)

A Praia de Barra Grande em Maragogi, é o tipo de praia que agrada as famílias que vão com crianças, pois o mar é calminho e parece uma piscina.

praia de barra grande em maragogi alagoas

Assim como várias praias da cidade e região, é possível fazer passeio de barco para chegar até as piscinas naturais de Barra Grande.

Porém, uma das “atrações” mais famosas é o Caminho de Moisés, que consiste em uma faixa de areia dividindo o mar em dois. Onde, esse fenômeno acontece durante a maré baixa, de preferência até 0,02.

 

14- Praia de Antunes (Maragogi)

A Praia de Antunes também conta com várias atividades interessantes para fazer durante o dia, como: Fazer passeio de buggy, conhecer as piscinas naturais e ir no Mirante Alto do Cruzeiro.

mirante do cruzeiro maragogi

Além disso, essa praia possui ótimas opções de hospedagem. Então, se quiser ler mais sobre esse pedacinho do paraíso, confira o post Praia de Antunes em Maragogi, Alagoas: tudo o que você precisa saber!

 

15- Praia Ponta de Mangue (Maragogi)

Por último na lista de melhores praias de Maceió e região, temos a Praia Ponta de Mangue. Ela possui águas claras e de cor esverdeada, sendo que o mar é calmo e morno. Outra ótima opção para famílias com crianças!

ponta de mangue maragogi

Ah, a dica para todas as praias que tem piscinas naturais é ir quando a maré estiver baixa, mas na maioria da vezes sem necessidade de pegar uma jangada!

Aliás, antes de programar sua viagem dá uma conferida na Tábua de Marés, mas se achar muito confuso pode olhar também o calendário lunar, as melhores luas são a cheia e a nova.

Por fim, essa é a praia mais indicada para quem pretende se hospedar em Maragogi, pois conta com diversas casas por temporada e pousadas econômicas.

 

Outras dicas sobre Alagoas?

Para começar a planejar a sua viagem, veja as dicas de viagem sobre Maceió, a capital de Alagoas:

 

  Em seguida, confira as belezas do Caribe Brasileiro, conhecida como Maragogi:

 

Além das maravilhas deslumbrantes de São Miguel dos Milagres:

 

E por fim, indicamos outros cantinhos espetaculares de Alagoas, mas ainda pouco conhecidos:

 

Afinal, quais as melhores praias de Maceió e região?

Em Maceió as nossas praias favoritas são a Praia de Ipioca, a Praia do Gunga, a Praia do Francês e a Praia de Barra de São Miguel.

Mas, lembrando que não tivemos tempo de conhecer a Praia de Carro Quebrado, ou seja, essa pode se transformar em mais uma na nossa lista.

Já, nas regiões próximas a capital, as minhas praias favoritas são as piscinas naturais da Praia do Patacho, Praia do Riacho, Praia de Barra Grande e Praia de Antunes.

E aí, curtiu a lista com as melhores praias de Maceió? Cada uma mais linda que a outra, certo?! Se ainda estiver com dúvidas, deixa aí embaixo nos comentários ou vai lá no Instagram @blogmundoviajante para acompanhar todas as nossas viagens!

15 respostas

    1. Claro que tudo vai depender do seu ritmo de viagem, mas acredito que de 5 a 7 dias já é o mínimo ideal para uma primeira visita 🙂

  1. Ano passado fui pra Maceió e conheci algumas praias da região, mas ainda quero voltar para conhecer mais. O mar de lá é uma coisa de louco de tão lindo né?

  2. Adorei a seleção de melhores praias de Maceió. Voltamos ano passado a Alagoas e visitamos algumas dessas praias que são realmente lindas. Eu prefiro as menos movimentadas mas todas têm algo especial. O grande lance é essa tábua das marés. Seria bom sempre pegar a melhor época em cada uma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.