Melhores praias de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

passeio de barco arraial do cabo

Sumário

Para quem está planejando conhecer a Região dos Lagos, mas ainda não sabe como chegar, onde se hospedar, e, principalmente quais são as melhores praias de Arraial do Cabo, vem com a gente.

Localizado a 600 km de São Paulo e a apenas 165 km do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo vem se transformando em um dos destinos mais famosos do Brasil.

Em grande parte pela sua tranquilidade, mas especialmente por suas águas esverdeadas, que são tão bonitas quanto às do Caribe.

Sendo assim, não é pra menos que Arraial acabou ganhando o apelido de o Novo Caribe Brasileiro, sendo comparada a destinos como Maragogi.

Por fim, se essa é a sua primeira vez aqui no blog, não deixe de conferir também as nossas outras dicas de viagem sobre Arraial do Cabo:

 

Melhores praias em Arraial do Cabo

  1. Prainha
  2. Praia dos Anjos
  3. Praia do Forno
  4. Praia Grande
  5. Ilha do Farol
  6. Pontal do Atalaia
  7. Praia Brava

 

Como chegar em Arraial do Cabo?

Como vimos em outros posts aqui do blog, existem diversas formas para chegar em Arraial do Cabo, desde avião, carro, ônibus e/ou transfer.

E que a melhor maneira de locomoção vai depender do seu ponto de partida, além é claro, do que você considera ter maior custo beneficio.

Para quem vem de fora do estado carioca, uma das melhores opções é ir até o Rio de Janeiro de avião. E depois, seguir viagem de carro alugado, carro ou transfer.

Já para aqueles que vêm da capital carioca, vale a pena ir de carro próprio, ônibus ou até mesmo de excursão.

Nesse último caso, indicamos o passeio de bate-volta do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo, já incluso transporte, passeio de barco e almoço.

 

Quando ir para Arraial do Cabo?

Para combinar um bom clima, dias de sol e menor movimento na região, os melhores meses para ir a Arraial do Cabo são abril e maio, durante o período do outono.

Nessa época, você terá a garantia de um belíssimo céu azul, um mar cristalino e deliciosos dias de sol à beira-mar, com menor índice de chuva.

Mas claro que, ainda é possível visitar as praias de Arraial do Cabo em outras épocas do ano. E para que você possa se programar, separamos abaixo todos os períodos para você escolher e ter a uma viagem perfeita.

  • Dezembro e Janeiro: São os meses mais chuvosos, o que pode alterar os planos de alguns passeios, mas em compensação a temperatura é alta.
  • Julho e Agosto: É a época mais seca e fria, de estiagem na região e portanto, pouco visada para o turismo.
  • Dezembro a Março: São os períodos de alta temporada, então se você gosta de mais agitação, já sabe qual é a época ideal para conhecer Arraial.
  • Abril e Maio: Ótima época para conhecer a região, pois ainda estará calor e com baixo índice de chuva, além dos preços convidativos.
  • Setembro e Outubro: É uma época de águas frias, mas a temperatura volta a subir. A questão é que ultimamente esse período é uma caixinha de surpresas.

 

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

Como você também já deve ter notado por aqui, mencionamos em outros artigos do Blog, excelentes opções de onde ficar em Arraial do Cabo.

Mas, vamos relembrar algumas das nossas dicas de hospedagem. A primeira delas são as principais regiões turísticas da cidade: Centro, Praia dos Anjos, Praia Grande, Prainha e Pontal.

Cada uma tem os seus prós e contras, dependendo do seu estilo de viagem. Então, confira a diferença entre cada área de Arraial do Cabo.

Já sobre as pousadas que indicamos, no Centro a Pousada Fernandes e a Pousada Mirai são boas opções. E bem pertinho dali, na Praia dos Anjos, o Canto da Canoa e a Costa Dourada são excelentes alternativas.

Enquanto, na Praia Grande o destaque vai para a Pousada Caminho do Sol e a Pousada Timoneiro. Mas, isso não significa que o Thetis Hotel e o Ocean View na Prainha não sejam bons, principalmente para quem está de carro.

E para finalizar indicamos para os casais a Pousada Vista Turquesa no Pontal. E o Enseada Hostel na Praia dos Anjos, especialmente para os viajantes econômicos, já que o local une bons preços e conforto.

 

Melhores praias de Arraial do Cabo

1- Prainha

Para começar nossa lista de melhores praias de Arraial do Cabo, falamos dela que, por coincidência, é a primeira praia da cidade de Arraial.

Ela é super indicada para quem deseja tomar um delicioso banho de mar, com águas claras, boa estrutura que agradam aos turistas e claro, é bem acessível.

praias de arraial do cabo
Fonte: Pixabay

O mar dessa praia está sempre calmo, por isso, é super indicada para quem pretende viajar com a família e/ou com crianças.

A Prainha, costuma ser uma das praias mais cheias de Arraial, inclusive aos finais de semana, afinal de contas, motivos não faltam, não é mesmo?

Então, se quiser conhecer a Prainha, programe-se com antecedência, afinal, a faixa de areia é curta, mas bem procurada.

 

2- Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos, apesar de não ser própria para banho devido à quantidade de barcos, ela também precisa ser muito bem falada.

Afinal de contas, é a mais acessível de todas, pois possui um porto, com barcos que vão para todas as praias de Arraial e proximidades.

praia dos anjos em arraial do cabo

Aqui, também ficam as melhores opções de restaurantes da cidade, além de ser a mais próxima do centro e da rodoviária.

Podemos dizer que acessibilidade é o nome dela, então você vai deixar essa oportunidade passar, né? Inclusive se você está na Praia dos Anjos, não deixe de fazer o famoso passeio de barco em Arraial do Cabo.

3- Praia do Forno

Dentre os espetáculos de Arraial do Cabo, a Praia do Forno também se garante! Ela oferece aos visitantes, uma paisagem simplesmente deslumbrante do alto do mirante.

Para deslumbrar avista, siga pela trilha que dá acesso à praia– uma das únicas formas de se chegar no local –.

praia do forno arraial do cabo

Desse mirante, ao alto da trilha, é possível avistar toda a Praia do Forno e se der sorte, ainda veremos tartarugas nadando nas águas transparentes.

E devido a isso, também é possível praticar snorkel ou fazer o passeio queridinho dos viajantes, o mergulho de batismo em Arraial do Cabo.

4- Praia Grande

A Praia Grande é conhecida por ser a maior e mais gelada de Arraial do Cabo, mas isso não é motivo para não a conhecer, não é mesmo?

praia grande arraial do cabo

A região, ainda oferece boa estrutura aos turistas, com quiosques a beira mar e restaurantes espelhados pela orla.

nascer do sol praia grande

Mas, se ainda não estiver convencido, saiba que é aqui que temos a vista de um dos pores do sol mais bonitos de toda a cidade – que compete diretamente com a vista do sol no Mirante do Pontal do Atalaia –.

 

5- Ilha do Farol

Segundo a opinião de muitos turistas, a Ilha do Farol é a melhor praia de Arraial do Cabo.

Afinal de contas, ela é o próprio paraíso intocado, por se tratar de uma completa área de conservação ambiental.

ilha do farol em arraial do cabo

Como complemento, indicamos que você leia nosso artigo sobre a Ilha do Farol, onde apresentamos mais detalhes sobre ela, inclusive como chegar até esse pedacinho de Arraial.

 

6- Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal também não deixam a desejar quando falamos sobre beleza natural.

Elas têm como característica principal, águas cristalinas e uma vida marinha surpreendente, que podemos acompanhar de perto.

praia pontal do atalaia arraial do cabo

As Prainhas do Pontal, que são separadas apenas por uma rocha, são uma das praias mais procuradas de Arraial do Cabo.

 

E além da bela vista, as Prainhas do Pontal do Atalaia, oferecem boa acessibilidade aos turistas através de sua famosa escadaria de 255 degraus.

 

7- Praia Brava

Digamos que esta praia é quase misteriosa e indicada para quem pretende curtir um paraíso quase que exclusivo.

Isso porque, só é possível aproveitá-la quando a maré está baixa, afinal, com o mar alto, ele toma conta de toda faixa de areia, não sobrando nenhum espaço para andar ou ficar.

Apesar dos pesares, ela é bem acessível e para isso, basta seguir pela trilha da Praia do Pontal do Atalaia à esquerda.

Aliás, se você quer saber mais sobre as melhores trilhas de Arraial do Cabo, não deixe de conferir as nossas dicas de viagem.

Mas, e ai? Qual dessas praias de Arraial do Cabo é a sua favorita? Conte para nós aqui nos comentários do post, nós vamos adorar saber!

 

Roteiro de 1, 2 ou 3 dias pelas praias de Arraial do Cabo

Vamos lá, apesar da nossa seleção de praias ser incrível, muitos querem saber qual o melhor roteiro (de praias) em Arraial do Cabo.

Se você tem apenas 1 dia na cidade, indicamos com certeza o passeio de barco, já que ele inclui algumas das principais praias da região.

O passeio sai da Praia dos Anjos, e depois, passa pela Ilha do Farol, Pontal do Atalaia e Praia do Forno.

Por fim, caso você tenha disposição, termine o seu dia em Arraial vendo o magnífico por do sol no Mirante do Pontal do Atalaia ou na Praia Grande.

Já para quem tem 2 dias, indicamos que conheça a Praia do Forno via trilha (de baixa dificuldade), pois o passeio de barco não inclui desembarque em terra firme. Ou como alternativa, faça o famoso mergulho de batismo.

E no último e terceiro dia, fazer um bate e volta para Búzios saindo de Arraial do Cabo é uma ótima opção. Principalmente se você quer conhecer mais 12 praias/ilhas da Região dos Lagos.

 

Outras praias próximas a Arraial do Cabo

Já que você vai passar pela região, que tal conhecer alguns lugares próximos, de Arraial do Cabo? Bom, nós te indicamos as seguintes opções:

  • Praias de Búzios
  • Praias de Cabo Frio

Ambas têm muito a oferecer aos turistas, afinal de contas, nem só de Arraial do Cabo e Angra dos Reis se faz o maravilhoso litoral do Rio de Janeiro, não é mesmo?

Então, para ter um roteiro ainda mais completo pelo estado, programe alguns dias para conhecer as praias de Búzios e Cabo Frio e surpreenda-se!

 

Afinal, vale a pena conhecer as praias de Arraial do Cabo?

Podemos dizer com toda certeza que sim! Ainda mais se você for aquele tipo de turista que busca belezas naturais. Afinal de contas, as praias de Arraial do Cabo são incrivelmente lindas.

Além disso, esse pedacinho do Rio de Janeiro, assim como toda a Região dos Lagos, são perfeitos para todos os tipos de viajantes. Desde aqueles que viajam sozinhos até para quem viaja com crianças.

Dito isso, chegamos ao fim da nossa seleção das melhores praias de Arraial do Cabo. Mas, caso você tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.